segunda-feira, 15 de abril de 2024

PC do B de Santa Cruz lança primeira pré-candidatura coletiva para o legislativo santacruzense

 

Pela primeira vez Santa Cruz conta com uma pré-candidatura coletiva para o legislativo. A proposta nasceu das atividades de formação política do partido e será representada pelos militantes o graduando de Psicologia Felipe Souza, o professor da UFRN Dimitri Taurino e o farmacêutico e conselheiro estadual Valdo Teodósio. Serão 3 diferentes gerações com histórico de lutas nos campos da educação e da saúde.

As candidaturas coletivas não são uma novidade no processo eleitoral brasileiro. O primeiro registro é das eleições de 1994. Nas últimas eleições, porém, essa modalidade ganhou espaço — e votos — nas urnas.

Quando um grupo se une para “dividir” uma vaga no Legislativo, em vez de votar em apenas uma pessoa para o cargo, é possível votar no coletivo.

Esse modelo prevê que os candidatos, em conjunto, participem das sessões, discussões, plenários e integrem comissões nas casas parlamentares – assembleias estaduais, Câmara dos Deputados e Senado. Porém, independentemente da quantidade de pessoas do coletivo eleito – e não há um limite de pessoas para integrar a candidatura –, o voto deles contará somente como um dentro do Legislativo.

Outro ponto importante é sobre o “titular” do grupo. Mesmo que as decisões e a vaga sejam compartilhadas com o grupo, é preciso que a candidatura coletiva tenha um titular, que será o responsável por assinar os relatórios, projetos de lei, votar em plenários e receber o salário do cargo.

Ou seja, por mais que a candidatura seja coletiva, um dos representantes será o eleito e o responsável pela vaga de maneira oficial.

Mais uma novidade nas eleições deste ano em Santa Cruz

Michael Pontes



Nenhum comentário:

Postar um comentário