O projeto “Escolinha de Karatê” existe há 15 anos e atua sem fins lucrativos, apoiado pela loja maçônica de Santa Cruz/RN. Ele tem como visão incentivar as crianças e os adolescentes ao esporte, ensinando a disciplina, o respeito e os valores, para que possam viver os desafios do cotidiano com dignidade.
O professor do projeto, Genibaldo Pereira, Sensei faixa preta/3º DAN, destaca-se por sua forte liderança, respeito às tradições e engajamento aos valores do Karatê-dô tradicional, e, desse modo, vem realizando, há 7 anos, um trabalho diferenciado e profícuo com essas crianças e adolescentes. Em consequência disso, já logrou inúmeros êxitos nesse período e adquiriu diversos títulos para o nosso município que, infelizmente, ainda não é conhecido por muitos.
Nesse âmbito, a vitória mais recente ocorreu nos dias 28 e 29 de maio, onde 5 atletas de nossa cidade, incentivados pelo professor Genibaldo, participaram do Campeonato Estadual, sendo todos classificados e garantindo, assim, uma vaga no Campeonato Brasileiro a realizar-se de 13 a 17 de julho do presente ano em Cuiabá/MT.
No dia 31 de maio os atletas de nossa cidade foram convocados pela federação para compor a seleção do Karatê-dô tradicional do RN, os seguintes atletas:
- Carlos Arthur (categoria 8 - 9 anos): 1º lugar Katar e 2º lugar Kumitê.
- Anthonny Rafael (categoria 12 - 13 anos): 1º lugar Katar.
- Jácio Mauê (categoria 14 - 15 anos): 3º lugar Katar e 3º lugar Kumitê.
- Jackson (categoria 16 - 17 anos): 1º lugar Kumitê e 2º lugar Katar.
- Yan Guilherme (categoria 16 - 17 anos): 1º lugar Katar e 2º lugar Kumitê.
É importante ressaltar que os esportistas supramencionados, para chegarem a essa vitória, têm passado por diversas dificuldades diárias para treinarem. Faltam-lhes equipamentos, muitos moram em lugares distantes e, por serem menores de idade, dependem de seus pais, que trabalham, e não conseguem, muitas vezes, levá-los e buscá-los. Mesmo diante de tantas dificuldades, são crianças e adolescentes que não desistem de seus sonhos e sentem prazer em mostrar, com garra e determinação, todo o aprendizado adquirido pelo professor.
Diante do exposto, solicitamos o apoio e o patrocínio de toda a população santacruzense, principalmente das autoridades e dos empresários, para que continuemos a alavancar esse projeto e o sonho de chegar à Cuiabá/MT, trazendo, assim, mais uma vitória e reconhecimento para nosso município e Estado. Para mais informações sobre como ajudar, entrem em contato com ÂNGELA.
Salientamos, por fim, que não podemos permitir que os sonhos desses jovens atletas se percam, pois eles são a nossa presente esperança de um futuro melhor, são exemplos para outros que precisam tomar escolhas e decisões acertadas em suas vidas, além de serem, claramente, um orgulho para o nosso Estado.