terça-feira, 25 de julho de 2023

RITINHA LIMA SERÁ A ÚNICA CONSELHEIRA TUTELAR CANDIDATA A REELEIÇÃO EM 2023.

Dos cinco (05) Conselheiros Tutelares eleitos em 2019 em Santa Cruz/RN, Ritinha Lima, será a única a buscar a reeleição nas eleições de outubro deste ano.

Ritinha Lima, mesmo já sendo conselheira, teve de passar por todas as fases do processo de seleção, incluindo a prova de conhecimento específico sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), aplicada no último domingo (23) em Santa Cruz, tendo sido aprovados, além de Ritinha Lima, mais oito (08) candidatos que buscarão as 05 vagas de Conselheiro Tutelar, para um mandato de 4 anos.

A campanha para os candidatos irem em busca de votos terá início dia 15 de agosto, indo até dia 29 de setembro. Já a votação será no dia 01 de outubro, de 2023 (domingo), das 8h, às 17h, em local ainda a ser definido pela comissão organizadora.

Todos os eleitores de Santa Cruz com situação eleitoral regular poderão votar para Conselho Tutelar, bastando apresentar no local de votação qualquer documento com foto, de preferência o RG + o Título de eleitor.

Ainda sobre o dia da votação é importante frisar que cada eleitor só pode votar em apenas um candidato (a).

O salário de Conselheiro Tutelar varia de município para município, conforme legislação municipal especifica. Em Santa Cruz é apenas de um salário mínimo (R$ 1.320,00), sem nenhuma gratificação.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o trabalho de um Conselheiro Tutelar é árduo. Com uma carga emocional e psicológica enorme, tendo em vista as inúmeras violações que precisam acompanhar no dia a dia, como: espancamento, estupros de vulneráveis, abandono, agressões, trabalho análogo a escravidão, etc, cometidos contra crianças e adolescentes. É um trabalho de suma importância na proteção dos Direitos da Criança e do Adolescentes.

O blog deseja uma boa sorte a todos os candidatos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário