quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Congresso derruba veto, e escola pública deverá ter atendimento de psicólogo Fonte: Agência Senado




















O Congresso derrubou nesta quarta-feira (27) o veto integral do presidente da República, Jair Bolsonaro, à proposta que garante atendimento por profissionais de psicologia e serviço social aos alunos das escolas públicas de educação básica. Portanto, volta a valer o texto do PLC 60/2007 (PL 3.688/2000, na Câmara dos Deputados), aprovado em setembro pelos deputados, na forma de um substitutivo elaborado pelo Senado. A nova norma será promulgada pela Presidência da República.

Pela proposta do ex-deputado José Carlos Elias, equipes com esses profissionais deverão atender os estudantes dos ensinos fundamental e médio, buscando a melhoria do processo de aprendizagem e das relações entre alunos, professores e a comunidade escolar. O texto ainda estabelece que, quando houver necessidade, os alunos deverão ser atendidos em parceria com profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Despesas

Depois de ouvir os Ministérios da Educação e da Saúde, a Presidência tinha decidido vetar o projeto, argumentando que há inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público. Na justificativa do Veto 37/2019, o presidente dizia que a proposta criava despesas obrigatórias ao Poder Executivo, ao “estabelecer a obrigatoriedade de que as redes públicas de educação básica disponham de serviços de psicologia e de serviço social, por meio de equipes multiprofissionais”.

De acordo com o Planalto, o projeto não indica a respectiva fonte de custeio nem traz demonstrativos dos respectivos impactos orçamentários e financeiros da medida, o que viola as regras do artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, bem como dos artigos 16 e 17 da Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda do artigo 114 da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019 (Lei 13.707, de 2018).

Fonte: Agência Senado


DA TRIBUNA DA CÂMARA GEAN PARAIBANO NEGA AGRESSÃO A ENFERMEIRA.





















O Vereador Gean Paraibano subiu a Tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz/RN, na noite de ontem (26) para negar a agressão verbal a uma enfermeira do Hospital Walfredo Gurgel, fato com uma grande repercussão na imprensa local e estadual. 

No fim de semana passado, veio a público uma possível agressão cometida pelo vereador e policial Gean Paraibano a uma profissional da saúde do Hospital Walfredo Gurgel, na capital do estado, quando, segundo publicado na imprensa, o vereador havia xingado uma enfermeira grávida, tendo levantado a camisa para mostrar que estava com armado. 

Pois bem! Na noite de ontem (26) durante a sessão ordinária do poder legislativo de Santa Cruz/RN, o vereador subiu na tribuna, sendo categórico ao afirmar que não cometeu qualquer ato contra a profissional. 

Segundo Gean, ele está sendo vitima de uma ação orquestrada de seus adversários políticos. O vereador também disse que renuncia ao mandato se conseguirem comprovar tal fato. 

O vereador chorou e pediu que seus amigos e correligionários continuem acreditando em sua palavra. 

Como dissemos no início, esse possível ato teve uma grande repercussão, inclusive, com nota de repúdio do COREN e da própria Secretaria Estadual de Saúde. 

Gen tem todo direito de se defender, mas parece que essa história ainda vai longe.


Mesmo condenado pelo TRF4, que desafiou o STF, Lula não voltará à prisão


















O ex-presidente Lula foi condenado nesta quarta-feira 27 em segunda instância no caso do sítio de Atibaia. Os três desembargadores que formam a 8ª Turma do TRF-4, João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Thompson Flores votaram por manter a sentença da juíza Gabriela Hardt, na primeira instância, e ainda elevar a pena - que era de 12 anos e 11 meses de prisão - para 17 anos, 1 mês e 10 dias de prisão.

Apesar da condenação em segunda instância, Lula não voltará a ser preso. Isso porque o Supremo Tribunal Federal proibiu a prisão após condenação em segunda instância.

Por conta da decisão do STF, as penas só poderão ser executadas após o esgotamento de todos os recursos possíveis - o chamado trânsito em julgado.

Lula, que foi preso após a condenação do caso do triplex do Guarujá, está solto desde 8 de novembro, após uma prisão política de 580 dias.

Brasil 247


CABO ELEITORAL DO PREFEITO IVANILDINHO E DO PRESIDENTE DA CÂMARA TENTA AGREDIR VER. JOÃO VICTOR NA SESSÃO DE ONTEM (26).





















Inacreditável! Na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz/RN, realizada na noite de ontem (26) um cidadão cabo eleitoral ligado ao grupo da situação agrediu verbalmente o Ver. João Victor que discursava na tribuna da Câmara.

João Victor pedia ao presidente da Câmara respostas sobre o pedido de abertura da CPI do SAAE, quando, visivelmente alterado, o mesmo começou, aos gritos, proferir palavras de baixo calão contra o vereador João Victor que manteve a calma, pedindo ao presidente que tomasse providencias.

O Homem, mesmo depois que o vereador João Victor saiu da tribuna, se manteve alterado, gritando, inclusive, outros cidadãos que também estava na plenária. Uma cena deprimente e lastimável.

Segundo João Victor, o cidadão agressor não pode, por ser cabo eleitoral do presidente da casa e do prefeito, se achar no direito de agredir parlamentares em plena sessão da Câmara.

João Victor disse ao blog que irá acionar o agressor na justiça.


terça-feira, 26 de novembro de 2019

COM A AUSÊNCIA DO DEP. TOMBA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA, MARCOS SILVA PUBLICA VÍDEO COM AS PERGUNTAS AO DEPUTADO.





















O ativista socio/cultural Marcos Silva postou em suas redes sociais um vídeo contendo as perguntas que ele encaminhou a organização da Audiência Pública, realizada na manhã de ontem (25) em Santa Cruz/RN, que visava debater soluções para a falta d'água na cidade. 

Não custa lembrar que o Dep. Tomba não compareceu, pior, nem justificativa da sua ausência foi dada a organização do evento, nem ao público presente. 

Confira o vídeo:


segunda-feira, 25 de novembro de 2019

EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, CAERN REAFIRMA O INTERESSE EM ADMINISTRAR O SAAE.






















Presente na Audiência Pública realizada pela sociedade civil de Santa Cruz/RN, na manhã desta segunda (25) que visava encontrar uma solução para o desabastecimento de água que vive a cidade, a CAERN, através dos diretores Sra. Eng. Sayonara Andrade de Medeiros, Gerente de Contratos de Concessão e Programa; Sr. Eng° Isaías de Almeida Costa Filho, Chefe de Gabinete da Diretoria de Operação e Manutenção;  Sr. Eng. Tiago Elias - Gerente das grandes editoras e o Sr. Assis chefe da Unidade de Operação e Manutenção de Águas da Regional Agreste Trairi afirmou o interesse em receber o SAAE.

Esse interesse já havia sido externado nas presenças do Dep. Tomba, do prefeito Ivanildinho e do diretor do SAAE, Sr. Giusepe, em reunião na cidade do NATAL, provocada pelo Movimento Santa Cruz.

Diante de centenas de populares e do Ministério Público, presentes a Audiência Pública, os diretores da CAERN foram taxativos “a CAERN tem total interesse em receber o SAAE.”

E aí autoridades de Santa Cruz! Vão entregar ou não vão? O povo quer saber. Ah! Querem água também.

























AUSÊNCIA DO SAAE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOA COMO ATESTADO DE CULPA PELO DESABASTECIMENTO EM SANTA CRUZ.

Caramuru Paiva (Representante do Dep. Francisco do PT), Dr. Ricardo (PROMOTOR do MP Santa Cruz), Sr. Eng. Tiago Elias - (Gerente das GRANDES ADUTORAS), Sra. Eng. Sayonara Andrade de Medeiros, (Gerente de Contratos de Concessão e Programa) e Sr. Eng° Isaías de Almeida Costa Filho, (Chefe de Gabinete da Diretoria de Operação e Manutenção).

Parece que o discurso do SAAE e, consequentemente, de todos que defende a gestão municipal, quando tentam colocar a culpa pelo desabastecimento de água na cidade de Santa Cruz/RN, nas costas de terceiros foi por água abaixo, pois a CAERN esteve presente com 03 diretores, enquanto o SAAE faltou, na própria cidade, a Audiência Pública realizada pela sociedade civil na manhã desta segunda (25) que visava encontrar uma solução para esse grave problema.

Com a ausência na audiência, o SAAE assumiu um atestado de culpa pela imensa crise de água que vive o município, além de ter demostrado um certo desprezo por quem esteve presente, é ou não é?





























SANTA CRUZ: DIRETOR DO SAAE NÃO COMPARECE A AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA























Até o momento desta publicação o diretor do SAAE Ângelo Giuseppe (Zepe), não tinha comparecido nem enviado um representante da autarquia.


sexta-feira, 22 de novembro de 2019

CASO GEAN PARAIBANO: O CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA DEVERÁ SER ACIONADO.






















Depois que veio a público a informação de que o policial e ocupante de uma cadeira de vereador no município de Santa Cruz, Gean Paraibano, ameaçou uma profissional de saúde no hospital Walfredo Gurgel, na capital do Estado, vereadores de Santa Cruz cogitam entrar com uma ação no Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do município, pedindo a perda do mandato do vereador/policial.

O vereador Gean Paraibano foi eleito em 2016, apoiado pelo Dep. Tomba, vindo a romper com o líder maior do Trairi, no meio de 2018, quando se aproximava a cassação da então prefeita Fernanda Costa, o que levaria ele para a linha de sucessão, isso no entendimento do próprio vereador, mas depois de muito balaio de gato, teve de se contentar com a cadeira de vereador mesmo. 

O fato é grave e merece investigação.

Em breve, mais informações.


Black Friday minicurso avançado de língua portuguesa.



















Indique um amigo e pague 70$ por sua inscrição. - Concurseiros de cidades vizinhas pagam 70$ pelos dois finais de semana de aulas. Aluno e ex aluno Universo Concurseiro paga 70$ pelos dois finais de semana de aula. - Aluno ETEF paga 70$ pelos dois finais de semana de aula. Melhor preparativo do estado, professor Mourão (Iap cursos), foco na IBFC, EBSERH e por vindouro concurso Prefeitura de São Gonçalo do Amarante-RN. Informações e inscrições com o professor Peterson Javan 99837-0606. 

Bons estudos a todos!


AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A FALTA D`ÀGUA EM SANTA CRUZ, ACONTECE SEGUNDA (25) NO TEATRO CANDINHA BEZERRA.





































Às 9h30, da manhã, na próxima segunda (25), no Teatro Candinha Bezerra, o MOVIMENTO SANTA CRUZ realizará uma Audiência Pública, sobre a falta de água na cidade. Mais uma vez, o MOVIMENTO SANTA CRUZ que luta há anos em defesa da cidadania, convida a população e autoridades competentes, para juntos, tentarem encontrar soluções para a calamidade que vive o sistema de abastecimento de água da cidade, no âmbito do SAAE

O blog tomou conhecimento que o presidente da CAERN já confirmou presença, sem dúvidas, o SAAE também estará presente, assim, a população deve comparecer em peso, para fazerem suas perguntas a estes órgãos, sobre está problemática. 

Atenção autoridades! O povo não aguenta mais ouvir desculpas, querem solução. 

Atenção população! É uma grande oportunidade para reivindicarem seus direitos.


IFRN, Campus Santa Cruz, promove anualmente a Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - EXPOTEC, o maior evento acadêmico, científico e cultural da região do Trairi.





































A nona edição do evento acontece de 25 a 28 de novembro de 2019 e se soma às comemorações dos 10 anos de existência do Campus Santa Cruz, apresentando o tema “A produção de conhecimento para a construção da cidadania”, cujo objetivo é evidenciar o papel estratégico e fundamental da educação para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos indivíduos e da cidade que habitam e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A EXPOTEC 2019 reúne em sua programação diversas atividades como a Mostra Tecnológica, Mostra de Pôster, Comunicação Oral e Mostra de Humanidades que apresentam o resultado dos projetos de ensino, extensão, pesquisa e inovação desenvolvidos por alunos e servidores do Campus, como também por pesquisadores da região, nas diversas áreas de conhecimento, além de minicursos, oficinas e uma diversificada programação artístico-cultural.








































ESCOLA JOÃO FERREIRA CONVIDA COMUNIDADE PARA ELEIÇÃO DE NOVA DIREÇÃO ESCOLAR




























A direção da escola estadual João Ferreira de Souza juntamente com os candidatos da Chapa 1 vem a público convidar a toda a comunidade escolar para se fazer presente no próximo dia 29 de novembro, sexta feira das 8h as 21h, com o intuito de participar da votação para a escolha da sua nova direção escolar. 

Pais, alunos, familiares, professores e funcionários da escola estão aptos a votar. Vamos escolher juntos, por uma escola cada vez mais democrática. A chapa candidata é a chapa 1, com a professora Gilmara Barbosa e o Prof Oziel. Venha, participe e se torne atuante nesse projeto democrático.


Santa Cruz: homem mata a esposa, depois comete suicídio em Bonsucesso



A Policia registrou na manhã desta sexta-feira, registrou um assassinato e um suicido na comunidade Bonsucesso, na Zona Rural de Santa Cruz, RN. Segundo informações, um homem conhecido como Severino de Zeca, teria praticado o crime contra a sua esposa Juliana e, depois cometido suicido na manhã desta sexta-feira (22). 

O fato abalou os moradores da localidade. Eles deixam duas filhas. 

Em breve outras informações

Diário Lajespintadense 

DO BLOG
Houve um aumento de 12% no número de registros de feminicídios. Uma mulher é morta a cada duas horas no país. Foram 1.173 no ano passado, ante 1.047 em 2017. O levantamento, publicado no dio (8), Dia Internacional da Mulher, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.






domingo, 17 de novembro de 2019

SANTA CRUZ: ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 26 1º SIMPÓSIO DE GERIATRIA E O 3º ENCONTRO NACIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NA FACISA

















Entre 26 e 29 de novembro de 2019 acontecerão dois eventos importantes na FACISA-UFRN:

O I Simpósio de Geriatria e Gerontologia ocorrerá de 26/11/2019 a 27/11/2019 e destina-se à promoção de discussão e difusão de conhecimento em Geriatria e Gerontologia, com envolvimento da comunidade de idosos da cidade de Santa Cruz e região e dos discentes, servidores e funcionários da FACISA/UFRN e comunidade científica. Contará com apresentações científicas (comunicações orais curtas), palestras, minicursos, mesas redondas, rodas de conversa e apresentações artístico-culturais. Todos os idosos de Santa Cruz estão convidados!

O III Encontro Nacional da Atenção Primária em Saúde acontecerá de 28/11/2019 a 29/11/2019 e está em sua terceira edição, ocorrendo em conjunto com o V Encontro de APS do Trairi/RN. Contará com apresentações científicas, palestras, mesas redondas, mostras e apresentações artístico-culturais. 



quinta-feira, 14 de novembro de 2019

NO DIA MUNDIAL DO DIABETES FALTA INSULINA LANTUS NA SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTA CRUZ.



















Populares da cidade de Santa Cruz/RN, que são diabéticos, procurou nosso blog para denunciar que, a INSULINA LANTUS está faltando na Secretaria Municipal de Saúde da cidade. 

A vacina Lantus é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos de idade ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia (nível alto de açúcar no sangue). 

É lamentável que no dia Mundial do Diabetes, hoje, 14 de novembro, esteja faltando esta medicação tão essencial aos portadores da doença. 

Atenção Secretária de Saúde! Quem encontra-se com diabetes não pode esperar, agilize a compra da medicação. Fim 


DENÚNCIA: HÁ PELO MENOS 03 MESES FALTA MÉDICO NO POSTO DE SAÚDE I DO PARAÍSO, EM SANTA CRUZ.








Se tem uma área que vive um caos há décadas no município de Santa Cruz/RN, é a saúde pública. A denúncia que acaba de chegar ao blog, vinda de populares do Bairro Paraíso, maior comunidade do município, prova isso. 

A Unidade de Saúde I, que abrange boa parte da população do Bairro Paraíso, segundo populares, encontra-se há 03 meses sem médicos. Tem sido um “Deus nos acuda.” 

E continua a cantiga: entra prefeito, sai prefeito, mas a saúde continua na UTI que, aliás, Santa Cruz não tem. 

Atenção prefeito Ivanildinho! Quanto tempo mais a população terá de esperar?


quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Presidente do Senado barra prisão em 2a instância























O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), resiste em patrocinar uma proposta para autorizar a prisão após condenação em segunda instância. Em reunião com senadores nesta terça-feira, 12, ele condicionou o movimento a mudanças no texto em discussão na Casa.

Para Alcolumbre, a proposta do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) afronta o artigo 5º da Constituição, apontado como uma cláusula pétrea, e sua aprovação poderia ser questionada na Justiça. A alternativa discutida é a elaboração de um texto que faça alterações no Código de Processo Penal.

Atualmente, há duas propostas sobre o tema no Congresso com o potencial de alterar o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a possibilidade de prisão após condenação em segundo grau. Enquanto a da Câmara, de autoria do deputado Alex Manente (Cidadania-SP), quer alterar o inciso 57 do artigo 5º da Constituição, a da Casa vizinha, do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), mexe com o artigo 93. Há questionamentos sobre essas medidas desrespeitarem a cláusula pétrea da Constituição.

Mais cedo, a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), afirmou que Alcolumbre tinha se comprometido a pautar a proposta no plenário após votação no colegiado. O presidente do Senado, porém, afirmou ainda estar discutindo a proposta . “A gente está conversando com a senadora Simone Tebet e com todos os senadores”, afirmou.

Tebet anunciou que o CCJ começará a discutir, no próximo dia 20, sete propostas que tratam sobre o tema. Um dos textos é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a prisão de um condenado em segunda instância. Outro é o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que ganhou uma versão no Senado. Além disso, cinco projetos que tratam sobre a revisão do Código de Processo Penal serão pautados para discussão.

Estadão