terça-feira, 31 de maio de 2022

7ª DIREC LANÇA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA MEDIADORES DA POLITIA DE SUPERAÇÃO DO ANALFABETISMO.

 


Processo seletivo para cadastro de reserva de bolsista mediador de alfabetização, bolsista mediador de práticas culturais, bolsista mediador de práticas corporais, bolsista tradutor – intérprete da língua Brasileira de sinais (libras), bolsista coordenador de turmas, bolsista coordenadores de práticas culturais, bolsista coordenadores de práticas corporais, para atuar no projeto de “alfabetização do sujeito para a emancipação”, da 7ª diretoria regional de educação – 7ª direc, no contexto da politica de superação do analfabetismo no RN. O período de inscrição será do dia 1º ao dia 3 junho

LINK DO EDITAL CLICK AQUI!



Conheça os principais motivos da insônia

 

1- Declínios hormonais como: declínio dos níveis de estrógeno e progesterona.

* Busque um médico para reposição desses hormônios, Rivotril e Zolpidem não são a cura.

2- Excesso de preocupação ao se deitar, já pensando no amanhã (ansiedade)

* É o momento de relaxamento, se preocupar não irá antecipar as atividades do outro dia, escreva em um papel e se organize antes de dormir.

3- Excesso de álcool e cafeína: altamente estimulantes, não entrando no sono REM, onde acontece o descanso profundo.

* Evitar café 7 horas antes de deitar.

4- Uso de eletrônicos na cama, inibindo liberação de melatonina.

* Mexer até ir para cama se deitar, para não entrar em estimulação.

Por que devemos nos preocupar com o sono? Porque baixa qualidade do sono, reduz hormônios anabólicos, além de aumentar níveis de estresse, favorecendo a vontade de comer alimentos mais palatáveis, como doces.

O que é sono REM?

O sono REM é uma fase de sono que se caracteriza por movimentos oculares rápidos, sonhos vívidos, movimentos musculares involuntários, atividade cerebral intensa, respiração e batimentos cardíacos mais acelerados que garantem maior oferta de oxigênio neste período. Essa fase do sono é muito importante no processamento das memórias e conhecimentos, por exemplo.

Durante o sono ocorrem vários momentos diferentes, sendo que o primeiro momento consiste no sono mais leve e depois passa por outras fases até chegar no sono REM. No entanto, para que se consiga atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes de dormir.
Para entender melhor, abaixo tem um diagrama mostrando as fases do sono REM.

Agora RN



CURRAIS NOVOS: COMITÊ POPULAR DE LUTA DAS MULHERES É INAUGURADO

 

Com sede no bairro Paizinho Maria, grupo de mulheres lançam o 1º Comitê de Luta da cidade de Curais Novos/RN.

Os Comitês de Luta são instrumentos de resistência e de organização suprapartidária para combater os ataques do governo atual da extrema-direita contra o povo, em especial contra as mulheres.

A inauguração do Comitê de Luta das Mulheres da cidade de Currais Novos, ocorreu no dia de ontem (27) e contou com a presença da deputada Estadual Isolda (PT) que na ocasião reforçou a importância desses movimentos como “trincheira que se levanta para renovar a esperança de um RN no rumo certo e um de um Brasil feliz de novo.























































sexta-feira, 27 de maio de 2022

TCU manda Codevasf suspender obras por suspeita de licitações direcionadas na gestão de Rogério Marinho no MDR

 

Da Folha de S. Paulo, a decisão do Tribunal de Contas da União que expõe o ex-ministro Rogério Marinho, até 2 meses atrás o comandante da Codevasf, já que o órgão pertence ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

O Tribunal de Contas da União identificou direcionamento de licitações….

Oi?

Mas isso é possível num governo que preza pelo fim da corrupção?

Ah, mas a culpa é do Centrão, adotado pelo governo para assinar as esculhambações necessárias…

Direcionar licitações é honesto?

A culpa é do Centrão, diriam os bolsonaristas.

Só que o Centrão foi adotado por Bolsonaro.

Resta saber se o hoje pré-candidato a senador Rogério Marinho vai explicar as “brechas” apontadas pelo TCU na Codevasf, que trocou a linha de empresa que tratava de irrigação, por distribuidora de equipamentos, tratores, caminhões e realização de obras de calçamento com políticos apontando quais empresas terão que ser beneficiadas, quais materiais deverão ser utilizados…

Confira a reportagem da Folha, lembrando que a decisão do TCU suspende obras anunciadas por Rogério também no Rio Grande do Norte.

TCU trava obras da Codevasf após políticos escolherem até modelo de asfalto sob Bolsonaro

Decisão cita ‘direcionamentos indevidos’ e ocorre após reportagens da Folha; estatal diz colaborar com órgãos

Mateus Vargas e Flávio Ferreira

BRASÍLIA e SÃO PAULO

O TCU (Tribunal de Contas da União) mandou a Codevasf suspender uma série de obras de pavimentação após a estatal ligada ao governo Jair Bolsonaro (PL) reconhecer que parlamentares escolhem até os tipos de asfalto a serem utilizados nos serviços.

Julgamento realizado nesta quarta-feira (25) pela Corte apontou a ação política e a falta de critérios técnicos nas licitações, após uma série de reportagens da Folha revelar como atua a estatal, entregue por Bolsonaro a aliados do centrão.

A área técnica do TCU verificou que, “sem qualquer fundamentação expressa”, políticos indicam quais vias devem ser revestidas e qual “empresa e/ou contrato/pregão específico que deve ser utilizado para executar a obra”.

A decisão tomada nesta quarta-feira pelo tribunal impede a emissão de novas ordens de serviços em contratos feitos a partir de 29 pregões eletrônicos lançados em 2020. Estas licitações permitiriam a execução de “contratos guarda-chuvas” que podem somar até R$ 622,15 milhões.

A suspensão nessas obras, em dez estados (AP, BA, AL, RN, PE, SE, MG, TO, PI e MA) e no DF, vale até a companhia provar que implementou estudos sobre a vantagem técnica e econômica do tipo de revestimento escolhido, além de análises sobre a necessidade das pavimentações.

Procurada depois do julgamento do TCU, a Codevasf não se manifestou até a publicação da reportagem.

Em ocasiões anteriores, negou irregularidades, disse atuar em permanente cooperação com órgãos de fiscalização e controle e que tem observado as determinações do TCU.

Turbinada por bilhões de reais em emendas parlamentares no governo Jair Bolsonaro, a Codevasf mudou sua vocação histórica de promover projetos de irrigação no semiárido para se transformar em uma estatal entregadora de obras de pavimentação e máquinas até em regiões metropolitanas.

Tal expansão de atividades ocorre sem planejamento e com controle precário de gastos, segundo órgãos de fiscalização e documentos da própria estatal.

A Folha revelou que a Codevasf usa brechas em licitações simplificadas para multiplicar obras de pavimentação e escoar verbas de emendas parlamentares.

A manobra é pilar da argumentação da área técnica do TCU, mas os ministros do tribunal não chegaram a proibir esse modelo, centrando as críticas ao modo como é implementado.

O mecanismo empregado para licitar os asfaltamentos contou com aval do próprio TCU, que considerou nesta quarta que a estatal cumpriu “parcialmente” com uma série de ajustes que deveriam ser feitos para impedir irregularidades e sobrepreço nas obras.

O TCU avaliou que a Codevasf tem violado mandamentos básicos da impessoalidade e da isonomia, abrindo margem para “direcionamentos indevidos de realização de obras e ocorrência de conluio entre empresas e agentes públicos e políticos”.

De forma geral, esse tipo de licitação simplificada permite fechar “contratos guarda-chuva”, com “objeto incerto e indefinido, sem a prévia realização dos projetos básico e executivo das intervenções”, afirmou o tribunal ao permitir a manobra em 2021.


Como mostrou a Folha, a Codevasf tem considerado serviços de pavimentação complexos como trabalhos de engenharia simples, que poderiam ser cotados por metro quadrado tendo por base modelos fictícios de vias, extrapolando a decisão do tribunal.

Na prática, a estatal federal tem fechado diversos contratos para obras precárias, deixando em segundo plano o planejamento e a fiscalização das obras.

Em relatório de auditoria, técnicos do TCU afirmam que 35% de 78 ofícios de parlamentares com indicações de obras também faziam “alguma referência ao tipo de pavimento a ser executado ou à ata em vigor”.

Em uma resposta ao TCU, a própria Codevasf reconhece que não tem o pleno controle ao menos do tipo de revestimento escolhido nas obras.

“Sem querer afastar-se da responsabilidade em participação no processo, informa-se nesta oportunidade que a escolha não cabe exclusivamente à equipe técnica. O tipo de pavimento escolhido é resultado de demanda externa (parlamentar, município)”, afirmou a 5ª Superintendência Regional da companhia, localizada no estado de Alagoas.

“A partir desta demanda galgada na necessidade publica alegada pelo representante da população beneficiaria é que a administração da Codevasf, equipe técnica e superintendência, avalia a oportunidade e conveniência administrativa somada à possibilidade técnica, estando justificada no processo licitatório”, disse ainda a mesma divisão da estatal.

Os ministros do tribunal também decidiram que o presidente da estatal, o engenheiro Marcelo Moreira Pinto, deve ser ouvido sobre as possíveis irregularidades.

A estatal deve em 30 dias criar mecanismos que reforcem a escolha técnica sobre o tipo de revestimento usado nas obras, além de estudos sobre a necessidade dos serviços, decidiu o tribunal.

No fim de abril, o TCU apontou que a companhia burlou uma licitação para realizar obras de pavimentação de R$ 25 milhões no Distrito Federal.

Apesar de a estatal ter encaixado esses serviços na modalidade destinada a tarefas simples, a pavimentação na capital federal é complexa e tem ligação com um anel viário regional. O tribunal, então, apontou indícios de ilegalidade e interrompeu cautelarmente os contratos.

Esse tipo de licitação chegou a ser avalizada pelo TCU sob o argumento de que pode facilitar a realização de convênios da estatal com estados e municípios, para multiplicar obras de asfaltamento.

A empresa contratada pode ainda replicar as tarefas, cobrando o mesmo valor por metro quadrado, por exemplo, independentemente do local escolhido para o serviço.

Quando analisou e autorizou o uso do mecanismo, em 2021, o TCU mostrou não ignorar as fragilidades da manobra e o risco de superestimativa nos serviços.

Assim, determinou a adoção de “pontos de controle” pela Codevasf, para contratações futuras. O principal deles, segundo o tribunal, seria o de adotar medidas para encaixar a situação das vias reais às condições estabelecidas nos contratos guarda-chuva.

A Codevasf não cumpriu com todas as determinações exigidas para manter a licitação simplificada, disse o TCU na tarde de quarta.

Entregue ao centrão pelo presidente Jair Bolsonaro em troca de apoio político, a Codesvaf se transformou em um dos principais instrumentos para escoar a verba recorde das emendas.

Pela lógica da Codevasf e do tribunal, o mais importante desse tipo de licitação simplificada é servir de via rápida para que os congressistas possam destinar o dinheiro público, o que na prática ocorre em especial por meio das emendas de relator.

Este tipo de verba é usada para irrigar redutos eleitorais e está no centro de suspeitas de corrupção do governo. ​


A Folha publicou uma série de reportagens que mostrou o aumento de 240% no uso do modelo afrouxado de concorrência em 2021, o descontrole administrativo que abrange R$ 4 bilhões e a participação de apenas uma empresa ou o uso de firma de fachada em muitos pregões.

A CGU (Controladoria-Geral da União) também já fez um exame sobre as obras no DF e verificou que elas são incompatíveis com o modelo de licitação utilizado pela Codevasf.

Em relatório sobre contratos de pavimentação da estatal, a controladoria aponta que o caminho simplificado só pode ser adotado para serviços “padronizáveis, de baixa complexidade” e de “contratação frequente”

A equipe técnica do TCU disse que a Codevasf tem atendido aos pedidos dos parlamentares por obras sem avaliar a necessidade do serviço.

“Estes pedidos vêm sendo atendidos pela Codevasf, a qual também não forneceu a esta equipe documentos com algum tipo de análise ou aprovação técnica dessas indicações relacionados à necessidade das obras e o tipo de revestimento escolhido”, apontaram os auditores.

O tribunal afirmou que a estatal não fez estudos que apontassem quais locais dentro de uma região deveriam ser priorizados nos serviços.

“Apesar dos notórios e conhecidos problemas de pavimentação em municípios, principalmente fora dos eixos das capitais, e da restrição orçamentária acometida atualmente pelo país, foram verificadas vias aparentemente em bom estado de conservação que serão ou estão sendo objeto das obras”, afirmou a área técnica da corte.

Como mostrou a Folha, a empreiteira que lidera as contratações da estatal no governo Bolsonaro participa das disputas públicas ao lado de uma empresa de fachada. Já a vice-líder tem sócio oculto que é réu por supostos desvios e atos de corrupção.

De 2018 a 2021, o valor empenhado (reservado no orçamento para pagamentos) pela Codevasf avançou de R$ 1,3 bilhão para R$ 3,4 bilhões, a reboque das emendas parlamentares, que saltaram de R$ 302 milhões para R$ 2,1 bilhões no mesmo período.

Apesar desse novo patamar de recursos, as obras da companhia têm uma realidade de execuções precárias, como mostrou a Folha ao visitar cidades de Maranhão, Pernambuco e Alagoas.

Com a explosão da verba indicada pelo Congresso, a Codevasf também retém mais recursos de “taxa administrativa”. A empresa fica com 4,5% do valor das emendas parlamentares.

Thaisa Galvão



Preço do diesel nos postos do país quase dobra nos últimos três anos

 

O preço do óleo diesel aumentou 96% nos postos de combustíveis do país, ou seja, para os consumidores, nos últimos três anos. Segundo dados do Dieese (Departamento Sindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e da FUP (Federação Única dos Petroleiros), o reajuste nas refinarias foi ainda maior, de 165% no mesmo período.

O valor médio do litro registrado na última semana nos postos, entre os dias 15 e 21 de maio, pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), atingiu R$ 6,943, maior preço da série histórica, desde 2004.

A evolução vem desde outubro de 2016, quando foi instituída a nova política de preços da Petrobras, a PPI. Desde então, a alta chega a 125,3%.

O economista do Dieese Cloviomar Cararine explica que a alta do combustível tem relação justamente com a paridade de preços internacionais. “O primeiro problema é que a Petrobras adota uma política de preços de paridade de importação. O segundo tem relação com escolhas que o governo federal fez de redução da produção nacional de diesel.”

R7



PGR arquiva pedido de presidente para investigar Alexandre de Moraes

 

A Procuradoria-Geral da República arquivou hoje (26) o pedido do presidente Jair Bolsonaro para investigar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Com informações da Agência Brasil.

Na semana passada, por meio do advogado Eduardo Reis Magalhães, Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli.

Ao arquivar o pedido, o procurador-geral Augusto Aras afirmou que o mesmo procedimento está em tramitação no STF e não pode haver duplicidade.

A petição inicial que chegou ao STF e à PGR alegava que o ministro Alexandre de Moraes teria cometido ao menos cinco crimes previstos na Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019), entre eles o prolongamento injustificado do chamado Inquérito das Fake News, do qual o ministro é relator e no qual Bolsonaro figura como investigado.

Ao analisar a ação, Toffoli, relator da ação, negou seguimento ao pedido de investigação. Na decisão, o ministro escreveu que “os fatos narrados na inicial evidentemente não constituem crime e que não há justa causa para o prosseguimento do feito”.

Em seguida, o presidente recorreu da decisão de Toffoli. No recurso, o advogado Eduardo Reis Magalhães pede que o ministro reconsidere sua decisão, envie a notícia-crime à procuradoria ou determine o julgamento do caso pelo plenário do STF.

O advogado citou a jurisprudência da Corte para embasar o pedido e justificar que bastam indícios mínimos para abertura de uma investigação.

“Ao receber o protocolo de uma notícia-crime, o STF tem entendido que não cabe ao ministro relator de tal expediente a tomada de qualquer providência, mas a ele incube tão somente a obrigação de enviar tal material para análise da Procuradoria-Geral da República”, afirmou

Agora RN



Com epidemia de dengue, Governo do RN aumenta frota de carros fumacê

 

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) aumentou a frota de carros fumacê disponíveis aos municípios. O RN conta agora com sete carros para operações de Ultra Baixo Volume (UBV) em combate às arboviroses nas regiões do estado, com expectativa de incluir mais um carro nos próximos dias, totalizando oito veículos, o dobro do quantitativo anterior.

Algumas cidades já foram atendidas e a Sesap está avaliando as próximas operações de acordo com as solicitações e com a situação epidemiológica de cada município. As operações já foram realizadas em Parelhas, Santo Antônio, Várzea, Passa e Fica, Guamaré, Jardim do Seridó, Montanhas, Serrinha, Brejinho, Lagoa D’anta, alguns bairros de Macaíba, Poço Branco, Ielmo Marinho, Lajes Pintadas, Florânia, Sítio Novo, Boa Saúde, Serra de São Bento, Riachuelo e Caraúbas. Está em andamento a operação em João Câmara, Natal (no bairro das Quintas e Alecrim) e Parnamirim (na Maria Lacerda).

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara, ressalta que a operação de UBV é importante para interromper a transmissão, pois elimina o mosquito adulto, mas deve ser adotada como última medida. “As ações de combate e controle de criadouros devem permanecer concomitantemente e precisam se intensificar nesse momento para que não haja nova proliferação”, explica.

A Sesap reforça os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, como manter os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito; esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais; não colocar lixo em terrenos baldios; manter caixas d´água sempre tampadas e cuidar de qualquer local que possa acumular água parada.

Agora RN



terça-feira, 24 de maio de 2022

FESTA SOCIAL DE SANTA RITA DE CÁSSIA LOTA PÁTIO DA MATRIZ NO ULTIMO DIA 21

 

Um dos organizadores da festa o vereador e empresário Josemar Bezerra falou ao blog sobre o sucesso que foi a festa social do ultimo dia 21 onde lotou o pátio da matriz. 

"A Festa da padroeira Santa Rita de Cássia é um evento que já é certo no calendário do município. Um grande show que atraem um público de milhares de pessoas, o que faz a economia da cidade girar. “É incrível a movimentação econômica que acontece por conta dos evento. O comercio em geral, a rede hoteleira, os táxis, restaurantes, ambulantes e outras atividades têm uma movimentação significativa. Nosso objetivo foi alcançado, nosso agradecimento especial ao nosso amigo reverendíssimo Padre Vicente pelo apoio e confiança, sem ele não seria possível a realização deste evento, disse o empresário."



Governadora Fátima Bezerra paga salários a Robinson e Fábio Dantas

 

O governo Fátima Bezerra conclui nesta terça-feira (24) o pagamento de todas as folhas que encontrou em atraso quando a governadora assumiu.

A última parcela equivale aos salários mais altos de dezembro de 2018.

Nessa folha estão incluídos o ex-governador Robinson Faria e seu vice Fábio Dantas, atual pré-candidato a governador pela oposição.

Com o repasse de amanhã, a governadora se livra da pendência de cerca de 1 bilhão de reais que herdou, e que lhe impediu de investir em obras para o Estado.

Thaisa Galvão



Governo quita última folha atrasada nesta terça-feira

 

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) depositou nesta segunda-feira (23) no Banco do Brasil, R$ 109,68 milhões, antecipando a última parcela das quatro folhas de salários deixadas pela administração anterior, cujo pagamento estava previsto para o dia 31. O anúncio, feito pela governadora Fátima Bezerra no final da tarde desta segunda-feira, contempla mais de 8 mil servidores estaduais que recebem salários acima de R$ 6 mil e abre caminho para a ampliação dos investimentos públicos em infraestrutura, saúde, educação e segurança.

É um dia histórico para nós, de felicidade para este coração de professora e servidora pública. Eu disse que não sossegaria um só minuto enquanto não quitasse cada centavo da dívida do Estado com os servidores. Sei o quanto eles sofreram. Imagine o que era viver sem saber quando iria receber os seus salários”, disse a governadora, lembrando que as quatro folhas totalizavam R$ 1 bilhão. “Encontramos o Estado na mais grave crise fiscal, financeira e orçamentária de sua história, mas com o trabalho de uma equipe competente, responsável, comprometida, superamos essa página e estamos aqui hoje celebrando este momento, assegurando o direito dos servidores e recuperando a capacidade de investimento de nosso Estado”, reforçou Fátima.

O secretário de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, explicou que o pagamento “dessa dívida gigantesca” foi possível graças ao saneamento das finanças feito pelo governo do Estado, através de uma política de controle dos gastos e aumento da arrecadação. “O Rio Grande do Norte gastou mais do que arrecadou de 2015 a 2018, e a partir de 2019 passou a gerar superávit orçamentário, isto é, passamos a arrecadar mais do que gastávamos, o que possibilitou o pagar R$ 1 bilhão das folhas salariais em atraso e quitar também o pagamento de fornecedores”, afirmou o secretário. “Como sempre tenho dito, isso não é milagre, nem mágica, mas gestão feita com planejamento, espírito público, compromisso, competência e respeito”, completou a governadora.

Com as finanças equilibradas e sem a dívida deixada pela gestão anterior – adiantou Aldemir – o Governo do RN vai expandir os investimentos, dando prioridade a quatro áreas: Estradas, Saúde, Educação e Segurança Pública. “O RN passou os últimos 10 anos praticamente sem realizar investimentos em estradas. Este ano nosso investimento (na recuperação das rodovias estaduais) chegará perto de R$ 200 milhões, um recorde, sendo mais de R$ 100 milhões oriundos de fontes próprias. Também estão programados investimentos na construção de escolas (R$ 400 milhões), criação e posterior ampliação dos serviços de policlínica e continuidade dos investimentos em segurança pública”, detalhou o secretário.

O plano de investimentos do Governo do Estado prevê a construção de 12 unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN), dos quais dez já estão com editais de licitação lançados. Os de São José de Mipibu e Mossoró serão lançados em breve. Os IERNs são inspirados no modelo dos Institutos Federais. As unidades ofertarão cursos de educação profissional e desenvolvimento de tecnologia adequados à realidade local e à matriz econômica do Estado.

Blog do Barreto



segunda-feira, 23 de maio de 2022

FOTOS: FÁTIMA BEZERRA É RECEBIDA COM APLAUSOS EM SANTA CRUZ

 

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou na tarde de ontem (22) da procissão de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, que viveu a maior festa da história.

Fátima, acompanhada do pré-candidato ao senado Carlos Eduardo; do pré-candidato a vice-governador Walter Alves e do pré-candidato a deputado federal Garibaldi, bem como acompanhada dos deputados estaduais Francisco e Ubaldo, foi recebida por lideranças do PT e do PCdoB local e por centenas de correligionários.

Ao ser anunciada a presença da governadora na procissão, ato que encerrou a maior festa de Santa Rita da história da cidade, Fátima foi aplaudida calorosamente.

Isso mostra a força política da governadora Fátima na cidade e região, já que as lideranças que controlam a cidade e na região Trairi há mais de 20 anos, não apoiam Fátima, pelo contrário, fazem uma oposição ferrenha a governadora, desde os tempos de deputada e senadora.






























































































Fotos: Equipe FB



sexta-feira, 20 de maio de 2022

Ipespe: Bolsonaro para de crescer e Lula segue líder com 44% das intenções de voto

 

Nova rodada da pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 20, mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da corrida eleitoral com 44% das intenções de voto no primeiro turno. O seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 32%.

Os dois pré-candidatos, no levantamento anterior, divulgado na semana passada, apareciam com os mesmos números da pesquisa de hoje.

A estabilidade na pontuação de Bolsonaro aparece depois de uma sequência de levantamentos em que o presidente registrava tendência de alta que se estendia desde janeiro deste ano”, concluiu o instituto.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, João Doria (PSDB) com 4%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 2% cada.








Para chegar aos resultados, o instituto realizou 1.000 entrevistas de abrangência nacional, entre os dias 16 e 18 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.





No segundo turno, de acordo com o levantamento, Lula venceria Bolsonaro por 53% x 34%. O petista é o único pré-candidato que não seria derrotado por nenhum oponente.





















Veja a pesquisa completa: 2022_05_03 PESQUISA IPESPE

Carta Capital