quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Lara Bianck, trás a tona a Ação Civil Pública do M.P. de Santa Cruz/RN exigindo a Criação de Centro de Zoonoses à gestão municipal.





































Procurada para participar de uma reunião a pedido que lhe feito para que a mesma pudesse se fazer presente, reunião essa que aconteceu nesta segunda feira dia de 17 de fevereiro ás 13h da tarde no Mercado Público da cidade Santa Cruz/RN, onde a informação que lhe chegou foi um dos assuntos a ser tratado seria questões relacionadas aos animais como cães adentram aquele local e que existia uma determinação judicial que penalizaria Sra. Betânia que tem estabelecimento naquela localidade, e pelo fato dela alimentar os animais do lado de fora do Mercado Público, e mesmo eles sendo alimentados do lado de fora eles sempre acabam adentrando no mercado. O que o fato deles entrarem no mercado público não é culpa da Sra. Betânia.

Ao procurar da Sra. Betânia se em algum momento ela chegou a ser notificada com alguma intimação por parte da justiça e ela quando disse que não, Lara Bianck a tranquilizou dizendo: "Para que a mesma ficasse calma, pois se a mesma não chegou a receber nenhuma notificação até o momento é por que não existe nenhuma denúncia contra uma pessoa que desenvolve um trabalho social voltado aos animais e se existisse seria injusto, mas não se preocupe que eu vou procurar saber diretamente no Ministério Público se realmente você tivesse que responder por isso e que eu iria tentar fazer de tudo para arrumar advogados para lhe defender."

A reunião aconteceu eu estive presente ouvindo atentamente tudo. O objetivo da reunião era para tratar da questão da higiene geral e cada espaço individual dos boxes do Mercado Público, marcar a dedetização do local para o mais breve possível, por que segundo a Coordenadora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Santa Cruz/RN - Márcia que foi quem conduziu a reunião. Existiam várias denúncias de falta de higiene do Mercado Público. Foi onde Lara Bianck começou a questionar quais eram as denúncias da falta de higiene daquele espaço e se ela tinha algo documentado e detalhado dessas denúncias, foi quando a mesma respondeu: "Que não, não conhecimento dessas denúncias documentadas ou registrada no Ministério Público, não!" E foi onde Lara falou que se não existe nada documentado não se pode caracterizar como denuncia formal." E a mesma não se pronunciou no momento foi a Lara Bianck continuou... dizendo: "E com relação aos animais que entram nesse espaço se eles acabam incomodando determinadas pessoas, que por um lado eu até posso entender que este local é um local onde se comercializa o alimento ( carnes e misturas das mais variadas espécie e qualidade) para a mesa de várias pessoas como também é comercializado alimentações neste espaço, e a presença de animais pode não ser legal por que muitos deles podem soltar pelos e entre outras coisas, mas saiba se eles estão aqui é pela falta de espaço, você mesma Márcia lembra que no Plano de Ações Plurianuais do município realizado em 2016, onde você estava presente e pontuou propostas junto comigo pela implementação da Centro de Zoonoses e Espaço de Acolhimento as animais em situação de abandono, assim como também essa questão já foi discutida por diversas vezes nas Conferências Municipais de Saúde de Santa Cruz/RN e até hoje a gestão se mostra omissa a isso, e se enquanto a gestão não demostrar interesse a situação só tente a piorar e com isso os animais acabarem ocupando os espaços impróprios para eles."

A resposta da Coordenadora da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a minha fala foi: Isso daí você ver com a ONG, e Lara disse: " Ver com a ONG nada vou ver mesmo é com o Ministério Público que é quem cuida dessa parte, e não se preocupe assim que eu sair daqui vou ao ministério público procurar saber quais procedimentos que existe a cerca da problemática da higienização desse local, como também dos procedimentos existentes voltados aos a politica de cuidados aos animais." A mesma sem argumento e nada a falar a respeito mudou assunto e prosseguiu com a reunião.

Lara Bianck e mais alguns defensores e defensoras da causa animal ali presente, comentávamos entre nós: "Olha ela não tem nenhum respaldo e conhecimento para falar sobre esse assunto que joga a responsabilidade sobre a ONG de Defesa dos Animais que não compete a ONG a execução dessa política pública e sim compete a gestão a aplicar recursos para a construção do Zoonoses e Centro de Acolhimento desses animais em situação de maus tratos e abandono.".

Então ao sair da reunião Lara Bianck imediatamente procurou o Ministério Público para verificar o que existia de procedimento voltada a questão mencionada e no MP da cidade lhe foi apresentado uma Ação Civil Pública instalada pelo próprio Ministério Público desde do ano de 2017 quando veio a tona o caso de uma Cachorra com tumor exposto que sempre costumava ficar na calçada ao lado do palco da FACISA/UFRN Campus de Santa Cruz/RN que desde período até os dias atuais o processo já houve várias movimentações, mas que ainda continua tramitação na justiça e contra a Protetora da Causa Animal – a Sra. Betânia não existe nenhum procedimento judicial que possa penaliza-la injustamente pelos seus serviços prestados de grande relevância aos animais todo nosso cuidado e atenção .

Vamos aguardar o desfecho desse procedimento para os melhores cuidados e proteção com os animais em situação de abandono do município de Santa Cruz/RN.


Um comentário:

  1. If you're trying to lose pounds then you need to get on this brand new personalized keto diet.

    To design this keto diet, licensed nutritionists, fitness couches, and cooks have joined together to provide keto meal plans that are effective, suitable, price-efficient, and fun.

    Since their first launch in 2019, hundreds of individuals have already remodeled their body and health with the benefits a professional keto diet can offer.

    Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover 8 scientifically-proven ones given by the keto diet.

    ResponderExcluir