sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Em entrevista esclarecedora, Roberto Linhares, diretor da CAERN, diz que a água disponibilizada para Santa Cruz é suficiente, o problema é a distribuição








Em entrevista esclarecedora que mostra a realidade sobre o sistema de abastecimento de água de Santa Cruz, o diretor presidente da CAERN, Roberto Linhares, falou que a água enviada para Santa Cruz é suficiente para abastecer a cidade, segundo ele a ONU afirma que entre 50 e 100 litros é o ideal para uma média diária por pessoa, a CAERN entrega para Santa Cruz cerca de 150 litros diários por pessoa.

Além disso, ele falou sobre a importância da hidrometração da cidade e da rede de distribuição do SAAE, que segundo ele pode ser antiga e não atender as necessidades atuais, mas que não poderia afirmar, pois a distribuição é de responsabilidade do SAAE, sem interferência da CAERN.

Outro dado importante citado pelo Diretor da CAERN é sobre a quantidade de água disponibilizada para Santa Cruz nos últimos meses, segundo ele a distribuição está normalizada e na média, salvo algum dia quando houve problema na adutora, mas que não afetou de forma direta a média mensal.

Continuando na exposição de dados, Santa Cruz recebe cerca de 25% da água de toda a adutora Monsenhor Expedito, que também atende outros 29 municípios. Ainda segundo o presidente, o SAAE caso queira, também pode buscar outras alternativas, como usar a água do açude, compra de água em carros pipa e perfuração de poços.

Ele também fala sobre a importância da construção de outra adutora, mas não adianta aumentar a vazão de água se a distruibuição não for feita de forma correta.

O presidente da CAERN foi taxativo sobre a tentativa do município de tentar culpar o órgão, quando a responsabilidade pela distribuição é do SAAE, segundo ele “A CAERN é atacada, é culpada diariamente por algo que não temos culpa”.a

O diretor presidente também se colocou à disposição para participar de uma audiência pública e mostrar os dados para toda a população da cidade, como sempre o órgão fez, segundo ele.

Michael Pontes


Um comentário:

  1. Eu morro de pena da CAERN, falta água na ZN inteira, na periferia de Natal, em vários interiores faltando água, só olhar o instagram da CAERN... a CAERN não manda a vazão na pressão q deveria tanto q o MP foi chamado para interferir... de onde q o povo de Santa Cruz gasta só 100l de água por dia??? Tem gente q lava cisterna todo mês! Eu só queria q o SAAE entregasse pra CAERN pra ver a zona e aí eu queria ver se iam dar a mesma desculpa q tão dando em outras cidades!

    ResponderExcluir