sábado, 30 de setembro de 2023

SANTA CRUZ: ELEIÇÃO PARA CONSELHO TUTELAR ACONTECERÁ, AMANHÃ, DOMINGO (01) NA ESCOLA ESTADUAL.

 


Os eleitores de Santa Cruz/RN, poderão ir às urnas, neste domingo, dia 1 de outubro, das 8h, às 17h, na Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro (ESTADUAL), para escolher os cinco membros que irão compor o Conselho Tutelar da cidade pelos próximos 4 anos. 

Para votar o eleitor deve levar o RG ou outro documento com foto + o título de eleitor. Cada pessoa só pode votar em um, dos nove candidatos que estão concorrendo. 

As 86 sessões eleitorais de Santa Cruz estarão divididas em nove urnas eletrônicas, todas na Escola Estadual, o que deverá dar mais dinâmica e agilidade ao processo, uma vez que em 2019, foram apenas 5 urnas. No local de votação (Escola Estadual) haverá fiscais para orientar o eleitor a encontrar sua sessão. 

Ao contrário de 2019, que ouve muita fila e demora para acessar a urna eletrônica, a Comissão Eleitoral e os candidatos esperam que este ano seja bem mais tranquilo e rápido o acesso do eleitor a urna, pois terá menos candidatos e mais urnas. Em 2019, foram 17 candidatos, em 2023, são apenas 9 e eram 5 urnas, agora, serão 9 urnas. 

Você, eleitor (a), domingo, vá à escola Estadual e exerça sua cidadania, votando para Conselho Tutelar da cidade.



quinta-feira, 21 de setembro de 2023

SANTA CRUZ: APÓS PRESSÃO DOS ENFERMEIROS E ENFERMEIRAS PREFEITO IVANILDINHO RECUA E MANDA NOVO PROJETO DE LEI PARA CÂMARA

 


Após muita polêmica e discussões, o prefeito Ivanildinho, após reunião com representes da Câmara Municipal e da categoria dos enfermeiros, recua enviar um novo projeto para o pagamento do piso da categoria, contemplando a demanda dos enfermeiros.

O projeto que originalmente foi enviado na última terça (21), sofreu muitas críticas na câmara municipal e também entre os enfermeiros, que protestaram nas redes sociais afinando que o projeto era cheio de vícios e que não contemplava o pagamento integral do piso salarial.

Agora o novo projeto será enviado para a câmara que deverá encaminhá-la para as comissões e posteriormente ao plenário, para votação e aprovação.

No fim o bom senso prevaleceu. 

Michael Pontes

Dessa vez a saúde venceu como também a população de Santa Cruz. 



quarta-feira, 20 de setembro de 2023

LANÇANDO SEU PROJETO MUSICAL SOLO, JOISMENNE MOSTRA POTÊNCIA E TALENTO EM SEU PRIMEIRO HIT: PROGRAMADA

 


Artista Potiguar do município de Santa Cruz, lança dia (04/10/2023) seu primeiro projeto musical solo, que leva o título de ‘Programada’. 

Com reconhecimento no cenário cultural do município, Joismenne retorna ao cenário artístico com um potencial hit. Suas referências artísticas e musicais caminham entre o calypso, o tecnobrega, o forró e o pop, fazendo de ‘Programada’ uma música envolvente e dançante, com uma melodia que tem tudo para grudar na mente de quem escuta. 

A música é inteiramente autoral e sua letra surge em 2020, ainda no início da pandemia, mas sua produção só teve início em 2023, com um produtor musical renomado no meio, Fabregas, que já produziu hits para cantoras de reconhecimento nacional, como Danny Bond e Kaya Conky, o produtor ainda revela que essa é sua primeira produção focada, em sua maior parte, no calypso. 

Para este retorno e divulgação de sua música, Joismenne ainda está montando um show denominado “Baile da Nostalgia”, onde reunirá um repertório repleto de clássicos da música brasileira, sobretudo das regiões norte e nordeste, para envolver as pessoas nessa viagem musical de volta aos tempos de outrora. Desse modo, em sua musicalidade, ‘Programada’ possui essa característica vintage ao mesmo tempo em que é moderna e contemporânea. 

A música já está disponível em todas as plataformas digitais de áudio e pode ser acessada através da sua favorita, além do vídeo oficial, disponível no YouTube. 



Venha se programar e dançar muito com este novo hit! 

Siga Joismenne nas redes sociais para não perder nenhuma novidade sobre seu retorno e lançamento. 




GOVERNO LULA DESTINA 450 MIL PARA O PISO DA ENFERMAGEM DE SANTA CRUZ.

 

Cumprindo mais uma promessa de campanha, o presidente Lula, em maio deste ano, sancionou decreto presidencial destinando mais de 7 bilhões aos estados e municípios, para fazer valer a Lei do Piso da Enfermagem, aprovada pelo Congresso Nacional.

Para Santa Cruz o governo Lula já destinou 450 mil reais, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

O prefeito Ivanildinho na noite da última terça-feira (10) divulgou um vídeo informando que estava enviando a Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei para regulamentar o piso a nível municipal, mas não disse que o recurso era do governo federal, nem quanto havia recebido. Diante da ausência desta informação, o ativista sociocultural Marcos Silva, gravou um vídeo mostrando os valores que Santa Cruz já recebeu do governo Lula, para o piso.

Outro fator de muito desgaste para o prefeito Ivanildinho, é que os enfermeiros não estão de acordo com a proposta enviada a Câmara e já começaram a denunciar nas redes sociais.

Lula mandou os recursos, mas parece que o prefeito Ivanildinho tá querendo vender gato por lebre. Os profissionais da enfermagem não merecem isso.



URGENTE! EM VÍDEO ENFERMEIRO DE SANTA CRUZ DENUNCIA QUE PROJETO DE LEI ENVIADO PELO PREFEITO IVANILDINHO É UMA ENGANAÇÃO.






















Depois de o prefeito de Santa Cruz Ivanildinho ter na noite de ontem (19) divulgado com pompas e circunstâncias por meio das redes sociais que estava enviando à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Piso da Enfermagem, o que foi bastante comemorado pela população, hoje (20), Santa Cruz acordou com os enfermeiros do município denunciando que o Projeto de Lei não atende a categoria.

No vídeo que circula nas redes sociais, o enfermeiro Leonardo diz que o prefeito Ivanildinho não atendeu nenhuma reivindicação da categoria, conforme foi conversado em reunião.

Em uma fala firme, Leonardo diz que a proposta enviada por Ivanildinho não é PISO, mas uma "PISA" nos enfermeiros e enfermeiras da cidade.

Pelo que se ver, o prefeito Ivanildinho enganou a todos, pois diversas lideranças e influencer de Santa Cruz compartilharam o vídeo do prefeito na noite de ontem (19) o parabenizando, mas ao acordarem no dia de hoje (20) se depararam com a denúncia dos enfermeiros, desmentindo o prefeito Ivanildinho.

É importante dizer que o governo Lula, acaba de depositar 450 mil reais na conta da prefeitura para pagamento do piso.

O prefeito Ivanildinho, mesmo com dinheiro na conta deu essa bola fora nos profissionais da enfermagem, por que?

CONFIRA O VÍDEO:




terça-feira, 19 de setembro de 2023

EXATUS/AGORA RN: CARLOS EDURADO DERRETE 5 PONTOS E DIFERENÇA PARA NATÁLIA CAI DE 14 PARA 12 PONTOS













O portal Agora RN divulgou hoje, 19, mais uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Natal, realizada pelo Instituto Exatus.

No levantamento estimulado, o resultado foi o seguinte:

Carlos Eduardo - 27,72%
Natália Bonavides - 15,01%
“Candidato apoiado por Álvaro Dias” - 7,46%
Rafael Motta (PSB) - 6,5%
Paulinho Freire (União Brasil) - 5,35%
Irapoã Nóbrega - 4,88%
General Girão (PL) - 4,02%
Eudiane Macedo (PV) - 2,1%
Bruno Giovanni (PSDB) - 1,91%
Robério Paulino (Psol) - 0,67%
Joanna Guerra - 0,19%.
Outros - 14,63%
Nenhum/branco/nulo - 6,21%
Não respondeu - 3,35%
 

Blog do Silvério Filho

ATENÇÃO! MARCOS SILVA DESMASCARA A FARSA DO GRUPO TOMBISTA DE SANTA CRUZ SOBRE O MOTO FEST PARA ATINGIR O GOVERNO FÁTIMA.












O ativista político sociocultural Marcos Silva, tem tido muito trabalho no município de Santa Cruz, quando o assunto é desmascarar as farsas, mentiras e Fake News ditas e propagadas pelo grupo do deputado Tomba, a fim de enganar e manipular a população da cidade para ganhos políticos.

A última Fake News que está sendo propagada na manhã desta terça (19), prontamente desmentida por Marcos Silva, é o anuncio do cancelamento do evento Moto Fest, aonde estão alegando que o cancelamento é por culpa do governo Fátima por, supostamente, não ter liberado emenda do deputado Tomba.

Ao tomar conhecimento desta Fake News, Marcos Silva imediatamente gravou um vídeo e jogou nas redes sociais, mostrando que se trata de uma farsa mesquinha e perversa do grupo ligado ao deputado Tomba, com o único objetivo de jogar a população contra a governadora Fátima, numa clara estratégia política, para a eleição municipal de 2024.

Em seu vídeo, mais uma vez de forma responsável e com documentos (cards) de realizações anteriores do Moto Fest, Marcos Silva prova que o evento que está sua 15ª edição, sempre foi uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Cruz e do deputado Tomba, com apoio da classe empresarial da cidade.

Dos 15 anos anteriores, foram poucas as vezes que teve apoio do governo estadual, uma delas em 2019 (governo Fátima) conforme consta no cartaz daquele ano, ou seja, recurso estadual nunca foi o problema para a não realização do evento, o que aumenta a cara de farsa do grupo dominante da cidade por puro ódio a adversária Fátima Bezerra e por estratégia política visando 2024.

Para Marcos Silva, cancelar o evento, por objetivo politiqueiro, prejudicando dezenas de famílias dos ambulantes, prejudicando o setor hoteleiro da cidade e a própria classe empresarial que sempre apoiou o evento, é uma demonstração cabal de que Tomba e seu grupo não ama a cidade, mas só o poder.

Alguém tem dúvidas que se o deputado Tomba e a prefeitura de Santa Cruz quisessem realizar o Moto Fest, amanhã, dia 20 de setembro, eles realizariam?

Vejam os senhores e senhoras! O grupo que conta com o apoio da Prefeitura com orçamento de 130 milhões; com o apoio do SAAE, com 8 milhões; com o apoio do presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Dias; com o apoio dos Senadores Rogério Marinho e Styvirson; com o apoio dos deputados Robinson Faria e Largatão, diz que não consegue realizar o Moto Fest porque Fátima não liberou uma Emenda, é ou não é uma farsa?

Mentira tem pernas curtas e se depender de Marcos Silva, as mentiras de Tomba e seu grupo, têm pernas curtíssimas.

Abaixo, o vídeo de Marcos Silva:




segunda-feira, 18 de setembro de 2023

VÍDEO: EM SANTA CRUZ, RAFAEL MOTTA DIZ QUE FOI ABANDONADO POR TOMBA E SEU GRUPO.














Ao fazer uso da fala no lançamento da Frente Popular JUNTOS POR SANTA CRUZ, ocorrida na última sexta-feira (15), no Centro, Santa Cruz/RN, o ex-deputado Federal Rafael Motta, não poupou críticas ao Deputado Tomba.

Rafael Motta, disse ter sido abandonado por Tomba e seu grupo nas eleições de 2022, o que considerou uma verdadeira punhalada pelas costas, pois foi o deputado que mais mandou emenda para Santa Cruz, totalizando quase 3 Milhões de Reais, inclusive todo o recurso da Biblioteca Municipal, inaugurada meses atrás, mas que não tiveram nem a decência de o convidar para a inauguração.

Rafael Motta, estava brabo, virado no siri. Não mediu palavras contra aqueles que o traiu, chegando a dizer que Tomba é um mentiroso compulsivo.

Na verdade, Rafael Motta, sabe que foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Ivanildinho em 2019, na eleição suplementar, uma vez que, sem o PSB, Ivanildinho não poderia ter concorrido naquela eleição. Como era o nome mais forte do grupo na ocasião, se não tivesse sido ele o candidato, provavelmente o grupo estaria fora do poder de Santa Cruz, daí o sentimento de traição que nutri Rafael Motta, e com razão, diga-se de passagem.

Após dizer todas as verdades sobre o abandono do deputado Tomba, Rafael Motta tirou um tempinho no discurso para agradecer o carinho e o apoio do povo de Santa Cruz, bem como de diversas lideranças da oposição que o abraçou de verdade.

Rafael Motta disse está fechado com o grupo de oposição e que o povo de Santa Cruz irá quebrar as correntes e se libertar das amarras.

Todos em Santa Cruz sabem que Tomba tem um histórico de traições. Na política, é um “amigo” de ocasião.

 CONFIRA O VIDEO:  




PÉRICLES CONVOCA A POPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DA FRENTE POPULAR JUNTOS POR SANTA CRUZ.

 


O Ex-Prefeito Péricles Rocha, ao discursar no lançamento da Frente Popular Juntos Por Santa Cruz, ocorrida na sexta-feira (15), no Centro da cidade, que reuniu centenas de pessoas, convocou toda população para participar do movimento.

Para Péricles, que foi bastante aplaudido e cortejado pelos presentes no evento, não adianta as lideranças que estão no palanque querer discutir e encontrar soluções para os problemas da cidade, se a população também não quiser.

Péricles afirmou que a cidade está abandonada, com cidadãos morrendo no hospital Aluízio Bezerra. A falta de medicamentos nos postos de saúde, a falta d’água, o lixo e urubus tomando conta das ruas, são coisas que levam sofrimento a população e que essa triste realidade não pode continuar.

Para o ex-prefeito Péricles, a união das forças de oposição, de mãos dadas com a população, como se viu naquele ato de lançamento da Frente Popular, é o único caminho capaz de superar o abandono que vive o povo de Santa Cruz hoje.

Por fim, Péricles agradeceu a presença de todas as lideranças estaduais. Agradeceu a presença de todas as lideranças locais, bem como a população que foi ao evento em grande número.

No ato, ficou claro que Péricles desempenha a função de liderança da Frente Popular Juntos Por Santa Cruz, mas que conta com a união de todas as lideranças e da população na construção dos passos futuros.



COM CENTENAS DE PESSOAS, FRENTE POPULAR JUNTOS POR SANTA CRUZ É LANÇADA COM SUCESSO E VIRA ASSUNTO NA CIDADE E NO RN.
















Em um ato histórico para a cidade de Santa Cruz e o estado do Rio Grande do Norte, as imagens do lançamento da Frente Popular JUNTOS POR SANTA com centenas de pessoas, na Quadra do Instituto Cônego Monte (antigo Colégio do Padre), no Centro, mostra que a população abraçou o movimento, que teve grande repercussão não só no município e região Trairi, mas já em nível estadual também.

Em conversa com alguns líderes do movimento, os mesmos se disseram surpresos com a quantidade de pessoas e lideranças estaduais que estiveram presentes ao evento, o que, na visão deles, aumenta a responsabilidade de todos, mas também mostra o desejo da população em participar da construção dos destinos da cidade, o que é muito bom.

A presença do Deputado Estadual Francisco do PT, do Ex-Deputado Federal Rafael Motta, de representante da Deputada Federal Natália, de representante do Deputado Federal Mineiro, do Ex-Vereador de Natal, Hugo Manso, da atuante vereadora de Currais Novos, Rayssa, do Presidente Estadual do PCdoB, George Câmara e do Presidente Estadual do PT, Junior Souto, abrilhantou ainda mais o evento, que contava com dezenas de lideranças locais que estão à frente do movimento.

Todos que fizeram uso da fala deixaram claro que ali não era comício, tampouco, ato de campanha, porém, nas rodas de conversas políticas da cidade não se fala em outra coisa: a oposição pela primeira vez mostra organização e força ao colocar centenas de pessoas e diversas lideranças estaduais em uma reunião há pouco mais de um ano do processo eleitoral.

Há uma unanimidade nós que acompanha a vida política da cidade: o ato de lançamento da Frente Popular Juntos Por Santa Cruz, com centenas de pessoas, para discutir as soluções para os problemas da cidade como a falta d’água, a saúde precária, o desemprego, aumento de impostos e taxas etc, faltando um ano para as eleições foi algo que nunca se viu na história política de Santa Cruz.

A população ter abraçado o movimento levou muita animação aos líderes da oposição que compõe à Frente, por outro lado, causou alvoroço e preocupação no grupo situacionista que há 22 anos controla a cidade, mas que ver a cada dia, florar um sentimento de mudança nos cidadãos santa-cruzenses.

O jogo está sendo jogado, com a oposição pautando a política da cidade, algo que não se via há décadas.































quinta-feira, 14 de setembro de 2023

LANÇAMENTO DA FRENTE POPULAR JUNTOS POR SANTA CRUZ ACONTECE AMANHÃ (15), NO ANTIGO COLÉGIO DO PADRE. POPULAÇÃO DA CIDADE SE PREPARA PARA O EVENTO.


Desde o dia 1º de setembro que diversas lideranças políticas, lideranças comunitárias, lideranças de classes, lideranças de movimentos sociais, estudantes, jovens, adultos, professores, artistas, empregados, desempregados, empresários, religiosos, homens e mulheres, do município de Santa Cruz/RN, estão convidando toda população do município a se fazer presente no lançamento da Frente Popular JUNTOS POR SANTA CRUZ que ocorrera amanhã, sexta, dia 15, no antigo colégio do Padre, no Centro da Cidade, a partir das 19h.

A mobilização tomou conta das redes sociais da cidade gerando grande expectativas nas lideranças da Frente Popular, quanto a adesão da população ao movimento.

Se por um lado, a adesão da população à Frente Popular anima as lideranças que compõe o movimento, o mesmo não se pode dizer dos membros do grupo da situação que comanda a cidade há 22 anos, estes, pelos ataques que se ver nas redes sociais, estão muito preocupados com a força e proporção que está tomando a Frente Popular Juntos Por Santa Cruz.

Este blogueiro tem dito que, os “donos” de Santa Cruz só temem uma coisa: o povo se levantar e erguer seus punhos.

Dizem que perguntar não ofende, então vamos lá: será que a Frente Popular é o início do levantar do povo de Santa Cruz?



terça-feira, 5 de setembro de 2023

Governo do RN decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (8)

 

O governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os órgãos públicos da administração estadual na próxima sexta-feira (8), pós feriado nacional da independência do Brasil, comemorado na quinta-feira (7).

O decreto foi publicado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial do Estado. Na prática, a medida cria um feriadão no serviço público estadual, entre a quinta (7) e o domingo (10).

"Fica declarado ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta do Poder Executivo Estadual no dia 08 de setembro de 2023", determina o primeiro artigo do decreto.

No entanto, o ponto facultativo não vale para serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos, como é o caso de hospitais de urgência e emergência.

Ainda de acordo com o texto, compete aos dirigentes máximos dos órgãos e entidades da administração indireta, como autarquias e fundações do estado, decidir sobre a adesão ao ponto facultativo ou não.

G1



segunda-feira, 4 de setembro de 2023

AGRADECENDO A PAULO CÉSAR BEJÚ, PELA PARCERIA DE 12 ANOS, MARCOS SILVA, DEIXA A ASSESSORIA DO MANDATO, PARA TRILHAR NOVOS DESAFIOS.

 


O ativista político sociocultural, Marcos Silva, que por 12 anos manteve uma parceria política sólida com o vereador Paulo César Bejú, anunciou por meio de suas redes sociais que está deixando a assessoria do mandato, para se dedicar a novos desafios em sua vida.

No vídeo, gravado lado a lado, o vereador Paulo César Bejú, fez questão de agradecer o profissionalismo de Marcos Silva, ao longo dos 12 anos que estiveram juntos.

A postura de Marcos Silva e Paulo César Bejú, é um exemplo de amadurecimento humano e político ao manterem a amizade, para além da manutenção profissional.

Pelo vídeo, Paulo César Bejú e Marcos Silva, manterão suas vozes em defesa da sociedade santa-cruzense. Quem ganha com isso, evidentemente, é toda população que clamam por vozes corajosas no enfrentamento aos desmandos da gestão pública municipal.

Abaixo, vídeo e texto publicado por Marcos Silva, em suas redes sociais.


Olá gente!

Como todos sabem, nossas vidas são feitas de escolhas e desafios, portanto, hoje, comunico que deixo a assessoria do meu querido Paulo César Bejú, para trilhar meu próprio caminho na tarefa hercúlea de, sendo uma pessoa simples, enfrentar os desmandos dos poderosos contra nosso povo.

Ao meu querido e irmão César Bejú, continuou desejando sucesso em sua jornada. A política ganha muito com um homem íntegro, sério e dedicado, como César Bejú.

Sou extremamente grato por esses 12 anos que passamos juntos, enfrentando as batalhas diárias da vida e da política.

Forças, para todos nós continuarmos a jornada em defesa de uma cidade mais justa e equânime.

