Na tarde/noite de ontem (13), o Ponto de Cultura Arte Viva, com sede na comunidade Paraíso, Santa Cruz/RN, recebeu a visita do senhor Leandro Anton - membro da Coordenação de Articulação do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
O Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cutura Viva foi criado e regulamentado por meio das portarias nº 156, de 06 de julho de 2004 e n° 82, de 18 de maio de 2005, do Ministério da Cultura. Surgiu para estimular e fortalecer no país a rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura. Inicialmente, o Cultura Viva era formado por cinco ações: Pontos de Cultura (convênios), Escola Viva, Griôs, Cultura Digital, Cultura e Saúde, sendo todas as atividades vinculadas aos Pontos de Cultura. Com a evolução do Programa, o Cultura Viva amplia-se e envolve novos focos de apoio e parcerias, agora, como política de estado, por meio da Lei 13.018/2014, sancionada pela então presidenta Dilma, que Institui a Política Nacional de Cultura Viva e dá outras providências (fonte: site do Minc).
Com a vitória do presidente Lula, a política de valorização da cultura, antes massacrada nos governos Temer e Bolsonaro, está sendo retomada, inclusive com a recriação do Ministério da Cultura, que havia sido extinto pelo governo anterior.
A vinda de Leandro Anton, para cumprir uma vasta agenda no Rio Grande do Norte, através de convite da Comissão dos Pontos de Cultura do RN, é o símbolo desta retomada da política nacional de cultura, destaca o senhor Teotônio Roque, membro da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, como representante da Comissão Estadual.
Para os membros do Ponto de Cultura Arte Viva, é motivo de muita alegria, já no primeiro ano da retomada da política do programa cultura Viva, receber a visita de um integrante do Ministério da Cultura. Fábio de Souza, um dos coordenadores do Ponto de Cultura, afirma que a visista do senhor Leandro Anton, mostra a seriedade do trabalho desenvolvido pela instituição ao logo dos anos.
O represente do Ministério da Cultura, Leandro Anton, na oportunidade, demonstrou encantamento pela história de resistência e resiliência cultural do Ponto de Cultura Arte Viva, o que, para ele, mostra a necessidade do Governo Federal, por meio do Ministério, avançar, fortalecendo os Pontos exemplares, como o Arte Viva, já existente, bem como ampliando a rede com novos Pontos de Cultura.
A convite do Arte Viva estiveram acompanhando a visista, a Associação Rádio Comunitária Santa Rita, a Associação Artesanato do Trairi e a Casa de Cultura Popular, que na ocasião explanaram suas ações e projetos, no que desejaram também se inscreverem na plataforma para serem certificados como mais um Ponto de Cultura na cidade.
Estiveram acompanhando o representante do Ministério da Cultura, na visita ao Ponto de Cultura Arte Viva, o senhor Teotônio Roque, fotógrafo e membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e o senhor Raimundo Melo, diretor do CECOP (Centro de Documentação e Comunicação Popular), representante dos Pontos de Memória do RN e do Pontão de Cultura Cecop.
A visista é histórica para o Ponto de Cultura Arte Viva, para o bairro Paraíso e para a cidade se Santa Cruz.
Viva a cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário