segunda-feira, 31 de julho de 2023

EX-PREFEITO PÉRICLES, VEM SE CONSOLIDANDO COMO O NOME DA OPOSIÇÃO PARA 2024, EM SANTA CRUZ.

 


A cada dia que passa uma coisa fica mais clara em Santa Cruz, capital do Trairi, no Rio Grande do Norte: o nome do ex-prefeito Péricles Rocha, como o candidato de oposição capaz de vencer as eleições de 2024, o que representaria a quebra da hegemonia do grupo do deputado Tomba que há 22 anos, controla a cidade.

Péricles governou a cidade de Santa Cruz entre 2009 e 2012, fazendo uma gestão voltada para a educação e a saúde, com melhorias significativas nestas áreas, o que parece estar vivo na memória dos cidadãos.

Outros dois fatores que contam muito a favor do ex-prefeito Péricles, são o “carisma” e a “transparência”. Diferentemente de seu primo Tomba, que governa a cidade com mão de ferro e com vários escândalos de corrupção, Péricles, fez uma gestão ouvindo e tratando os cidadãos com respeito e dignidade, bem como sem nenhum ato de corrupção.

A conferir no final do pleito, mas pela cena que se viu no último fim de semana, aonde líderes e partidos de oposição apareceram, quando menos se esperava, de mãos dadas, juntos, anunciando uma “união” por Santa Cruz, sob a liderança de Péricles, fica claro que ele deverá ser o cabeça da chapa oposicionista.

A oposição parece que passou a ouvir as vozes que veem das ruas, uma vez que, quase todas as almas vivas na cidade só falam na tal “UNIÃO” da oposição como a única chance de vencer a força do grupo dominante.

É bom lembrar que desde 2010, com o rompimento de Péricles Rocha, então prefeito e do vereador Josemar Bezerra, com o grupo de Tomba, a oposição de Santa Cruz passou a ser formada por dois grupos políticos: esquerda (PT/PCdoB) e centro-direita e, ao que se observa, a união dessas forças para 2024, já causa dor de cabeça nos membros da situação e traz animação para o grupo de oposição.

É, meus amigos e minhas amigas! O jogo está sendo jogado, só não ver quem não quer.



SANTA CRUZ: ISOLAMENTO NA FEIRA, PREJUDICA DEZENAS DE COMERCIANTES, QUE SÃO IGNORADOS PELA GESTÃO MUNICIPAL.


Comerciantes do beco das almas e proximidades, entraram em contato com o blog para denunciar que estão sendo prejudicados com o isolamento que é feito pela prefeitura de Santa Cruz aos sábados, durante a realização da feira livre da cidade.

Segundo eles, o isolamento dificulta até a passagem de pedestres, levando prejuízo ao comércio, bem como impedindo o trafego de mercadorias para os veículos da zona rural e de outras cidades.

Os comerciantes relatam que por diversas vezes tentaram contato com a gestão municipal para buscarem solução, mas até o presente momento estão sendo ignorados pela gestão que não demonstra interesse em sentar com os mesmos. Um dos comerciantes que denuncia o prejuízo com esse isolamento é o senhor Ivis Medeiros.

Atenção prefeito Ivanildnho! Busque uma solução, pois os empresários que empregam gente na cidade e pagam diversos impostos, não podem ficar prejudicados.

Aparentemente, parece ser um problema bem simples de se resolver. O que está faltando? Por que não senta com os comerciantes? São só perguntas.

O blog ficará acompanhado mais essa reivindicação. 



Nomes dos Dez Melhores Gestores e Gestoras do Nordeste serão divulgados

A editoria da revista Mais Abellhudo estará divulgando os nomes dos cinco melhores gestores e das cinco melhores gestoras do Nordeste, no período de 10 a 20 de Agosto de 2023.

A pesquisa ouviu 279 pessoas, entre profissionais da comunicação, representantes da sociedade civil e de outros segmentos em dois meses.

Às avaliações de acordo com a pesquisa foram destacados para que os fossem classificados para figurar entre os dez melhores gestores e gestoras do Nordeste, temas prioritários como desenvolvimento econômico, infraestrutura, geração de empregos e rendas, assistência ao homem do campo, investimentos em outras áreas, além da priorização na saúde, educação, turismo e assistência social.

Os nomes dos cinco melhores gestores e das cinco melhores gestoras serão divulgados de forma sequencial, destacando a história de cada um deles e delas.

As trajetórias e os investimentos que estão sendo desenvolvidos nos municípios dos melhores gestores e das gestoras vão estar na edição impressa da revista Mais Abellhudo Nordeste com lançamento no mês de Setembro de 2023.

Os cinco melhores gestores e as cinco melhores gestoras do Nordeste estarão contando em quatro páginas edição impressa da revista Mais Abellhudo Nordeste as suas histórias, além de apresentarem um balanço de suas gestões com projetos e obras estruturantes em suas mais diversas áreas.

Capa 

A capa da edição impressa da revista Mais Abellhudo Nordeste vai trazer como destaque Os Cinco Melhores Gestores e Gestoras do Nordeste e a edição estará circulando nas 1.718 cidades que representam os nove estados do Nordeste, como também vai circular em mais outros estados do Brasil.

Da avaliação que foram submetidos para profissionais da comunicação, desde jornalistas, influenciadores digitais, blogueiros, produtores de conteúdos, representantes da sociedade civil, os questionários respondidos pelos entrevistados constam de várias perguntas.

Assessoria
Revista Mais Abellhudo




sábado, 29 de julho de 2023

URGENTE: SOB A LIDERANÇA DE PÉRICLES, OPOSIÇÃO INICIA A CONSTRUÇÃO DA SONHADA "UNIÃO POR SANTA CRUZ. "

 

Na noite de ontem (28/07), as forças de oposição da cidade de Santa Cruz/RN, lideradas pelo ex-prefeito Péricles Rocha, deram um enorme passo visando a construção de um projeto político para 2024.

Em uma noite histórica, quando menos se esperava, diversas lideranças partidárias, políticas e comunitárias do município de Santa Cruz, se reuniram para anunciarem a construção do movimento em prol de uma união política que possibilite a construção de um projeto democrático e participativo na busca por solução dos principais problemas da cidade, como: saúde precária, desabastecimento de água, falta de emprego, limpeza urbana, etc.

Além de Péricles Rocha e do anfitrião Cássio do PT, estiveram presentes os presidentes dos partidos PCdoB (Valdo Teodósio) e do PT (Nixon Bezerra; do represente do PSOL e ex-candidato a prefeito, Jojo; do representante do PSB e ex-vereador, Jackson Renê; do representante do MDB e assessor do vice-governador, Walter Alves, Michelan, o assessor do Deputado Estadual Francisco, Ramon Luduvico e a ex-candidata a prefeita Gilcelly Adriano). 

O encontro contou ainda com as valiosas presenças dos vereadores Élcio Pontes, Josemar Bezerra, Luciclaudio, Paulo César Bejú e Marco Celito.

Também se fizeram presentes diversas lideranças comunitárias, como: Alane Costa, Cleidinha da Saúde, Cleoneide do Sindicato Rural, Marcos Silva do Paraíso, dentre outros. Empresários e ocupantes de cargos públicos, como Meirison, Diretor da Direc e Daniele, Diretora da Emater, estavam no encontro.

Não ocasião, todos foram unânimes em afirmar a necessidade de caminharem juntos na consolidação de uma união política que atenda os desejos da população e permita o enfrentamento do grupo situacionista que há 22 anos tem total controle da cidade.

Embora o grupo situacionista tenha sido pego de surpresa por esse anúncio, este é um movimento que vem sendo construído há meses, com diversas reuniões pontuais, tendo tido início na sede do Arte Viva, ainda em março, deste ano, articulado pelo ativista político sociocultural Marcos Silva.

Vale destacar que as presenças dos vereadores Élcio Pontes e Marco Celito, bem como as presenças da liderança rural Pretinho e de Ary, que até bem pouco tempo integravam a base da situação, foram comemoradas pelas lideranças de oposição, pois representam, pela primeira vez na história, a possibilidade de uma composição ampla, com gente se desgarrando do grupo situacionista.

Parece que a campanha de 2024 em Santa Cruz vai começar a esquentar.









































sexta-feira, 28 de julho de 2023

Efeito Lula: desemprego cai acima do esperado e é o menor em nove anos









De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil apresentou uma notável queda no trimestre encerrado em junho, atingindo 8%. Essa marca representa o melhor resultado para o indicador durante esse trimestre desde 2014, quando foi registrada uma taxa de 6,9% – o que já reflete a volta da confiança trazida pelo governo Lula. Em comparação com o trimestre anterior, entre janeiro e março, a taxa de desocupação sofreu uma redução de 0,8 ponto percentual, totalizando 8,8%. Além disso, quando comparada ao mesmo período do ano passado, a taxa era de 9,3%, demonstrando uma tendência de declínio no desemprego no país.

Durante o mesmo período, o número absoluto de pessoas desempregadas também apresentou uma significativa diminuição, chegando a 8,6 milhões. Essa redução corresponde a uma queda de 8,3% em relação ao trimestre anterior, representando 785 mil pessoas a menos na condição de desocupados. Comparado ao último trimestre do ano anterior, esse declínio é ainda mais notável, registrando uma diminuição de 1,4 milhão de trabalhadores desempregados.

Por outro lado, o total de pessoas ocupadas no Brasil mostrou um aumento de 1,1% em comparação ao trimestre anterior, totalizando 98,9 milhões de brasileiros empregados. Ao considerar o mesmo período do ano anterior, esse crescimento foi de 0,7%, representando um acréscimo de 641 mil pessoas ao grupo de trabalhadores ocupados.

A pesquisa realizada pelo IBGE também evidenciou o crescimento da informalidade no mercado de trabalho brasileiro. O número de trabalhadores informais, incluindo empregados sem carteira assinada, trabalhadores por conta própria e trabalhadores domésticos, alcançou 38,7 milhões de pessoas, o que representa uma taxa de informalidade de 39,2%. Essa tendência tem sido observada em outros momentos e merece atenção para compreender os desafios enfrentados pelos trabalhadores nesse contexto.

Além disso, os rendimentos reais habituais permaneceram estáveis em relação ao trimestre anterior, mantendo-se em R$ 2.921. No entanto, ao analisar o crescimento ao longo do ano, houve um aumento significativo de 6,2% nesse indicador. A massa de rendimento real habitual, por sua vez, também se manteve estável em relação ao trimestre anterior, mas registrou crescimento de 7,2% quando comparada ao mesmo período do ano anterior.

Em suma, os dados divulgados pelo IBGE mostram uma melhora no cenário do mercado de trabalho no Brasil, com a taxa de desemprego atingindo seu nível mais baixo em nove anos. Entretanto, a informalidade ainda é um ponto de atenção, e o crescimento dos rendimentos requer contínuo acompanhamento para garantir um ambiente mais estável e próspero para os trabalhadores do país.

Brasil 247



quinta-feira, 27 de julho de 2023

EVENTUAL PERDA DE MANDATO DE ROGÉRIO MARINHO SERIA A ULTIMA "PÁ DE CAL" NA DIREITA POTIGUAR

 


A direita potiguar segue desnorteada após a derrota de BolsonaroO Brasil não se tornou a Venezuela, as igrejas não foram fechadas e a gasolina diminuiu. A direita tá quase sem pauta, mas ainda tem sobrevida nos “herdeiros do bolsonarismo”, como Rogério Marinho.

Agora, a mídia noticia a possibilidade de perda de mandato em razão de um processo instaurado pelo MPF. No processo, o MPF sustenta que Rogério praticou abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Quem acompanhou as movimentações de Rogério, percebe que as denúncias são de fato bem plausíveis.

É possível, sim, a perda do mandato. E, caso ocorra, será a última "pá de cal" no bolsonarismo potiguar.

Blog do Silvério Filho



quarta-feira, 26 de julho de 2023

URGENTE: EM VÍDEO MARCOS SILVA DENUNCIA ABANDONO DA PREFEITURA DE SANTA CRUZ AO GARI ACIDENTADO EM TRABALHO.

 


O ativista político sociocultural Marcos Silva, por meio de suas redes sociais, denuncia o abandono da gestão municipal de Santa Cruz ao Gari que sofreu acidente no exercício de sua função.

O fato ocorreu no último sábado (22), quando o gari recolhia o lixo em rua do bairro Conjunto Cônego Monte, Santa Cruz/RN e ao tentar subir no veículo coletor, o motorista acelerou, fazendo com que o gari se desequilibrasse, vindo a cair no chão com várias fraturas na perna.

O ocorrido teve uma grande repercussão nas redes sociais da cidade, levando a uma onda de indignação da população.

O gari foi levado ao hospital Walfredo Gurgel, em Natal, onde foi diagnosticado a necessidade de fazer cirurgia. Acontece que, segundo relatos, o mesmo se encontra desde sábado (22), totalmente abandonado pela gestão municipal que ainda não apareceu para prestar qualquer assistência ao seu funcionário, acidentado em trabalho.

Marcos Silva, afirma que não se pode admitir tal conduta do senhor prefeito Ivanildinho, uma vez que o funcionário foi acidentado em trabalho, sendo, portanto, obrigação da gestão municipal prestar toda a assistência, inclusive providenciando a transferência do funcionário a um outro hospital público ou particular que possa realizar o procedimento.

Dizem que perguntar não ofende: será que se fosse um funcionário do alto escalão ou se fosse um familiar do prefeito estava abandonado assim?

Abaixo, o vídeo de Marcos Silva:


PREFEITURA DE SANTA CRUZ DIVULGA OS CANDIDATOS APROVADOS PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR. VEJA OS NOMES.

 

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN, por meio do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE/COMISSÃO ESPECIAL ELEITORAL, instituída pela Resolução nº 001 de 24 de março de 2023, apresenta a relação dos aprovados no Exame de Conhecimento Específico do Processo de Escolha Unificado para concorrerem a eleição do Conselho Tutelar de Santa Cruz/RN.

Os candidatos aprovados, por ordem de pontuação, foram:

1- Idalino Suprici da Silva Azevedo - 19 pontos

2 - Edna Telma de Oliveira – 18 pontos

3 - Rita de Cássia de Lima Bezerra – 17 pontos

4 - Maria Elizabete Galdino da Rocha – 16 pontos

5 - João Batista Santos de Medeiros – 15 pontos

6 - Joselita Gomes da Silva – 14 pontos

7 - Maria Luriane da Silva Confessor – 14 pontos

8 - José Edson da Costa – 13 pontos

9 - José Wilson de Lima – 12 pontos

A campanha para os candidatos começa no dia 15 de agosto e vai até o dia 29 de setembro.

O dia da votação será no dia 01 de outubro (domingo), das 8h, às 17h, em local a ser definido pela comissão.

Todo eleitor do município de Santa Cruz com o título em dia poderá votar, sendo o voto dado a apenas um candidato.



Agência Fitch eleva nota de crédito do Brasil: 'Desempenho acima do esperado'

 

A agência de classificação de risco Fitch elevou a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, pela perspectiva de estabilização econômica.

O País havia sido rebaixado em 2018, em meio à crise nas contas pública e pela rejeição do Legislativo da reforma da Previdência, à época.

A atualização do Brasil reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado em meio a sucessivos choques nos últimos anos, políticas proativas e reformas que apoiaram isso e a expectativa da Fitch de que o novo governo trabalhará para melhorias adicionais”, diz o comunicado da Fitch.

A nova classificação ainda indica “grau especulativo”, o que aponta menor vulnerabilidade do País a curto prazo, mas segue em um cenário de incertezas financeiras e condições econômicas adversas.

A agência ainda indica avanços importantes, como a aprovação de reformas para enfrentar os desafios econômicos e fiscais, desde seu rebaixamento.

Ainda que tenha havido a diminuição do risco, o relatório pondera que, apesar do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defender “um afastamento da agenda econômica liberal dos governos anteriores”, espera que desvios sejam contidos pelo “pragmatismo e pelos freios e contrapesos institucionais”.

A posição fiscal está se deteriorando em 2023 após uma melhora anterior, mas a Fitch espera que novas regras fiscais e medidas tributárias ancorem uma consolidação gradual. A Fitch ainda projeta que a dívida/PIB aumente, mas em um ritmo mais lento e a partir de um ponto de partida muito melhor do que o previsto anteriormente”, diz a agência.

Carta Capital



VÍDEO: Assassinato em frente ao palco interrompe show de Festa da Sant’Ana em Currais Novos












Terminou com homicídio o que estava sendo considerado um dos maiores shows de todos os tempos do Pavilhão da Festa de Sant’Ana, em Currais Novos. Por volta das 2h30 da madrugada de hoje (26), em meio a uma multidão de milhares de pessoas, um homem ainda não identificado se aproximou e atirou na cabeça de Lucas Denis de Araújo, que ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

Nas imagens, é possível ver o crime ocorrendo enquanto os cantores Zezo, Luan Estilizado e Rai Saia Rodada se apresentavam – eles tiveram que descer do palco correndo no momento dos tiros.

Além de Lucas Denis, outra mulher foi baleada e socorrida, mas não corre risco de morte. Ela teria sido atingida de raspão por um dos 4 disparos que miravam no jovem.

Blog do BG



Álvaro acusa Rogério de cortar convênios com MDR e causar prejuízo de R$ 40 mi a Natal












O prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) falou pela primeira vez sobre o afastamento entre ele e o senador Rogério Marinho (PL), após a campanha do ano passado, quando os dois caminharam juntos. Segundo revelou o gestor, o distanciamento se deu pelo fato de Marinho ter pedido ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para cancelar convênios com a prefeitura de Natal, o que gerou um prejuízo da ordem de R$ 40 milhões à cidade.

Em determinado momento ele [Rogério] cancelou alguns convênios antes de sair do ministério ou o sucessor dele, que foi indicado por ele, que o substituiu, cancelou alguns convênios na cidade de Natal. A cidade perdeu em torno de uns R$ 40 milhões de recursos que eram para ter sido utilizados na reforma da orla urbana e de outras obras que a gente tinha planejado”, revelou o prefeito, nesta segunda-feira 25, em entrevista à jornalista Thaisa Galvão, no Falei Podcast.

Após a declaração, Álvaro é ainda mais incisivo ao afirmar que Rogério Marinho, que comandou o MDR durante o governo Bolsonaro, pediu expressamente ao seu sucessor na pasta para cancelar os contratos com a cidade. Apesar do ocorrido, o prefeito garante que não existe rompimento entre ele e o senador, mas apenas um “afastamento natural”.

Eu não nasci hoje, [os contratos] foram cancelados porque ele [Rogério] falou com o sucessor dele, que ficou lá e autorizou ou pediu para cancelar. Mas tudo bem. Eu não estou rompido com Rogério, eu apenas não tenho o mesmo relacionamento que eu tinha com ele e fiquei muito decepcionado com essa atitude que ele tomou de, depois de eleito, pedir ou conversar com o sucessor dele no ministério e mandar cancelar mais de R$ 40 milhões que viriam para Natal”, pontua.

O prefeito lamentou a posição de Marinho e afirmou que o encerramento dos contratos acabou prejudicando sua gestão à frente da Prefeitura do Natal.

O chefe do Executivo negou, no entanto, que o episódio guarde relação com a exoneração da filha de Rogério Marinho, Ana Beatriz Simonetti Marinho, do cargo de chefe de assessoria de gestão estratégica do turismo. A saída da servidora, ocorrida durante a semana, aconteceu, segundo ele, por questões de saúde e não por motivações políticas.

Ela estava desempenhando bem as suas funções, mas a partir de determinado momento ela teve problemas pessoais, de saúde e outras questões e não pôde continuar no cargo, mas não teve nada a ver com questão política”, garante.

O AGORA RN solicitou à assessoria de Rogério Marinho uma posição acerca da acusação feita por Álvaro, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Tendência é que eu venha a ter um candidato próprio”, diz Álvaro sobre eleições 2024

Álvaro também comentou sobre a campanha para prefeito de Natal em 2024, quando ele não poderá mais disputar a reeleição. O prefeito afirmou que não descarta fazer uma composição com o PT nas eleições de 2024.

A pré-candidata do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura do Natal é a deputada federal Natália Bonavides, que tem aparecido em segundo lugar em todas as pesquisas de intenção de voto, atrás apenas do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves.

Em política, tudo é possível, mas a tendência é que eu venha a ter um candidato próprio à Prefeitura do Natal. Até para saber se valeu a pena nossa gestão; se valeu a pena conseguir realizar essas obras que eu sei que vamos realizar, antes de concluir nosso mandato; para ver se a população aprovou nossa forma de administrar, como aprovou na nossa reeleição”, declarou.

Por esse motivo, eu acho mais difícil haver um entendimento entre mim e a governadora, mesmo entendendo que em política tudo é possível. Mas é difícil”, acrescentou Álvaro Dias.

O prefeito afirmou ainda que tem “bom relacionamento” com a governadora Fátima Bezerra (PT), apesar das divergências políticas e administrativas entre eles. Em 2022, por exemplo, o prefeito de Natal apoiou o candidato adversário de Fátima, o ex-governador Fábio Dantas (Solidariedade).

Eu não tenho nenhum problema com a governadora. Eu não votei nela porque realmente meu caminho foi outro quando chegou a eleição para o governo. Apoiamos a candidatura de Fábio Dantas. Ela foi eleita. Não tenho nenhum problema com ela, nenhuma desavença, restrição. Tenho bom relacionamento. Espero continuar mantendo esse bom relacionamento”, destacou.

‘Apoiei Bolsonaro porque não tinha outro caminho’, afirma Álvaro

Sobre a campanha presidencial de 2022, Álvaro Dias afirmou que apoiou a reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL) porque não queria ser classificado como “ingrato”, diante da parceria administrativa entre o antigo chefe do Executivo federal e a capital potiguar. Na visão do prefeito, o apoio ao então presidente era o único caminho que ele poderia seguir.

Eu apoiei o presidente da República porque não tinha outro caminho para seguir. Se eu trilhasse outro caminho eu ia ser – com muita razão, com muita justiça – considerado um ingrato, um cara desleal, que não reconheceu o impulso, a ajuda que o governo federal deu a Natal”, justificou o prefeito.

Segundo ele, durante a pandemia da Covid-19 Bolsonaro liberou mais de R$ 20 milhões para Natal, montante que ajudou a prefeitura a efetivar as ações que foram implementadas durante a emergência sanitária.

Nós abrimos um hospital de campanha quando o Governo do Estado, que deveria ter aberto, não abriu. Nós abrimos em tempo recorde, em 45 dias, e esse enfrentamento da pandemia que nós tivemos com o apoio do governo federal foi graças à abertura que nós tivemos junto ao presidente da República”, lembra.

Apesar da posição assumida em apoio a Bolsonaro, em 2022, Álvaro nega ser “bolsonarista” ou “de direita”, mas se autoinsere no espectro político de “centro”.

Agora RN