O I Encontro Mulheres em Luta do Trairi – Democracia e emancipação feminina ocorreu no último sábado, 21 de setembro, na Escola Estadual João Ferreira de Souza, bairro Paraíso, sendo uma realização do coletivo feminista Marcha Mundial das Mulheres de Santa Cruz/RN-núcleo Trairi. O evento reuniu um bom número de mulheres para a discussão de temas que dizem respeito ao contexto de vida de todas: autonomia da mulher, cultura do patriarcado, feminismo negro, formas de violência contra a mulher, cotidiano das mulheres LBTs entre outros.
Além da Marcha Mundial das Mulheres Trairi e Seridó, outros coletivos feministas e sociais se fizeram presentes no encontro: coletivo Dandara, coletivo Jurema Preta e coletivo Severo, todos eles de Santa Cruz/RN. Também foi registrada a presença de mulheres da comunidade.
A programação do evento foi aberta com um batuque feminista, onde as mulheres entoaram palavras de ordem usadas no movimento, em seguida, uma roda de conversa foi iniciada para debater o tema do seminário e conversar sobre como se dá a luta das mulheres no dia a dia. O encontro seguiu com discussões em grupos temáticos e depois houve a socialização dos mesmos. Ao final, uma cultural foi realizada no encerramento do evento com recital poético e bela apresentação solo de Débora Munay, vocalista da banda potiguar Minart.
Esta primeira edição do evento foi muito bem avaliada pelas participantes, sendo marcada pela troca de experiências e saberes, visto que o compartilhamento dos seus contextos de vida proporciona o fortalecimento da luta de todas nós! São momentos como este que efetivam a construção do empoderamento das mulheres e nos traz maiores perspectivas de autonomia, sororidade e protagonismo social.
Por: Marcha Mundial das Mulheres – Santa Cruz/RN – Núcleo Trairi
Nenhum comentário:
Postar um comentário