quarta-feira, 22 de março de 2023

COLUNA: AMANDA OLIVEIRA FALA SOBRE O: PROJETO BENJAMIN - ABRAÇANDO A INCLUSÃO

 

Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de Abril) vem aí, e junto com ele o começo da realização de um sonho. Como sempre falo, a educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento de uma criança autista.

E para que o aluno autista desenvolva suas habilidades é necessário uma estrutura escolar eficiente, com preparo profissional de todos os envolvidos no processo educativo, e principalmente, um diálogo aberto com todos que fazem a escola: professores, servidores no geral, pais e alunos; para que sejam abordadas questões de inclusão e respeito às diferenças. Como a inclusão no ensino regular é uma tarefa com grandes desafios, o nosso projeto visa contribuir para expandir as discussões sobre Autismo e inclusão nas escolas.

Mais uma vez, levando o nome do meu filho para nunca esquecer das minhas lutas e dos motivos que me trouxeram até aqui, o PROJETO BENJAMIM-ABRAÇANDO A INCLUSÃO, tem o propósito de atravessar todos os espaços educacionais, para falarmos e discutirmos de forma efetiva a inclusão, o respeito às diferenças, o Autismo e a diversidade nas escolas. E como nada nesse mundo se conquista só, pois um sonho que sonha junto, torna-se realidade, estou com meu amigo Mailson Luiz, que abraçou esta causa junto comigo e acreditou em cada intenção do meu projeto. Mailson é fundador do projeto @educamaisunp, e agora, entrega toda sua contribuição enquanto educador neste projeto nosso, que para mim, é capaz de transformar a forma como se faz a inclusão na Cidade de Santa Cruz/RN.

Registro da reunião na tarde de hoje(22)
na E.E. Cosme Ferreira Marques.
E claro, que este projeto só será possível, porque tem alguém que acredita nele e uma Escola disposta a oferecer mais, e fazer mais pelas crianças com TEA. Nos reunimos na tarde de hoje(22), com o Diretor Robson Silva e a Coordenadora Pedagógica Jaqueline Carla de Azevedo, da Escola Estadual Cosme Ferreira Marques. Escola que será nosso projeto piloto e que abrirá portas e mostrará caminhos para que o projeto abrace mais escolas e ocupe mais espaços. Não poderia, também, deixar de enfatizar a minha gratidão à Escola e aos seus profissionais que abraçam essa causa e deixam à nossa disposição o que eles tem de mais valioso: OS ALUNOS. Eu, enquanto fundadora do projeto e mãe de uma criança Autista, acredito fielmente que podemos transformar a forma como se aborda a inclusão nas Escolas.

O início do nosso projeto, a nossa primeira palestra/roda de conversa, acontecerá no dia 3 de Abril, em alusão a semana Mundial de Conscientização do Autismo. Voltado para todos os alunos, de todas as turmas, e todas as idades, o projeto tem como objetivo estimular crianças a conhecerem sobre as diferenças e a conviver com elas, pois nosso ponto principal, é falar sobre Autismo com as crianças que não convivem diretamente com ele, e aproximar toda a comunidade escolar para o convívio real com crianças portadoras de deficiência.

Entre várias discussões que permeiam o universo do Autismo, para mim, falar sobre inclusão no ambiente escolar e trabalhar isso, é uma das maneiras mais viáveis para proporcionar um futuro digno e com acessibilidade para crianças no Espectro Autista. Nada, nem a imensidão das palavras, são capazes de descrever a minha felicidade em ver esse projeto acontecer! A inclusão se faz necessária, é urgente, e no que depender do PROJETO BENJAMIM, nós faremos com que todas as Escolas de Santa Cruz/RN, abracem a inclusão!








2 comentários: