sexta-feira, 11 de julho de 2025

QUEM VAI FAZER OS ESTUDOS PARA A ALTERAÇÃO NA ENGORDA DE PONTA NEGRA?

 

Como você já leu neste blog, a prefeitura do Natal finalmente admitiu que a engorda de Ponta Negra tem problemas e prometeu fazer alterações na drenagem, para que os alagamentos não se formem mais. A questão é - a Prefeitura irá fazer os tais estudos com os mesmos do passado?

Hoje, o IBAMA solicitou o retorno do licenciamento daquela região ao IDEMA. O correto seria a prefeitura chamar o órgão, em conjunto com o Ministério Público Federal, para a produção de um consenso técnico e devidamente fundamento. Do contrário, o erro da politização irá persistir.

O POTIGUAR



terça-feira, 8 de julho de 2025

LULA AFIRMA NO FINAL DO BRICS QUE DESDOLARIZAÇÃO NÃO TEM VOLTA










Em coletiva após a cúpula dos Brics no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou sua posição de que a desdolarização do comércio internacional — especialmente entre os países-membros do grupo — “é uma coisa que não tem volta”. Segundo ele, a substituição do dólar por moedas locais ocorrerá de forma gradual, até se consolidar como nova realidade, informa o jornal Valor Econômico.

A iniciativa, que já vinha sendo articulada por países do BRICS, ganha força agora com o apoio público do presidente brasileiro. Lula argumenta que a hegemonia do dólar, construída historicamente por meio de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), precisa ser questionada. Ele ressaltou que, embora o bloco represente cerca de metade do PIB global, detém apenas 18 % de poder de voto no FMI — uma “incoerência” que reforça a necessidade de reformas nas estruturas financeiras internacionais.

O presidente destacou também que o bloco está aberto à expansão.

O presidente dos EUA, Donald Trump criou tensão no ambiente econômico e político internacional ao ameaçar impor uma tarifa de 10 % a países que se alinhassem às pautas do Brics. Lula, porém, minimizou a fala, afirmando que o assunto “não teve relevância” nas discussões do encontro.

O presidente russo Vladimir Putin, também participante da cúpula — via videoconferência —, endossou a proposta de Lula, defendendo o uso das moedas locais nas transações intra-bloco.

A transição para moedas locais e a criação de um sistema alternativo ao SWIFT fazem parte de um plano de médio e longo prazo.

A reinserção da desdolarização como prioridade na agenda dos BRICS, com a defesa direta de Lula, marca um passo decisivo na tentativa de redesenhar as relações financeiras globais. Ainda que o processo seja gradual, o sinal de que “não tem volta” sinaliza o início de um movimento que pode alterar o papel do dólar e fortalecer moedas regionais em pactos comerciais estratégicos.

Brasil 247



segunda-feira, 7 de julho de 2025

SAMANDA ALVES E ISOLDA DANTAS SÃO ELEITAS PARA PRESIDIR O PT NO RN, COM MAIS DE 60% DOS VOTOS.







A militância petista do Rio Grande do Norte elegeu, neste domingo 6, a chapa Coragem e Esperança, encabeçada pela vereadora Samanda Alves e pela deputada estadual Isolda Dantas, para a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT mobilizou quase 7 mil filiados e filiadas em 91 municípios potiguares.

A chapa adversária, liderada por Divaneide, contava com o apoio dos deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides. Já a chapa vencedora, encabeçada por Samanda e Isolda, teve o apoio do deputado estadual Francisco do PT e venceu com o respaldo direto da militância.

Ao longo da campanha, Samanda e Isolda defenderam que o PT precisa estar em luta permanente, enfrentando a extrema-direita e resgatando o papel histórico nas lutas populares. Entre as propostas estão a criação de vice-presidências regionais, implantação de núcleos de comunicação e formação nos territórios, promoção de atos em todas as regiões do estado e regras democráticas para a distribuição dos recursos eleitorais.

Essa vitória é da base que quer ser ouvida, dos filiados que querem um PT combativo, das mulheres que não aceitam mais ser coadjuvantes, da juventude que quer construir um futuro com esperança. Se a direita está em campanha, o PT precisa estar em luta. Vamos reorganizar o partido com coragem, unidade e compromisso com quem luta todo dia por um estado e um país mais justos”, afirmou Samanda.

Essa vitória não é só nossa. É de todas e todos que acreditam num PT que cresce com organização, presença popular e compromisso com a nossa militância. O PT sai desse processo fortalecido”, afirmou Isolda Dantas após a apuração.

A nova direção assume até o próximo ciclo eleitoral. Entre as metas estão reconduzir Fátima Bezerra ao Senado, eleger Cadu Xavier governador, ampliar as bancadas estadual e federal e seguir contribuindo com o projeto nacional liderado pelo presidente Lula.

O mandato terá duração de quatro anos. Em modelo inédito, Samanda assumirá a presidência nos dois primeiros anos e Isolda nos dois anos finais.

Agora RN



sexta-feira, 4 de julho de 2025

ESTUDO APONTA INDÍCIOS DE FRAUDE NO SUS COM USO DE EMENDAS PARLAMENTARES EM CIDADES DO RN

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificaram indícios de fraudes nos sistemas públicos de saúde de municípios potiguares após o recebimento de emendas parlamentares. O levantamento aponta que episódios de super notificação ocorreram após os repasses.

Entre os casos mais graves, o estudo revela que, em 2020, cada morador de Olho d’Água do Borges teria feito 228 aferições de pressão arterial ao longo do ano — um número considerado alarmante pelos pesquisadores. Já em Antônio Martins, o relatório detectou que, em 2022, cada morador fez 120 testes de glicemia, usado no diagnóstico e acompanhamento do diabetes.

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

O relatório aponta que o aumento abrupto de procedimentos pode estar ligado a possíveis repasses irregulares de emendas parlamentares vinculados ao chamado “orçamento secreto” – mecanismo de repasse em que não é possível identificar o deputado ou senador que indicou o recurso.

No documento, são listados dados que parecem inconsistentes e produção assistencial incompatível com a estrutura técnica disponível. Foram analisados dados entre janeiro de 2015 e julho de 2022, em todos os municípios potiguares. Em 13% deles, há indícios “muito fortes” da correlação entre aumento de procedimentos e repasses de emendas. Em 49%, os indícios são “fortes”. Em 37%, a correlação é “moderada”. Só um município não teve indício encontrado: Jundiá.

Nos demais municípios, segundo o documento, identificou-se que os repasses por emendas cresceram antes ou simultaneamente ao aumento possivelmente artificial na produção de procedimentos, sugerindo uso direcionado de verbas para inflar números e justificar repasses.

Embora o estudo não tenha caráter investigativo, os resultados levantam sérias suspeitas. As inconsistências não são necessariamente uma fraude, mas um indício, um indicativo forte de que essas informações merecem uma verificação, conforme o Lais/UFRN. A análise levou em conta, além da quantidade de procedimentos declarados, a capacidade técnica dos municípios de realizá-los.

O diretor executivo do Lais/UFRN, Ricardo Valentim, ressalta que o trabalho tem foco técnico e científico. “Nossa atividade é meramente técnica-científica, extremamente relevante para qualificar essas auditorias”, afirmou, em entrevista à TV Tropical. Segundo ele, os relatórios foram encaminhados ao MPF e ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) para investigação.

Valentim também destacou que, além da suspeita de fraudes, o estudo levanta um alerta sobre os sistemas de informação do SUS, muitos deles ultrapassados. “Tem sistemas que são muito antigos, obsoletos, que se passarem por um processo de atualização vão evitar muitos desses problemas”, disse. As recomendações foram formalizadas no relatório entregue às autoridades.

Na avaliação dos pesquisadores, o principal ganho do estudo é a transparência.

Agora RN



quinta-feira, 3 de julho de 2025

JOVEM DE 24 ANOS MORRE APÓS ACIDENTE ENTRE MOTO E CAMINHÃO NA BR-226, EM TANGARÁ












Uma mulher de 24 anos morreu após um acidente entre uma motocicleta Honda CG 125 e um caminhão Mercedes-Benz Cargo 2422, na noite desta quarta-feira 2, na BR-226, próximo ao município de Tangará, no Agreste do Rio Grande do Norte. A colisão aconteceu por volta das 19h, no quilômetro 82 da rodovia federal.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos trafegavam no mesmo sentido, em direção a Santa Cruz. Ao se aproximarem de um redutor de velocidade, o motociclista diminuiu a marcha. O caminhão, que vinha logo atrás, não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira da moto.

A passageira da motocicleta morreu no local do acidente. Já o condutor da moto foi socorrido com ferimentos graves por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Equipes da PRF, da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) estiveram no local para os procedimentos legais. A ocorrência será apurada para esclarecer os fatores que contribuíram para o acidente.

Agora RN



terça-feira, 1 de julho de 2025

DE OLHO NA PNAB: OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS



















Estão abertas no período de 01 a 10 de julho de 2025, as inscrições para a oficina “De olho na PNAB: oficina de elaboração de projetos culturais”, promovida pela Associação Musical de Santa Cruz (ASSOMUSC) em parceria com o IFRN, Campus Santa Cruz, por meio do Núcleo de Arte (NUARTE).

A oficina terá a carga horária total de 20h e será realizada nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de julho de 2025, das 08h às 12h, no Miniauditório II (sala 233, bloco B) do IFRN, Campus Santa Cruz e será realizada no âmbito do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB) estadual, tendo como objetivo capacitar fazedores de cultura, agentes culturais, coletivos e organizações da sociedade civil para a formulação e estruturação de projetos voltados ao fomento das expressões artísticas e culturais locais.

Estão sendo ofertadas 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Interessados (as) devem preencher formulário no link abaixo:


Sobre a oficina:

Durante os 05 encontros, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre os principais elementos de um projeto cultural, incluindo diagnóstico, justificativa, objetivos, público-alvo, plano de ação, orçamento e cronograma.

A oficina também abordará as diretrizes e critérios de seleção estabelecidos no edital estadual do PNAB, além de oferecer orientações sobre prestação de contas e sustentabilidade dos projetos. O espaço proporcionará momentos de troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e construção colaborativa de ideias, fortalecendo a atuação dos agentes culturais nos territórios e promovendo maior acesso aos recursos da política pública de cultura.

Pretende-se com essa iniciativa contribuir significativamente para o empoderamento técnico e criativo dos participantes, incentivando a formalização de propostas consistentes e alinhadas às demandas culturais da comunidade local, em consonância com os princípios de descentralização, diversidade e inclusão que regem o PNAB.