quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Governadora Fátima Bezerra recebe investidores que gerarão empregos no estado

























A governadora recebe os investidores responsáveis pelo empreendimento Ilê Mormaii Touros, uma parceria entre a Mormaii e a construtora Real Urbanismo, que compreende um shopping e dois resorts no município de Touros. Serão gerados 250 empregos diretos e indiretos.

Além do Rio Grande do Norte, a Bahia, Ceará, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul também abrigarão unidades do empreendimento que espera atrair turistas de todo o mundo com o lema “A vida com jeito de férias”. O investimento total é de R$45 milhões.

O shopping na entrada do empreendimento oferecerá posto de gasolina, lojas da comunidade local (artesanato, restaurante com comidas típicas, peixaria, etc), loja do resort e da Mormaii. O Resort na Beira da Praia terá 60 bangalôs com piscina, restaurante e spa, e o Resort na Beira da Lagoa também, contando ainda com Parador, Escola de Vela Olímpica, SUP, Kite e Windsurf.

Via/assessoria


JUSTIFICATIVA PARA CRIAR A CPI DO SAAE É CLARA E CRISTALINA.

O Vereadores Paulo César Bejú e João Victor usaram suas redes sociais para rebater matéria de um dos blogs da cidade de Santa Cruz/RN, que publicou a informação de que o REQUERIMENTO para criar a CPI do SAAE não tem justificativa e, por isso, deve ser arquivado pelo presidente da Câmara Fábio Dias. 

O Requerimento apresentado não dá margens a interpretações, é claro e cristalino, visa “investigar a calamidade no abastecimento de água, bem como possíveis irregularidades das licitações no âmbito do SAAE.” 

Alguém na cidade de Santa Cruz tem dúvidas de que essa investigação é necessária e urgente? A ver pelas reações da população, não! Parece que, os únicos que tem dúvidas são os defensores do grupo do prefeito Ivanildinho. 

Só quem tinha a ganhar com a CPI era o povo de Santa Cruz, fato, mas nem esperem por isso, o presidente da Câmara irá arquivar o pedido, mas não por falta de justificativa no requerimento, sejamos sinceros. 

Veja abaixo a integra do requerimento:


Roda Viva levará Lula à TV aberta pela primeira vez






















Desde que o ministro Dias Toffoli liberou as entrevistas de Lula à imprensa, proibidas pela Justiça no ano passado para impedir que o ex-presidente, então já preso, apoiasse Fernando Haddad, será a primeira vez que ele irá à TV aberta.

Nenhuma rede de TV aberta, até agora, quis entrevistar o ex-presidente, apesar de as tevês estrangeiras fazerem fila para entrevistá-lo.

No mundo inteiro, ninguém entende por que as televisões brasileiras não querem entrevistar o ex-presidente que é lembrado como o melhor presidente da República por enorme parte do povo.

Blog da cidadania


TOMBA COMEMORARÁ ANIVERSÁRIO NUMA CIDADE SEM ÁGUA.





















A mesma imprensa (blogs e rádios) de Santa Cruz que se calam diante do escândalo dos números do SAAE e da falta de água na cidade, lardeia o chamamento do Dep. Tomba para comemorar mais um aniversário. 

O Dep. Tomba que adora uma festa, terá de comemorar seu aniversário em meio a uma revolta popular em Santa Cruz, a cidade que clama por água. 

Entre uma batida e outra das bandas, o povo em silêncio deve gritar "cadê a água?"

As vésperas de finados, entre a festa e o luto, o povo tá quase morrendo de cede.



quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Pois mande dizer ao deputado que eu administro até de graça

"Pois mande dizer ao deputado que eu administro até de graça pra mostrar a incompetência da gestão hídrica em Santa Cruz" foi o que o Ramon Luduvico postou em suas redes sociais após o pronunciamento na sessão do Deputado Tomba Farias na última terça-feira (29/11) sobre a crise hídrica em Santa Cruz, na qual o deputado chegou a oferecer 50 mil para quem quiser administrar a cidade sem ter falta d'água.

Procurado pelo Blog Ramon completou: "Os Santacruzesses por anos convivem com um racionamento, mas a gestão da SAAE, comandada pelo mesmo grupo a quase 20 anos, não apresenta para a população um plano de expansão da rede de distribuição, melhorias no sistema de bombeamento, construção de novos reservatórios, entre outras infraestruturas necessárias".

Santa Cruz vive hoje a maior crise hídrica na história, moradores relatam que falta d'água de 30 dias em suas residências. "É um absurdo! A SAAE entrega um serviço deficitário e quem paga são os moradores, que mesmo não tendo água todo dia é cobrado o valor completo. Santa Cruz é uma cidade turística e com serviços importantes, não pode ficar a mercê da incompetência da SAAE em gerir a distribuição de água" disse Ramon.

Recentemente os moradores de Santa Cruz fizeram um requerimento a Frente Parlamentar da Águas da Assembleia Legislativa e entregaram um abaixo assinado no Ministério Público para que seja instaurado os procedimentos cabíveis com o intuito de esclarecer e solucionar o problema. O Blog RSantos vai continuar informando sobre o caso, conforme as informações forem chegando.



CPI DO SAAE: COM 04 ASSINATURAS, CPI TEM DE SER INSTALADA.

Mesmo os 05 vereadores da base do prefeito (Tarcísio das Horteiras, Renato Locutor, Jackerson Renê, Marco Celito e Fábio Dias) não assinando o requerimento para abertura da CPI do SAAE, com 04 assinaturas dos vereadores Dr. Zé Francisco, Gean Paraibano, Paulo César Bejú e João Victor, o REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA determina a instalação da CPI, mas o presidente manobra para evitar esse desgaste com o Dep. Tomba que é quem dar as ordens. 

Veja o que diz o Art. 54 do regimento interno da Câmara: a Comissão Especial de Inquérito será automaticamente constituída, requerida por um terço dos membros da Câmara. 

Ora! Se a Câmara tem 9 vereadores, um terço, é 03 e se o requerimento foi assinado por 04 parlamentares, logo, tem mais de um terço. 

O Regimento é claro e cristalino, porém, toda via, todo mundo sabe que há sempre um jeitinho quando não se quer fazer as coisas, é ou não é? Aguardemos.


PRESIDENTE FÁBIO DIAS MANOBRA PARA ENTERRAR A CPI DO SAAE.

























Durante a sessão de ontem (29) ao receber o REQUERIMENTO constando 04 assinaturas, números suficientes para abertura da CPI do SAAE proposta pelos vereadores Paulo César Bejú e João Victor, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz, Fábio Dias, anunciou que irá encaminhar o requerimento para parecer da assessoria jurídica da mesa diretora, que é ligada diretamente a ele e, não, para a assessoria jurídica da Câmara que é independente. 

Esse anunciou foi motivo de revolta do vereador João Victor que ver uma clara manobra na decisão do presidente para enterrar a CPI. 

Segundo João Victor, a assessoria da MESA DIRETORA por ser ligada diretamente ao presidente e ao grupo Tombista jamais dará um parecer favorável a abertura da CPI, pois não tem independência para tal. 

João Victor entende que, se a Câmara tem uma assessoria jurídica concursada, que não olha para cor de partido, nem lado de “situação” ou “oposição” para o bem do poder legislativo toda consulta jurídica deveria ser remetida a esta assessoria. 

Pelo visto, o povo continuará sem água e o SAAE sem ser investigado.


DESDE QUANDO DEFENDER O POVO VIROU “FAZER MÉDIA?”

Foto: Reprodução
Bastante nervoso, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz, excelentíssimo Fábio Dias, ao rebater a apresentação do REQUERIMENTO para abertura da CPI DO SAAE gritou que os vereadores que trouxeram a baila as informações quase sigilosas do SAAE estão fazendo “média.” 

Os populares presentes à sessão logo perguntaram: "e você tá fazendo média com quem"? O presidente de imediato pediu que a plateia não se manifestasse. 

Acho que nesse meio termo cabe algumas perguntas: por que defender os interesses do povo é tão difícil? Por que é tão difícil investigar um órgão público?


NÃO TEM COMO JUSTIFICAR O INJUSTIFICÁVEL. POSTURA DOS VEREADORES DA BASE DO PREFEITO IVANILDINHO MOSTRA ISSO.

Foto: Reprodução
Visivelmente nervosos, possivelmente pelo requerimento de abertura de uma CPI pra investigar o SAAE, apresentado pelos vereadores João Victor e Paulo César Bejú, os vereadores da base do prefeito que não assinaram o requerimento, tentaram da tribuna, justificar suas posições. 

O líder do governo, vereador Marco Celito chegou a dizer que os dados divulgados não correspondem com a verdade, porém, os dados foram emitidos pelo próprio SAAE. 

Oxe! Como assim, Marco Celito, os dados oficiais do SAAE não são verdadeiros? Vai entender. 

Pelo que se percebe, não há interesse da base do prefeito investigar os “desmandos” no SAAE, é ou não é?


terça-feira, 29 de outubro de 2019

ENVERGONHANDO A POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ VEREADORES DA BASE DO PREFEITO NÃO ASSINAM REQUERIMENTO PARA CRIAR A CPI DO SAAE.




























Na noite desta terça (29) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, os vereadores Tarcísio das Horteiras, Renato Locutor, Jackerson Renê, Marco Celito e Fábio Dias não assinaram o REQUERIMENTO para abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) dos vereadores João Victor e Paulo César Bejú que visa investigar a calamidade da falta d`água no município. 

Os vereadores da base dão demonstrações de que estão fechados com o Dep. Tomba e o prefeito Ivanildinho, não ligando para a opinião pública e reclames da população. 

Pode não parecer, mas há uma revolta na cidade de Santa Cruz ocasionada pela falta d`água na cidade. A população tem clamado por solução e cobrado das autoridades transparência do SAAE, mas parece que os vereadores da base estão de olhos e ouvidos fechados, bem como com as bocas trancadas. 

O povo continua chorando e clamando, mas...





Dono do sítio de Atibaia venderá imóvel por R$ 870 mil

O sítio em Atibaia (SP) que era frequentado pelo ex-presidente Lula ficará livre de confisco se, nesta quarta-feira (30), o TRF-4 (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região anular a sentença que condenou o petista em primeira instância por corrupção e lavagem de dinheiro em decorrência de reformas bancadas por empreiteiras na propriedade.

Sem o confisco judicial, a eventual venda do imóvel poderá resultar em um lucro de quase R$ 900 mil ao seu dono formal, um amigo da família de Lula.

Nesta quarta-feira, o TRF-4 irá decidir se o processo deve ou não voltar à primeira instância para correção da ordem de apresentação das alegações finais, conforme recentes decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).

O Supremo anulou duas condenações da Lava Jato e determinou que esses processos retornassem à fase de alegações finais por não ter sido respeitado o princípio de que as defesas devem se manifestar por último nos processos —ou seja, que réus delatores falem antes dos acusados que não são colaboradores.

No caso do sítio, o ex-presidente apresentou suas alegações finais no mesmo prazo de seus delatores, o que abre brecha para a anulação de sua condenação a 12 anos e 11 meses de prisão em primeira instância em Curitiba —o caso está pronto para ser julgado em segunda instância no TRF-4.

Lula está preso desde abril do ano passado pela condenação no caso do tríplex de Guarujá, decisão confirmada em segunda (TRF) e terceira instâncias (Superior Tribunal de Justiça). A eventual anulação do caso do sítio, portanto, não muda neste momento a sua situação na sistema prisional.

O sítio em Atibaia foi comprado em outubro de 2010 por R$ 500 mil, o que corresponde a R$ 830 mil em valor atualizado pela inflação (IPCA). Segundo o Ministério Público Federal, a propriedade rural teve reformas financiadas pelo pecuarista José Carlos Bumlai e pelas empreiteiras Odebrecht e OAS.

Uma avaliação judicial realizada em meados deste ano por determinação da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelo processo, indicou que o sítio vale hoje R$ 1,7 milhão, uma diferença de quase R$ 900 mil em relação ao valor pago.

A Justiça autorizou a venda da propriedade rural, mas determinou que parte do valor eventualmente obtido seja depositado em uma conta judicial e fique bloqueado até o julgamento do caso pelas instâncias superiores.

Porém, se a sentença de primeira instância for anulada pelo TRF-4, o dono poderá ficar com o valor total do negócio, já que a decretação de confisco do imóvel também seria cancelada pelo tribunal.

EM NOME DE EMPRESÁRIO

A área onde está a casa, o lago e outras benfeitorias do local está registrada em nome do empresário Fernando Bittar, filho de Jacó Bittar, amigo de Lula que atuou na fundação do PT.

A sentença de primeira instância, de autoria da juíza federal Gabriela Hardt, considerou que houve corrupção e lavagem de dinheiro no caso.

Na decisão, a magistrada ressaltou que não entrou na discussão sobre a propriedade formal do sítio, uma vez que a denúncia do Ministério Público Federal teve como foco a reforma e decoração de instalações e benfeitorias realizadas em favor de Lula e sua família.

Sendo proprietário ou não do imóvel, é fato incontroverso que foram efetuadas reformas e comprados objetos para atender interesses de Luiz Inácio Lula da Silva e de sua família”, escreveu Hardt.

Para a juíza, Bittar cometeu o crime de lavagem de dinheiro em relação às obras da cozinha do sítio, pagas pela OAS, uma vez que as notas fiscais quanto a estas benfeitorias foram emitidas em nome do empresário, e ele assinou os projetos da obra.

Com base nesse entendimento, a magistrada condenou Bittar a três anos de reclusão, mas substituiu a punição pela pena de prestação de serviços à comunidade e pagamento de dez salários mínimos. A defesa do empresário, conduzida pelos advogados Alberto Toron e Luiza Oliver, nega que ele tenha cometido esse crime.

Segundo a decisão judicial, de fevereiro passado, as benfeitorias resultantes das reformas no sítio constituíram “o proveito do crime de lavagem” e tiveram custo de aproximadamente R$ 1 milhão.

Hardt decretou então o confisco do imóvel e determinou que, em caso de venda judicial, Bittar só ficasse com a “diferença entre o valor das benfeitorias objeto dos crimes” e o valor pago pelo imóvel em 2010.

Em abril, a defesa de Bittar apresentou petição com pedido de autorização para negociar o imóvel no mercado convencional. De acordo com a defesa, “a venda de imóveis por meio de leilão judicial tende a resultar em significante deságio”, o que poderia prejudicar Bittar e “os próprios interesses da Justiça”.

Realmente e conforme é notório, na hipótese de o imóvel ser submetido à denominada ‘2ª praça’, seu arremate pode dar-se por valor de até 50% menor do constante do laudo de avaliação”, argumentaram os advogados.

A defesa acrescentou que Bittar não frequenta mais o sítio e um eventual leilão judicial do imóvel só ocorreria após o julgamento pelas instâncias superiores. Pediu, então, para fazer a venda convencional do bem após a realização de uma avaliação judicial do imóvel.

Os advogados informaram que, em caso de autorização, o pagamento do negócio seria feito por meio de depósito em conta judicial indicada pela vara federal.

O Ministério Público Federal concordou com o requerimento dos advogados de Bittar e, em maio, a Justiça determinou a realização da avaliação judicial do imóvel. O perito indicado pela Justiça emitiu um laudo que estimou em R$ 1,7 milhão o valor da propriedade rural.

Procurada pela Folha, a advogada de Bittar Luiza Oliver afirmou que mesmo em caso de anulação do confisco por decisão do TRF-4, a defesa não adotará medidas para vender a propriedade rural sem antes comunicar a Justiça Federal. Disse ainda que pedirá autorização para concretizar qualquer transação.

Folha


A 5 dias do Enem, 20% dos candidatos ainda não consultaram local de prova

Dos mais de 5 milhões de candidatos confirmados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, cerca de 20% ainda não consultaram o local onde prestarão a prova. O balanço, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi calculado às 10h desta terça-feira (29).

A primeira prova do Enem será aplicada no próximo domingo, dia 3 de novembro. Até lá, os candidatos devem acessar o chamado cartão de confirmação – que traz o endereço de onde farão o exame. É necessário entrar na página do participante e digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Preciso levar o cartão de confirmação no dia do Enem?

De acordo com o Inep, não é obrigatório apresentar o cartão de confirmação no dia da prova.

Os organizadores recomendam, entretanto, que todos os candidatos imprimam e levem o documento, porque ele evita confusões sobre o local do exame.

Estrutura da prova

No primeiro dia de prova, em 3 de novembro, serão aplicadas as provas de:

linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
duração: 5h30

No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:

ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
duração: 5h

G1


EXPECTATIVA PARA A SESSÃO DE HOJE DA CÂMARA DE VEREADORES DE SANTA CRUZ. DADOS DO SAAE DEVE DÁ O TOM DO DEBATE.





























Às 19h, de hoje (29) acontece a primeira sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz após a revelação dos dados pelos vereadores Paulo César Bejú e João Victor. 

Sem dúvidas, o clima é de expectativa para saber como será o posicionamento dos vereadores sobre os dados que chocou a população da capital do Trairi que vive uma calamidade no abastecimento de água, administrado pelo SAAE

A transparência ou falta dela sobre o SAAE dará o tom dos debates.


CPI DO SAAE JÁ. REQUERIMENTO DOS VEREADORES PAULO CÉSAR BEJÚ E JOÃO VICTOR PEDE CRIAÇÃO DE UMA CPI.
























Através de suas redes sociais, os vereadores Paulo César Bejú e João Victor comunicam que elaboraram um requerimento visando criar uma CPI para investigar as causas da calamidade da falta d’água em Santa Cruz/RN 

A CPI é um forte instrumento de investigação, precisa que a maioria dos vereadores assine o requerimento para que a mesma seja instalada. 

Agora o povo vai ver quem é a favor e quem é contra a transparência pública de um órgão que arrecada milhões, mas presta um péssimo serviço a população. 

O blog acompanhará de perto esse processo, informando a população o passo a passo. 

CPI DO SAAE JÁ!


segunda-feira, 28 de outubro de 2019

DADOS REVELADOS DO SAAE CAI COMO UMA BOMBA EM SANTA CRUZ

Após as revelações de alguns dados do SAAE, pelos vereadores Paulo César Bejú e João Victor, não se ouve falar em outra coisa na cidade que não seja os valores arrecadados e, ao que parece, mau aplicado pela autarquia municipal. 

Nas rodas de conversas políticas, de boteco, das esquinas, no trabalho, todo mundo só fala sobre as disparidades dos números, confrontando com os argumentos do grupo Tombista que vive de botar culpa nos outros pela calamidade no abastecimento que passa a cidade. 

Esses números eram guardados pelo grupo do prefeito Ivanildinho e do Dep. Tomba a 7 ou 10 chaves. Ninguém ousava descobrir, mas aí, bem assessorados, os vereadores João Victor e Paulo César conseguiram aprovar um requerimento na Câmara de Vereadores com votos da base do prefeito, a partir daí foi só acionar o Ministério Público e aguardar. 

Obrigado a enviar os dados aos vereadores, o grupo situacionista convive com dor de cabeça, enquanto a sociedade comemora a divulgação das informações, ao mesmo tempo que se assustam com os números.



CONVITE: 10 ANOS DE FISIOTERAPIA , FACISA/UFRN SANTA CRUZ/RN






































No ano em que a Fisioterapia completa seus 50 anos de regulamentação no Brasil, comemoramos 10 anos da criação deste curso de formação, na Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi - FACISA. Esta unidade especializada da UFRN, localizada em um município do interior do estado do Rio Grande do Norte, tem contribuído com o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e científico da região, promovendo mais saúde e funcionalidade para sua população, além de contribuir com a formação de profissionais de alta qualidade, distribuídos por toda parte. 

E nesse embalo de conquistas e comemorações, o curso de Fisioterapia da FACISA-UFRN convida toda a comunidade acadêmica para participar do evento de 10 anos do curso de Fisioterapia da FACISA – memória, avanços e perspectivas da atuação fisioterapêutica no contexto atual, que será realizado nos dias 29, 30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2019, no campus da FACISA, na cidade de Santa Cruz-RN. 

Serão dias de palestras, mesas de debate, trocas de saberes, minicursos, capacitações, lançamento de livros, exposições fotográficas, atividades culturais e esportivas, além de muita integração entre a comunidade acadêmica, docentes e egressos da instituição. 

Na programação social teremos: TALENTOS FACISA – apresentação artístico-cultural de alunos e servidores da instituição, envolvendo música, poesia, fotografias, desenho e pintura; CORRIDA FISIOTERAPIA FACISA – primeira corrida da instituição, com percurso de 5 km nas imediações do campus e participação maciça de servidores e alunos e um HALLOWEEN fisio do terror, festa a fantasia, organizada por alunos do curso de fisioterapia. 

Teremos tudo isso junto e misturado numa semana recheada de atividades preparadas para todos que fazem o campus FACISA/UFRN. 

Atenciosamente, 
Comissão Organizadora – 10anosFisioFACISA 



NOTA DO SAAE DEIXA POPULAÇÃO DE SANTA CRUZ AINDA MAIS REVOLTADA.

Parece que o SAAE e a prefeitura de Santa Cruz sentiram o baque com as divulgações dos dados da autarquia Municipal.

A revolta no município é geral, motivo pelo qual fez o SAAE se apressar em divulgar uma nota de esclarecimento a população. Porém, ao invés de ajudar, a nota revoltou ainda mais a população.

Nas redes sociais centenas de pessoas criticam e exigem uma explicação, já que, na visão dos populares, a nota não esclarece absolutamente nada. 

"É um amontoado de nada, com coisa nenhuma." Dizem populares sobre a nota.



sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Governo Bolsonaro orienta depoimentos de assessores na CPI das Fake News

Na tentativa de reduzir mais desgastes, o governo Jair Bolsonaro avalia recorrer ao Judiciário para que seis assessores tenham o direito de ficar em silência na CPI mistra das fake news. O ocupante do Planalto procurou alguns auxiliares para dar orientações. 

A lista dos que foram chamados inclui pessoas que trabalharam na comunicação da campanha de 2018 e atualmente ocupam cargos no Palácio do Planalto, como integrantes do chamado "gabinete do ódio".

A expressão é usada internamente no governo para se referir ao núcleo formado pelos assessores especiais da Presidência Tércio Arnaud Tomaz e José Matheus Sales Gomes, além de Mateus Diniz, lotado na Secretaria de Imprensa. Os três são ligados ao vereador Carlos Bolsonaro (PSC), filho do presidente. 

As atenções para as fake news aumentaram após nas eleições do ano passado, quando houve uma campanha ilegal contra o então presidenciável Fernando Haddad (PT) financiada por empresas para divulgar notícias falsas no WhatsApp. O objetivo era prejudicar Haddad e favorecer Bolsonaro, conforme denunciou uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo. A matéria apontou, ainda, que cada contrato chega a R$ 12 milhões.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Santa Cruz vem a público, tendo em vista publicação feita pelos vereadores João Victor e Paulo César Beju, esclarecer sobre suas contas e investimentos feitos em Santa Cruz.

Os maiores investimentos do SAAE são em Serviços de Engenharia, que são executados por uma empresa terceirizada, contratada através de licitação via Concorrência Pública, divulgada em jornais de grande circulação do estado.

Nestes serviços de engenharia são executados todas as atividades de manutenção e ampliação de rede feitos diariamente pelo SAAE. São serviços de engenharia executados pelo SAAE:

• Manutenção das redes de água e esgoto;
• Limpeza de galerias pluviais;
• Limpeza de fossas;
• Ligação e corte de água;
• Remonte de pavimentação em paralelepípedo ou asfalto em locais que o SAAE faz serviço;
• Fabricação de placas de cimento para caixas de gordura do sistema de esgoto;
• Coleta e tratamento de esgoto nas 7 elevatórias de tratamento existentes na cidade, com serviços e funcionários 24 horas por dia em cada elevatória, destinando o esgoto para as lagoas de estabilização para tratamento;
• Investimentos em ampliação de redes de água e esgotos nos bairros da cidade, já que Santa Cruz cresce cotidianamente e novas ligações são solicitadas diariamente no SAAE.

Todos esses serviços são executados por 46 funcionários terceirizados pagos pelo SAAE, via empresa contratada, e entram na rubrica de despesas de Serviço de Manutenção, e trabalham diariamente na cidade.

Além destas despesas, que são as maiores e consumem grande parte do que é arrecadado pelo SAAE mensalmente, a autarquia municipal ainda realiza pagamentos mensais a CAERN, onde compra a água para ser distribuída na cidade, a COSERN, o INSS, além de material de expediente e outras despesas cotidianas administrativas.

É importante a população tomar conhecimento que as maiores despesas do SAAE são com manutenção da rede de esgoto. O SAAE trata 90,1% do esgoto da cidade, um dos maiores índices do Nordeste e não visto em outros municípios potiguares nem na maior parte do Brasil, e isso requer grande aporte de investimentos mensais para garantir que a rede funcione bem.

A divulgação dos dados apresentados são de previsões orçamentárias, inclusive no que diz respeito as licitações, que são realizadas para contratação de serviços e compra de produtos, mas nem todo o valor licitado é contratado junto a empresa vencedora, vai depender da demanda existente e da necessidade do órgão, pagando somente aquilo que for consumido dentro do que for licitado. Isso é uma prática comum em qualquer órgão público e dentro do que é estabelecido pela legislação brasileira.

Todos os dados disponibilizados aos vereadores estão abertos para verificação da população através de nosso Portal da Transparência (www.saae.santacruz.rn.gov.br) com informações relativas as despesas do SAAE.

A direção do SAAE reitera a responsabilidade que tem com a população, garantindo que todo sistema funciona com zelo dos recursos públicos para execução de suas atividades.

Assessoria de Comunicação Social


SANTA CRUZ: CASA DE CULTURA REALIZA NESTA SEXTA-FEIRA 25 A 1ª NOITE DO SAMBA E PAGODE BENEFICENTE

Acontece na noite desta sexta-feira (25) na Casa de Cultura Popular de Santa Cruz - Palácio Inharé a primeira noite do SAMBA E PAGODE, evento BENEFICENTE para arrecadação de brinquedos. A noite ficará por conta de ERICLEIDSON LIMA E GRUPO IDENTIDADE E PAGODE DO BOM.








































“Os trabalhadores querem menos direitos e mais trabalho”, diz Bolsonaro























O presidente falou que o governo pensa um plano de empregabilidade para pessoas com até 29 anos de idade e acima de 55

O governo Bolsonaro sinalizou que está discutindo ações para a criação de empregos. Em entrevista coletiva cedida em Pequim, o presidente declarou que vem sentindo dos trabalhadores que eles preferem “menos direitos e mais postos de trabalho”.

O pessoal sempre fala em direito, direito, direito… E esquece deveres. O que eu tô sentindo por parte do trabalhador — não sou eu, é que eles querem… [Os trabalhadores] já falam: ‘Se for possível, menos direito e [mais] emprego”, declarou.

Ele não deu detalhes de quais direitos poderiam ser cortados, mas adiantou que há um plano de estímulo à empregabilidade voltado para pessoas com até 29 anos de idade e acima de 55. O ministro da economia, Paulo Guedes, também afirmou que essa será a agenda econômica e que a proposta precisa ser validada com o presidente, e que a pretensão é enviá-la ao Congresso já em novembro.

O plano ainda deve modificar a questão da estabilidade de carreira para novos servidores públicos. O presidente adiantou que novos contratados não terão garantia de permanência no emprego depois de três anos, como define hoje a Lei 8.112, que rege o serviço público federal.

Carta Capital


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO LICITADO PELO SAAE DARIA PARA CONSTRUIR A MURALHA DA CHINA.

Fonte: Google (imagem ilustrativa) 



















Brincadeiras a parte, o assunto é muito sério. 

As informações divulgadas pelos vereadores João Victor e Paulo César Bejú mostram porque o SAAE escondia a todo custo os dados. No período de apenas dois anos, o SAAE licitou um montante equivalente a quase R$ 2 MILHÕES DE REAIS em material de construção. Vá somando isso há quase 20 anos, onde vai parar? 

Com tanto material de construção vale perguntar: cadê as obras do SAAE? 

Período de campanha eleitoral será que responde onde foi parar tanto material?