segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

UM ANO APÓS A VITÓRIA DE IVANILDINHO, O QUE MUDOU EM SANTA CRUZ? POUCO, OU QUASE NADA.

Foto: reprodução
Há exatamente um ano, dia 03 de fevereiro de 2019, em uma eleição suplementar, a mais acirrada disputa eleitoral na capital do Trairi, Santa Cruz, desde os idos 90, terminou com Ivanildinho eleito prefeito com apenas 620 votos de maioria sobre Péricles Rocha, em um universo de quase 20 mil eleitores que foram as urnas na ocasião. 

A eleição suplementar, a primeira na história política da cidade se deu pelo fato da ex-prefeita Fernanda Costa, esposa do Dep. Tomba, ter sido cassada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016, acusada pelo MPE de comandar um grande esquema de corrupção eleitoral no município. Na ocasião, também foram cassados 06 vereadores da base da então prefeita. Foi um grande escândalo na região. 

Mesmo com todo esse desgaste o grupo da ex-prefeita cassada e do Dep. Tomba, conseguiu fazer o sucessor, sendo eleito Ivanildo Ferreira Filho (Ivanildinho) que integrava a chapa de 2016, cassada pela justiça eleitoral. 

Um ano após sua vitória uma pergunta não quer calar: o que mudou em Santa Cruz no governo Ivanildinho? 

Obviamente a resposta deve está na cabeça de cada um, porém, o blog irá trazer a luz alguns fatos, para ajudar na busca por resposta. 

ABASTECIMENTO HÍDRICO

Podemos dizer que foi na gestão Ivanildinho que, desde a chegada da adutora, Santa Cruz viveu seu pior momento no abastecimento de água. Diversos bairros ficaram dias, até meses, sem receber água, o que levou a uma revolta da população, pelo menos nas redes sociais. 

MERCADO PÚBLICO

Vendido como grande trunfo na eleição, encontra-se entregue as baratas. Nada mudou, até o presente momento. 

TELEFÉRICO

Outra obra que se arrasta há anos. Na eleição, foi publicado pela própria prefeitura que os recursos estavam assegurados, mas o que se viu depois foi a venda de terrenos públicos para serem investidos nos bondinhos que até agora ninguém sabe aonde anda. 

UPA

Podem esquecer. Não haverá mais UPA. Segundo alguns militantes com vasta experiência na saúde, um dos grandes prejuízos para a população foi a decisão anunciada pela gestão Ivanildinho de não abrir a UPA, transformando o prédio em uma Unidade Básica de Saúde, sob o nome encantador de “Centro Saúde da Família.” 

FUNCIONALISMO PÚBLICO

Há relatos de diversos atrasos de salários, em diversos setores da administração. As condições de trabalho, segundo diversos funcionários continuam bem difíceis. Não bastasse isso, circula nas redes sócias, vídeo de funcionário comissionado que foi colocado pra fora por cobrar o pagamento em dia. 

SAÚDE

Outra área com bastante reclamações de populares é a saúde. Dia, após dia, aparecem denúncia de falta de medicamentos, equipamentos quebrados, falta de médicos nas unidades de saúde e, por aí vai... 

Ivanildinho parece ter mantido o modelo de gestão que representa a cara das gestões do Dep. Tomba. O secretariado é o mesmo, com isso, parece que as ações também. O que se ver nas ruas da cidade parece ser o mais do mesmo, algumas ruas calçadas. Algumas iluminações trocadas. Algumas obras deixadas desde a primeira gestão Fernanda Costa 2013/2016 que andaram a passos de tartarugas, serão inauguradas, como o posto de saúde do Centro da cidade, mas isso é suficiente, pelo que foi prometido no palanque? Com a resposta, você, cidadão, cidadã. 

O fato concreto é que, mal terminou uma eleição, a cidade já vai para outra. Chegou 2020 e em 04 anos, Santa Cruz vivenciará sua 3ª eleição. 

Mais uma vez a disputa deverá ser entre Ivanildinho e Péricles Rocha. Já o resultado é algo que precisará esperar as urnas abrirem, ou não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário