terça-feira, 26 de agosto de 2025

FESTIVAL MAESTRO FELINTO LÚCIO DANTAS CHEGA A 15ª EDIÇÃO EM SANTA CRUZ

Foto: FChagas












Reconhecido como um dos maiores encontros de valorização das bandas de música e filarmônicas do Nordeste, o Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas chega à 15ª edição em Santa Cruz (RN). De 27 a 31 de agosto, o evento reúne programação diversificada com o tema “Do sertão ao Sagrado: Onde a música encontra a fé”.

A iniciativa, da Associação Musical de Santa Cruz (Assomusc), reúne oficinas, debates, recitais e concertos, estimulando a formação técnica de músicos e regentes, a integração cultural e a preservação de uma tradição que há décadas enriquece o patrimônio imaterial da região.

Entre os destaques desta edição, estão 10 oficinas de instrumentos de sopro, percussão e regência, ministradas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN – campus Santa Cruz); recitais, concertos e o aguardado Encontro de Bandas de Música e Filarmônicas, no Teatro Municipal Candinha Bezerra.

A programação também inclui desfiles pelas ruas da cidade e uma Alvorada Festiva, com banda formada por 50 alunos residentes, celebrando a troca de experiências e o talento de jovens músicos.

O evento deve reunir mais de 1.700 pessoas, entre músicos, regentes, estudantes, professores e público em geral. Só para o Encontro de Bandas, são esperados cerca de 400 músicos e mais 800 espectadores nos dois dias de apresentações.

O festival é realizado desde 2010 sem interrupções. Durante a pandemia, em 2020 e 2021, as edições foram virtuais, oportunizando a participação de estudantes em outros países.

O formato e a estrutura são pontos que contribuem para a longevidade do festival. A maioria dos encontros dessa natureza são realizados em um único dia. O nosso, em dois. O teatro oferece uma estrutura adequada e conforto. A qualidade das bandas que se apresentam também é um fator importante.”, acredita o idealizador, Camilo Dantas, membro da Assomusc e maestro da Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União da cidade de Santa Cruz/RN – BMMJRPU.

Homenagem e legado

O evento reafirma o papel das bandas de música como espaços de formação, inclusão social e difusão cultural, perpetuando o legado de Felinto Lúcio Dantas, cuja obra segue inspirando novas gerações e fortalecendo a identidade cultural potiguar.

"O festival mantém viva a memória do maestro Felinto Lúcio, ícone da cultura de bandas de música em nosso estado. O festival tem um alcance regional, no Nordeste, e desperta o interesse de estados vizinhos em participar. Isso ajuda também a promover o intercâmbio entre as bandas daqui e as de fora”, comenta Camilo Dantas, ao destacar ainda que os professores que realizam as ações formativas são referências nacionais em seus respectivos instrumentos, oferecendo ensino de alta qualidade para os participantes.

Ações formativas: 


Encontro de Bandas:


Veja teaser do evento:


Serviço | Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas

Datas: de 27 a 31 de agosto

Local: Santa Cruz/RN (Teatro Candinha Bezerra, IFRN campus Santa Cruz, Facisa/UFRN, Escola Estadual Prof. Francisco Dias Ribeiro)

Evento gratuito. 



quinta-feira, 21 de agosto de 2025

PELA 6ª VEZ CONSECUTIVA, NATÁLIA BONAVIDES É ELEITA MELHOR DEPUTADA FEDERAL DO RN













A petista Natália Bonavides foi eleita pela sexta vez consecutiva na votação popular como a melhor deputada federal do Rio Grande do Norte na 18ª edição do Prêmio Congresso em Foco, cujo resultado foi anunciado na noite de quarta-feira (20) em Brasília (DF). Desde 2020, a parlamentar figura em primeiro lugar na bancada potiguar na premiação que é considerada a mais importante da política nacional.

Em publicação nas redes sociais, Natália se disse “honrada” em receber o prêmio novamente. “Mais uma vez ficamos em 1º lugar no Prêmio Congresso em Foco como melhor parlamentar da bancada potiguar na Câmara [dos Deputados] pela votação popular. Muito obrigada a todos que votaram e que dedicam suas vidas a construir nosso mandato com a gente. Esse prêmio é nosso”, escreveu.

A deputada também afirmou que “o mais importante desse prêmio é o reconhecimento do nosso trabalho pelo povo potiguar”.

Foi o povo que votou e elegeu o nosso mandato como o melhor do Rio Grande do Norte. Ficamos muito felizes com o resultado. Isso nos dá ainda mais energia para continuar trabalhando para melhorar a vida do povo do RN”, comentou a parlamentar, que foi a mais votada nas eleições de 2022.

Em 2021, além de ficar em primeiro lugar como a melhor deputada federal do Rio Grande do Norte, Natália também foi eleita pela votação popular como a segunda melhor parlamentar do Nordeste, consolidando sua projeção como umas das novas lideranças regionais e nacionais do PT.

Em 2024, a deputada levou o PT ao segundo turno das eleições municipais em Natal, o que não acontecia desde 1996.

Naquele ano, o partido chegou pela primeira vez ao segundo turno na capital potiguar com a governadora Fátima Bezerra, à época deputada estadual, que disputou o cargo contra a ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria (1945-2017).

Depois das eleições de 2024, Natália teve seu nome especulado como possível candidata a governadora ou a senadora, mas a parlamentar reafirmou que disputará a reeleição para a Câmara dos Deputados.

Congresso em Foco

O Prêmio Congresso em Foco foi criado em 2006 com o objetivo de reconhecer o trabalho de deputados federais e senadores que se destacam pela atuação ética, em defesa de bandeiras como boa governança, direitos humanos, interesse público e transparência.

Os vencedores são escolhidos de três formas diferentes: voto popular pela internet, avaliação de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e análise de um júri especializado da sociedade civil, que considera critérios técnicos como presença, qualidade das proposições e capacidade de articulação.

As categorias vão desde os melhores da Câmara e do Senado até áreas específicas ligadas a desafios nacionais, como Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Diplomacia Cidadã.

Pela primeira vez foram premiados os parlamentares mais bem avaliados na votação popular de cada umas das 27 unidades da União.

O Congresso em Foco ainda não divulgou os vencedores das categorias regionais pela votação popular, que ele os cinco deputados e três senadores mais votados em cada uma das cinco regiões do país – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

A cerimônia de entrega aconteceu no Teatro Nacional Cláudio Santoro – Sala Martins Pena, na capital federal, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Congresso em Foco.

O prêmio é realizado com apoio de organizações da sociedade civil e da iniciativa privada. A edição de 2025 reforçou o caráter histórico ao convidar todos os parlamentares a participarem, não apenas os premiados, como forma de valorizar a política em sua essência.

Agência Saiba Mais



quinta-feira, 14 de agosto de 2025

APÓS ALEGAÇÕES FINAIS, BOLSONARO E MAIS SETE RÉUS DEVEM IR A JULGAMENTO ATÉ O FIM DO ANO











O processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado chegou à fase final das alegações no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação está agora nos últimos trâmites antes do julgamento, que definirá se os réus serão condenados ou absolvidos.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os acusados fazem parte do “núcleo crucial” que teria atuado para derrubar o governo eleito. Bolsonaro é apontado pelo órgão como “principal articulador, maior beneficiário e autor dos atos mais graves voltados à ruptura do Estado Democrático de Direito”.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o julgamento deve ocorrer na Primeira Turma do STF ainda neste semestre, com expectativa para setembro.

Após as alegações finais, o relator pode solicitar a produção de novas provas consideradas essenciais. Em seguida, elabora um relatório com os principais pontos da ação.

A data do julgamento será marcada pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. No dia da análise, o procedimento seguirá o rito padrão: apresentação do relatório, depoimento de eventuais testemunhas, manifestações da acusação e defesa (com até uma hora cada, prorrogáveis) e, por fim, a votação dos ministros. A decisão será por maioria — no mínimo, três votos.

Tanto a condenação quanto a absolvição poderão ser contestadas com recursos no próprio STF.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou nesta quarta-feira 13 ao Supremo Tribunal Federal (STF) as alegações finais na ação penal que apura a chamada trama golpista.

Agora RN



quarta-feira, 13 de agosto de 2025

“A EXTREMA DIREITA ESCOLHEU SEU LADO: O DA CORRUPÇÃO E DO PRIVILÉGIO”, AFIRMA NATÁLIA.










A deputada federal Natália Bonavides (PT) foi as redes sociais denunciar as prioridades da extrema direita no Congresso Nacional.

Ela cita as propostas para regulação das redes sociais na sequência das denúncias feitas pelo influenciador Felca que expôs a adultização de crianças.

O que é prioridade? Proteger crianças de crimes digitais ou salvar deputados corruptos? Anistia ou isenção de IR e tributação dos mais ricos? Parece absurdo, mas é esse o ‘debate’ na Câmara esta semana. A extrema direita escolheu seu lado: o da corrupção e do privilégio!”, disparou.

Na semana passada, um grupo de deputados bolsonaristas realizou um motim para colocar em votação o projeto de anistia para os envolvidos na trama golpista de Jair Bolsonaro (PL) e o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Da bagunça, saiu a promessa de se aprovar uma proposta que acaba com a prerrogativa de foro e a necessidade de autorização dos deputados e senadores para realizar investigações, que ganhou o apelido de “Pacote da Impunidade”.

Blog do Barreto




segunda-feira, 11 de agosto de 2025

QUATRO MUNICÍPIOS DO RN SÃO IMPEDIDOS DE RECEBER EMENDAS PIX POR FALTA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou neste domingo (10) a lista dos entes federativos que terão o repasse de emendas individuais de transferência especial, conhecidas como emendas PIX, bloqueado no primeiro ciclo de 2025. No Rio Grande do Norte, os municípios de Serrinha dos Pintos, Serra de São Bento, Extremoz e João Câmara estão entre os impedidos.

A restrição atinge as cidades que não apresentaram plano de trabalho ou não prestaram contas dos repasses anteriores até 29 de julho.

A medida é resultado de uma cobrança do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), por mais transparência na aplicação dessas verbas. A atuação do STF levou à aprovação, pelo Congresso Nacional, de regras mais rigorosas para fiscalização, reforçadas pela Lei Complementar nº 210/2024.

Enquanto os municípios mantiverem pendências no sistema Transferegov.br, não poderão receber novos recursos por meio das emendas PIX.

Agora RN



segunda-feira, 4 de agosto de 2025

ÚNICA POTIGUAR ELEITA DUAS VEZES COM MAIS DE 1 MILHÃO DE VOTOS, FÁTIMA BEZERRA DESPERTA O ÓDIO DA OPOSIÇÃO



















O que tem a governadora Fátima Bezerra, que causa tanto ódio à oposição?

Votos.

Claro que a roda gira, a história muda ou pode mudar, mas hoje, seguindo a lógica dos números, o que faz a oposição esbravejar e até negar a existência de Fátima, é a história dela como política.

E todo político que tem votos causa ódio em quem não tem, ou em quem tem menos. Principalmente se quem estoura na urna é uma mulher, não tem sobrenome e não se envolveu em esquemas para se eleger.

Fátima tem um marco que é só dela: única política do Rio Grande do Norte eleita duas vezes seguidas com mais de um milhão de votos.

Foi assim no segundo turno de 2018, quando se elegeu governadora com 1.022.910 votos, e logo no primeiro turno em 2022, quando se reelegeu com 1.066.496, cravando a marca da política mais votada da história do Rio Grande do Norte.

Nenhum governador potiguar chegou a um milhão de votos. A maior votação foi de Robinson Faria em 2014, com pouco mais de 877 mil. Só Garibaldi Filho tinha a marca de um milhão, quando se elegeu senador em 2010 com 1.042.272 votos. Um pouco menos do que Fátima somou na reeleição.

Fátima Bezerra também estourou a bolha da Câmara Federal. Tem hoje a marca de única eleita com mais de 220 mil votos. Foi em 2010, quando o deputado João Maia também estourou dos 200 mil, com pouco mais de 217 mil votos. Menos do que Fátima.

Fora Fátima e João Maia, nenhum deputado federal do RN até hoje chegou a 200 mil votos. Fora Fátima e Garibaldi, nenhum politico potiguar chegou a 1 milhão de votos Fora Fátima Bezerra, nenhum político do Rio Grande do Norte se elegeu duas vezes seguidas com mais de um milhão de votos.

Daí o ódio…

Confira o histórico eleitoral de Fátima Bezerra, a partir da chegada à Câmara Federal, depois de ter passado pela Assembleia Legislativa. Em 2002 se elegeu deputada federal como a mais votada do Rio Grande do Norte, com 161.875 votos. Em segundo ficou Álvaro Dias com pouco mais de 138 mil votos e Iberê Ferreira com pouco mais de 103 mil. Os demais eleitos não chegaram a 100 mil.

Em 2006 Fátima foi reeleita: a sexta mais votada mas mantendo a marca de mais de 100 mil votos. Em 2010 reagiu, e foi quando estourou, sendo a mais votada de novo, e dessa vez com 220.355 votos, seguida de João Maia com pouco mais de 217 mil. Os demais permaneceram na casa dos 100 mil pra baixo.

Em 2014, disputando a única vaga do Senado, derrotou Wilma de Faria, apesar das pesquisas apontarem a vitória da ex-governadora. Fátima teve 808.055 votos e Wilma 636.896. Em 2018 disputou o governo, quando o então governador Robinson Faria, com menos de 200 mil votos, sequer foi para o segundo turno. Fátima teve quase 750 mil e foi para o segundo turno com Carlos Eduardo, que ficou com pouco mais de 525 mil.

No segundo turno, estourou a bolha como única governante do RN a obter mais de um milhão de votos, se elegendo governadora com 1.022.910 votos.

Em 2022, desacreditada pela direita bolsonarista, que durante 4 anos fez de tudo para destruir Fátima Bezerra e sua gestão, ela fez mais: se reelegeu no primeiro turno, mantendo o estouro da bolha de mais de um milhão de votos. O TRE contabilizou 1.066.496 votos contra apenas pouco mais de 400 mil de Fábio Dantas.

A história é quem conta porque Fátima é tão odiada. Não pelos eleitores, claro.

Thaisa Galvão