quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

JUIZ QUE VAI JULGAR AÇÃO CONTRA PAULINHO E ÁLVARO JÁ CONDENOU PREFEITA DO PT NO RN

 

O juiz da 4ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral, Jessé de Andrade Alexandria, vai julgar a ação que pede a condenação do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) e a cassação do mandato do prefeito Paulinho Freire (União), ambos por abuso de poder econômico.

A denúncia, robusta e embasada em provas e evidências flagrantes, foi apresentada à Justiça eleitoral pelo Ministério Público Estadual. O número do processo da ação é 0600440/31.2024.6.20.0004.

Nesta quinta-feira (20), veículos de imprensa alinhados à administração de Paulinho Freire e ao ex-prefeito Álvaro Dias iniciaram ataques orquestrados contra o magistrado em razão de postagens feitas por ele nas redes sociais em anos anteriores.

Em mensagens antigas, Alexandria critica o ex-presidente Jair Bolsonaro, denunciado essa semana por tentar dar um golpe de Estado no país e de liderar uma organização criminosa, e também exaltar programas sociais criados pelos governos Lula e Dilma. Porém, desde 2023 as redes do juiz estão desativadas.

Os blogs e jornais omitiram, no entanto, outras informações a respeito do trabalho do magistrado. Em 2015, por exemplo, Jessé Alexandria condenou a prefeita de Serrinha dos Pintos, Rosânia Maria Teixeira, na época filiada ao PT.

A notícia foi divulgada pelo blog do BG e outros veículos.

O crime cometido pela então prefeita foi o mesmo pelo qual são acusados a dupla dinâmica Álvaro Dias e Paulinho Freire: abuso de poder econômico e compra de votos.

O motivo dos ataques a que o juiz vem sendo submetido são muito claros: forçar o Tribunal Regional Eleitoral a retirar o processo do juiz, alegando suspeição.

Essa pressão tem relação com a verba de publicidade que os veículos e jornalistas alinhados a Álvaro e Paulinho recebem da prefeitura de Natal.

Certamente, a Corte eleitoral não vai se submeter a essa chantagem explícita.

Ou deixará de ser Justiça.

Agência Saiba Mais



BOLSONARO COMENTA POSSIBILIDADE DE FUGA DO BRASIL EM REUNIÃO FECHADA COM ALIADOS









Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com aliados na manhã desta quarta-feira (19) para discutir os desdobramentos do inquérito do golpe. Conforme relatado pelo Metrópoles, o ex-mandatário comentou, durante o encontro, sobre a possibilidade de deixar o Brasil antes de ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em reunião fechada, que aconteceu no apartamento funcional do deputado Zucco (PL-RS), Bolsonaro teria aproveitado a ocasião para afirmar sua inocência, alegando que sempre “jogou dentro das quatro linhas”. De acordo com o ex-mandatário, se tivesse cometido algum crime, já teria buscado asilo em países como Argentina ou Estados Unidos.

O encontro ocorreu um dia após a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentar a denúncia contra Bolsonaro e outras 33 pessoas por suposta tentativa de golpe de Estado.

Brasil 247



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

BOLSONARO PODE PEGAR 43 ANOS DE PRISÃO COMO LÍDER DA TRAMA GOLPISTA







O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou nesta terça-feira (18) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado. A denúncia, baseada nas investigações da Polícia Federal (PF), foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e aponta que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento da conspiração, mas atuou diretamente como seu líder. A informação foi detalhada pelo jornalista Fausto Macedo, do jornal Estado de S. Paulo.

Segundo Gonet, a organização criminosa liderada pelo ex-presidente possuía um "projeto autoritário de poder" com forte influência de setores militares. Entre os denunciados, 23 são militares, incluindo o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022.

Se condenado pelos crimes listados na denúncia, Bolsonaro pode enfrentar mais de 43 anos de prisão. A defesa do ex-presidente, no entanto, rebateu as acusações e alegou que não há provas que o conectem diretamente ao plano. “Nenhum elemento que conectasse minimamente o presidente à narrativa construída na denúncia foi encontrado”, afirmaram seus advogados em nota.

Os crimes atribuídos a Bolsonaro e aliados
  • A denúncia detalha os crimes que teriam sido cometidos na tentativa de subverter a ordem democrática. São eles:Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito – pena de 4 a 8 anos de prisão;
  • Golpe de Estado – pena de 4 a 12 anos de prisão;
  • Organização criminosa armada – pena de 3 a 8 anos, podendo chegar a 17 anos com agravantes;
  • Dano qualificado contra patrimônio da União e ameaça grave – pena de 6 meses a 3 anos;
  • Deterioração de patrimônio tombado – pena de 1 a 3 anos.

A denúncia de 272 páginas foi encaminhada à Primeira Turma do STF, que decidirá se há elementos suficientes para a abertura de uma ação penal. O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes.

A reunião com a cúpula militar e o ‘ato de insurreição’

Um dos principais elementos citados na denúncia é a reunião realizada em 14 de dezembro de 2022, entre Bolsonaro, os comandantes das Forças Armadas e o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. Segundo a Polícia Federal, esse encontro teria sido uma ação preparatória para a tentativa de golpe, frustrada pela falta de adesão da cúpula do Exército.

O Presidente da República, que é a autoridade suprema das Forças Armadas, reuniu a cúpula dessas Forças para expor um planejamento minuciosamente concebido para romper com a ordem constitucional. Tem-se um ato de insurreição em curso, apenas ainda não consumado em toda a sua potencialidade danosa”, descreve Gonet na peça enviada ao STF.

Plano de assassinato de Lula, Alckmin e Moraes

Outro ponto grave da denúncia diz respeito à suposta anuência de Bolsonaro ao chamado "Plano Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes. De acordo com Gonet, o ex-presidente "tinha conhecimento e concordou com o plano".

Bolsonaro já foi indiciado em outros casos

Além da denúncia no inquérito do golpe, Bolsonaro já foi indiciado em outras investigações conduzidas pela PF. Os casos incluem a suposta fraude em seu cartão de vacinação e o esquema de desvio e venda de joias do acervo presidencial.

A investigação da tentativa de golpe consolida as diferentes frentes de apuração envolvendo o ex-presidente, tornando-se a peça central de sua responsabilização criminal.

Lista completa dos denunciados

  • Além de Bolsonaro, foram denunciados:Ailton Gonçalves Moraes Barros
  • Alexandre Ramagem
  • Almir Garnier Santos
  • Anderson Torres
  • Angelo Martins Denicoli
  • Augusto Heleno
  • Bernardo Romão Correa Netto
  • Carlos Cesar Moretzsohn Rocha
  • Cleverson Ney Magalhães
  • Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira
  • Fabrício Moreira de Bastos
  • Fernando de Sousa Oliveira
  • Filipe Garcia Martins
  • Giancarlo Gomes Rodrigues
  • Guilherme Marques de Almeida
  • Hélio Ferreira Lima
  • Marcelo Bormevet
  • Márcio Nunes de Rezende Júnior
  • Marcelo Costa Câmara
  • Mario Fernandes
  • Marília Ferreira de Alencar
  • Mauro Cid
  • Nilton Diniz Rodrigues
  • Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho
  • Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
  • Rafael Martins de Oliveira
  • Reginaldo de Oliveira Abreu
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo
  • Ronald Ferreira de Araujo Júnior
  • Silvinei Vasques
  • Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros
  • Walter Souza Braga Netto
  • Wladimir Matos Soares
  • A defesa de Bolsonaro e Braga Netto

A defesa de Bolsonaro reagiu com indignação à denúncia da Procuradoria-Geral da República. Em nota, seus advogados afirmaram que "nenhum elemento que conectasse minimamente o presidente à narrativa construída na denúncia foi encontrado", e classificaram a peça como "precariedade, incoerência e ausência de fatos verídicos".

Já os advogados do general Braga Netto, também denunciado, classificaram as acusações como "fantasiosas" e criticaram o fato de o ex-ministro estar preso há mais de 60 dias sem acesso integral aos autos do processo. “É inadmissível que, num Estado Democrático de Direito, tantas violações ao direito de defesa sejam feitas de maneira escancarada”, afirmaram em nota.

Agora, caberá ao STF decidir o futuro de Bolsonaro e dos demais denunciados.

Brasil 247



terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

COM A INTERTV CABUGI MOSTRANDO FORÇA, GRUPO DE PAULINHO FREIRE ENTRA EM PÂNICO COM A POSSIBILIDADE DE MATÉRIA APRESENTADA HOJE CONTRA ELE CHEGUE ATÉ A GRADE NACIONAL.

 

Nesta segunda-feira (17), a InterTv Cabugi fez ampla matéria sobre a denúncia do ministério público em que pede a cassação e inelegibilidade de Paulinho Freire, Álvaro Dias e dois vereadores do republicanos. A reportagem muito bem elaborada trouxe uma forte riqueza de detalhes e apresentou as provas demonstradas pelo Parquet. Foi uma demonstração de força no sentido de apontar que TV, mesmo com a força das redes sociais, ainda importa.

O Potiguar ficou sabendo que o grupo de Paulinho Freire foi tomado por uma forte preocupação. O medo é que a matéria entre na grade nacional da rede globo, gerando um estrago político e jurídico ainda maior contra Paulinho e os demais denunciados.

O Potiguar



sábado, 15 de fevereiro de 2025

GOVERNO ASSINA CONTRATOS PARA CONSTRUÇÃO DE 698 MORADIAS NO RN









O Governo do Estado assinala mais um passo rumo ao direito à moradia para a população potiguar, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte e o sonho de aquisição da casa própria.

Em parceria com municípios e entidades sociais vinculadas à habitação de interesse social, a governadora Fátima Bezerra realizou, nesta sexta-feira (14), a assinatura de contratos do Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), destinados à construção de unidades habitacionais em sete municípios potiguares. A solenidade ocorreu no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), em Natal.

Além da governadora, a solenidade contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, autoridades municipais e entidades do setor habitacional. A ação reafirma o compromisso do governo estadual com a ampliação do acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.

Estamos celebrando aqui uma grande conquista, um dos direitos mais sagrados que o ser humano deve ter: o direito à moradia. Uma conquista obtida ao lado da Caixa Econômica, das prefeituras e das entidades que representam os movimentos sociais. E tal sonho só está sendo possível porque nunca arredamos o pé da luta, pois fizemos a escolha certa, sempre do lado certo da história, defendendo a democracia”, festejou a governadora Fátima Bezerra.

Foram formalizados contratos para a construção de 698 unidades habitacionais, distribuídas em sete municípios do estado, beneficiando cerca de 2.792 pessoas com investimento de R$ 107,6 mi financiados pelo Governo Federal.

Os municípios contemplados são: Natal – 384 unidades habitacionais; Felipe Guerra – 50 unidades habitacionais; Florânia – 48 unidades habitacionais; Pau dos Ferros – 50 unidades habitacionais; Tibau – 47 unidades habitacionais; Água Nova – 50 unidades habitacionais; e Umarizal – 20 unidades habitacionais.

No interior, as áreas para construção foram destinadas pelos próprios municípios, enquanto em Natal as unidades serão destinadas ao Movimento de Lutas por Moradia Popular (MLB), em área cedida pelo Governo do Estado.

Impacto social

O Governo do Estado, por meio da Companhia Estadual de Habitação (CEHAB), pretende expandir o programa Minha Casa Minha Vida para todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte, alcançando cidades ainda não contempladas. No âmbito do PAC-3, estão previstos investimentos de R$ 2,1 bilhões na área habitacional, com a meta de construir 10 mil unidades em 111 municípios do estado.

Os investimentos impulsionarão o setor da construção civil, gerando emprego e renda no estado. Além de atender às famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa contribui para a redução do déficit habitacional do Rio Grande do Norte, atualmente estimado em 147 mil moradias.

A iniciativa fortalece a política habitacional do estado, garantindo moradias subsidiadas para famílias organizadas por meio de entidades sem fins lucrativos, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). Os contratos são firmados entre o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e entidades do setor habitacional.

Minha Casa Minha Vida

Desde sua criação, em 2009, o programa Minha Casa Minha Vida já entregou mais de 6 milhões de moradias em todo o Brasil. A meta do Governo Federal é contratar mais 2 milhões de unidades até 2026, garantindo moradia digna para milhões de brasileiros.

As condições de financiamento foram ampliadas, com subsídios e taxas de juros reduzidas para famílias de baixa renda. Além disso, novas exigências asseguram qualidade nas construções, como ampliação da área mínima das unidades, criação de varandas e inclusão de equipamentos comunitários.

Novo Notícia



quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

FARRA: DEPUTADO TOMBA USA DINHEIRO PUBLICO PARA PAGAR FESTA PARA AMIGOS SOMA ULTRAPASSA R$ 5 MIL EM MENOS DE 10 DIAS

 


O deputado estadual Tomba Farias (PL) realizou despesas consideráveis em restaurantes entre o Natal e o Réveillon, custeadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). Em 27 de dezembro, o parlamentar gastou mais de R$ 5 mil em alimentação, conforme notas fiscais apresentadas e ressarcidas com recursos públicos.

Os registros disponíveis no Portal da Transparência da ALRN mostram que as despesas ocorreram na churrascaria Sal e Brasa, em Natal, onde foram gastos R$ 3.929,20, e no restaurante Bom Demais, em Santa Cruz, com um valor de R$ 1.380,00. No total, o consumo naquele dia somou R$ 5.309,20.

Pimenta Potiguar



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROGRAMA MULHERES MIL EM SANTA CRUZ









A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, em parceria com a FACISA, está com inscrições abertas para o programa Mulheres Mil. Mulheres em situação de vulnerabilidade social, pessoas trans e com idade acima de 18 anos, estão convidadas a participar desta incrível oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento para a entrada no mercado de trabalho.

No total serão 55 vagas ofertadas, sendo 30 para o curso de balconista de farmácia e 25 para cuidador infantil, para o curso de balconista é exigido o nível médio, já para o curso de cuidador, é necessário o ensino fundamental completo.

As aulas, tem previsão para começar no dia 10 de março na UFRN/FACISA, no turno da tarde para o curso de balconista de farmácia e no turno da noite para o curso de cuidador de crianças.

As inscrições estão sendo realizadas no CRAS do Paraíso, CRAS do Maracujá e no CREAS até o dia 08/03. Não perca essa chance de transformar a sua vida e conquistar novas habilidades. Venha fazer parte deste projeto que está mudando a realidade de tantas mulheres. Inscreva-se já e garanta o seu lugar.

PREFEITURA DE SANTA CRUZ EFETUA CADASTRO DE AMBULANTES PARA O CARNAVAL 2025


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz através da secretaria de obras do município, realiza até a próxima sexta (14) o cadastramento dos ambulantes que desejam trabalhar na folia carnavalesca neste ano de 2025.

O cadastramento de ambulantes para o Carnaval é importante para garantir que os vendedores tenham as credenciais necessárias para trabalhar na festa de forma organizada e legal durante os 4 dias de folia.

Para aqueles que desejam se cadastrar, basta ir até a secretaria de obras do município, localizada na Rua José Carlos de Santana, n.º s/n, bairro 3 A 1 em frente a agência do INSS de Santa Cruz, com os seguintes documentos:
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência.
Os ambulantes cadastrados terão acesso garantido para trabalhar e comercializar os seus produtos durante a folia de momo em Santa Cruz, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia da cidade durante estes dias.



terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

PREFEITURA DE SANTA CRUZ, EMATER E IDIARN FAZEM VISITA NO ABATEDOURO DO PARAÍSO

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, juntamente com a Emater e o Idiarn, realizaram uma reunião e visita ao abatedouro publico do Paraíso para discutir a situação atual e buscar soluções para colocá-lo em funcionamento.

A visita foi marcada por um clima de comprometimento em buscar alternativas para garantir o funcionamento, a qualidade e a segurança dos produtos provenientes do abatedouro. A prefeita Aninha destacou a importância da parceria entre os órgãos envolvidos e ressaltou o empenho da gestão municipal em resolver essa questão tão importante para Santa Cruz.

Com a união de esforços e a colaboração de todos os envolvidos, a expectativa é de que o abatedouro do Paraíso possa atender às exigências sanitárias e oferecer um serviço de qualidade para os produtores e consumidores da região.

Participaram da reunião e da visita, a Prefeita Aninha, o secretário de agricultura, Lucicláudio, o secretário de obras, Lucas Diego, o secretário de administração, Iago, o veterinário da secretaria de agricultura, Gleydison Bernardo, além de servidores da EMATER e do IDIARN.



BLOG DO XERIFE DISSEMINA FAKE NEWS SOBRE A POSIÇÃO POLÍTICA DA PREFEITA DE SANTA CRUZ, ANINHA, PARA AS ELEIÇÕES DE 2026.

 

A Prefeita de Santa Cruz, Aninha, foi vítima mais uma vez, de uma FAKE NEWS plantada em blogs do estado, desta vez foi o blog do xerife, que anunciou em matéria o apoio de Aninha para os palanques de extrema-direita nas eleições 2026.

O blog cita que Aninha anunciou o apoio às candidaturas de Rogério Marinho, Bolsonaro, Styvenson e General Girao, situação que nunca foi dita pela atual Prefeita de Santa Cruz.

A prefeita alias, afirma categoricamente que 2026 ainda não é uma prioridade pra ela, ja que recebeu a prefeitura com vários problemas administrativos, computadores formatados e documentos guardados em um galpão.

Aninha já afirmou várias vezes que vai procurar todos os políticos na busca de recursos para Santa Cruz, além disso, a atual gestão tem um ótimo diálogo com o governo do estado e a atual governadora Fátima Bezerra.

Para quem tem o mínimo conhecimento político da região, sabe que este suposto “apoio” é muito difícil de acontecer, Aninha venceu o grupo liderado por Tomba Farias, que comandava a cidade a 24 anos, não tem a menor lógica política a prefeita estar no mesmo palanque de Tomba, que é um apoiador ávido da extrema-direita.

Impressiona o número de ataques, disseminação de ódio e de mentiras que a gestora e a atual gestão municipal de Santa Cruz vem sofrendo.



INFLAÇÃO DESACELERA A 0,16%, MENOR TAXA PARA MÊS DE JANEIRO EM 31 ANOS









Os preços de bens e serviços do país subiram 0,16% em janeiro, menor taxa para o mês desde 1994, ano da implantação do Plano Real. O índice representa recuo de 0,36 ponto percentual em comparação a dezembro de 2024 (0,52%) e mostra desaceleração. O Brasil, no entanto, tem inflação acumulada de 4,56% — ainda acima do teto da meta para este ano, que é de 4,50%.

O resultado do mês passado ficou dentro do esperado por analistas do mercado financeiro. As previsões da Warren Investimentos e do relatório Focus eram de alta de 0,16% e 0,15%, respectivamente, em janeiro.

Os dados fazem parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — que mede a inflação oficial do país —, divulgado nesta terça-feira (11/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, os preços da energia elétrica residencial recuaram 14,21% e exerceram o impacto negativo mais intenso (-0,55 ponto percentual) sobre o IPCA de janeiro.

Já os preços do grupo Transportes subiram 1,30% e exerceram um impacto de 0,27 ponto percentual sobre o índice, por influência das altas em passagens aéreas (10,42%) e ônibus urbano (3,84%). O grupo de Alimentos e bebidas teve seu quinto aumento consecutivo (0,96%) e contribuiu com 0,21 ponto percentual para o índice do mês.

O que é IPCA

  • Refletindo o custo de vida e o poder de compra do cidadão brasileiro, o IPCA é calculado desde 1979 pelo IBGE.
  • O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação e é usado pelo Banco Central para ajustar a taxa básica de juros, a Selic.
  • Ele mede a variação mensal dos preços na cesta de vários produtos e serviços, comparando-os com o mês anterior. A diferença entre os dois itens da equação representa a inflação do mês observado.
  • O IPCA tem por meta pesquisar dados nas cidades, de forma a englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país.
  • O índice pesquisa preços de categorias como transporte, alimentação e bebidas, habitação, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, comunicação, vestuário, artigos de residência, entre outros

Energia foi responsável pela desaceleração do IPCA em janeiro

A desaceleração do IPCA foi influenciada, principalmente, pela queda de 14,21% nos preços da energia elétrica residencial. O subitem exerceu o impacto negativo mais intenso (-0,55 ponto percentual) sobre o índice geral.

Fernando Gonçalves, gerente do IPCA, explica que “essa queda foi decorrência da incorporação do Bônus de Itaipu, creditado nas faturas emitidas em janeiro”.

A energia elétrica residencial integra o grupo da Habitação, que registrou a maior queda em janeiro (-3,08%), com impacto de -0,46 ponto percentual sobre a inflação.

Mesmo com a baixa no preço da conta de luz, outros subitens que fazem parte do grupo de Transportes tiveram alta. É o caso da taxa de água e esgoto (0,97%) e do preço médio do gás encanado (0,49%).

Dos nove grupos pesquisados pelo IBGE, cinco tiveram alta nos preços em janeiro. Segundo o IBGE, os grupos de Transportes e Alimentação e bebidas registraram as maiores altas percentuais e os maiores impactos sobre a inflação do mês passado.

Confira o resultado, por grupos, do IPCA:
  • Transportes: 1,30%;
  • Alimentação e bebidas: 0,96%;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,70%;
  • Despesas pessoais: 0,51%;
  • Educação: 0,26%;
  • Artigos de residência: -0,09%;
  • Vestuário: -0,14%;
  • Comunicação: -0,17%;
  • Habitação: -3,08%.

Veja o impacto, por grupos, na inflação em janeiro:
  • Transportes: 0,27 ponto percentual;
  • Alimentação e bebidas: 0,21 ponto percentual;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,09 ponto percentual;
  • Despesas pessoais: 0,05 ponto percentual;
  • Educação: 0,02 ponto percentual;
  • Artigos de residência: 0 ponto percentual;
  • Comunicação: -0,01 ponto percentual;
  • Vestuário: -0,01 ponto percentual;
  • Habitação: -0,46 ponto percentual.
Alimentação e Transportes seguem em alta

O grupo dos Transportes avançou 1,30% em janeiro. Em termos de impacto na inflação, exerceu influência de 0,27 ponto percentual no índice geral. O resultado foi influenciado pelas altas nos preços de passagens aéreas (10,42%) e ônibus urbano (3,84%).

O grupo Alimentação e bebidas avançou pelo quinto mês consecutivo (0,96%). A inflação dos alimentos contribuiu com 0,21 ponto percentual para o IPCA do mês passado.

Ainda nesse grupo, a alimentação no domicílio subiu 1,07%. O destaque vai para:

as altas nos preços da cenoura (36,14%), do tomate (20,27%), e do café moído (8,56%).
as quedas nos preços da batata-inglesa (-9,12%) e do leite longa vida (-1,53%).

Por outro lado, a alimentação fora do domicílio desacelerou de 1,19% (dezembro) para 0,67% (em janeiro). Tanto o lanche (0,94%) quanto a refeição (0,58%) tiveram variações inferiores às do mês anterior (0,96% e 1,42%, respectivamente).

INPC fica estável

A inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) não teve variação em janeiro. Nos últimos 12 meses até janeiro, o INPC acumula alta de 4,17%. Em dezembro, o aumento foi de 0,48%.

O índice serve de referência para o reajuste do salário mínimo e de benefícios sociais.

O INPC é um indicador que mede a variação média dos preços de um conjunto específico de produtos e serviços consumidos pelas famílias com renda entre 1 e 5 salários mínimos mensais.

A inflação para o mercado

No mais recente relatório Focus, analistas financeiros subiram pela 17ª semana consecutiva a projeção do IPCA para este ano. A estimativa para a inflação de 2025 passou de 5,51% para 5,58% nesta semana.

Para janeiro, o mercado aposta no avanço de 0,15% dos preços de bens e produtos no Brasil.

Confira as expectativas dos economistas:

  • A projeção de inflação para 2026 passou de 4,28% para 4,30%.
  • Enquanto a estimativa de inflação para 2027 continua a mesma da semana passada: 3,90%.
  • A previsão de inflação para 2028 cresceu de 3,74% para 3,78%.

Além do mercado, o próprio BC, que tem o papel de controlar o avanço da inflação por meio da taxa de juros (a Selic), informou que a meta tem 50% de chance de ser descumprida em 2025. Em relatório publicado em dezembro, a autoridade monetária avaliou que a probabilidade de a inflação estourar o teto da meta neste ano cresceu de 28% para 50%.

Meta contínua

A partir deste ano, a meta de inflação é contínua, e não mais por ano-calendário. Ou seja, o índice é apurado mês a mês. Dessa forma, se o IPCA acumulado em 12 meses ficar fora desse intervalo por seis meses consecutivos, a meta é considerada descumprida.

A adoção desse período evita a caracterização de descumprimento em situações de variações temporárias na inflação. Por exemplo, um choque em preços de alimentos que faça com que o IPCA fique fora do intervalo de tolerância por apenas alguns meses.


Em 2025, a meta de inflação é de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual, sendo 1,5% (piso) e 4,5% (teto). Ela será considerada cumprida se oscilar entre esse intervalo de tolerância.

O objetivo é estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), formado pelo Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Banco Central (BC).

Se a meta for descumprida, o Banco Central precisa divulgar carta aberta ao ministro da Fazenda — neste caso, Fernando Haddad — explicando as razões para o estouro. Isso porque a autoridade monetária tem o papel de controlar o avanço dos preços.

O BC contém a inflação por meio da taxa básica de juros, definida pelo Copom a cada 45 dias.

Meta pode ser descumprida em junho, diz BC

Na ata de janeiro, o BC também admitiu a possibilidade de a inflação acumulada em 12 meses ficar acima do teto do intervalo de tolerância da meta durante seis meses seguidos — o que caracterizaria o descumprimento da meta inflacionária em 2025.

Se a inflação continuar avançando, o valor acumulado em 12 meses permanecerá “acima do limite superior do intervalo de tolerância da meta nos próximos seis meses consecutivos“, ressalta o órgão.

Desse modo, com a inflação de junho deste ano, configurar-se-ia descumprimento da meta sob a nova sistemática do regime de metas”, destacou o Copom em trecho da ata.

Metrópoles



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

PREFEITURA DE SANTA CRUZ REALIZA REUNIÃO COM MORADORES E COM A EMPREITEIRA DA OBRA DO CANAL DO MARACUJÁ

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, promoveu nesta quinta (06) uma reunião para discutir e mostrar aos moradores do bairro do Maracujá, a atual situação da obra de drenagem do bairro.

A reunião que contou com representantes da Prefeitura, dos moradores e também da empreiteira que está executando a obra, serviu para mostrar aos moradores o andamento da obra e os próximos passos para a sua execução.

Os representantes dos moradores apresentaram sugestões paliativas, onde uma delas será atendida e as demais serão analisadas pela secretaria de obras do município, afim de mitigar os transtornos no período chuvoso e na transição entre a execução da obra e o seu término.

Além disso o SAAE, representado pelo diretor Gilvan Pontes, apresentou um projeto para resolver o problema de esgoto da região da obra, projeto esse que não tinha sido incluído na execução e que agora, com a nova gestão, será realizado pelo órgão.

O Secretário de obras, Lucas Diego, apresentou um relatório sobre a obra e explicou o trabalho da secretaria e as negociações junto a caixa econômica federal para a liberação do recurso para a continuidade e conclusão da obra.

A prefeita Aninha reforçou que a prefeitura está trabalhando junto a construtora e a caixa econômica para a liberação destes recursos e a continuidade da obra, além de garantir aos moradores a transparência nas informações junto a comunidade.



quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

COM O PREFEITO PAULINHO FREIRE DESAPARECIDO HÁ DIAS, NATAL TEM NOITE DE CAOS COM CHUVAS.

 

A noite foi de caos em Natal. As chuvas geraram transbordamento de lagoas. Avenidas ficaram interditadas com crateras abertas ou árvores que caíram. Pessoas estão ilhadas. Outras tiveram de sair de suas casas.

Natal, além disso, está às escuras. Muitos postes estão apagados, gerando ambiente de medo. Ontem, além disso, todas as viaturas da secretaria de transporte e trânsito urbano foram recolhidas. A prefeitura alega que ocorreu em decorência de troca de contrato.

Nessa ambiência, o que chama atenção é que Paulinho Freire segue desaparecido. Desde a denúncia do Ministério Público em que pediu sua cassação e inelegibilidade que ele não é mais visto. Membros de sua base de apoio, como este blog revelou, alegam que ele está em Brasília em busca de advogados para enfrentar sua situação. Não há agenda oficial.

Hoje, secretários da prefeitura se reuniram sob o comando do irmão do prefeito, o secretário Sergio Freire, mas sem a presença do prefeito. A situação é caótica e, do ponto de vista do poder público, acéfala.

O POTIGUAR



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

CONSULTA AO ABONO SALARIAL ESTÁ DISPONÍVEL. CONFIRA SE TEM DIREITO







O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) liberou, nesta quarta-feira (5/2), a consulta para os trabalhadores verificarem se têm direito ao abono salarial. Os pagamentos começam em 17 de fevereiro para nascidos em janeiro.

Para consultar o abono salarial, o trabalhador pode acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, ir na aba “Benefícios”, selecionar “Abono Salarial” e clicar em “Pagamentos” para verificar o valor, a data e o banco de recebimento.

A consulta também pode ser feita pelo portal Gov.br ou pelo telefone 158, com atendimento gratuito das 7h às 22h (de segunda a sábado), exceto feriados. Outra opção é visitar uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.

O que é o abono salarial e quem tem direito?

  • O benefício é destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração de até dois salários mínimos (R$ 2.640).
  • Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador deve ter sido informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) até 15 de maio de 2024, ou no eSocial até 19 de agosto de 2024.
  • Caso as informações tenham sido enviadas após essas datas, o benefício será pago no próximo exercício.
  • Além disso, é necessário estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos.
  • O valor do benefício varia de acordo com os meses trabalhados no ano-base, chegando até um salário mínimo.

Pagamento do abono em fevereiro

Em 2025, serão distribuídos R$ 30,7 bilhões para 24,4 milhões de pessoas que receberam até dois salários mínimos em 2023. No ano passado, o investimento foi de R$ 27 bilhões, beneficiando 25,65 milhões de trabalhadores.

Neste mês, o abono salarial será pago a 1.845.317 trabalhadores de empresas privadas, com direito ao Programa de Integração Social (PIS), por meio da Caixa Econômica Federal; e a 163.810 servidores públicos, com direito ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), pagos pelo Banco do Brasil.

O valor do benefício varia entre R$ 127 e R$ 1.518, conforme o número de meses trabalhados em 2023.

O depósito feito pela Caixa:

  1. O pagamento do abono salarial será feito por crédito em conta corrente, poupança ou Conta Digital, caso o trabalhador tenha uma dessas contas. O acesso à conta poupança social digital, aberta automaticamente pelo banco, é via aplicativo Caixa Tem.
  2. O saque também poderá ser realizado em canais como agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, e outros meios de pagamento disponíveis pela Caixa Econômica Federal.

Como será o pagamento feito pelo Banco do Brasil: 

  1. O pagamento do benefício será realizado, prioritariamente, por crédito em conta bancária, por meio de Pix, transferência via Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou, ainda, de forma presencial nas agências de atendimento.

Metrópoles



terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

O RETORNO DO SPORT CLUB SANTA CRUZ: UM NOVO CAPÍTULO PARA O FUTSAL E FUTEBOL DA REGIÃO

 

O Sport Club Santa Cruz, uma das instituições esportivas mais tradicionais do Rio Grande do Norte, anuncia oficialmente seu retorno às atividades após quase nove anos de inatividade. Em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Esportes e Lazer de Santa Cruz/RN, o clube reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do esporte na cidade e na região.

Neste primeiro momento, o foco será no futsal, modalidade na qual a equipe buscará se estruturar e competir em alto nível nos cenários estadual e regional. Paralelamente, já há planejamento para o retorno ao futebol de campo, consolidando ainda mais a história do clube no esporte potiguar.

Um dos principais pilares dessa nova fase será a valorização dos atletas da cidade e região, oferecendo oportunidades tanto para jovens talentos quanto para jogadores mais experientes que desejam contribuir para o fortalecimento do clube. Os treinos já foram iniciados no ginásio municipal, e, nas próximas horas, será anunciada oficialmente a chegada do treinador Roberto Pereira.

Além do retorno às competições, o Sport Club Santa Cruz apresenta uma identidade visual modernizada. O novo escudo preserva a essência e tradição do clube, mas traz um design atualizado, representando a evolução e o profissionalismo que marcarão esta nova etapa.

Com um planejamento estruturado, o clube busca consolidar seu papel no esporte potiguar, desenvolver atletas e buscar novas conquistas. O apoio da torcida, de parceiros e patrocinadores será fundamental para essa caminhada.

O Sport Club Santa Cruz está de volta, e com ele, a paixão e a esperança de grandes realizações para o esporte local.



segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

COM QUASE 500 ATENDIMENTOS PREVISTOS PARA ESTE MÊS, HOSPITAL MUNICIPAL ALUÍZIO BEZERRA EM SANTA CRUZ VOLTA A REALIZAR CONSULTAS AMBULATORIAIS.







A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou que o Hospital Aluízio Bezerra voltou a realizar consultas ambulatoriais! A partir desta segunda (03), os pacientes do município poderão contar com atendimento de qualidade e especializado no hospital.

Só neste este mês de fevereiro, estão previstos quase 500 atendimentos ambulatoriais, de diversas especialidades, como: Psicologia, Cardiologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Endocrinologia e Vascular, a tendência é de crescimento no número de consultas e aumento de especialidades nos próximos meses.

Essa é uma excelente notícia para toda a população, que agora terá acesso a consultas médicas de forma mais rápida e eficiente. O retorno das consultas ambulatoriais no Hospital Aluízio Bezerra representa um grande avanço na área da saúde em nossa cidade.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz reforça o compromisso em oferecer um atendimento de excelência e agradece a todos os profissionais envolvidos nesse processo. É mais um serviço de saúde retomado, para a melhoria da qualidade de vida da população.



QUAEST: LULA BATE TARCÍSIO, GUSTTAVO LIMA, EDUARDO BOLSONARO E MARÇAL EM SIMULAÇÃO DE 2026

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece favorito para a reeleição em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira que não incluiu entre os possíveis candidatos o ex-presidente Jair Bolsonaro, declarado inelegível pela Justiça Eleitoral, mas que promete buscar a candidatura no ano que vem.

De acordo com o levantamento feito pelo instituto Quaest e encomendado pela Genial Investimentos, o cantor sertanejo Gusttavo Lima, que no momento não tem filiação partidária, mas declarou publicamente sua intenção de concorrer à Presidência, é o que mais se aproxima de Lula nas simulações de um segundo turno.

Em um dos cenários simulados para primeiro turno, Lula aparece com 30% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 13%; Lima tem 12%, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) soma 11%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 9%, enquanto os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), aparecem com 3% cada. Indecisos são 5% e brancos e nulos somam 14%.

Em um cenário em que Tarcísio é substituído pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, Lula tem 28%, Lima e Marçal ficam empatados com 12%, Eduardo Bolsonaro soma 11%, Ciro tem 10%, Zema aparece com 5% e Caiado soma 3%. Indecisos são 5% e brancos e nulos 14%.

Quando Tarcísio e Eduardo Bolsonaro são retirados da simulação, Lula aparece com 32%, Marçal tem 14%, Lima soma 13%, Ciro fica com 12%, Zema soma 5% e Caiado 4%. Indecisos são 4% e brancos e nulos somam 16%.

Em um cenário em que Tarcísio, Eduardo Bolsonaro e Marçal são tirados da equação, Lula soma 33%, Lima aparece com 18%, Ciro tem 13%, Zema fica com 8%, Caiado soma 4%, indecisos são 5% e brancos e nulos somam 19%.

Nas simulações de segundo turno, Lula mantém liderança, e o cantor sertanejo aparece como rival que chega mais próximo do petista.

Contra Lima, Lula venceria por 41% a 35%. Num duelo contra Eduardo Bolsonaro, o petista venceria por 44% a 34%, mesmo placar que o atual presidente registra contra Marçal. Numa disputa com Tarcísio, o presidente seria reeleito por 43% a 34%. O duelo com Zema seria vencido por Lula por 45% a 28%, enquanto Caiado seria derrotado por 45% a 26%.

A pesquisa entrevistou 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual.

UOL



APÓS DÉCADAS, PREFEITURA DE SANTA CRUZ INICIA CADASTRO DE AGRICULTORES PARA CORTE DE TERRA

 


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz inicia nesta segunda (03) o cadastramento de agricultores do município para ofertar o corte de terra.

O agricultor pode comparecer a secretaria de agricultura do município e fazer o cadastro, basta levar dados como CPF, RG, Localidade, CAF (Se tiver) e tamanho da propriedade.

Promessa de campanha da campanha de Aninha e Nielmo para a Prefeitura de Santa Cruz, a oferta do corte de terra para agricultores do município começa a se tornar realidade.