Abraços e vamos à luta!



sexta-feira, 1 de setembro de 2023

CGU aponta irregularidades em contratos da Codevasf com Prefeituras do RN

 

Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) feita em contratos de pavimentação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Rio Grande do Norte, entre os meses de maio e outubro de 2022, encontrou irregularidades como obras defeituosas, falta de critério para distribuição dos contratos e falhas na fiscalização dos serviços executados.

A análise dos técnicos da CGU aconteceu em dez das 24 cidades potiguares beneficiadas com os contratos de obras de pavimentação asfáltica. A fiscalização aconteceu em Barcelona, Campo Redondo, Currais Novos, Jaçanã, Lagoa Nova, Lajes Pintadas, Parelhas, Santa Cruz, São Tomé e Tangará.

O contrato para execução das obras é decorrente do pregão eletrônico 77/2020. A vencedora foi a empresa Engefort Construtora e Empreendimentos LTDA. O acordo foi assinado no valor de R$ 26,74 milhões. Em 23 de junho de 2021, a Ordem de Serviço para início das obras foi firmada, com previsão de serem concluídas em um prazo de 12 meses.

O documento aponta uma série de irregularidades de responsabilidade da Codevasf no Rio Grande do Norte. A fiscalização diz que “foi verificada a ineficiência da atuação da Codevasf no acompanhamento dos contratos”.

O primeiro item com flagrante “impropriedade” aponta para a escolha das cidades e vias que receberam os serviços e os critérios para tal indicação.

De acordo com a auditoria, a Codevasf se limitou a responder que o beneficiário é o município, e que as ruas seriam indicadas por representante municipal, passando posteriormente por avaliação de equipe técnica e o consequente enquadramento ou não da via indicada no projeto. Segundo a CGU, caso a via não fosse enquadrada, o município poderia indicar outra rua, e assim sucessivamente.

Acontece que esse modo de escolha, segundo a auditoria, é diferente do termo de referência do edital da licitação, que define que o certame deve ser feito “por demanda justificada do Estado ou Município”.

Participação política na escolha

Outro ponto destacado pelo trabalho da Controladoria, ainda sobre a escolha dos beneficiários, aponta que a escolha das ruas beneficiadas foi feita de modo informal. Para a CGU, essa prática reafirma a fragilidade no processo de indicação dos beneficiários. “Verificou-se que em alguns municípios as ruas que haviam sido enquadradas para intervenção, (…) não apareceram mais no projeto executivo ou na medição dos serviços, mesmo não havendo documento que justifique sua exclusão ou substituição por outra via”, diz trecho do relatório.

O documento cita ruas no município de Tangará, onde a rua Sebastião Ferreira Lima, que estava no procedimento de enquadramento, não apareceu nos documentos relativos à medição, e em seu lugar foi inserido o “Pátio da rodoviária”, bem como um “trecho 02”, da rua Assis Lopes, que não aparecia nos documentos anteriores. O mesmo ocorreu em São Tomé, onde a rua Alto Paraíso e outras três vias foram substituídas mesmo após constarem nos documentos iniciais, pela rua José Lopes Pereira e Travessa XV de Novembro.

Outro ponto que chamou a atenção da equipe de auditoria foi que no diário de obra constam relatos de acréscimo de ruas no planejamento a pedidos políticos. “No exame dos diários de obra foi o relato de que ruas foram acrescentadas por políticos da região”, diz o trecho, que em seguida conta com um recorte do diário de obras, onde é possível ler “Iniciando serviços e finalizando no mesmo dia da rua Assis Lopes, rua está, acrescentada pelo deputado …”. O nome do parlamentar foi omitido no documento.

Pavimentação com defeitos

Também merece destaque o ponto referente à qualidade do serviço executado, que a auditoria aponta como potencial de causar prejuízo. “A má qualidade de alguns serviços executados, prejudica a população beneficiária e, em última análise, pode representar prejuízo ao erário”, diz a conclusão do relatório.

Seguindo na análise, o relatório também aponta a desconformidade de espessura do asfalto aplicado com as normas, e para esse resultado, a CGU aponta que os instrumentos utilizados pela Codevasf para aferir e atestar essa característica das camadas asfálticas estão incompatíveis com a norma técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), bem como desconforme com o que pede o termo de referência da licitação. O uso dessas ferramentas resultou em variações significativas, variando de 0,5 a 1,0 cm.

As medições feitas pela equipe da Controladoria apontaram que em determinados pontos do asfalto aplicado na rua XV de Novembro, no município de São Tomé, a espessura tem medidas de 2,5 cm, em outros pontos da mesma via, chegam a 3 cm, no entanto, ambas estão aquém do valor de 3,5cm previsto nos projetos executivos. Essa desconformidade afeta diretamente a qualidade do serviço, chegando, em alguns pontos, como na rua Dr. Borges de Oliveira, na cidade Campo Redondo, a revelar os contornos das pedras paralelepípedos que estão por baixo da camada asfáltica.

Obras observam requisitos de qualidade, diz Codevasf

Em nota oficial, a Codevasf informa que o edital e o contrato mencionados são do ano de 2020. O órgão informa que os contratos passaram por aprimoramentos diversos. Entre as medidas adotadas pela Companhia, estão: padronização de editais, termos de referência e contratos; constituição de comissão permanente para monitoramento de ações; treinamento de equipes de fiscalização; e solicitação de adesão ao Programa Brasil M.A.I.S., para uso de imagens de satélite no acompanhamento de serviços de pavimentação.

A Codevasf também informa que atua em permanente cooperação com órgãos de fiscalização e controle. “Apontamentos e recomendações desses órgãos são observados pela Empresa para fins de controle e contínuo aperfeiçoamento de procedimentos”, escreveu o órgão.

Por fim, a Codevasf informou que as Obras que apresentem imperfeições ou inconformidades são objeto de notificação às empresas responsáveis, para fins de correção. “Todas as obras contratadas pela Codevasf devem atender a requisitos de qualidade estabelecidos em contrato”, encerrou.

Erros identificados durante os quase cinco meses de trabalhos investigativos realizados no interior do RN:

  • Falta de critério para distribuição dos serviços contratados aos beneficiários:
  • Substituição informal de vias que já haviam sido enquadradas;
  • Falta de normativos e treinamento específico para o seu corpo técnico, para análise e recebimento de projetos;
  • Ausência de planos de amostragem e execução inadequada dos ensaios e controle tecnológico;
  • Subcontratação indevida, inexistência de fiscalização formal do contrato;
  • Forma de medição de serviços imprecisa e;
  • Execução de pavimentação em desacordo com normas técnicas
Blog Thaisa Galvão



SANTA CRUZ: FRENTE POPULAR JUNTOS POR SANTA CRUZ SERÁ LANÇADA DIA 15 DE SETEMBRO, NO ANTIGO COLÉGIO DO PADRE.


Diversas lideranças de Santa Cruz estão convidando toda população da cidade, para participarem do lançamento da Frente Popular JUNTOS POR SANTA CRUZ, que acontecerá no dia 15 de setembro, às 19h, na quadra do antigo Colégio do Padre, no Centro da Cidade.

Segundo as lideranças que estão coordenando este movimento, a Frente Popular JUNTOS POR SANTA CRUZ é o ponto de partida para um amplo debate com os mais diversos setores da sociedade santa-cruzense a fim de elaborar as diretrizes que nortearão a construção de um conjunto de propostas capaz de apresentar soluções reais para os problemas que afligem a população como: o desabastecimento de água, a precarização da saúde, a falta de emprego, uma carga tributária exorbitante, falta de perspectiva da juventude e outros problemas.

Os líderes do movimento afirmam ainda que a Frente será composta por todo e qualquer cidadão de Santa Cruz, por lideranças políticas, lideranças comunitárias, lideranças de classes, lideranças de movimentos sociais, estudantes, jovens, adultos, professores, artistas, empregados, desempregados, empresários, religiosos, mulheres... que queiram, democraticamente, unir forças na reconstrução de Santa Cruz.

Diversas lideranças, dentre elas, o ex-prefeito Péricles Rocha, o vereador Paulo César Bejú, o ex-vereador Pretinho, o ativista político sociocultural Marcos Silva, o empreendedor Dinho Cell, a microempreendedora Maria Eliete, o professor Marizaldo, a sindicalista Cleoneide, Val Cabelos e a educadora Mirian Estevam, já divulgaram vídeos em suas redes sociais convocando a população para participar do evento.

Ouvido pelo blog uma das lideranças da Frente disse: a união das forças que se revelam neste movimento é, impreterivelmente, propor um projeto sólido, justo, coeso e exequível, para Santa Cruz e todos seus cidadãos.

O jogo está sendo jogado.