FÓRUM DE CULTURA DE SANTA CRUZ/RN.
Nota de Repúdio.
O Fórum de Cultura, colegiado independente, formado por 40 grupos culturais, instituições culturais e artistas de Santa Cruz/RN, vem a público, repudiar a proposta do nobre vereador Eivan Justino, no que concerne a cessão da Casa de Cultura Popular, para abrigar por tempo indeterminado o Mercado Público Municipal.
Entendemos ser uma proposta descabida e inoportuna, tendo em vista que o município de Santa Cruz possui poucos espaços culturais, sendo a Casa de Cultura, um desses poucos espaços. Não obstante, nossa Casa de Cultura trata-se de um espaço vivo e plural, estando no momento com suas atividades paralisadas em virtude da pandemia. Ademais, a Lei Estadual de Proteção do Patrimônio Histórico do RN, proíbe, veementemente, modificação no referido espaço físico, o que, por si só, já impediria tal ação.
Entendemos que a proposta do vereador representa uma afronta e um desrespeito a classe artística, já tão sofrida por falta de políticas públicas, por uma razão simples: a Casa de Cultura deve ser utilizada tão somente para aquilo que foi criada, servir a classe artista de Santa Cruz e região Trairi.
Por fim, reafirmamos a importância da reforma do Mercado Público, bem como a necessidade de se encontrar uma saída plausível para realocação dos pais e mães de famílias que lá trabalham.
Atenciosamente,
Fórum de Cultura de Santa Cruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário