quinta-feira, 4 de abril de 2024

Açude Gargalheiras, em Acari, ‘sangra’ após 13 anos











O açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, finalmente atingiu sua cota máxima na noite desta quarta-feira 3. É a primeira vez que a “sangria” acontece no reservatório desde 2011.

Localizado em Acari, o açude comporta 44.421.480,38 m³ de capacidade. Com a sangria, as águas seguem agora pelo Rio Acauã em busca da Barragem Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó.

O número de visitas tem aumentado ao reservatório nos últimos dias. O reservatório virou atração para moradores da região, que têm realizado vigílias na região à espera da sangria.

A sangria foi construída por seguidos dias de recarga que tiveram início na segunda quinzena do mês de fevereiro, a partir do dia 16. As águas que chegavam ao Gargalheiras vinham de outros mananciais que iniciaram suas sangrias, compondo a paisagem do gigante que, dia após dia, apresentava crescimento em seu volume de água.

A sangria no açude ocorre após fortes chuvas na região. Para se ter ideia, no final de março deste ano, o Gargalheiras registou cerca de 35% de capacidade. Em janeiro, o nível do açude estava em apenas 1,1% do volume total.

Patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte, o Gargalheiras serviu de locação para o filme “Bacurau”, lançado em 2019 e é um dos maiores açudes do Estado.

Agora RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário