sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Governadora começa a pagar a última folha em atraso. Dinheiro estará nas contas amanhã

 


A governadora Fátima Bezerra (PT) acaba de anunciar no Twitter que será quitado neste sábado o 13º de 2018 conforme compromisso firmado no fim do ano passado. 

O sextou de hoje é dedicado aos nossos servidores e servidoras! É com muita alegria que anuncio a vocês a quitação, neste sábado (29), do 13º salário de 2018, herdado da gestão anterior, de 53 mil servidores ativos e inativos cujos salários líquidos são de até R$ 3.500”, informou. “Com muito esforço da nossa equipe, estamos organizando a casa e graças a Deus vivemos uma outra realidade, com desenvolvimento, justiça social e direitos a todos e todas. Esta é a marca do nosso Governo!”, complementou. 

Ela informou também que a folha de janeiro também será concluída amanhã. “Ah, e tem mais! O complemento do salário de janeiro também estará na conta dos servidores amanhã de manhã. Como tenho dito, isso não é mágica, é gestão que tem compromisso e respeito pelo servidor e pelo RN! 

Um fim de semana de saúde e paz, e não esqueçam da vacina! Se cuidem!”, declarou. Assim fica em aberto apenas o mês de dezembro de 2018 cuja previsão de pagamento é para maio. “Salário atrasado para esse grupo agora é página virada! E os demais servidores fiquem certos: até maio regularizaremos os de vocês também!”, garantiu.

Blog do Barreto



SANTA CRUZ CHEGA A MARCA DE 726 CASOS DE COVID-19 ATIVOS SEGUNDO BOLETIM

 

O município de Santa Cruz tem neste momento uma das maiores taxas de contaminação de Covid-19 comparando com todo o período da pandemia.

O último boletim epidemiológico registrou 283 casos de covid em 48 horas. Outro recorde de casos, com média diária no boletim acima de 140 positivados.

Atualmente, a cidade tem 726 casos ativos, ou seja, pessoas que estão dentro do prazo de isolamento ou apresentam sintomas.

Esse é um dos números mais altos durante toda a pandemia.Para ajudar no atendimento da população que apresenta sintomas gripais, a Prefeitura abre o Centro de Enfrentamento às Síndromes Gripais, com o avanço da gripe influenza H3N2 e Covid-19.

Blog do Wallace

Garotinho articula volta a política como deputado e recebe Bolsonaro no Rio

 

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (sem partido) articula sua volta à vida política como deputado federal pelo União Brasil, partido que deve ser criado com a fusão de DEM e PSL.

O ex-governador e dois de seus filhos, a deputada federal Clarissa Garotinho (PROS-RJ) e o prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho, vão receber na próxima segunda-feira (31) o presidente Jair Bolsonaro (PL), que terá agenda no Norte fluminense.

União Brasil

A família Garotinho aguarda a formalização do União Brasil para se filiar, enquanto acertam as condições das candidaturas com o atual presidente do PSL no estado, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho.

Revista Fórum



Quase 1 milhão de crianças tomaram a 1ª dose da vacina contra Covid

 

Nove estados e o Distrito Federal divulgaram números da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e São Paulo. No total, 979.937 doses foram aplicadas em crianças, que estão parcialmente imunizadas. Este número representa 4,78% da população nessa faixa de idade que tomou a primeira dose.

A população brasileira acima de 5 anos que está parcialmente imunizada é de 82% e a população acima de 5 anos que está totalmente imunizada é de 74,6%. Nos dois casos, a grande maioria do percentual é formada pela população adulta.

Blog do BG



Moraes manda Bolsonaro prestar depoimento à PF nesta sexta

 

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou o presidente Jair Bolsonaro prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. De acordo com a decisão do ministro, o chefe do Executivo deve ser ouvido nesta sexta-feira (28), às 14 horas. A determinação ocorreu no âmbito de um inquérito que apura se Bolsonaro vazou documentos sigilosos.

De acordo com o magistrado, a data e hora foi marcada após nem o presidente nem a AGU (Advocacia-Geral da União) marcarem o depoimento, que deveria ocorrer até a sexta-feira, sendo facultado ao presidente escolher data e hora. Moraes também retirou o sigilo do processo.

Não tendo o Presidente da República indicado local, dia e horário para a realização de seu interrogatório no prazo fixado de 60 (sessenta) dias, determino sua intimação, por intermédio da AGU (conforme solicitado no item “V-v” de sua petição), para que compareça no dia 28/1/2022, às 14h00, para prestar depoimento pessoal, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal”, escreve Moraes, no despacho.

Bolsonaro é acusado de ter divulgado documentos sigilosos de um inquérito que corre na PF para apurar acessos indevidos aos softwares, programas, da urna eletrônica. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a invasão não comprometeu as eleições, e os dados acessados pelos atacantes se referem a um município específico do Rio de Janeiro.

Agora RN



quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Governo do RN mantém retomada das aulas presenciais no dia 7 de fevereiro, mas monitora Covid

 


O Governo do Rio Grande do Norte publicou nota nesta quinta-feira (27) sobre o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino. A gestão estadual informou que aguarda as próximas recomendações do Comitê Científico quanto ao atual cenário epidemiológico da Covid-19, além dos casos de gripe, e que devem auxiliar à tomada de decisões quanto ao retorno às aulas presenciais.

Esse reinício, por enquanto, permanece com data prevista para o dia 7 de fevereiro. O que ficou adiado foi a jornada pedagógica que aconteceria nos dias 01 e 02 de fevereiro.

As secretarias de Estado da Saúde e da Educação monitoram a situação, que atualmente apresenta uma crescente incidência de professores e colaboradores adoecidos, seja em função da Covid-19, ou mesmo gripe, assim como vários setores das atividades públicas ou privadas que começam a enfrentar dificuldades na continuidade efetiva de seus serviços”, diz a nota oficial.



Busca pela primeira dose cresce quase 400% no RN após passaporte vacinal

 


A exigência do passaporte vacinal para ingresso em shoppings, bares, restaurantes e locais fechados no Rio Grande do Norte fez a procura pela primeira dose da vacina contra a covid-19 disparar. De acordo com a plataforma, RN + Vacina, a procura pela D1 uma semana após o anúncio do passaporte vacinal aumentou 347%.

Em números absolutos, 19.005 D1s foram aplicadas a partir do dia 18 de janeiro, data em que o Governo do Estado publicou o decreto com a norma. Uma semana antes, do dia 11 ao dia 17, a soma tinha sido de 4.247 doses.

Os números obtidos pela reportagem da Tribuna do Norte indicam que, em janeiro, foram aplicadas 26.726 D1s no Estado. Dessas, 19.005 foram aplicadas após o anúncio do passaporte, o que corresponde a 71% do total.

Nos postos de saúde de Natal, são vários os relatos de profissionais de saúde sobre pessoas procurando a primeira dose da vacina. Na maioria dos casos, os usuários alegam a exigência do passaporte vacinal como justificativa para a acessar o imunizante.

Tribuna do Norte



RN no caminho certo da recuperação das viagens

 

Em sua última análise o ForwardKeys, especialista em insights sobre viagens aéreas, conjuntamente com o setor de Inteligência e Dados da Emprotur, a respeito das chegadas de viajantes no primeiro trimestre no Brasil, confirma a relevância de lançar uma ampla rede durante a pandemia – em termos de conectividade e promoções nos mercados de origem internacional. Enquanto isso, o mercado doméstico de viagens deve manter-se em alta à medida que o número de novos casos aumenta.

Segundo o especialista de insights, ao examinar os últimos dados de emissão de passagens para chegadas internacionais confirmadas no Brasil de janeiro a março de 2022, o total é 54% inferior em relação a 2019. Os três mercados mais resilientes são Portugal, Espanha e EUA. Portugal (+40%) e Espanha (+4%) com crescimento registado face ao período pré-pandemia.

O papel e a importância do mercado norte-americano para o setor de viagens e turismo no Brasil são ainda mais relevantes para o Rio Grande do Norte, onde as passagens confirmadas para chegadas no primeiro trimestre de 2022 estão 41% acima dos níveis pré-pandemia. Turismo Domestic, o salvador do Brasil durante a pandemia.

Como testemunhado em outras partes do mundo, a demanda reprimida de viagens é real. Como tal, quando as pessoas não podem viajar para o exterior, elas procuram explorar seu próprio quintal. Este tem sido o caso de viajantes brasileiros dispostos a explorar o país. As passagens confirmadas para chegadas domésticas no Brasil caíram apenas 3%, enquanto as chegadas domésticas no Rio Grande do Norte aumentaram 41%.

Bruno Reis, diretor-presidente, da Emprotur atribui esses números as estratégias adotadas pelo órgão de promoção turística do destino Rio Grande do Norte. “Nosso trabalho é fundamentado na inteligência de dados com foco nos resultados, visando o aumento de turistas. Definimos estratégias diferentes com com operadores de turismo, agentes de viagem e companhias aéreas do mercado doméstico e também internacional, o que tornou-se fundamental para colaborar com a retomada de turistas para o RN. A exemplo disso, recentemente figuramos entre o único destino da América do Sul como mais amado pelos viajantes na premiação Travelers’ Choice do Trip Advisor. O que só corrobora com o reconhecimento do trabalho de promoção do destino que vem sendo feito”

De acordo com outro estudo recente da ForwardKeys para o primeiro trimestre de 2022, examinando os destinos mais resilientes da América Latina, o Brasil ocupa o quinto lugar, com queda de 54% em relação aos níveis de 2019. No entanto, os resultados de 2022 ainda mostram crescimento para o Brasil, uma vez que caiu 70% no primeiro trimestre de 2021. “O que tudo isso demonstra e destaca é que as pessoas querem viajar, apesar da pandemia. E que destinos como Equador e Colômbia só se saíram melhor devido às suas fronteiras abertas e políticas voltadas para o turista, ao contrário das restrições mais rígidas no resto da América do Sul, incluindo o Brasil ”, diz Juan Gomez, chefe de inteligência de mercado da ForwardKeys.

Agora RN



VÍDEO: Estudante chama Bolsonaro de ‘farsa’, pergunta se ‘rachador’ vai pra cadeia e diz que o presidente não é Deus

 

O presidente Jair Bolsonaro mandou a segurança presidencial restringir o acesso de pessoas ao cercadinho do Palácio da Alvorada, onde todos os dias ele fala muita besteira para ser aplaudido pelos aliados, claro.

Foi depois que a estudante Hadassa Gomes fez o que nenhum jornalista fez ao entrevistar Bolsonaro: emparedá-lo.

Bolsonaro tem mania de gritar com repórteres que normalmente ficam calados.

Hadassa não é jornalista e não ficou calada.

Confira a abordagem da estudante que chamou o presidente de “farsa” e ainda perguntou se “rachador” vai para a cadeia.

Thaisa Galvão




SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTA CRUZ COMUNICA QUE PODERÁ REDUZIR OU SUSPENDER ALGUNS SERVIÇOS DE SAÚDE

 

Em uma nota publicada nas redes sociais da Prefeitura municipal de Santa Cruz, informa que alguns serviços de saúde poderá ser reduzidos ou suspenso devido ao grande número de profissionais confirmados ou suspeitos de Covid-19 ou de outras síndromes gripais. Segundo a nota da secretaria de saúde aproximadamente 50% dos servidores estão afastados por problemas de saúde e os demais estão trabalhando em força tarefa para que os serviços de urgência sejam mantidos.

Confira a nota na integra:

NOTA À POPULAÇÃO SOBRE OS SERVIÇOS DE SAÚDE

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica à população que alguns serviços de saúde poderão ter seus atendimentos reduzidos ou suspensos nos próximos dias em virtude da grande quantidade de profissionais que estão confirmados ou suspeitos de Covid-19 ou de outras síndromes gripais.

Infelizmente, aproximadamente 50% de nossos servidores estão afastados por problemas de saúde e os demais estão trabalhando em força tarefa para que os serviços de urgência sejam mantidos, sem maiores prejuízos a população.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma a população que a abertura do Centro Municipal de Enfrentamento às Síndromes Gripais vai desafogar o atendimento nas Unidade Básica de Saúde, que servirá para o suporte em saúde da atenção básica e seus demais serviços oferecidos.

A Prefeitura de Santa Cruz reitera que os serviços de urgência como Hospital Municipal Aluízio Bezerra e Centro de Saúde da Família, além do Centro Municipal de Enfrentamento às Síndromes Gripais, que está sendo montado, serão prioridade no atendimento à população, sem seu funcionamento ser interrompido.

Agradecemos a compreensão de todos e reiteramos a importância dos cuidados contra o Coronavírus para evitarmos uma maior disseminação do vírus.

Secretaria Municipal de Saúde



quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

VÍDEO: Mãe flagra enfermeira injetar seringa sem aplicar vacina contra Covid em criança

 

Uma mãe flagrou a enfermeira injetando a seringa no braço do garoto sem aplicar o imunizante, ao registrar o filho de 11 anos tomando a vacina contra a Covid-19. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (25) em um posto em Taubaté (SP).
De acordo com a mãe do garoto, o filho estava ansioso pela vacina. Ao perceber que a profissional da saúde havia retirado a seringa sem apertar o êmbolo para aplicar o imunizante, ela alertou a equipe da unidade de saúde do Jardim Mourisco.

Após ser constatado pela filmagem que o garoto não havia tomado a vacina, ele recebeu a dose de forma correta. Em nota, a Prefeitura de Taubaté informou que a situação foi pontual e que tomou providências administrativas sobre o caso. A administração ressaltou que a criança não saiu da unidade sem a vacina.

“A Prefeitura de Taubaté esclarece que, antes de iniciar a campanha para esta faixa etária, toda equipe de enfermagem das 7 unidades envolvidas na vacinação das crianças recebeu orientação, de maneira pessoal e por escrito, sobre os procedimentos técnicos para aplicação da vacina”, disse o comunicado.


G1



Carlos Eduardo sobre ultimato de Rogério Marinho: “Não vou falar agora”

 

Mesmo diante do ultimato do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL) e das articulações políticas feitas pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB) e o ex-ministro Henrique Alves (MDB), para fazer o presidente do PDT no Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Alves, ser o candidato da oposição para enfrentar Fátima Bezerra na disputa pelo governo, o pedetista têm preferido o silêncio. Quando, raramente, resolve se pronunciar, é para prolongar o tempo do mistério que gira em torno da definição de sua pré-candidatura a um cargo eletivo.

Procurado pela reportagem do AGORA RN nesta terça-feira 25, para que comentasse sobre as falas de Rogério Marinho e para dar mais detalhes sobre uma possível definição de candidatura contra a governadora, o ex-prefeito de Natal limitou-se a dizer: “Não vou falar agora. Chegará o momento”, disse. Questionado mais uma vez, Carlos Eduardo Alves foi enfático: “só falarei mais adiante. Agora, não”, finalizou a conversa.

Enquanto isso, nos bastidores da política potiguar, cogita-se a possibilidade de que ele, em junto com o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos), formem uma chapa majoritária para enfrentar a tentativa de reeleição da governadora Fátima. Os possíveis diálogos estão sendo conduzidos por Álvaro Dias e Henrique Alves e, a possível chapa incluiria o ministro Rogério Marinho para o Senado, o ex-ministro Henrique Alves para a Câmara Federal e Adjuto Dias, filho de Álvaro, para a Assembleia Legislativa.

Em recente entrevista, o ministro Rogério Marinho, cobrou uma posição e maior “nitidez” por parte do líder do PDT no Estado. “É necessário que haja uma maior nitidez por parte de Carlos Eduardo, até porque o eleitorado do nosso Estado está desacreditando a política. O político tem que se mostrar. Tem que ser por inteiro. A população precisa entender, perceber e saber como o político se comporta (e quais seus posicionamentos)”, propôs Rogério.

Tentativas em vão

Desde agosto do ano passado, o ex-prefeito tem economizado nas palavras. A reportagem do AGORA RN vem tentando conversar desde então, mas, sempre recebemos mensagens evasivas como, “Olá! Estou indo amanhã cedo para o interior e só volto no final de semana. Fica para a próxima semana. Obrigado”.

Ou então, “Estou de repouso por recomendação médica. Por favor, deixe para mais adiante”. E ainda: “Saudações. Me desculpe, mas não vou dar entrevista este mês. Não acho que devo falar agora. Obrigado pelo seu interesse”.

Agora RN



Governo do RN entregou R$ 119 milhões em obras e ações via Governo Cidadão em 2021

 

O esforço integrado do Governo do Estado trouxe resultados significativos em 2021: a gestão entregou ao povo do Rio Grande do Norte quase R$ 119 milhões em obras, ações e equipamentos nas mais diversas áreas via Projeto Governo Cidadão. O destaque ficou na área da cultura, com a devolução à população de equipamentos como o Teatro Alberto Maranhão, Escola de Dança do TAM, Fortaleza dos Reis Magos, Pinacoteca do Estado, Biblioteca Câmara Cascudo e Espaço João Paulo II.

Os resultados deste ano nos provaram que com gestão, compromisso e esforço conjunto, podemos destravar os problemas e mudar a realidade. Entregamos escolas, Centrais do Cidadão, estradas e equipamentos culturais que há anos estavam fechados e inacessíveis ao povo. São resultados significativos que mostram que estamos no caminho certo e o trabalho continua ainda mais forte no ano que vem”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Na educação, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), 11 escolas foram entregues ampliadas e reformadas para beneficiar milhares de alunos, professores e funcionários. Foram concluídas as obras das escolas estaduais Ubaldo Bezerra (Ceará-Mirim), José Avelino (Afonso Bezerra), Raimundo Soares (Natal), Domitila Noronha (Serrinha), Duque de Caixas (Macau), Frutuoso Gomes (Frutuoso Gomes), Gilberto Rola (Mossoró), Dinarte Mariz (Alexandria), Jerônimo Rosado (Governador Dix-Sept Rosado), Josefina Xavier (Lucrécia) e Zila Mamede (Natal), totalizando mais de R$ 25 milhões investidos.

Quando assumimos a gestão em 2019, o Projeto Governo Cidadão tinha uma série de pendências que atingiam quase todas as ações em curso. Junto às secretarias vinculadas e às equipes, resolvemos os problemas e hoje colhemos os frutos desse trabalho. Foi um ano de resultados importantes, que precede resultados ainda maiores que queremos entregar em 2022”, frisa o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do projeto, Fernando Mineiro.

Na cultura, via Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o Projeto Governo Cidadão entregou R$ 37,5 milhões com a conclusão das obras dos equipamentos culturais. O povo norte-rio-grandense recebeu de volta o Teatro Alberto Maranhão, a Escola de Dança do TAM, a Fortaleza dos Reis Magos, marcada para reabrir no próximo dia 25, a Pinacoteca do Estado, a Biblioteca Câmara Cascudo e o Espaço João Paulo II, conhecido como Papódromo.

A governadora Fátima Bezerra ampliou o acesso da população à cidadania com a entrega de três novas Centrais do Cidadão, em Macaíba, Nova Cruz e Zona Sul de Natal. Os investimentos somaram mais de R$ 7 milhões e agora a população dos municípios conta com um atendimento mais ágil e moderno, além de uma estrutura que garante conforto e segurança aos usuários.

O setor de transportes também foi largamente beneficiado com a entrega da Estrada da Produção, em São Gonçalo do Amarante, e da Estrada do Melão III, conhecida como RN-015, totalizando mais de R$ 40 milhões em investimentos nas duas rodovias. “Investir em estradas não é somente assegurar a segurança de quem trafega, é também garantir emprego e renda tanto para o pequeno quanto para o médio e grande produtor”, disse a governadora.

Na agropecuária, o Governo também entregou dois grandes galpões para armazenamento de feno, que fazem parte do projeto de fortalecimento da pecuária leiteira, em parceria com as secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). Foram investidos R$ 980 mil nas duas construções que irão contribuir para o melhor armazenamento do feno, protegendo os fardos da umidade, de vento, luminosidade e, com isso, mantendo a qualidade nutricional da forragem.

Na área da segurança, o Governo concluiu uma importante etapa dos investimentos previstos na Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed). Foram R$ 4,2 milhões investidos para entregar o sistema de proteção contra descargas atmosféricas e as redes internas de cabeamento estruturado para redes de dados da Segurança. É mais tecnologia e aparelhamento para a Segurança Pública do RN.

Já na saúde, o Governo do Estado inaugurou o Centro de Imagens do Hospital de Pau dos Ferros, depois de investir na aquisição de um tomógrafo e construir o espaço para abrigar o equipamento.

Celebramos as conquistas deste ano de olho nas próximas que virão. Em 2022, a saúde do Rio Grande do Norte dará um salto com a conclusão do Hospital da Mulher, que será o maior equipamento de saúde do Estado. Entregaremos ainda escolas, estrada e recuperação de barragem”, finaliza Fernando Mineiro.

Mais R$ 245,5 milhões em execução para serem entregues em 2022

Outros investimentos importantes estão em andamento – seja em execução ou em licitação. É o caso do Hospital da Mulher, cujas obras estão 39% executadas e têm previsão de conclusão em junho de 2022. Os investimentos somam R$ 124 milhões, sendo R$ 84 milhões em obras e R$ 40 milhões em equipamentos. Quando pronto, será o maior equipamento de saúde do RN, com 163 leitos, capacidade de 20 mil atendimentos por ano e área de abrangência de 60 municípios. A licitação para reforma do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, também já foi lançada e será mais uma obra entregue em 2022.

A recuperação da RN-233, na região Oeste, já teve seu edital lançado e será outra grande obra entregue em 2022. A estrada liga o Vale do Açu ao Oeste Potiguar e ao Jaguaribe cearense, sendo essencial para o escoamento da safra de frutas e de sal, bem como à produção de cerâmica para o Sul e Centro-Sul do país. Estão previstos investimentos de R$ 75 milhões para reestruturar os 41 quilômetros de extensão da rodovia.

As obras de recuperação da barragem de Lucrécia também estão programadas para acontecerem, bem como as da barragem de Pataxó. O Governo também planeja reformar e ampliar a Escola Estadual Vicente Lemos, em Senador Elói de Souza e concluir a segunda etapa de investimentos no Distrito Irrigado do Baixo Açu (DIBA). O Parque Científico e Tecnológico, localizado em Macaíba, também ficará pronto após um investimento de mais de R$ 7 milhões.

Uma das metas é concluir as obras complementares da Central do Cidadão da Zona Oeste de Natal e devolver mais um equipamento importante à população do Rio Grande do Norte. A reestruturação dos postos fiscais de Caraú e Passa e Fica, que totaliza mais de R$ 10 milhões de investimentos em obras e equipamentos, também será entregue em 2022.

Agora RN



terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Santa Cruz quebra recorde de casos semanais de covid-19 e registra 247 casos nos ultimos dias

 

Seguindo tendência da nova onda de Covid-19 causada pela variante ômicron no mundo todo, Santa Cruz quebrou recorde de casos confirmados em uma semana.

Entre os dias 15 e 21 de janeiro, segundo os boletins epidemiológicos divulgados pela Prefeitura de Santa Cruz, foram registrados 247 casos de Covid-19.

O número é o mais alto desde o início da Pandemia para uma semana de casos de Covid-19. Se juntarmos os meses de outubro, novembro e dezembro, não chega a esse número de casos confirmados.

Mas, o que chama atenção é que todo os casos tem sido mais leves e nenhum paciente está internado no Hospital Municipal Aluízio Bezerra.

Especialistas afirmam que a variante ômicron tem características de ser muito contagiosa, mas mais leve que as demais variantes. O fato tem se comprovado no dia a dia de tratamento dos casos.

Ainda não se sabe qual patamar chegaremos, mas há expectativa das autoridades de saúde que o número de casos continue a subir nas próximas semanas.

Blog do Édipo Natan



Guru da família Bolsonaro, Olavo de Carvalho morre aos 74 anos

 

O escritor e influenciador Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos.

De acordo com a nota divulgada pela família nas redes sociais de Carvalho, o escritor morreu na noite de 24 de janeiro.

Ainda segundo a nota, ele estava em um hospital de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

Olavo de Carvalho foi diagnosticado com Covid-19 oito dias antes.

Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto.

Considerado um ex-guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho já foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais, mas criticado por militares que integram seu governo.

Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

Problemas de saúde anteriores

Em 8 de julho de 2021, Olavo deu entrada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor), em São Paulo, para fazer exames e uma avaliação cardiológica, segundo nota do hospital. Na época, o escritor já residia na cidade de Petersburg, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

No período em que ficou internado, Carvalho teve crise de angina e foi submetido a tratamento para compensação cardíaca. Em 13 de julho, passou por uma cirurgia de emergência para revisão da operação da bexiga realizada em maio do mesmo ano nos Estados Unidos. Ele teve alta após dez dias e passou a fazer um acompanhamento em casa.

Em 9 de agosto, porém, voltou a ser hospitalizado no InCor, com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica.

Ele era portador da Doença de Lyme, uma infecção transmitida por carrapato que causa irritações na pele e sintomas semelhantes ao da gripe. Carvalho também era cardiopata.

Agora RN



segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Confira a lista de artistas e personalidades que se recusam a tomar vacina

 

Em tempos em que vacinas salvam vidas, artistas e personalidades que deveriam dar o exemplo em defesa da vida, seguem na contramão apelando para o negacionismo e se recusam a tomar a vacina. Confira abaixo levantamento feito pelo portal Na Telinha que mostra as personalidades que atuam para a desinformação:

Elizangela:

O mais recente caso é o da atriz Elizangela. A artista desestimulou a aplicação do imunizante em suas redes sociais e até mesmo afirmou não ter tomado as doses que deveria. Ela escreveu em seu perfil em rede social comparando a vacinação obrigatória contra a Covid-19 com o crime de estupro. Por conta da controversa opinião, ela recebeu uma enxurrada de críticas e discutiu com alguns seguidores. Nesta quinta-feira (20), no entanto, ela deu entrada em um hospital no Rio de Janeiro, onde segue internada em estado grave para tratar as sequelas da Covid-19.

Fernanda Venturini

A ex-jogadora de vôlei fez muito sucesso nas quadras com a camisa da seleção brasileira, mas fora delas acabou ficando marcada negativamente por ter dito que tomou a vacina apenas para poder viajar e que é contra o imunizante. "A gente veio pedalando para tomar a vacina. Eu sou contra a vacina, mas como eu quero viajar o mundo eu vou tomar. Vou tomar Pfizer que eu acho que é menos pior", afirmou Fernanda em sua rede social. Após a repercussão do caso, ela até voltou atrás e disse que foi mal interpretada, mas não mudou seu posicionamento.

Dado Dolabella

Dado Dolabella é um caso à parte. O artista causou polêmica ao afirmar que não iria se vacinar, mas deixou claro que não era por ser anti-vacina, e sim para defender seus ideais, já que se tornou vegano há seis anos. De acordo com o ator, ele vai esperar um imunizante que não tenha sido testado em nenhum animal. "Não faz o menor sentido eu lutar contra uma indústria farmacêutica que não gera cura, gera dependência, lutar contra a tortura dos animais e usar uma substância criada por essa mesma indústria farmacêutica e ainda com sofrimento dos animais", afirmou.

Christopher Uckermann

Conhecido por interpretar Diego, um aluno inconsequente do colégio Elite Way School, na novela Rebelde, o ator Christopher Uckermann mostrou ter bastante semelhança com o personagem. Desde o início da pandemia, o ator tem se mostrado um tanto quanto negacionista. Em maio de 2020, quando o México chegou à marca de 5 mil mortos pela doença, ele insinuou que a mesma era, na verdade, uma máfia para setores da saúde e imprensa desviarem dinheiro. Posteriormente, ele também declarou que não pretende se vacinar, afirmando que os imunizantes podem ser piores do que o próprio.

Letitia Wright

E tem negacionista até em Hollywood! A estrela de Pantera Negra já revelou em suas redes sociais sua postura anti-vacina. Ela compartilhou um vídeo de um homem que se auto-intitula profeta Tomi Arayomi, que reproduz fatos sem comprovação científica sobre a pandemia. Após a polêmica, a publicação foi tirada do ar por conter Fakenews e a atriz veio a público se retratar. "Minha intenção não era machucar ninguém, minha ÚNICA intenção de postar o vídeo foi levantar minhas preocupações com o que a vacina contém e o que estamos colocando em nossos corpos", disse ela, que logo depois interrompeu temporariamente as gravações de Pantera Negra 2: Wakanda Forever por não querer se vacinar.

Rob Schneider

Ainda na linha de artistas internacionais, esse último é de partir o coração tamanha ignorância. O comediante conhecido por atuar em filmes como "Gente Grande" também ficou marcado por seu boicote à vacina contra Covid-19. "Apenas diga não... E continue dizendo não... Mais da metade da população dos EUA continua a dizer não a essa terapia genética experimental não aprovada! Meu corpo, minha escolha", compartilhou o ator no Twitter.

Se vacinaram, mas pregam contra a vacina:

Regina Duarte

Bolsonarista de carteirinha, a atriz já postou que “vacinas não funcionam”.

Eric Clapton

Clapton, quem era conhecido pela incrível habilidade como guitarrista, passou o último ano reclamando das regulações da covid-19, vacinações e mandatos para turnês. Primeiro, juntou-se a Van Morrison para compor as canções anti-lockdown "Stand and Deliver" e "The Rebels," antes de lançar a própria música, "This Has Gotta Stop." O artista foi vacinado, mas se arrepende da decisão, expondo efeitos colaterais “desastrosos” que ele supostamente sofreu.

Brasil 247



Não vacinados têm 40x mais chance de serem internados, aponta entidade

 

Um novo relatório publicado pelo Instituto Superior de Saúde (ISS), órgão ligado ao governo italiano, neste sábado 22 mostrou que o risco de uma pessoa não vacinada contra a Covid-19 ser internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) é 39,1 vezes maior do que quem tomou as três doses.

A taxa de internação entre os não vacinados é de 31,3 pessoas a cada 100 mil; entre os que têm o ciclo vacinal completo com a dose de reforço é de apenas 0,8 a cada 100 mil.

O documento ainda focou no índice de mortes entre os não vacinados e os totalmente imunizados: entre os primeiros, a taxa fica em 52,9 pessoas a cada 100 mil habitantes; no segundo, despenca para 1,6 a cada 100 mil.

O ISS ainda confirmou a tendência vista no último relatório, de que a eficácia em evitar o contágio cai após 90 dias. Diminui para 53,2% entre 90 e 120 dias da segunda dose e para 34,7% após 120 dias. Quem toma a terceira aplicação, tem uma queda no mesmo período, mas um pouco menos acentuada, de 66,7% após os 90 dias e de 66,1% após 120.

No entanto, as vacinas cumprem com sua função de evitar casos graves. A eficácia nesse entre os vacinados além de 90 dias é de 94,9%; entre 91 e 120 dias é de 93,1%; e além de 120 dias é de 88,6%. Ou seja, a pessoa vacinada pode ter um risco maior de se contagiar, mas muito menor de desenvolver a Covid-19 com gravidade.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, feita na madrugada deste sábado, a Itália tem 90,22% de sua população com mais de 12 anos com ao menos uma dose e 87,08% com as duas.

Outros 74,6% já tomaram a aplicação de reforço. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, que começaram a ser vacinadas em 16 de dezembro do ano passado, 26,9% já iniciaram o ciclo vacinal e 6,83% tomaram as duas doses.

Agora RN



Por não estar sendo ouvido, Henrique Alves tenta convencer que aliança firmada entre PT e MDB não existe



A quem o ex-deputado Henrique Alves quer agradar, dizendo que não existe aliança do PT com o MDB no Rio Grande do Norte?

Em entrevista à jornalista Carol Ribeiro, em Mossoró, que foi ao ar no programa ‘Cenário Político’, da TCM, Henrique disse que não havia aliança e que qualquer aliança nesse sentido deveria ser feita ouvindo o MDB.

Oi?

O problema é que, além de não ter mandato, Henrique não faz parte do diretório do partido. Não fala mais pelo partido e é isso que ele não quer aceitar nem quer que o eleitor saiba.

Só não viu quem não quis acompanhar o noticiário sobre conversas do MDB sobre a aliança que foi sacramentada no encontro com o ex-presidente Lula.

Quando Lula esteve em Natal, Henrique tentou um encontro com o ex-presidente, e talvez, se tivesse conseguido, não estaria dizendo que a aliança não existe.

Na entrevista a Carol, o ex-deputado disse ainda que não é pré-candidato, mas deixando no ar que poderá ser se o povo lhe convocar.

E disse que estava sendo muito bem recebido.

Justificou a ida a Mossoró como sendo o local onde teria despertado para a política, embora não tenha tido grandes resultados nos últimos tempos.

Confira a conversa do ex-deputado com Carol Ribeiro.

Thaisa Galvão





sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Igrejas e templos religiosos não são obrigados a exigir passaporte vacinal no RN, diz governo

 

O governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta sexta-feira (21) que igrejas e templos religiosos do estado não são obrigado a exigir passaporte vacinal para entrada de pessoas. A informação foi dada pelo Gabinete Civil do Estado.

Passou a valer pela manhã o decreto do governo do estado que determina que shoppings, restaurantes, bares e outros estabelecimentos, mesmo que em local aberto, com mais de 100 pessoas, exijam o comprovante de vacinação a seus frequentadores.

Porém, segundo o estado, pelo menos por enquanto, a medida não vai se aplicar aos templos religiosos.

A confirmação foi feita após a governadora Fátima Bezerra (PT) ter participado de uma audiência com representantes da Ordem dos Pastores Evangélicos, na quinta-feira (20). De acordo com o governo, a audiência foi feita a pedido da entidade.

O deputado estadual Albert Dickson (Pros), que também participou da reunião, afirmou que os lideres religiosos defenderam que a medida não seria necessária.

Nas igrejas estão se cumprindo rigorosamente todos os protocolos. Além disso, não existe a necessidade de retirar máscaras para se alimentar como nas festas e restaurantes. Todos lá ficam todo o tempo com as máscaras”, disse.

Shoppings, restaurantes, bares e outros estabelecimentos do Rio Grande do Norte devem começar a cobrar o passaporte da vacinação a partir desta sexta-feira (21), de acordo com o decreto publicado pelo governo do estado na última terça-feira (18).

g1 RN



Senador Jean anuncia em Santa Cruz envio de R$ 1 milhão para estruturar escola de enfermagem da Facisa

 

O Senador Jean se reuniu com o reitor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), José Daniel, para anunciar o direcionamento de R$ 1 milhão pra a instituição.

O corpo administração da Faculdade também participou da reunião, que aconteceu na sede da Facisa, em Santa Cruz.

O dinheiro servirá para estruturar a Nova Escola de Enfermagem da Facisa, um sonho dos servidores desde o ano de 2016. Em termos práticos, os recursos vão ajudar a ampliar os serviços prestados pela clínica do curso de Enfermagem para a formação dos estudantes e atendimento à população de Santa Cruz e região.

Além disso, de acordo com o corpo administrativo da Facisa, o montante fortalecerá o curso de Enfermagem, beneficiando também as outras graduações, por meio do sistema de ensino integrado adotado pela Facisa.

Ficamos muito felizes em poder contribuir com a estruturação dessa clínica. É um investimento que atinge duas áreas ao mesmo tempo: educação e saúde. Santa Cruz e o Trairi sabem que podem contar com nosso mandato”, declarou o Senador Jean.



Drauzio: são esses burros que não tomam vacina que vão parar nos hospitais e é a sociedade que paga pela burrice deles

 

O médico Drauzio Varella criticou duramente os negacionistas que se baseiam em teorias conspiratórias para não se vacinar contra a Covid-19.

Em entrevista concedida à Globo News, ele foi enfático: “A burrice é autoritária. São esses burros que não tomam vacina que vão parar nos hospitais, contaminar médicos, lotar unidades de saúde, e é a sociedade que paga pela burrice deles”.

De acordo com o diretor da Divisão Médica do Instituto de Infectologia Emílio Ribas,Ralcyon Teixeira, 80% dos internados no hospital, que é referência na capital paulista, não estavam vacinados contra a doença, ou não receberam a segunda dose.

Brasil 247



Morre a mãe de Bolsonaro, aos 94 anos, no interior de SP

 

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bolsonaro, morreu nesta sexta-feira (21), aos 94 anos, em Registro, no interior de São Paulo, onde estava internada desde segunda-feira (17).

A morte foi confirmada por Bolsonaro em uma publicação nas redes sociais. “Que Deus a acolha em sua infinita bondade”, ele escreveu. “Nesse momento me preparo para retornar ao Brasil”.

O presidente está em viagem oficial ao ​Suriname, em uma agenda voltada para cooperação na área de energia. Estava prevista uma visita da comitiva presidencial à Guiana nesta sexta-feira

Em homenagem à mãe, ele publicou fotos e vídeos em que aparece ao lado de Olinda e de outros familiares. Em um dos vídeos, ela canta uma música italiana.

Blog do BG