No último sábado Dia 29 de Janeiro o Teatro Municipal Cândinha Bezerra de Santa Cruz/RN, foi iluminado nas cores do Movimento Trans em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans.
A iluminação do Teatro, foi uma solicitação da Atreva-se a Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN como forma de homenagear a trajetória de luta das pessoas Trans reconhecendo a existência e resistência das lutas diárias que pessoa Trans residente no município, além de ser uma forma de chamar atenção da sociedade para a conscientização do combate ao preconceito e discriminação contra a população Trans.
O Dia da Visibilidade Trans surgiu no dia 29 de Janeiro de 2004 quando várias Travestis e Transexuais se reuniram em frente ao Congresso Nacional em Brasília, lançaram a campanha "Travesti e Respeito" para o Departamento Nacional de IST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério de Saúde, campanha essa que reivindicava os avanços das políticas públicas voltadas para população Trans sob tudo o respeito pela Identidade de Gênero das pessoas trans de serem chamadas pelo nome que cada um (a) se identifica enquanto ser humano.
Desde dessa data o Ministério de Saúde assim como demais setores e instituições passaram a adotar a política inclusão do Nome Social das Mulheres Travestis, Transexuais e Homens Trans.
Com o passar dos anos a luta por diversas politicas públicas e a busca pela garantia de direitos foram avançando e várias conquistas vem sendo alcançadas.
A data do Dia 29 de Janeiro Dia da Visibilidade Trans é uma data marcada pela realização de várias ações em diversos municípios e estados Brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário