Engana-se quem acha que o Deputado Tomba já aceitou a derrota de Bolsonaro para Lula.
Como um bom “bolsonarista” além das lágrimas escorrerem em sua face, pela derrota daquele que é chamado de “genocida” também corre as Fake News ou as meias-verdades, características do bolsonarismo, como é o caso que explicarei a seguir.
O deputado Tomba, em seu discurso na Assembleia, na sanha de atacar Lula que só governa o país há 04 (quatro) meses, disse: "começou a matança dos prefeitos, pelo governo Lula."
Está forte e impactante frase mencionada acima foi proferida pelo deputado, ao analisar matéria da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) que mostrou uma queda de 11%, do FMP, na primeira parcela deste mês de abril (o que é verdade), comparado a abril de 2022. Daí você, leitor, deve está perguntando: se é verdade, como o deputado pode estar sendo irresponsável? Vamos entender:
1 - O FPM (Fundo de Participação dos Municípios) é o recurso destinado pelo governo federal a todos os municípios do Brasil, a título de participação na arrecadação de tributos federais (Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados). Esta verba é repassada pelo governo federal aos municípios sempre em 03 (três) parcelas mensalmente, a cada 10 dias, ou seja, todo dia 10, 20 e 30, de cada mês, as prefeituras recebem em suas contas os recursos deste fundo, que gira em torno de 25% de toda arrecadação. É muita grana.
Opa! Aqui, já se pode verificar a primeira irresponsabilidade, qual seja, o deputado está dizendo que “Lula começa a matar os prefeitos” ao analisar apenas 01 (uma) parcela, restando, portanto, ainda duas parcelas para fechar o mês de abril, de um único mês, dos 12 meses do ano. É ou não é um ataque irresponsável?
2 – A própria matéria da CNM (foto abaixo) citada pelo deputado, diz que “Embora o repasse esteja em queda, a expectativa para o mês, de acordo com os dados disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é de um crescimento de 12,6% em relação a abril de 2022. ”
Ao esconder esta informação da própria CNM, além de precipitado, pode-se dizer que o deputado está sendo sim, irresponsável, pois está escondendo da população toda verdade, para falar apenas a meia-verdade que lhe interessa.
Mas não para por aqui, a mesma matéria ainda afirma que “no acumulado do ano, o FPM de 2023 está com crescimento real de 3,28% em relação ao mesmo período do ano anterior."
Ou seja, de FMP dos meses de janeiro, fevereiro e março, Lula já enviou mais que Bolsonaro, no mesmo período de 2022, o equivalente a 3,28%.
Sabendo destes dados, já que estamos falando da mesma matéria, como um deputado pode usar a tribuna da Assembleia Legislativa, para fazer tamanho ataque ao presidente Lula, que ao contrário do anterior, está mandando mais recursos para as prefeituras, inclusive a de Santa Cruz que não falta dinheiro?
A conclusão é uma só: quando Tomba não mente, falta com a verdade, lamentável.
Por Marcos Silva