terça-feira, 25 de junho de 2024

EMPRESÁRIA CLEIDE ARAÚJO ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DO MDB EM SANTA CRUZ










A empresária Cleide Araújo assumirá nos próximos dias a presidência municipal do (MDB), que atualmente é presidido pelo ex-prefeito Péricles Rocha.

O movimento político tem como objetivo fortalecer ainda mais a pré-candidatura de sua filha, Aninha, e do empresário Nielmo.

Com este movimento, Cleide mostra que participará ativamente da campanha, e poderá ser um grande diferencial para a chapa de oposição.

O xadrez político segue movimentado.

Michael Pontes



terça-feira, 11 de junho de 2024

PF DESCOBRE VÍDEO COM NOVA JOIA NEGOCIADA POR EMISSÁRIOS DE BOLSONARO









Durante a operação que investiga as joias recebidas pelo então presidente Jair Bolsonaro, a Polícia Federal identificou, nos Estados Unidos, um vídeo mostrando uma nova peça negociada por emissários. As informações são da CNN. Suspeita-se que o item também tenha sido um presente recebido por Bolsonaro durante o mandato como presidente da República, do qual ele teria se apropriado ilegalmente.

Os investigadores vão colher novos depoimentos para identificar os detalhes da operação comercial, bem como a procedência e o destino da peça, que até então não estava entre os itens investigados de Bolsonaro.

Um dos nomes que deverão ser chamados para depor é o tenente-coronel Mauro Cid, que figura como delator.

As evidências levantadas pela Polícia Federal mostram que Bolsonaro chegou a ser informado e aprovou algumas operações de comercialização das joias nos Estados Unidos.

A apuração sobre as joias recebidas da Arábia Saudita, relacionada ao ex-presidente, deve ser finalizada neste mês, com o indiciamento de Bolsonaro.

De acordo com o jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid disse que desconhecia a existência de uma nova joia do ex-presidente da República que teria sido negociada nos Estados Unidos.

Cid comentou, ainda, que a joia poderia ter sido vendida por algum parente de Bolsonaro, e não diretamente pelo ex-presidente.




ARRAIAL DA PAULO AFONSO REVELA DISTANCIAMENTO DO GRUPO TOMBISTA DA POPULAÇÃO.










No Arraial da Paulo Afonso, o distanciamento do grupo tombista da população ficou evidente, especialmente em relação ao deputado Tomba. A chegada do grupo tombista ao evento não conseguiu empolgar os presentes, contrastando com a recepção calorosa que Cleide Araújo e sua filha, Aninha, pré-candidata a prefeita contra Fernanda, receberam.

A presença de Cleide e Aninha no evento foi marcada por uma movimentação significativa, destacando a popularidade e o apoio crescente à sua pré-candidatura. A receptividade positiva de Cleide na Paulo Afonso sublinha uma mudança no cenário político local, onde a oposição parece ganhar força e o grupo tombista enfrenta desafios para reconquistar a confiança do eleitorado. 

A diferença de entusiasmo entre as recepções dos dois grupos sinaliza uma reviravolta potencial nas próximas eleições municipais em Santa Cruz.

Blog Santa Cruz RN



PROGRAMAÇÃO: LAJES PINTADAS JUNINA 2K24!


Acontecerá de 11 a 15 de junho, o Lajes Pintadas-RN Junina 2024. O evento reúne 14 atrações, nomes como: 

TERÇA-FEIRA 11/06

Hugo e Kleber
Erivan Nascimento

QUARTA-FEIRA 12/06

Edy Pressão
Titi dos Teclados
Gabriel Potiguar

QUINTA-FEIRA 13/06

Welgton Gomes
Adinho dos Teclados
kamarguinho

SEXTA-FEIRA 14/06

Messias Paraguai
Maryna
Giullian Monte

SÁBADO 15/06

Arnaldinho Neto
Tales Paly
Placílio Diniz 

A Prefeitura Municipal de Lajes Pintadas, tem a alegria de te convidar para o melhor e maior São João de todos os tempos: LAJES PINTADAS JUNINA 2K24!  

Um São João que é feito pra todos(as), preparado com muito AMOR E CARINHO. Por isso na sua agenda não tem como ter outro destino a não ser o Lajes Pintadas Junina. Vem, estamos esperando por vocês!

 

segunda-feira, 10 de junho de 2024

PROGRAMAÇÃO: VEM AÍ O SÃO JOÃO DO POVO 2024 EM SÃO BENTO DO TRAIRI



Uma realização da Prefeitura Municipal de São Bento do Trairí.

Prepare-se para três dias de muita cultura, música e animação! Confira a programação oficial:

DIA 21/SEXTA-FEIRA:

Artistas da Terra:
- Trio Chama na Bota
- Jadson DT
- Jotta 10

Intervalos:
- Reinaldo Neto

Principais:
- Jarly Almeida
- Circuito Musical
- Samia Maya

DIA 22/SÁBADO:

Artistas da Terra:
- Santos do Acordeon e Banda

Intervalos:
- JP Forrozado

Principais:
- Forrozão Tropicália
- Giannini Alencar
- Kamarguinho

DIA 23/DOMINGO:

Artistas da Terra:
- Hudson Cantor
- Jully Vlana
- Carlinhos Forrozeiro

Intervalos:
- Gerliane Souza
- Pedro e Erick

Principais:
- Banda Encantus
- Guga Playboy
- Hugo e Heitor

Venha festejar com a gente e viver a alegria do São João!



Contra Moraes e Lula, bolsonaristas fazem ato esvaziado na Paulista










Um grupo de manifestantes bolsonaristas se reuniu na Avenida Paulista, neste domingo (9/6), para pedir o impeachment do presidente Lula (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

O ato ocorreu em frente ao vão livre do Masp e não reuniu gente o suficiente para preencher o quarteirão que fica entre as ruas Plínio Figueiredo e Professor Otávio Mendes, vias que ladeiam o museu.

A manifestação foi convocada nas redes sociais por expoentes bolsonaristas,como os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS). No entanto, outros nomes de peso, como o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não aderiram ao chamado e sequer manifestaram apoio à mobilização.

Vestindo uma camiseta com os dizeres “impeachment de Alexandre de Moraes já”, Van Hattem subiu no trio elétrico para agradecer a presença dos manifestantes e dizer que o ato deste domingo marcou o “reinício das manifestações cívicas de quem não tem medo”, em referência aos atos de junho de 2013 e aos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT), entre 2015 e 2016.

“Xandinho”

O deputado gaúcho, ao ouvir grito de “fora, Xandão”, ironizou o apelido dado ao ministro do STF.

Apesar de eu achar que não é Xandão coisa nenhuma. É Xandinho, porque quem usa do seu poder para abusar dele de forma ilegal, inconstitucional e imoral, é Xandinho, é pequeno, é minúsculo”, disse.

Também esteve presente no ato a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo partido Novo, a economista Marina Helena. Assim como seu correligionário Van Hattem, ela também vestia uma camisa pedindo pelo impeachment de Moraes.

Metrópoles



sexta-feira, 7 de junho de 2024

PROJETO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO RN É APROVADO POR UNANIMIDADE PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 


Por unanimidade, o projeto de lei que aborda a Política de Educação em Tempo Integral na rede estadual de ensino foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira 6. A proposta, de autoria do Executivo e que deve ser sancionado pela governadora Fátima Bezerra (PT) em breve, tem por objetivo reduzir a evasão escolar no Estado e integra uma política educacional em âmbito federal.

Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Francisco do PT, a proposta também deve promover a aprendizagem contínua na rede estadual, demonstrando o comprometimento gradual e sistêmico da gestão com a melhoria dos índices educacionais.

Dar as condições para que esse tipo de ensino possa acontecer é fundamental para que possamos entregar aos nossos jovens educação de qualidade, que ofereça muito mais do que o ensino regular. Portanto, fico muito feliz com essa aprovação no dia de hoje”, disse o parlamentar.

Francisco, relator do projeto na Comissão de Educação, onde é presidente, esclareceu que o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira tramitou em tempo normal em todas as comissões temáticas da Casa, desde o início do mês de abril, “sem receber nenhuma emenda”.

Além disso, a iniciativa segue uma política de âmbito nacional, compreendendo estratégias de assistência técnica e financeira, cujo objetivo é o de induzir os gestores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal à adoção das medidas governamentais necessárias para a criação de matrículas em tempo integral em todas as redes e sistemas de ensino.

Conforme o texto do projeto, o ensino por tempo integral é caracterizado por uma “estrutura de funcionamento de uma escola que tem uma jornada escolar ampliada de, no mínimo sete horas e o máximo de nove horas”. No caso específico da educação em tempo integral para o ensino médio, a proposta determina que ele deve ter dimensão politécnica, promovendo ciência, tecnologia, trabalho e cultura, efetivando assim a ideia de ensino médio integrado.

Agora RN



TENSÃO NO TOMBISMO: PROBLEMAS INTERNOS E REJEIÇÃO POPULAR ESTÃO CRIANDO UMA CRISE

 

Nos bastidores do tombismo, o sinal vermelho foi aceso devido à rejeição popular enfrentada por Dra. Fernanda e Nogueira e ao mesmo tempo a recepção positiva da população com Aninha de Cleide e Nielmo Ferreira têm preocupado.

A recepção negativa nas ruas, especialmente no último mês, tem preocupado os líderes do grupo. Além disso, problemas internos têm se intensificado, com vereadores buscando apoio de outros deputados estaduais, criando tensão dentro do grupo.

A disputa acirrada entre vereadores do PL pela mesma base eleitoral agrava a situação, gerando uma verdadeira guerra interna. Essas dificuldades refletem um cenário de incerteza e desafios para a campanha, exigindo uma reavaliação estratégica para contornar a crise.

Blog Santa Cruz/RN



quinta-feira, 6 de junho de 2024

RN tem três deputados investigados ou réus criminais; são 111 no Brasil









Em um levantamento realizado pelo portal Congresso em Foco foram identificados um total de 111 deputados federais que são investigados ou réus criminais em processos na justiça, sendo três deles eleitos pelo Rio Grande do Norte: General Girão (PL), João Maia (PP) e Robinson Faria (PL).

O levantamento foi realizado a partir de consultas públicas aos sites do Tribunal Superior Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aos seis Tribunais Regionais Federais (TRF’s) e aos Tribunais de Justiça estaduais. Segundo o portal, é possível que haja processos não listados pela reportagem por transcorrerem em segrego de justiça ou por não estarem disponíveis no sistema eletrônico da Justiça. Além disso, não foram incluídas as ações por improbidade administrativa que, nesse caso, correm em vara cível.

Os processos

No caso do General Girão, foi identificado um processo que corre no STF (nº 0001931-46.2023.1.00.0000). Segundo a assessoria de imprensa do deputado, trata-se do inquérito aberto devido aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O parlamentar não quis se manifestar sobre o assunto.

Já contra o deputado João Maia foi identificada uma ação penal (nº 0809474-73.2018.4.05.8400) no TRF5 por crimes na lei de licitações, lavagem, peculato corrupção ativa e passiva; e um inquérito policial no TRF3 (nº 0000025-17.2020.4.03.6103) por crimes contra o sistema financeiro nacional. Procurada pela Agência Saiba Mais, a assessoria de imprensa do parlamentar não conseguiu falar com ele até a publicação da matéria.

O ex-governador Robinson Faria é o que apresenta o maior número de processos, num total de seis. No Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) ele responde aos processos nº 0101999-97.2019.8.20.0001 e nº 0109426-48.2019.8.20.0001 por peculato. Além disso, há um processo (n º 0116214-15.2018.8.20.0001) no mesmo Tribunal por lavagem ou ocultação de bens oriundos de corrupção.

Já no TSE, o deputado responde a um processo (nº 0600004-20.2020.6.20.0002) por falsificação ou alteração de documento público para fins eleitorais.

O parlamentar ainda tem no TJRN um inquérito contra ele (nº 0803751-93.2022.8.20.5001) por abandono de função e mais um (processo nº 0827650-57.2021.8.20.5001) por peculato.

A Agência Saiba Mais também procurou a assessoria de imprensa do parlamentar, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Agência Saiba Mais



quarta-feira, 5 de junho de 2024

'PEC da privatização das praias' foi rechaçada até pela área técnica do governo Bolsonaro

 

A proposta de emenda à Constituição conhecida como 'PEC das Praias', que facilita a privatização de áreas costeiras da União, foi alvo de duras críticas em 2022 até pela área técnica do governo Jair Bolsonaro (PL). A SPU (Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União), vinculada ao Ministério da Economia de Paulo Guedes, emitiu uma manifestação técnica alertando que a aprovação da PEC poderia resultar na "maior transferência de patrimônio público para o privado que se tem notícia na história".

Durante a votação na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022, a liderança do governo orientou os parlamentares a votarem contra a proposta. Técnicos de vários ministérios do governo Bolsonaro trabalharam nos bastidores para barrar a aprovação do texto. Apesar disso, o PL, partido de Bolsonaro, orientou seus membros a favor da PEC, resultando em uma aprovação ampla: 377 votos a favor contra 93, muito além dos 308 necessários para alterar a Constituição.

A manifestação da SPU destacou que os terrenos de marinha em áreas urbanas representam cerca de 80% do valor patrimonial imobiliário da União, correspondendo a cerca de R$ 157 bilhões. No entanto, apenas 20% desses terrenos estão demarcados. A PEC, se aprovada, poderia interromper o processo de demarcação e transferir esses imóveis para o domínio privado, com valor estimado superior a R$ 1 trilhão.

O documento também sublinhou que conglomerados financeiros e empresas multinacionais seriam os principais beneficiados, em detrimento de inúmeros contribuintes que poderiam postular essas áreas. A renúncia de ativos poderia alcançar R$ 3,2 trilhões.

Em 2023, a PEC recebeu dois pareceres favoráveis do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho de Jair Bolsonaro e hoje relator do projeto. Contudo, a proposta não foi votada. Recentemente, o tema voltou a ganhar força após uma audiência pública realizada em 27 de maio.

A manifestação de 2022 da SPU finalizou afirmando que a PEC não deveria prosseguir devido aos potenciais impactos negativos tanto para a União quanto para a população brasileira. "A gestão do patrimônio público da União, que pertence a todos os cidadãos, não pode ser objeto de benesse a um pequeno contingente da população em detrimento dos demais", concluiu o documento.

Brasil 247



terça-feira, 4 de junho de 2024

PIB cresce 0,8% no primeiro trimestre de 2024










Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB brasileiro cresceu 2,5%

No primeiro trimestre de 2024, o PIB cresceu 0,8% frente ao quarto trimestre de 2023, na série com ajuste sazonal. Pela ótica da produção, os destaques foram Serviços (1,4%) e Agropecuária (11,3%), enquanto a Indústria ficou estável (-0,1%).

O PIB totalizou R$ 2,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024, sendo R$ 2,4 trilhões referentes ao Valor Adicionado a preços básicos e R$ 361,1 bilhões aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios. No mesmo período, a taxa de investimento foi de 16,9% do PIB, abaixo dos 17,1% registrados no primeiro trimestre de 2023. Já a taxa de poupança foi de 16,2%, ante 17,5% no mesmo trimestre de 2023.

Em relação ao 1º trimestre de 2023, o PIB avançou 2,5%. A Indústria (2,8%) e os Serviços (3,0%) avançaram no período, enquanto a Agropecuária (-3,0%) recuou.

PIB cresce 0,8% ante o trimestre imediatamente anterior - O PIB apresentou crescimento de 0,8% na comparação do primeiro trimestre de 2024 contra o quarto trimestre de 2023, na série com ajuste sazonal. Pela ótica da produção, destaca-se o crescimento dos Serviços (1,4%). Também houve alta na Agropecuária (11,3%) ao passo que a Indústria (-0,1%) se manteve estável.

Dentre as atividades industriais, houve queda nas atividades de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-1,6%), Construção (-0,5%) e Indústrias Extrativas (-0,4%). Já a Indústria de Transformação (0,7%) teve desempenho positivo.

Nas atividades de Serviços houve crescimento em Comércio (3,0%), Informação e comunicação (2,1%), Outras atividades de serviços (1,6%), Atividades imobiliárias (1,0%) e Transporte, armazenagem e correio (0,5%). Por outro lado, houve estabilidade nas atividades de Intermediação financeira e seguros (0,0%) e Administração, saúde e educação pública (-0,1%).

Pela ótica da despesa, a Despesa de Consumo das Famílias (1,5%) e a Formação Bruta de Capital Fixo (4,1%) se expandiram, enquanto a Despesa de Consumo do Governo (0,0%) registrou estabilidade.

Quanto ao setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram variação positiva de 0,2% ao passo que as Importações de Bens e Serviços cresceram 6,5%.

Frente ao 1º tri de 2023, PIB cresce 2,5% - Na comparação com o primeiro trimestre de 2023, o PIB cresceu 2,5% no primeiro trimestre de 2024. O Valor Adicionado a preços básicos subiu 2,3% e os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios avançaram em 3,4%.

Entre as atividades, a Agropecuária recuou 3,0% em relação a igual período do ano anterior. Apesar da contribuição positiva da Pecuária, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA/IBGE), alguns produtos agrícolas, cujas safras são significativas no primeiro trimestre, apresentaram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade: soja (-2,4%), milho (-11,7%), fumo (-9,6%), e mandioca (-2,2%).

A Indústria cresceu 2,8%. As Indústrias Extrativas (5,9%) registraram o melhor resultado, sendo afetadas pela alta tanto da extração de petróleo e gás como de minério de ferro. Houve destaque também na atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (4,6%), com destaque para o consumo residencial.

A Construção (2,1%), por sua vez, teve a segunda alta consecutiva corroborada pelo aumento da ocupação na atividade e da produção dos insumos típicos. A Indústria de Transformação (1,5%) teve o menor crescimento nessa comparação, puxada pela alta na fabricação de coque e produtos derivados de petróleo e biocombustíveis; produtos alimentícios e bebidas.

O setor de Serviços cresceu 3,0% ante o mesmo período de 2023, com altas em todas as suas atividades: Outras atividades de serviços (4,7%), Informação e comunicação (4,6%), Atividades Imobiliárias (3,9%), Comércio (3,0%), Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (2,5%), Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,3%), Transporte, armazenagem e correio (0,4%).

No primeiro trimestre de 2024, tanto a Despesa de Consumo das Famílias (4,4%) quanto a Despesa de Consumo do Governo (2,6%) tiveram alta ante o primeiro trimestre de 2023.

A Formação Bruta de Capital Fixo avançou 2,7% no primeiro trimestre de 2024, apresentando alta após três quedas consecutivas. O crescimento das importações de bens de capital, o desempenho positivo da construção e o aumento do desenvolvimento de sistemas suplantaram a queda na produção interna de bens de capital.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços apresentaram alta de 6,5%, enquanto as Importações de Bens e Serviços avançaram 10,2% no primeiro trimestre de 2024.

PIB acumula alta de 2,5% em quatro trimestres, frente ao mesmo período de 2023 - O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em março de 2024 apresentou crescimento de 2,5% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esta taxa resultou do avanço de 2,6% do Valor Adicionado a preços básicos e de 2,0% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. O resultado do Valor Adicionado neste tipo de comparação decorreu dos seguintes desempenhos: Agropecuária (6,4%), Indústria (1,9%) e Serviços (2,3%).

Dentre as atividades industriais, as Indústrias Extrativas (8,2%) e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (5,9%) apresentaram crescimento, enquanto a Construção (-0,3%) e a Indústria da Transformação (-0,6%) recuaram.

Nos Serviços, houve resultados positivos em todas as atividades: Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (5,7%), Atividades imobiliárias (3,2%), Outras atividades de serviços (2,7%), Informação e comunicação (2,3%), Transporte, armazenagem e correio (1,6%), Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,3%) e Comércio (1,0%).

Na análise da demanda, houve altas na Despesa de Consumo das Famílias (3,2%) e na Despesa de Consumo do Governo (2,1%), e queda na Formação Bruta de Capital Fixo (-2,7%).

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços cresceram 9,0%, enquanto as Importações de Bens e Serviços apresentaram elevação de 0,8%.

Brasil 247



11ª Visibilidade Trans Santacruzense. Acontecerá no próximo Sábado dia 08 de Junho de 2024 na Vila de Todos, evento gratuito.

 

A 11ª Visibilidade Trans Santacruzense: Que contará com apresentações musicais, performances, discursos inspiradores e mensagens de conscientizações voltada a comunidade a LGBTQIAPN+ para que cada um (a) possa celebrar o emponderamento social e Visibilidade das Pessoas Trans e LGBTQIAPN+ na sociedade! Reunindo artistas e ativistas em que acreditamos e membros da comunidade para manter o espírito do ORGULHO serem quem são no mês dedicado ao Orgulho LGBTQIAPN+ no mundo. 

Com uma programação composta por músicos, transformistas, grupos de danças, Desfile da Escolha da Miss e Mister Trans RN 2024, a partir das 19h30 na VILA DE TODOS!

A Programação será encerrada com muita festa emponderamento social que terá como atrações:

  • Erika Silva
  • Jarly Almeida
  • Josymar Silva
  • Anyra DJ
  • Watson Predador


segunda-feira, 3 de junho de 2024

ESQUERDA NO PODER: Claudia Sheinbaum vence eleição no México e se torna 1ª mulher a assumir presidência no país

 


Em eleição histórica, mexicanos foram às urnas e elegeram Claudia Sheinbaum como a primeira mulher presidente do México, dizem as projeções oficiais.

Claudia Sheinbaum representa o Morena (Movimento Regeneração Nacional). Essa é a mesma legenda do atual presidente do país, Andrés Manuel López Obrador.

Quase 100 milhões de mexicanos puderam votar nas eleições de domingo (2). As urnas foram fechadas em grande parte do México por volta das 20h. Além do novo presidente, eleitores escolheram 128 senadores ou senadoras, 500 deputados federais e mais 20 mil cargos em eleições locais, para prefeituras e câmaras de vereadores

A maioria dos institutos de pesquisa do México davam como certa a vitória de Claudia Sheinbaum.

Não há 2º turno no México. Vence quem tiver mais votos absolutos, independentemente da porcentagem.

Quem é Claudia Sheinbaum

Nova presidente já foi prefeita da Cidade do México. Ela tem 61 anos, vem de uma família rica e de origem judaica, é cientista e engenheira ambiental.

Apoiada por Andrés Manuel López Obrador, candidata se movimenta entre esquerda e centro-esquerda. Em seus discursos, ela manifestou intenção de continuidade do projeto do atual presidente, que tem boa aprovação no país, atribuía por especialistas aos sequenciais benefícios sociais às populações de baixa renda.

Políticas de combate ao narcotráfico e relações internacionais devem ter pouca alteração. Especialistas ouvidos pelo UOL afirmaram que Claudia deve manter as boas relações com os Estados Unidos e enfatizar o discurso de punição e "política de paz" com os traficantes, apontados hoje como um dos maiores problemas do país.

UOL