terça-feira, 1 de setembro de 2020

FATOS POLÍTICOS DE 60, 70 E 80: UFRN/CAMPUS LOCAL/PASSOS INICIAIS

Campus da UFRN – Sítio Caiçarinha (Santa Cruz)

















Este momento levou-me a refletir se é ou não imodéstia. Talvez o meu índice de convicção me induza a tal, no tocante aos fatos descritos nas minhas asserções frequentes. Mas, na condição de vereador de Santa Cruz, terra na qual temos a dita de ter, como Padroeira, a Excelsa SANTA RITA DE CÁSSIA, e, ainda, enquanto cidade, tê-la como portadora de hegemonia regional, apraz-me informar, reiteradas vezes, quando se fizer necessário. 

É que fui a voz ecoante primeira, que, do Plenário da Câmara Municipal, naquele período, conclamei todos os segmentos da comunidade local, para se unirem em apoio à proposta do Deputado José Marcílio Furtado, a fim de trazer o Campus Universitário para Santa Cruz do Inharé/Trairi, cujo benefício, principalmente, na época, considerava-se a dádiva mais expressiva dos últimos 50 anos, em especial, à juventude estudiosa de nossa região. 

Vê, naquele tempo, funcionar um Núcleo de Ensino Superior em Santa Cruz, constituiu-se, para mim, um hedonismo, na verdadeira acepção da palavra. 

A minha alocução na Tribuna do Legislativo Santacruzense aconteceu, coincidentemente, em agosto de 1979, após o pronunciamento do Dep. Marcílio Furtado, nos dias iniciais daquele mês e ano, no Parlamento Estadual, enunciando a boa nova. Enquanto, surpreendentemente, o meu discurso fora publicado no Jornal “A República”, de Natal, na pág 10, em 17 de agosto de 1979, com a seguinte manchete: “MARCÍLIO AGORA NÃO LUTA SÓ.” (Ver cópia anexa).

Prédio em que funcionava a Câmara Municipal de 
Santa Cruz na época retratada no texto.

Concluído o processo de implantação definitiva do Campus, bem como da sua instalação e operacionalização, nos prédios do Sítio Caiçarinha, deste município, não obstante o longo tempo decorrido de suas edificações, ainda estavam bem conservados, originalmente. A primeira providência, em nível de prefeitura, foi a melhoria do acesso àquela localidade, com a devida prioridade. 

Prédio em que funcionava a Câmara Municipal de Santa Cruz na época retratada no texto. 

RN – Sítio Caiçarinha (Santa Cruz) 

Além da restauração da antiga estrada, foram executados serviços de alargamento em vários trechos do percurso, em condições de trafegabilidade para veículos de todos os tipos e procedências quaisquer.


Um dos segmentos alargados é, atualmente, o espaço ocupado pelos prédios da Delegacia Civil, da Unidade Básica de Saúde Municipal (UBS) e dos demais prédios residenciais, até próximo à Avenida “Hugo Tavares”, que liga o bairro DNER ao Conjunto Cônego Monte e adjacências. 

Bem próximo, na parte Leste das precitadas edificações, existia uma plantação associada de algodão, milho e feijão. Tal benfeitoria foi indenizada pela Prefeitura de Santa Cruz, resultante do trabalho dos meeiros da Paróquia Local. Feito isso, o trator D-8, de propriedade do DER/RN, iniciou os serviços de reconstrução e alargamento da estrada acima referenciada. 

Nesse caso, como era de se esperar, naquele momento singularizado para Santa Cruz, falou mais alto o bom senso, ante a legitimidade do objetivo que se pretendia. 

Ainda com relação aos fatos afins do limiar da década de 80, vou lembrar que o trator referido no parágrafo anterior foi mais uma intervenção benéfica do Dep. Marcílio Furtado, na sua postura diligencial de servir a Santa Cruz e região, respectivamente, com destaque na área educacional, nos seus níveis diversos.

Dinamérico em cerimônia de hasteamento
da Bandeira Nacional – Semana da Pátria
A propósito, agradecido a Deus, na Sua misericórdia, pela concessão dos privilégios da vida e da saúde, reconhecido, retrocedo no tempo, mais uma vez, para lembrar que fui porta-voz do ilustre Deputado conterrâneo, via telefone, a fim reiterar, para o Prefeito Hildebrando, a necessidade de se imprimir urgência no pagamento daquela indenização, com os fins essencialmente previstos, no que, de pronto, foi atendido. 

Em tempo: a UFRN está em primeiro lugar no Nordeste, empatada com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em nível de Brasil, entre as 15 melhores, segundo o Instituto de Pesquisas de Xangai (China). No momento, não disponho de mais detalhes. Só sei que é positivo. Aplausos! 

Por enquanto, paro por aqui. Volto no próximo, com mais particularidades sobre a UFRN em Santa Cruz, certificadamente. 

Ah!, sim, relembro o renomado escritor que outrora residiu em Santa Cruz: “Há tempo de desprezar e tempo de recolher o que nos foi dado por acréscimo.” “Há tempo de fingir que se está morto e tempo de se lutar prudentemente pelo pão de cada dia.” (SANDERSON NEGREIROS) Saudades! 

Não gostaria, jamais, de esquecer o inesquecível: “Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.” (MAHATMA GANDHI) Incrível! 


Quem como Deus? Ninguém como Deus! 
Até o próximo, se Deus quiser!



Santa Cruz/RN, 31 de agosto de 2020. 
Dinamérico Augusto de Medeiros 





Nenhum comentário:

Postar um comentário