Divulgada pelo jornal AGORA RN nesta terça-feira 12, a pesquisa eleitoral do Instituto Exatus Consultoria mostrou que a governadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata à reeleição, lidera a disputa ao governo do Estado com 36,15% das intenções de votos, seguida pelo senador Styvenson Valentim (Podemos), que teve 13,9% das menções. A surpresa ficou por conta do pré-candidato Fábio Dantas (SDD), que perdeu 48,85% das intenções de votos, saindo da segunda para a terceira posição na corrida pelo cargo máximo do executivo potiguar.
Na pesquisa anterior do Instituto Exatus, publicada no dia 18 de maio passado, Fábio Dantas aparecia em segundo lugar, com 13% das intenções de votos, atrás de Fátima Bezerra, que liderava com 38,8%. Já no levantamento publicado nesta terça, o empresário e ex-vice-governador do Estado registrou 6,65% das intenções de votos, descendo uma posição na preferência do eleitorado potiguar.
Em números totais, na pesquisa de maio, Fábio foi lembrado e apontado como o candidato escolhido por 260 entrevistados, dentro de um universo de duas mil pessoas consultadas. Desta vez, seu nome foi citado por apenas 133 pessoas, também dentro de um universo de duas mil pessoas entrevistadas.
Já o senador Styvenson Valentim registrou um aumento de 17,8% das intenções de votos nesta edição da pesquisa Exatus, mesmo sem ter anunciado sua decisão final sobre o pleito de outubro. Ele saiu de um terceiro lugar (com 236 menções, o equivalente a 11,8% das intenções) em maio para o segundo lugar na pesquisa atual (quando alcançou 278 menções, o equivalente a 13,9% das intenções).
Styvenson pode ter crescido após assumir possível pré-candidatura
Estatística responsável pela pesquisa Kalline Marinho explicou que uma pesquisa é um retrato do momento e que, tudo o que acontece e é divulgado nas redes sociais, entre os candidatos, interfere nos resultados obtidos. Para ela, a oscilação entre os nomes de Styvenson Valentim e Fábio Dantas pode ter uma resposta simples: o fato do senador ter assumido que poderia ser candidato ao governo do Estado.
“Em maio passado, ele ainda não havia se pronunciado sobre candidatura, era apenas uma suposição. Foi achismo porque ele não tinha confirmado nada. E o fato de, agora, todos saberem que ele será candidato, traz uma segurança aos eleitores em confirmar o voto nele”, disse.
Kalline afirmou ainda que o crescimento nas intenções de votos apresentada pelo senador, foi registrado em todas as pesquisas mais recentes. E que, até o início de junho, ele configurava em terceiro lugar, atrás de Fátima e de Fábio, que desde o princípio, são os pré-candidatos já postos.
“A partir do momento em que ele assume uma candidatura, ele ultrapassa Fábio Dantas. Algumas pesquisas os colocam em empate técnico, dentro das margens de erro, mas ele assumiu o segundo lugar. Também houve uma pequena redução do eleitorado de Fátima, após a ascensão de Styvenson. Nada exorbitante, mas deduzimos que, quem antes estava em dúvida, agora tem certeza e votará nele. Somente as próximas pesquisas é que irão corroborar o fato”, disse.
Fátima cai 6, 83% na preferência do eleitor
Apesar de liderar a corrida pelo governo do Estado nas duas pesquisas divulgadas pelo Instituto Exatus, a governadora e pré-candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) amargou um decréscimo de 6,83% nas intenções de votos. Se antes, ela comemorava os 38,8% de preferência entre os potiguares, nesta edição do levantamento, a petista foi mencionada por 36,15% dos entrevistados. Em números absolutos, significa dizer que Fátima Bezerra passou de 776 votos, dentro de um universo de duas mil pessoas entrevistadas pelo Instituto, para 723 votos.
Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário