sexta-feira, 11 de julho de 2025

QUEM VAI FAZER OS ESTUDOS PARA A ALTERAÇÃO NA ENGORDA DE PONTA NEGRA?

 

Como você já leu neste blog, a prefeitura do Natal finalmente admitiu que a engorda de Ponta Negra tem problemas e prometeu fazer alterações na drenagem, para que os alagamentos não se formem mais. A questão é - a Prefeitura irá fazer os tais estudos com os mesmos do passado?

Hoje, o IBAMA solicitou o retorno do licenciamento daquela região ao IDEMA. O correto seria a prefeitura chamar o órgão, em conjunto com o Ministério Público Federal, para a produção de um consenso técnico e devidamente fundamento. Do contrário, o erro da politização irá persistir.

O POTIGUAR



terça-feira, 8 de julho de 2025

LULA AFIRMA NO FINAL DO BRICS QUE DESDOLARIZAÇÃO NÃO TEM VOLTA










Em coletiva após a cúpula dos Brics no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou sua posição de que a desdolarização do comércio internacional — especialmente entre os países-membros do grupo — “é uma coisa que não tem volta”. Segundo ele, a substituição do dólar por moedas locais ocorrerá de forma gradual, até se consolidar como nova realidade, informa o jornal Valor Econômico.

A iniciativa, que já vinha sendo articulada por países do BRICS, ganha força agora com o apoio público do presidente brasileiro. Lula argumenta que a hegemonia do dólar, construída historicamente por meio de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), precisa ser questionada. Ele ressaltou que, embora o bloco represente cerca de metade do PIB global, detém apenas 18 % de poder de voto no FMI — uma “incoerência” que reforça a necessidade de reformas nas estruturas financeiras internacionais.

O presidente destacou também que o bloco está aberto à expansão.

O presidente dos EUA, Donald Trump criou tensão no ambiente econômico e político internacional ao ameaçar impor uma tarifa de 10 % a países que se alinhassem às pautas do Brics. Lula, porém, minimizou a fala, afirmando que o assunto “não teve relevância” nas discussões do encontro.

O presidente russo Vladimir Putin, também participante da cúpula — via videoconferência —, endossou a proposta de Lula, defendendo o uso das moedas locais nas transações intra-bloco.

A transição para moedas locais e a criação de um sistema alternativo ao SWIFT fazem parte de um plano de médio e longo prazo.

A reinserção da desdolarização como prioridade na agenda dos BRICS, com a defesa direta de Lula, marca um passo decisivo na tentativa de redesenhar as relações financeiras globais. Ainda que o processo seja gradual, o sinal de que “não tem volta” sinaliza o início de um movimento que pode alterar o papel do dólar e fortalecer moedas regionais em pactos comerciais estratégicos.

Brasil 247



segunda-feira, 7 de julho de 2025

SAMANDA ALVES E ISOLDA DANTAS SÃO ELEITAS PARA PRESIDIR O PT NO RN, COM MAIS DE 60% DOS VOTOS.







A militância petista do Rio Grande do Norte elegeu, neste domingo 6, a chapa Coragem e Esperança, encabeçada pela vereadora Samanda Alves e pela deputada estadual Isolda Dantas, para a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT).

O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT mobilizou quase 7 mil filiados e filiadas em 91 municípios potiguares.

A chapa adversária, liderada por Divaneide, contava com o apoio dos deputados federais Fernando Mineiro e Natália Bonavides. Já a chapa vencedora, encabeçada por Samanda e Isolda, teve o apoio do deputado estadual Francisco do PT e venceu com o respaldo direto da militância.

Ao longo da campanha, Samanda e Isolda defenderam que o PT precisa estar em luta permanente, enfrentando a extrema-direita e resgatando o papel histórico nas lutas populares. Entre as propostas estão a criação de vice-presidências regionais, implantação de núcleos de comunicação e formação nos territórios, promoção de atos em todas as regiões do estado e regras democráticas para a distribuição dos recursos eleitorais.

Essa vitória é da base que quer ser ouvida, dos filiados que querem um PT combativo, das mulheres que não aceitam mais ser coadjuvantes, da juventude que quer construir um futuro com esperança. Se a direita está em campanha, o PT precisa estar em luta. Vamos reorganizar o partido com coragem, unidade e compromisso com quem luta todo dia por um estado e um país mais justos”, afirmou Samanda.

Essa vitória não é só nossa. É de todas e todos que acreditam num PT que cresce com organização, presença popular e compromisso com a nossa militância. O PT sai desse processo fortalecido”, afirmou Isolda Dantas após a apuração.

A nova direção assume até o próximo ciclo eleitoral. Entre as metas estão reconduzir Fátima Bezerra ao Senado, eleger Cadu Xavier governador, ampliar as bancadas estadual e federal e seguir contribuindo com o projeto nacional liderado pelo presidente Lula.

O mandato terá duração de quatro anos. Em modelo inédito, Samanda assumirá a presidência nos dois primeiros anos e Isolda nos dois anos finais.

Agora RN



sexta-feira, 4 de julho de 2025

ESTUDO APONTA INDÍCIOS DE FRAUDE NO SUS COM USO DE EMENDAS PARLAMENTARES EM CIDADES DO RN

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificaram indícios de fraudes nos sistemas públicos de saúde de municípios potiguares após o recebimento de emendas parlamentares. O levantamento aponta que episódios de super notificação ocorreram após os repasses.

Entre os casos mais graves, o estudo revela que, em 2020, cada morador de Olho d’Água do Borges teria feito 228 aferições de pressão arterial ao longo do ano — um número considerado alarmante pelos pesquisadores. Já em Antônio Martins, o relatório detectou que, em 2022, cada morador fez 120 testes de glicemia, usado no diagnóstico e acompanhamento do diabetes.

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

O relatório aponta que o aumento abrupto de procedimentos pode estar ligado a possíveis repasses irregulares de emendas parlamentares vinculados ao chamado “orçamento secreto” – mecanismo de repasse em que não é possível identificar o deputado ou senador que indicou o recurso.

No documento, são listados dados que parecem inconsistentes e produção assistencial incompatível com a estrutura técnica disponível. Foram analisados dados entre janeiro de 2015 e julho de 2022, em todos os municípios potiguares. Em 13% deles, há indícios “muito fortes” da correlação entre aumento de procedimentos e repasses de emendas. Em 49%, os indícios são “fortes”. Em 37%, a correlação é “moderada”. Só um município não teve indício encontrado: Jundiá.

Nos demais municípios, segundo o documento, identificou-se que os repasses por emendas cresceram antes ou simultaneamente ao aumento possivelmente artificial na produção de procedimentos, sugerindo uso direcionado de verbas para inflar números e justificar repasses.

Embora o estudo não tenha caráter investigativo, os resultados levantam sérias suspeitas. As inconsistências não são necessariamente uma fraude, mas um indício, um indicativo forte de que essas informações merecem uma verificação, conforme o Lais/UFRN. A análise levou em conta, além da quantidade de procedimentos declarados, a capacidade técnica dos municípios de realizá-los.

O diretor executivo do Lais/UFRN, Ricardo Valentim, ressalta que o trabalho tem foco técnico e científico. “Nossa atividade é meramente técnica-científica, extremamente relevante para qualificar essas auditorias”, afirmou, em entrevista à TV Tropical. Segundo ele, os relatórios foram encaminhados ao MPF e ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) para investigação.

Valentim também destacou que, além da suspeita de fraudes, o estudo levanta um alerta sobre os sistemas de informação do SUS, muitos deles ultrapassados. “Tem sistemas que são muito antigos, obsoletos, que se passarem por um processo de atualização vão evitar muitos desses problemas”, disse. As recomendações foram formalizadas no relatório entregue às autoridades.

Na avaliação dos pesquisadores, o principal ganho do estudo é a transparência.

Agora RN



quinta-feira, 3 de julho de 2025

JOVEM DE 24 ANOS MORRE APÓS ACIDENTE ENTRE MOTO E CAMINHÃO NA BR-226, EM TANGARÁ












Uma mulher de 24 anos morreu após um acidente entre uma motocicleta Honda CG 125 e um caminhão Mercedes-Benz Cargo 2422, na noite desta quarta-feira 2, na BR-226, próximo ao município de Tangará, no Agreste do Rio Grande do Norte. A colisão aconteceu por volta das 19h, no quilômetro 82 da rodovia federal.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos trafegavam no mesmo sentido, em direção a Santa Cruz. Ao se aproximarem de um redutor de velocidade, o motociclista diminuiu a marcha. O caminhão, que vinha logo atrás, não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira da moto.

A passageira da motocicleta morreu no local do acidente. Já o condutor da moto foi socorrido com ferimentos graves por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Equipes da PRF, da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) estiveram no local para os procedimentos legais. A ocorrência será apurada para esclarecer os fatores que contribuíram para o acidente.

Agora RN



terça-feira, 1 de julho de 2025

DE OLHO NA PNAB: OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS



















Estão abertas no período de 01 a 10 de julho de 2025, as inscrições para a oficina “De olho na PNAB: oficina de elaboração de projetos culturais”, promovida pela Associação Musical de Santa Cruz (ASSOMUSC) em parceria com o IFRN, Campus Santa Cruz, por meio do Núcleo de Arte (NUARTE).

A oficina terá a carga horária total de 20h e será realizada nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de julho de 2025, das 08h às 12h, no Miniauditório II (sala 233, bloco B) do IFRN, Campus Santa Cruz e será realizada no âmbito do Plano Nacional Aldir Blanc (PNAB) estadual, tendo como objetivo capacitar fazedores de cultura, agentes culturais, coletivos e organizações da sociedade civil para a formulação e estruturação de projetos voltados ao fomento das expressões artísticas e culturais locais.

Estão sendo ofertadas 20 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Interessados (as) devem preencher formulário no link abaixo:


Sobre a oficina:

Durante os 05 encontros, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre os principais elementos de um projeto cultural, incluindo diagnóstico, justificativa, objetivos, público-alvo, plano de ação, orçamento e cronograma.

A oficina também abordará as diretrizes e critérios de seleção estabelecidos no edital estadual do PNAB, além de oferecer orientações sobre prestação de contas e sustentabilidade dos projetos. O espaço proporcionará momentos de troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e construção colaborativa de ideias, fortalecendo a atuação dos agentes culturais nos territórios e promovendo maior acesso aos recursos da política pública de cultura.

Pretende-se com essa iniciativa contribuir significativamente para o empoderamento técnico e criativo dos participantes, incentivando a formalização de propostas consistentes e alinhadas às demandas culturais da comunidade local, em consonância com os princípios de descentralização, diversidade e inclusão que regem o PNAB.



quinta-feira, 26 de junho de 2025

DE TÉCNICO DO GOVERNO A POSSÍVEL SUCESSOR DE FÁTIMA: O VOO DE CADU












Formado em Engenharia da Computação e mestre em Engenharia de Produção, é auditor fiscal de carreira e já atuou em cargos técnicos da Subcoordenadoria de Fiscalização (Sufac) e da Coordenadoria de Fiscalização (Cofis). Como secretário da área econômica do governo, coordenou iniciativas como a criação do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), que ampliou incentivos para setores da indústria. “Hoje nós temos um triplo de empresas com o benefício da indústria do que a gente tinha no início, lá em 2019”.

Além da área fiscal, Cadu atua em ações voltadas à infraestrutura e ao licenciamento ambiental. Ele destaca que o Estado dobrou o número de emissões de licenças e que o governo prepara o envio à Assembleia Legislativa de um novo marco regulatório ambiental. “Queremos dar mais celeridade e descentralização aos processos, mas sempre sob a égide de um desenvolvimento sustentável. A gente não abre mão dos princípios ambientais”, disse.

O secretário afirmou que o RN em 2019 era um estado com salários atrasados, estradas danificadas e colapso nos serviços públicos. E que a gestão atual priorizou a reconstrução financeira e administrativa. “A governadora iniciou uma reconstrução administrativa e financeira. Hoje temos mais de mil quilômetros de estradas recuperadas, escolas reformadas, batalhões e quartéis construídos, e ampliação da rede hospitalar”, detalhou.

Cadu projeta obras, defende legado e mira desenvolvimento no RN

Entre as prioridades apontadas para os próximos anos, Cadu Xavier citou obras viárias e habitacionais. “Temos grandes entregas previstas em parceria com o governo federal, como a barragem de Oiticica, a duplicação da BR-304 e o Minha Casa Minha Vida. A BR-304, por exemplo, terá licitação neste segundo semestre e será uma revolução logística”.

Na área da saúde, o secretário reconheceu a necessidade de ampliar a capacidade de atendimento, mas afirma que a estrutura da rede pública foi ampliada desde a pandemia. “Hoje a gente tem grandes desafios ainda na saúde, mas temos uma infraestrutura de leitos, inclusive no interior, completamente diferente do período antes do governo da professora Fátima”, afirmou.

Com discurso focado em gestão e responsabilidade fiscal, o pré-candidato afirma que as entregas da atual gestão serão determinantes para o debate eleitoral. “O tempo da administração pública é mais lento do que a expectativa das pessoas, mas as entregas estão se materializando e vão reverter essa má avaliação momentânea do governo”, avaliou. Para ele, o estado vive um novo ciclo. “O Estado saiu da letargia e começou a caminhar em direção ao desenvolvimento”.

Cadu também afirma que a campanha será baseada em valores como responsabilidade fiscal, desenvolvimento sustentável e compromisso com o serviço público. “Defendo a democracia, a geração de emprego, o trabalhador, o meio ambiente e o desenvolvimento. Esses são os valores que movem minha candidatura”, disse.

Pré-candidato reforça alianças no interior e vê PT unido com seu nome

Em suas agendas como pré-candidato ao Governo do RN, Cadu Xavier passou recentemente por cidades como Assú, Apodi e Olho d’Água do Borges, onde participou de eventos partidários e culturais, incluindo a tradicional festa do “Derradeiro de Maio”, que abriu o São João do Nordeste na fazenda do cantor Dorgival Dantas. Segundo ele, essas agendas reforçam o contato direto com a população e a importância da articulação política.

Ao comentar o projeto político do qual faz parte, ele afirmou que sua candidatura representará a continuidade dos governos populares no RN. “O que a gente construiu nos últimos seis anos? A gente construiu muito e o governo da professora Fátima beneficiou todos os segmentos da sociedade. Vamos mostrar isso de forma muito clara e transparente”.

Cadu reconhece o desafio de transitar do perfil técnico para a liderança política. “Tenho certeza de que, quando o povo for chamado a refletir, vai comparar o que o Rio Grande do Norte vivia antes do governo da professora Fátima e o que vive hoje. E vai apontar para a continuidade desse projeto de governos populares”, concluiu.

Parlamentares do PT têm manifestado apoio ao nome de Cadu Xavier como pré-candidato ao governo em 2026. Para as lideranças do partido, o auditor fiscal representa a continuidade do projeto político iniciado pela governadora Fátima Bezerra e reúne qualidades técnicas e políticas para disputar o cargo com competitividade.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francisco do PT avaliou que Cadu tem sido uma peça estratégica na atual gestão. Segundo ele, o secretário “é um grande colaborador do governo Fátima, tem um perfil conciliador, conhecedor profundo da situação fiscal e financeira do Estado” e representa “um pré-candidato muito preparado para fazer o nosso Estado seguir este processo de reconstrução iniciado pela nossa governadora”.

A deputada federal Natália Bonavides (PT) também reforçou a confiança na pré-candidatura de Cadu. Para ela, o secretário é hoje o melhor nome do partido para disputar o Governo. “Ele é um excelente quadro do nosso partido, o melhor hoje para disputar as eleições. O nome dele vem sendo construído dentro do PT e tem tido grande aceitação. Ele tem rodado pelos quatro cantos do RN. Acredito que só a oposição é que não está muito satisfeita, porque vê nele um candidato forte e com condições de vencer as eleições”.

Agora RN



quarta-feira, 25 de junho de 2025

MORRE JACQUELINE BRASIL, SÍMBOLO DA LUTA TRANS NO RIO GRANDE DO NORTE.












Morreu na noite desta terça-feira (25), Jacqueline Brasil, militante do Movimento Trans no Rio Grande do Norte. “É com imensa dor e profundo respeito que recebemos hoje a notícia do falecimento de Jacqueline Brasil, um verdadeiro símbolo da resistência trans e travesti no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil”, esse é um trecho do texto publicado pela vereadora de Natal, Thábata Pimenta, em perfil do Instagram comunicando a morte de Brasil.

Jacqueline criou e presidiu a Associação das Travestis, Homens e Mulheres Transexuais do RN (ATREVIDA) e era uma ativista atuante em defesa dos direitos trans e travestis no estado e no Brasil.

Em 2013 ganhou o Prêmio Dr. Eduardo Barbosa na Bahia pelo trabalho desenvolvido no Rio Grande do Norte através da ONG Atrevida. A ONG foi fundada em 2008, em Natal.

Jaqueline Brasil também trabalhou pela homologação do decreto Eestadual nº 22.331 de 2011, que tornou lei o direito das travestis e transexuais de serem identificadas pelo correspondente nome social em todos os atos e procedimentos realizados no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Novo Notícias



quarta-feira, 18 de junho de 2025

SECRETÁRIO DE CULTURA MARCOS SILVA REBATE O VEREADOR ERIVAN PELOS ATAQUES A DECORAÇÃO DA PONTE.











O secretário de Cultura de Santa Cruz, Marcos Silva, reagiu com firmeza às críticas feitas pelo vereador Erivan Justino à decoração junina da ponte que liga o bairro Paraíso ao centro da cidade. Em postagem nas redes sociais, o parlamentar ironizou a ornamentação, tentando desqualificar o trabalho que vem sendo realizado na gestão atual.

No entanto, Marcos não deixou barato. Lembrou que, desde o início da nova administração, a ponte — um dos principais cartões-postais de Santa Cruz — vem sendo valorizada de forma inédita. A estrutura recebeu decoração especial no Carnaval, nas festividades da padroeira Santa Rita de Cássia e, agora, nos festejos de São João. As ações não só trouxeram mais beleza ao local, como também renderam elogios e reconhecimento popular por revitalizar um espaço que simboliza a história da cidade.

Curioso é que justamente quem agora critica, defendeu um grupo que passou mais de 20 anos no poder e nunca teve um olhar de cuidado com esse patrimônio. A ponte foi praticamente esquecida durante as gestões que o vereador defendeu e representou”, disparou o secretário. “Talvez o incômodo seja ver a população reconhecendo um trabalho que, enfim, valoriza o que é nosso”, completou.

A crítica do vereador soa ainda mais irônica quando se observa o contraste entre o abandono de antes e o zelo de agora. O que antes era invisível para antigos gestores, hoje é palco de arte, cultura e orgulho para os santa-cruzenses.

A resposta de Marcos Silva reflete o sentimento de grande parte da população, que tem aprovado as mudanças visuais e culturais da cidade. Enquanto alguns preferem criticar, a gestão atual segue focada em devolver aos espaços públicos o brilho que por muito tempo foi apagado.


CONFIRA A RESPOSTA DO SECRETARIO MARCOS SILVA:

Excelentíssimo vereador Erivan Justino! Cumprimentando-o cordialmente, permita-me entrar em sua postagem para reestabelecer a verdade sobre a pintura (decoração) da nossa histórica PONTE. Sua crítica a está ação não é um ataque a nossa gestão, mas um ataque ao povo do Paraíso e ao povo de Santa Cruz. Veja: o senhor defende e foi líder de um grupo que administrou nossa cidade por mais de 20 anos.

Se Vossa Excelência acha que a responsabilidade de ajeitar a estrutura da PONTE é da prefeitura, o que faltou para ajeitarem em 20 anos? Em 20 anos não deu tempo a gestão que Vossa Excelência defende ajeitar? Não era responsabilidade de uma gestão de 20 anos, agora, passou a ser responsabilidade de uma gestão de 6 meses? Eu, na condição de Secretário de Cultura, não posso aceitar esse ataque vil de Vossa Excelência, pois dar vida a PONTE representa ZELO com um espaço histórico e símbolo de resistência do nosso povo.

Vossas Excelências (da oposição) comandaram Santa Cruz por mais de 20 anos, nunca ajeitaram a Ponte e só melavam de CAL, ano após ano, dia após dia. Milhares de santa-cruzenses e turistas passam naquela Ponte por ano, portanto, transforma-la em um espaço de cores é dever de uma gestão que valoriza seus espaços históricos e seu povo, coisa que faltou nos 20 anos que Vossas Excelências governaram.

Entre ter a PONTE melada de Cal o ano todo e tê-la mudando de cores a cada estação, este simples Secretário e a nossa prefeita Aninha, continuará transformando-a a cada estação. Prezado, vereador! A eleição passou, é hora de olharmos para frente. Quem ama Santa Cruz quer ver sua cidade bonita e acolhedora. Dizer que ama Santa Cruz é fácil, quero ver cuidar dela. Para encerrar, não sei se o senhor sabe, mas a maioria esmagadora do nosso povo tem aprovado a nossa Ponte com vida.

Aconselho pedir desculpas ao povo do Paraíso e de Santa Cruz e assumir que faltou na gestão de Vossas Excelências um cuidado com nossos espaços históricos e com nosso povo.



ÁLVARO DIAS AFIRMA QUE PODE FORMAR CHAPA COM ALLYSON E ZENAIDE MAIA










Seria aí uma alternativa bastante viável. Uma chapa trabalhada e apoiada por mim e por Allyson não é terceira via. Vira uma chapa forte, muito competitiva, com apoio consistente em Natal e em Mossoró, no Seridó e no Oeste”. O cálculo é do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), sobre o que caracterizou como o início dos diálogos com Allyson Bezerra (UB), com vistas às eleições de 2026. O ex-prefeito conversou sobre o assunto com o Diário do RN.

A reunião que aconteceu nesta segunda-feira (16) com o prefeito de Mossoró, segundo Álvaro, serviu para quebrar o gelo entre os dois e iniciar um diálogo que pode resultar numa composição de chapa majoritária para a disputa estadual. “Acordamos de caminhar juntos, de continuar conversando”, afirmou.

Pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro admite que está aberto a outras possibilidades, inclusive uma candidatura ao Senado, a depender da costura política com Allyson. “Eu já disse em entrevistas que não descarto a possibilidade de disputar o Senado. A minha preferência é o Governo, mas não descarto o Senado, não”, disse Álvaro, que chegou a afirmar em entrevistas anteriores que Allyson não deveria se candidatar ao governo “por ser muito jovem” e ainda não ter experiência suficiente para o cargo, mas agora aponta para uma mudança de posicionamento.

A gente viu pontos convergentes, divergentes, e combinou de manter o diálogo para ver se chega a um denominador comum”, explicou.

Allyson, por sua vez, ainda não oficializou intenção de disputar o Governo. Apesar disso, é colocado como nome competitivo para o cargo, com bom desempenho nas pesquisas eleitorais mais recentes em municípios do interior. A sinalização concreta do prefeito oesteano, por enquanto, é o compromisso público com a senadora Zenaide Maia (PSD).

Dentro desse raciocínio, o ex-prefeito da capital admite ser possível a chapa com Allyson para o Governo, e a senadora Zenaide Maia (PSD) e Álvaro ao Senado. “É possível, tudo é possível. Um desses dois postos realmente cabe dentro do meu projeto”, declarou.

Rogério Marinho e Styvenson Valentim

Questionado se essa articulação indicaria um rompimento com o grupo liderado pelo senador Rogério Marinho (PL), Álvaro foi cauteloso. “Não quer dizer isso, não. Quer dizer que eu vou estar sempre conversando com Allyson, procurando alinhar a minha decisão com os interesses comuns meus e dele, para a gente ter aí uma boa convivência e não ser engolido”, ressaltou sobre o grupo.

A movimentação cria novo cenário na disputa estadual e pode dificultar a tentativa de unificação das forças de direita em torno de uma única candidatura ao Governo. Atualmente, Marinho, que teve a pré-candidatura lançada por Bolsonaro na semana passada, tenta liderar esse campo político e declarou, em entrevista publicada nesta terça-feira (17) pelo Diário do RN, que seu objetivo é reunir todos em um mesmo palanque, inclusive Styvenson Valentim (PSDB), que deve disputar a reeleição ao Senado, junto com Allyson e Álvaro.

Álvaro, porém, admitiu que sua articulação com Allyson pode caminhar em trilha separada. “Foi um encontro que nós achamos bom iniciar esse entendimento, esse diálogo, visando atuar de uma forma conciliatória”, finalizou.

Diário RN



terça-feira, 17 de junho de 2025

PF CONCLUI INQUÉRITO DA "ABIN PARALELA" E INDICIA BOLSONARO, CARLOS E RAMAGEM.










A Polícia Federal finalizou o inquérito que investigou o uso indevido de sistemas de espionagem no interior da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e encaminhou o relatório ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a CNN Brasil, entre os indiciados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que dirigiu a Abin durante parte do governo Bolsonaro. O caso, conhecido como “Abin Paralela”, envolve o uso clandestino de ferramentas tecnológicas para monitoramento de alvos sem autorização judicial.

A investigação teve início em março de 2023 após a revelação do uso do programa espião FirstMile, desenvolvido por uma empresa israelense. O software permite rastrear a localização de pessoas por meio da triangulação de sinais de celulares — prática que, no caso da Abin, teria sido realizada sem respaldo legal. Com o avanço das apurações, a Polícia Federal identificou outras ferramentas ilegais utilizadas por agentes da agência, o que ampliou o escopo e a complexidade do inquérito.

O FirstMile foi empregado para vigiar opositores do governo Bolsonaro, incluindo políticos, advogados, jornalistas e outras figuras públicas. O sistema permitia acompanhar os deslocamentos dessas pessoas em tempo real, driblando o controle judicial.

Brasil 247



segunda-feira, 16 de junho de 2025

PIS PASEP CAIXA LIBERA ABONO SALARIAL PARA NASCIDOS EM JULHO E AGOSTO









Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em julho e agosto que ganham até dois salários mínimos podem sacar, a partir desta segunda-feira (16), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Neste ano, R$ 30,7 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.

Quem tem direito?

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 126,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.518.

O abono salarial não se confunde com as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, que estão sendo sacadas por meio de outra plataforma, lançada em março deste ano. O antigo fundo abriga cotas de cerca de 10,5 milhões de trabalhadores formais antes da Constituição de 1988. O abono salarial beneficia trabalhadores com carteira assinada após a Constituição de 1988 com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Quem não é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil e tem direito ao benefício também pode sacar o valor por meio do Portal Gov.br, no serviço “Receber o abono salarial”, mas é necessário ter conta prata ou ouro.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Agência do Brasil



sexta-feira, 13 de junho de 2025

GILSON MACHADO, EX-MINISTRO DE BOLSONARO, É PRESO PELA PF











O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, foi preso nesta sexta-feira 13 em Recife (PE). Informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF) ao blog Andréia Sadi, do portal g1.

O ex-ministro esteve em Natal nesta quinta-feira 12 acompanhando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante agenda política na capital potiguar. Nesta sexta 13, já de volta a Recife (PE), ele foi preso pela Polícia Federal no âmbito da operação que investiga tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Gilson participou da cerimônia de entrega dos títulos de Cidadão Natalense e de Cidadão Norte-rio-grandense concedidos a Bolsonaro, em sessão conjunta realizada na Câmara Municipal de Natal. O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas do PL e de aliados do ex-presidente, como o senador Rogério Marinho (PL), o prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e o deputado estadual Coronel Azevedo (PL).

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a PF, havia indícios de que o ex-ministro do Turismo tentou emitir um passaporte português para que Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, deixasse o Brasil.

Na última terça-feira 10, a PGR encaminhou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação para investigar o ex-ministro. No documento, a PGR também defendeu a determinação de busca e apreensão e quebra do sigilo telefônico e de mensagens de Gilson Machado.

Em atualização

Agora RN



quinta-feira, 12 de junho de 2025

ROTA 22 BOLSONARO CUMPRE AGENDA DE TRÊS DIAS NO RIO GRANDE DO NORTE. CONFIRA PROGRAMAÇÃO

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chega ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (12) e cumpre agenda até o sábado no estado. A vinda dele ao estado também faz parte do projeto Rota 22.

A previsão de chegada de Bolsonaro no aeroporto de São Gonçalo do Amarante é às 11h. De acordo com a assessoria, às 12h tem almoço com influenciadores digitais, às 14h30 recebe títulos de cidadania natalense e norte-rio-grandense na Câmara Municipal de Natal; e às 16h visita a engorda na praia de Ponta Negra.

Confira a programação completa:

Programação – 12/06 (quinta-feira)
11h – Recepção no Aeroporto
14h30 – Câmara Municipal: entrega dos títulos de cidadão natalense e norte-rio-grandense
16h – Visita à engorda de Ponta Negra

Programação – 13/06 (sexta-feira)
7h – Visita Hospital Rio Grande
9h30 – Saída para Tangará
10h30 – Visita ao Hospital Municipal de Santa Cruz e ao Santuário de Santa Rita de Cássia
13h – Visita a Cidade da Moda, em Acari
15h – Barragem de Oiticica, em Jucurutu
18h – Mossoró Cidade Junina

Programação – 14/06 (sábado)
7h – Visita ao Anel Viário de Mossoró e recebe o título de cidadão mossoroense
8h – Seminário do Projeto Rota 22, no Hotel Garbos
14h30 – Embarque pelo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Novo Notícias



quarta-feira, 11 de junho de 2025

WALTER PROPÕE ‘GESTÃO COMPARTILHADA’ COM EZEQUIEL NO COMANDO DO MDB

 

O vice-governador Walter Alves afirmou nesta terça-feira 10 que convidou o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, atualmente no PSDB, para se filiar ao MDB. Para isso, Walter disse ter proposto a Ezequiel uma “gestão compartilhada” no comando do MDB no Estado. A iniciativa, segundo ele, tem o objetivo de fortalecer a legenda internamente, mirando as eleições de 2026 e as futuras. A presidência do diretório estadual ainda está em processo de negociação e não há definição sobre quem exercerá a função, se Ezequiel ou Walter.

Isso aí nós estamos conversando. O que é que eu estou propondo? Uma gestão compartilhada”, afirmou Walter, em entrevista à 98 FM.

Na segunda, em entrevista a outra rádio (96 FM), o vice-governador afirmou que sua prioridade para o MDB é eleger deputados estaduais e federais. Para a chapa de estadual, ele citou conversas com nomes como Ezequiel, Dr. Bernardo, Hermano e Kleber Rodrigues, que já têm mandato atualmente. Para federal, ele citou diálogo com Kelps Lima, Jean Paul Prates e Carlos Eduardo.

Na entrevista de ontem à 98 FM, o vice-governador falou também sobre a possível federação nacional entre o MDB e o Republicanos, partido que é comandado no RN pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias. Walter Alves afirmou que, caso a federação seja oficializada, o comando no RN caberia ao MDB, com base nos critérios adotados para esse tipo de união entre partidos.

Os critérios que são adotados em uma federação, quais são? Deputado federal na última eleição. O MDB teve mais de 180 mil votos. Então, aqui, o MDB teria a força da presidência”, ressaltou.

O vice-governador disse que isso cria um cenário político que chamou de “curioso”, mas reforçou que, com base nos critérios técnicos, a liderança da federação caberia ao MDB. Nesse cenário, Álvaro teria que deixar o Republicanos para que o comando da federação no Estado seja transferido ao MDB, segundo ele.

Walter revelou ainda ter conversado com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e que a discussão está em andamento, apesar de entraves pontuais em estados como Espírito Santo e Paraíba. “Existe a possibilidade”, disse.

Agora RN



segunda-feira, 9 de junho de 2025

O “MAIOR SÃO JOÃO DE NATAL” ACONTECE COM APOIO FINANCEIRO DO GOVERNO LULA










O São João 2025 de Natal está sendo considerado “o maior de todos os tempos” pela Prefeitura do Natal. Realmente, em termos de estrutura, shows e público, o evento, que foi dividido em polos para abranger toda a capital potiguar, está sendo estrondoso.

Mas isso não é mérito apenas da gestão do Executivo natalense e é preciso ser dito.

O tamanho do São João de Natal se deve muito ao investimento do Governo Lula, através do Ministério do Turismo.

Segundo declarou à imprensa a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, inicialmente, pelo menos R$ 2 milhões foram repassados a Natal pelo governo federal.

O apoio financeiro da gestão Lula para o São João de Natal inclui ainda uma parceria do Ministério do Turismo com a TV Brasil, que lançou o projeto Arraiá Brasil, que adicionou à grade de programação da emissora transmissões ao vivo e reportagens especiais sobre os principais arraiais do país, incluindo o RN.

Esta parceria integra as ações do programa “Conheça o Brasil Junino”, desenvolvido pelo MTur para divulgar mais os festejos e os destinos que se destacam nesse período. De quinta a domingo, os telespectadores poderão acompanhar as principais festas diretamente dos locais onde elas acontecem.

Vale lembrar que o ministro do Turismo, Celso Sabino, é do União Brasil, partido do prefeito do Natal, Paulinho Freire.

Mais investimentos

Além do Governo Lula, o Governo Fátima Bezerra também apoia financeiramente o São João de Natal, através da Campanha São João Seguro, reforçando a segurança pública em todas as cidades do Estado com programação junina.

O investimento é de R$ 9 milhões em diárias operacionais e na ativação do protocolo “Não é Não”, voltado à proteção das mulheres durante o período festivo. Entre as principais medidas estão o aumento do efetivo em mais de 4.500 agentes de segurança.

Tamanho

Com o tema “São João de Natal é sensacional”, o evento conta com shows gratuitos de nomes como Alok, Calcinha Preta, Pablo, Xand Avião, Luan Santana, entre outros, que estão sendo realizados desde o dia 31 de maio até 29 de junho. A festa conta com polos espalhados em pontos estratégicos da cidade, alcançando todas as zonas.

Novo Notícias




VÍDEO: ROGÉRIO MARINHO DIZ QUE LEI DE IGUALDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES É "IDIOTICE"








O senador Rogério Marinho (PL) afirmou que a lei que garante igualdade salarial a homens e mulheres é uma “idiotice”. Ele também disse que vota contra as cotas raciais, apesar de dizer que as defende. As declarações foram dadas em entrevista ao programa Canal Livre, transmitido pela Band na noite deste domingo (8).

Na ocasião, Marinho havia sido perguntado sobre o espaço que teria uma “agenda estilo Milei” no Brasil, em referência ao presidente libertário da Argentina, Javier Milei, que apresentou ao assumir um “plano motosserra” contendo um conjunto de reformas liberais e de corte de gastos. O senador potiguar disse acreditar “firmemente” que essa agenda teria espaço no Brasil, mas para isso precisaria de um bom marqueteiro — ele afirmou que não teria esse perfil, mas sim o de um “antipolítico”.

Eu acho que eu sou o antipolítico. Eu voto contra a cota e defendo. Eu acho que a cota é uma forma de você reconhecer que o Estado brasileiro falhou, que ele não conseguiu dar condições de igualdade à sociedade brasileira como um todo. Eu votei contra essa questão da igualdade na questão da remuneração entre homens e mulheres, porque isso é uma idiotice”, iniciou.


Desde 1943 já está na lei que você não pode pagar diferente a homem e mulher, na hora que você contrata a pessoa é igualdade de condições. Mas remuneração, gente, significa produtividade. Então, se eu contrato para uma loja de sapatos, por exemplo, um homem ou mulher, e no final do dia os dois têm o mesmo salário, alguém vendeu 10 sapatos e o outro vendeu 5, quem vendeu 10 sapatos, independente do gênero, tem que ganhar mais. Eu tenho que estimular a produtividade. E nós, com esse politicamente correto, votamos quase de forma unânime nessa bobagem e aí estão as empresas correndo atrás desse processo”, apontou.

O presidente Lula (PT) sancionou, em julho de 2023, o projeto que garante a igualdade salarial a homens e mulheres. O texto também aumento em até 10 vezes a multa nos casos em que a mulher receber menos do que o homem fazendo a mesma função

Antes de chegar ao Planalto, a matéria passou pelo Senado e também foi aprovada, mas contou com o voto contrário de Marinho na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em que ele foi o único senador a votar contra.

Não acredito sinceramente que esta lei, da forma que se apresenta, mesmo com o esforço extraordinário que todos aqui fizeram e reconheço, vá chegar à finalidade que ela se propõe. Por isso não posso concordar com ela. Coloco aqui que votarei contrário ao projeto admitindo a boa intenção e os bons propósitos daqueles que advogam a lei”, afirmou o senador, à época.

Um dos motivos, disse o senador, seria uma possível discriminação aos homens, e ilustrou seu pensamento:

Imaginem, por exemplo, que numa determinada atividade laboral, um homem e uma mulher estão numa mesma situação do ponto de vista de contratação, e a mulher tem uma proficiência maior que o homem. Ele pode se valer da lei para dizer: ‘eu estou sendo discriminado’. E nós vamos colocar por terra a questão do mérito. A questão da vontade e a qualificação que cada um tem de construir com a sua vontade, a sua determinação, o fruto do seu trabalho”, alegou, na ocasião.

Agência Saiba Mais