Em
LIVE com duração de 1h40, realizada na noite de segunda (09) em sua página no
Facebook, o ativista político sócio cultural Marcos Silva destruiu todos os argumentos da Secretária de Educação, do prefeito
Ivanildinho e seus aliados, para justificar o aluguel de ônibus escolar no
valor de quase Um Milhão e Meio de Reais.
Segundo
Marcos Silva, o objetivo da LIVE era mostrar a população todas as contradições
e os fortes indícios de irregularidades na contratação. Marcos Silva se valeu da
análise feita na documentação apresentada a ele pelo executivo, após ação no
Ministério Público, bem como da análise da participação da Secretária de
Educação na Câmara de Vereadores.
O
primeiro ponto exposto por Marcos durante a Live foi o período do contrato que
é de apenas dez meses (do início ao final do ano letivo). Diante disto,
pergunta Marcos: é justo a população
pagar por um aluguel de quase Um Milhão e Meio por apenas 10 meses, quando
podia ser comprado seis (06) veículos novos, para passar 10 anos servindo a
população?
Marcos
Silva diz que se a população não reagir, a prefeitura, provavelmente, passará
os dez anos, tempo de vida útil de uma frota escolar, alugando, o que poderia,
ao longo do tempo representar um gasto de mais de quinze milhões de reais, valor que daria para comprar mais de quarenta (40) veículos.
Outro
ponto levantado por Marcos foi a grave contradição entre o que disse a Secretária
na Câmara de Vereadores e o que informou o prefeito ao ativista, sobre a
quantidade de veículos alugados.
A
Secretária em resposta ao vereador Paulo
César Bejú, disse que a frota era de sete
(07) veículos, porém, a documentação enviada pela prefeitura a Marcos
mostra que a frota é de dezoito (18)
veículos, uma diferença de 11. Marcos então perguntou: se a prefeitura só precisava de sete (07) veículos, para que alugar
18?
Outra
grave contradição identificada por Marcos é sobre ter sido feita ou não por
parte da prefeitura algum levantamento de preços de ônibus escolar rural,
visando sua aquisição. Na Câmara, em resposta ao vereador Luciclaudio, a
secretária de educação disse que “não
foi feito nenhum levantamento”, mas em resposta a solicitação de Marcos
Silva, o prefeito informou que “tentamos
aderir à atas do programa caminhos da escola, para pagamento com recursos
próprios, todavia, as mesmas estão inacessíveis no sistema, em razão da indisponibilidade
de veículos pelo os fornecedores MAN, San Marino e Agrale, vencedores das
atas.” Esta resposta foi repelida por Marcos, onde, por meio da página do
MEC, mostrou que as atas estavam abertas desde setembro de 2021 no site do FNDE, portanto, 05 meses antes de
iniciar as aulas de 2022. Com isso, Marcos provou que o executivo municipal
está faltado com a verdade.
Ainda
neste ponto Marcos mostrou que a prefeitura tem 03 (três) maneiras de adquirir
uma frota de ônibus novinha, em vez de alugar “existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho
da Escola: 1- com recursos próprios,
bastando aderir ao pregão; 2 - via convênio firmado com o FNDE e 3 - por meio
de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
(BNDES), que fornece linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero
quilômetro” (FONTE: PORTAL DO MEC).” O que, para Marcos, mostra que a
prefeitura priorizou o “aluguel” em
detrimento da “compra” dos veículos.
Continuando
a Live Marcos Silva abordou outro ponto que causou bastante indignação dos cidadãos
que acompanhavam a transmissão: qual a demanda/dia de utilização de transporte
escolar rural pela Prefeitura de Santa Cruz? Para este questionamento o
prefeito Ivanildinho respondeu a Marcos dizendo: “trata-se pois de uma extensa gama de Comunidades a serem atendidas,
com aproximadamente 800 alunos a serem diariamente (dias úteis) transportados,
onde a quantidade de ônibus pertencentes à frota municipal e mesmo com as aquisições
dos últimos anos não atende à demanda necessária. Registramos que nossa
necessidade atual se traduzem em 15 (quinze) veículos, para atendimento das
rotas rurais.”
Marcos
Silva, para mostrar que os números não batem com o que vem dizendo a gestão,
perguntou a quem a acompanhava a Live:
1-Como a gestão vai
transportar 800 alunos em sete (7) veículos, informado pela Secretária na
Câmara, uma vez que disseram não estarem usando a frota de Amarelinhos por ter
mais de dez (10) anos de uso?
2-Se a prefeitura está
dizendo que necessita de quinze (15) veículos e aluga dezoito (18) como vai
usar só sete (07) veículos da frota alugada?
3-Se a prefeitura
precisa só de quinze (15) veículos e já dispõe de oito (09) como aluga uma
frota de dezoito (18)?
4-Se a prefeitura diz possuir
nove (9) veículos e aluga dezoito (18) a frota passa a ser de vinte e sete (27),
mas a prefeitura só precisa de quinze (15), para que ter vinte e sete (27)?
5-Já que a demanda de
2021 é praticamente a mesma 2022, o que justifica a prefeitura alugar uma frota
de dezoito (18) veículos para atender quase a mesma demanda do ano passado?
Um
ar de revolta tomou conta de quem acompanhava a LIVE ao perceberem que
realmente os números não batem.
Para
além de tudo que já foi mostrado nesta matéria, ao longo da LIVE Marcos
apresentou os dois indícios que acredita ser cruciais para o Ministério Público
abrir uma investigação para apurar o contrato, quais sejam:
1
– A citação no Termo de Referência, afirmando que a frota alugada não pode ter
mais de dez (10) anos de uso “item 6.
DOS VÉICULOS E MOTORISTAS, letra h) Máximo de 10 anos de uso” o que,
segundo Marcos, não corresponde à verdade, bastando ver a olhos nus as
condições dos transportes, e
2
– A exigência, para assinatura do contrato, da realização de uma “vistoria” da
frota, por parte da Secretaria de Educação, o que não foi feito, assumido pela
própria Secretária, na oitiva na Câmara de Vereadores. “item 6.3 - Será efetuada
vistoria pela Secretaria Municipal de Educação, quando irá averiguar a situação
física dos veículos indicados e as especificações de segurança, conforto,
conservação e capacidade de transporte, estando condicionada a assinatura do
Termo de Contrato a ser celebrado ao atendimento as exigências contidas no
subitem 6.1.”
São
dois indícios graves, gravíssimos que merecem atenção do Ministério Público.
Aliás, não é absurdo dizer que, a falta de “vistoria” quase causou uma tragédia,
quando um dos veículos alugado lotado de crianças, jovens e adolescentes, tive
um princípio de incêndio.
Outro
detalhe abordado por Marcos que mostra o absurdo deste processo, é o fato da
prefeitura ter realizado uma licitação no mesmo dia que iniciou as aulas, dia
21 de fevereiro de 2022, homologada um dia depois das aulas terem iniciado, dia
22, como mostra os documentos no Diário Oficial do Município, faltando ainda
todos os tramites para assinatura do contrato. Assim, Marco perguntou aos
internautas:
1 - Como os alunos da
zona rural foram transportados para a sede do município, se o contrato ainda
não havia sido assinado?
2 – Como uma gestão que
estar no Poder há mais de 20 anos, deixa para fazer uma licitação no dia que as
aulas vão iniciar?
3 – Se a prefeitura fez
uma licitação no dia que iniciou as aulas, como pode alegar que não foi
possível comprar os veículos se as atas de preço no MEC estavam abertas desde
setembro de 2021?
Obvio,
sem respostas, mais revoltas foram externadas por quem acompanhava a LIVE.
Marcos
apresentou também os recursos anuais do Governo do Estado no valor de R$ 250.000,00 (Duzentos e Cinquenta Mil Reais)
e do Governo Federal no valor de 130.000,00
(Cento e Trinta Mil Reais) em média, totalizando uma cifra de quase R$ 400.000,00
(Quatrocentos Mil Reais) repassados por ano a prefeitura de Santa Cruz/RN, só
referentes a Transporte de Escolar.
Concluindo a LIVE, com três perguntas,
Marcos parece ter derrubado o argumento dos vereadores da base, da Secretária
de Educação e dos seguidores da gestão que, para tentar convencer a população
dizem “esse valor de Um Milhão e Meio é
só uma estimativa, pois no ano de 2021, também era esse valor e só foi gasto
apenas R$ 500.000,00 (Quinhentos Mil Reais).” Marcos então perguntou:
1 – No ano de 2021, ouve
aula o ano inteiro? Não! Por isso só foi gasto esse valor;
2 – Já que no ano de
2021 só foi gasto R$ 500.000,00 (Quinhentos mil) para que a prefeitura fazer um
contrato em 2022, de quase Um Milhão e Meio?
3 - Quem já viu um contrato
ter sobra de R$ 1.000.000,00 (Um Milhão) se você sabe que só vai gastar R$ 500.000,00
(Quinhentos Mil Reais)?
Como pode ser observado Marcos Silva foi fundo e, a menos que a gestão venha a público explicar cada indagação feita por ele, Marcos destruiu tudo que foi dito até agora pela prefeitura municipal para justificar está locação que, pelo o que se ver, a cada dia fica mais obscura.
Do
blog:
Se faz necessário
reconhecer todo o esforço de um simples cidadão (Marcos Silva) que, indignando,
fez, pelo que se desenha, uma ótima investigação para trazer luz à população.
Que o Ministério Pública traga as respostas que a prefeitura não consegue apresentar.
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