A Exposição RPV (Registro de Patrimônio Vivo), organizado pela Coordenação Estadual das Casas de Cultura, da Fundação José Augusto, Governo do RN, chegou a sede do Ponto de Cultura Arte Viva, situado no bairro Paraíso, Santa Cruz/RN.
A exposição foi aberta ontem (13), com a visita a Escola Estadual João Ferreira e ficará até o dia 20, deste mês.
A exposição é um resgate histórico de mestres, mestras e grupos culturais do Rio Grande do Norte, que pelo seus encantadores trabalhos na cultura foram agraciados com o Prêmio Patrimônio Vivo do RN, lei estadual que visa reconhecer e valorizar essas práticas culturais.
Para Marcos Silva, presidente da Companhia, puder encerrar as atividades de 2023, do Ponto de Cultura Arte Viva, com esta exposição é de suma importância para o fortalecimento do espaço físico do Ponto, como Centro Cultural.
A exposição é riquíssima do ponto de vista da obra de cada mestre, mestra e grupo exposto nela, com um valor do nosso patrimônio imaterial incalculável e, para nós do Arte Viva, do Paraíso e de Santa Cruz, com um valor sentimental agregado, tendo em vista que a exposição conta com dois mestres de nossa cidade: o saudoso Antônio da Ladeira, que foi um dos maiores mestres de Boi de Reis do Rio Grande do Norte e o mestre João Gregório, um dos maiores na arte de esculpir em madeira. Esses mestres deixaram um legado cultural para a nossa comunidade, a nossa cidade é o nosso estado, afirma Marcos Silva.
A exposição ficará até o dia 20/12, e as escolas, grupos e/ou comunidade em geral que queiram visitar a exposição deverá agendar via os contatos de Marcos Silva e Fábio de Souza, ou por meio de suas redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário