O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) indicou o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado no município de Santa Cruz, para concorrer ao Prêmio Dr. Pinotti, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais que se destacam na promoção da saúde da mulher. Ao justificar a indicação, o parlamentar afirmou que o hospital “é referência na atenção integral à saúde da mulher e da criança, com destaque para a assistência materno-infantil, apresentando indicadores relevantes no que se refere às boas práticas de atenção ao parto e nascimento, conforme os parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde (MS)”.
Fundado em 1952, o hospital passou a pertencer à Universidade Federal do RN (UFRN) em 1966. É gerido atualmente pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSRH), integra a Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e já conquistou diversos prêmios pelo trabalho de promoção do acesso e de qualificação dos serviços de saúde da mulher.
Para a diretora do HUAB, Cláudia Dantas Rubim, a premiação significa o reconhecimento da “importante missão de formação e assistência à saúde da mulher e da criança”. Em 2022, segundo ela, o hospital realizou 120 mil exames, consultas e procedimentos ambulatoriais, 1.300 cirurgias ambulatoriais e hospitalares e 5.012 internamentos hospitalares.
O hospital atende, hoje, 65 municípios do RN. Dentre os servidos oferecidos à mulher, o hospital realiza o acolhimento e classificação de risco; assistência em suítes privativas no pré-parto, parto e pós-parto; cirurgias eletivas; ambulatório especializado; ultrassonografia 24 horas; cirurgia por alta frequência; mamografia com tecnologia avançada; cirurgias por videolaparoscopia; pré-natal de alto risco e leitos de gestação para o alto risco; assistência às mulheres e crianças vítimas de violência sexual; UTI neonatal, dentre outros.
O HUAB também possui quatro programas de residência médica e uma residência multiprofissional em saúde. De acordo com a diretora, em abril deve ser inaugurada a Casa da Gestante Bebê e Puérpera e o Centro de Parto Normal (CPN), com vistas a fortalecer a assistência obstétrica.
O Prêmio
Os vencedores do prêmio serão escolhidos por um Conselho Deliberativo, formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. A escolha se dará por voto direto. Os cinco indicados mais votados serão os agraciados do ano com os diplomas de menção honrosa. A divulgação do resultado será no dia 19 de abril.
Concedido desde 2010, o prêmio leva o nome do médico ginecologista, professor universitário e ex-deputado federal José Aristodemo Pinotti. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), onde construiu parte significativa de sua carreira, ele foi autor de mais de 1.300 publicações, entre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros.
Deputado federal por três mandatos, dedicou esforços a melhorar o acesso à saúde pública e o atendimento à população, em especial a feminina. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário