sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O PARAÍSO VIVE A EXPECTATIVA DE REELEGER UM VEREADOR PELA PRIMEIRA VEZ. QUEM CONSIGUIRÁ ESTE FEITO?

 


Mesmo sendo a maior comunidade de Santa Cruz e o maior colégio eleitoral, o bairro Paraíso, ainda não conseguiu exercer sua força plena quando o assunto é eleição. 

Com votos para eleger um prefeito da comunidade, se quiser, ao longo da história, o Paraíso, no máximo, tem elegido um vereador, isso, só um mesmo, por eleição. 

Maturi, Dedé Nazário, Maninho e Luciclaudio, foram uns dos eleitos, mas que ficaram pelo meio do caminho quando tentaram a reeleição. 

Assim como agora, em 2016, o Paraíso, tinha diversos candidatos, mas só Paulo César Bejú, conseguiu ser eleito. Depois, com a cassação de seis (06) vereadores em 2018, por corrupção eleitoral, entrou mais dois nomes do Paraíso, quais sejam: Renato Locutor e Tarcísio das Horteiras, portanto, o Paraíso, passou a ter três representantes na Câmara de Vereadores, um, de oposição (Paulo César Bejú) dois, da situação (Renato e Tarcísio). 

Chega mais uma eleição e essa máxima “de não reeleger vereador” volta a ser debatido no bairro. Esse sentimento de não reeleger vereador, aos olhos de muitos líderes da comunidade, lamentavelmente, fortalece aqueles candidatos que entram com poder aquisitivo, é o que dizem. 

Enquanto isso, fica as candidaturas dos três: Paulo César Bejú, Renato e Tarcísio, se esforçando ao máximo para mostrarem que merecem continuar na câmara como representante do bairro. 

A estratégia de Paulo César Bejú, por exemplo, procura mostrar sua atuação em prol da comunidade, como: a fiscalização que permitiu a conclusão da quadra. Fala dos inúmeros requerimentos solicitando melhorias na iluminação pública, limpeza urbana, pavimentação de diversas ruas, incluindo a Cega Matilde e Hebert Diogo. Mostra o benefício do Café Cidadão. Sua permanência na comunidade também tem sido explorada pela campanha. 

Muito provavelmente por sua atuação, nas rodas de conversas políticas do bairro circula de que “Paulo César Bejú” é um, dos poucos que pode quebrar esse tabu, sendo reeleito pela primeira vez como vereador, morando no Paraíso, outros, acham que pode reeleger-se até dois, dizem os “cientistas” políticos popular da comunidade. 

O sentimento de muitos na comunidade é de que, as campanhas passam e o Paraíso continua o mesmo, com seus velhos problemas e vícios políticos. 

Outra curiosidade que pode ser observada quando chega período eleitoral na cidade de Santa Cruz é: grande parte dos moradores do Centro da cidade e de outros bairros acham que o Paraíso deveria eleger a maioria dos que pleiteiam uma cadeira na câmara municipal, de candidatos que residam no bairro. Todavia, isso parece está longe de acontecer. 

É esperar abrir as urnas para ver o que prevalecerá no Paraíso, a “galinha dos ovos de ouro” de todos os candidatos, é ou não é?



quinta-feira, 29 de outubro de 2020

SANTA CRUZ: COM AS SAÍDAS DE GLAUBER E EDIMILSON, PSDB TEM DUAS GRANDE BAIXAS NESTA CAMPANHA.

 


O partido do candidato à reeleição Ivanildinho (PSDB) sofreu duas grandes baixas na proporcional com as desistências dos candidatos a vereador Glauber Bezerra e Edimilson Silva, após sofrerem cassação de seus registros de candidaturas pelo TRE/RN. 

Essas desistências não deverão afetar em nada a campanha majoritária do prefeito Ivanildinho, porém, para a campanha proporcional foi muito ruim, uma vez que, a soma dos votos dos dois candidatos iria ajudar o partido eleger mais vereadores, agora, a soma do partido deverá baixar, influenciando diretamente na contagem final. 



quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Sesap e Fapern lançam edital para bolsas de pesquisa e inovação













São 45 vagas para pesquisadores que irão atuar no Projeto Institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde do RN

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (23), o edital que pretende selecionar 45 pesquisadores-bolsistas no Projeto Institucional de Inovação e Modernização da Vigilância em Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. A seleção é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (Fapern), com o objetivo de potencializar o processo de modernização da gestão pública no âmbito da saúde.

Serão 40 bolsas na modalidade de Pesquisadores-Bolsistas (graduados) e 05 para a modalidade de Coordenadores-Bolsistas (doutores), com valores de bolsa de R$ 2,5 mil e R$ 5 mil mensais, respectivamente, com período de vigência de até 12 meses. 

As inscrições estarão disponíveis a partir das 00h do dia 30/10/2020 até às 23h59mim do dia 04/11/2020. O candidato deverá preencher o formulário disponível em https://selecao.saude.rn.gov.br e anexar a documentação exigida no edital. A divulgação dos resultados está prevista para 01 de dezembro e convocações no dia 02/12.

Todas as pesquisas, desde o pré-projeto apresentado no processo seletivo, devem seguir linhas de ação orientadas pela Sesap. Os bolsistas serão distribuídos no nível central e a maior parte ficará nas regionais de saúde”, explicou Larissa Araújo, subcoordenadora de capacitação da Sesap.

Os quatro eixos de pesquisa são: Inovação Tecnológica para Modernização dos Sistemas de Informação; Inovação para Promoção da Saúde: Programa RN + Saudável; Modernização Administrativa para melhorar a eficácia da Vigilância em Saúde e Inovação na gestão da Vigilância em Saúde na Região. 

A carga horária presencial das atividades a serem desenvolvidas pelos pesquisadores é de 30 horas semanais. O acompanhamento da frequência e do desenvolvimento da atividade dos pesquisadores será realizado por servidor da Coordenadoria de Promoção da Saúde da Sesap. 

A 5ª região de saúde terá 3 vagas.

A Comissão Organizadora do Processo Seletivo está disponível através do endereço de e-mail: fapern.sesapvs@gmail.com


SESAP



Lara Bianck recorre ao TSE e segue com sua candidatura e atividades de campanha até que o recurso apresentado seja julgado novamente.

 

Após a decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da última sexta feira dia 23 de Outubro, julgado pela juíza da 16° Zona Eleitoral da Comarca de Santa Cruz/RN que manteve o indeferimento da candidatura a Vereadora de Lara Bianck.

A candidata junto aos seus advogados recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral – (TSE) no dia seguinte após a decisão em segunda instância do TRE da Comarca de Santa Cruz/RN, por interpretarem de forma equivocada uma condenação eleitoral que a mesma sofreu no ano de 2017 que a condenava de forma injusta a captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2016, onde a candidata acompanhava seu grupo de apoiadores em uma atividade conscientização e prevenção das ISTs/AIDS com a distribuição de preservativo. 

No ano de 2016 a justiça eleitoral analisou que o ato a qual a candidata à vereadora de Santa Cruz/RN estava sendo julgada implicaria apenas na aplicação de multa como condenação do processo, esta multa só foi liberada para pagamento total ou parcelado em 2017, mas que só foi negociada para ser paga em 2018 quando a própria justiça anexou no processo o pagamento de uma das parcelas da multa e a concedeu um documento quitação eleitoral assinado pela própria Juíza da época que permitiu que a mesma pudesse disputar as eleições de 2018 concorrendo ao cargo de Deputada Lara Bianck pelo PSOL.

Lara através seus advogado já apresentaram recurso no último sábado dia 24 de Outubro de 2020 que recorrem da decisão apresentando as falhas e equívocos por parte da justiça deste do inicio do processo até seu andamento, por entender que a justiça agiu de forma injusta para com a mesma.

Questionando a condenação, a má interpretação equivocada da justiça eleitoral da Comarca de Santa Cruz/RN por condena uma candidata por compra de votos com preservativo para uma quantidade de 63 votos em 2016 que foram e são insuficiente para eleger um (a) vereador (a) em Santa Cruz/RN a ser caracterizado compra de votos por um mero preservativo que não gera nenhum tipo de poder de influência de votos. 

E em recurso os Advogados de Lara Bianck rediscutem a condenação de 2016, demostrando que o não ostentava gravidade suficiente para condenação , assim como também apresentam as próprias equívocos evidentes na condenação da justiça eleitoral, pois se no ano de 2018 a própria justiça eleitoral lhe concedeu um documento quitação eleitoral permitindo com que com a mesma pudesse participar do processo de campanha em 2018 concorrendo ao cargo de Deputada e por que só agora em 2020 a justiça eleitoral do (TRE) da Comarca de Santa Cruz/RN insiste no indeferimento da sua candidatura?.

Os advogados de Lara Bianck esperam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerem o recurso de defesa apresentado garantam todos os direitos políticos da candidata que até o julgamento se mantém com candidata nas eleições de 2020 realizando suas atividades de campanha.



terça-feira, 27 de outubro de 2020

CONDENADO EM 2º INSTÂNCIA SITUAÇÃO DE GLAUBER É PRATICAMENTE IRREVERSÍVEL.

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, segunda instância da justiça eleitoral potiguar, confirmou no dia de ontem (26) a decisão da 16º Zona eleitoral, com sede em Santa Cruz/RN e manteve o indeferimento, ou seja, negou o pedido da candidatura a vereador de Glauber Bezerra. 

Glauber Bezerra, já anunciou que irá recorrer ao TSE, o que é direito dele, porém, a peça apresentada pelo MPE/RN, parece ser muito robusta, o que deixa a situação de Glauber praticamente irreversível. 

Com a insistência de Glauber, seus votos, poderão, lá na frente, impactar negativamente nos eleitos do próprio PSDB, uma vez que, mantida a condenação pelo TSE depois do resultado de 15 de novembro, seus votos deverão ser anulados, podendo implicar no quociente do PSDB, fazendo alguém do partido perder cadeiras. Hoje, isso é uma hipótese, todavia, amanhã, poderá ser um fato. 

O TRE/RN, tem sido ágil e rápido nestes julgamentos. 

Com a palavra, agora, o TSE. 



sexta-feira, 23 de outubro de 2020

FALECE A ESPOSA DO VER. PAULO CÉSAR BEJÚ. A MISSA DE CORPO PRESENTE SERÁ ÀS 18H, DE HOJE, NA MATRIZ DE SANTA RITA DE CÁSSIA.


























Foi comunicado o falecimento da Sra. Luci Morais, esposa do vereador Paulo César Bejú, que vinha lutando contra um câncer de mama.

Luci Morais, é natural da cidade de Rodelas, Estado da Bahia. Tinha 51 anos e deixa seu esposo Paulo César Bejú; três filhos: Layane, Cezinha, Elaine e um netinho, o Luiz Henrique, de dois anos.

A família comunica que, às 18h, de hoje (23), haverá a missa de corpo presente na Matriz de Santa Rita de Cássia, logo após a missa, o corpo segue para cidade natal de Luci, Rodelas, na Bahia, onde ocorrerá o sepultamento. 

Ser enterrada em sua terra natal foi um dos últimos desejos de Luci em vida, o que foi acatado por todos da família, filhos e esposo.

O blog se solidariza com o vereador Paulo César Bejú, filhos e todos os familiares e amigos da família Bejú e da família Luci. 

Que a senhora Luci Morais, descanse em PAZ.



quinta-feira, 22 de outubro de 2020

SANTA CRUZ: MESMO COM AUMENTO DA COVID-19, CANDIDATOS A VEREADORES FARÃO CARREATAS NESTE FIM DE SEMANA.

 


Talvez pelas inúmeras movimentações políticas estado a fora, o Rio Grande do Norte, esteja registrando um aumento significativo da COVID-19. 

Santa Cruz que também registra aumento da doença e já contabiliza quase 30 mortes era uma das poucas cidades que vinha dando um bom exemplo nesta campanha ao evitar eventos de rua, porém, o bom exemplo durou pouco. 

Sábado passado (17) o candidato a reeleição Ivanildinho fez a chamada “onda azul” levando à feira-livre da cidade centenas de pessoas. 

Agora, candidatos a vereadores pela coligação do prefeito Ivanildinho têm carreatas agendadas para este fim de semana. 

No sábado (24) o candidato Lêla Cabelos fará sua carreata. Já no domingo (25) é a vez do candidato Erivan Justino, ambos do PSDB. Todas as duas carreatas estão marcadas para o bairro Paraíso, comunidade com maior índice de registro da COVID-19. 

E nem adianta dizer “carreatas não fazem aglomerações” afinal, os veículos não andam sozinhos ou andam? As carreatas que têm sido realizadas em todo RN, é um mar de aglomeração. 

Quem deve achar bom a fuzaca além dos candidatos, deve ser o vírus, é ou, não é? 




quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Médico brasileiro de 28 anos voluntário para vacina de Oxford morre; laboratório não informa se ele recebeu imunizante

 

Um voluntário brasileiro que participava dos testes clínicos da vacina desenvolvida pela Universidade Oxford e pelo laboratório AstraZeneca morreu devido a complicações de Covid-19, na última quinta-feira. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi formalmente informada do fato nesta segunda-feira.

De acordo com a Anvisa, os desenvolvedores da vacina já compartilharam com a agência os dados da investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança sobre o caso. A Anvisa informou ao GLOBO que o caso está sob avaliação.

Segundo a Anvisa, o comitê sugeriu o prosseguimento dos estudos com a vacina. Não foi informado nem pelo laboratório nem pela Anvisa se o voluntário recebeu um placebo ou uma dose do imunizante.

Em nota, a Anvisa disse que “com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação”.

A Anvisa afirmou, ainda, que os dados de voluntários são mantidos em sigilo devido aos princípios de confidencialidade do estudo, destacando que “a Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira”.

Em nota, o responsável pelos testes no Rio de Janeiro, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) informa que “seguindo normas internacionais de pesquisa clínica e respeitando os critérios de confidencialidade dos dados médicos, não podemos confirmar publicamente a participação de nenhum voluntário no estudo clínico com a vacina de Oxford” .

O instituto ressalta, ainda, que “após a inclusão de mais de 20 mil participantes nos testes ao redor do mundo, todas as condições médicas registradas foram cuidadosamente avaliadas pelo comitê independente de segurança, pelas equipes de investigadores e autoridades regulatórias locais e internacionais. A análise rigorosa dos dados colhidos até o momento não trouxe qualquer dúvida com relação à segurança do estudo, recomenda-se sua continuidade. Vale lembrar que se trata de um estudo randomizado e cego, no qual 50% dos voluntários recebem o imunizante produzido por Oxford. No Brasil, até o presente momento, já foram vacinados aproximadamente 8.000 voluntários.

Sue Ann Costa Clemens, chefe do Instituto de Saúde Global da Universidade de Siena (Itália) e pesquisadora do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, explica que pesquisas só devem ser interrompidas se houver alguma ocorrência inesperada, caso do voluntário britânico com suspeita de esclerose transversa. Na ocasião, o estudo foi mundialmente interrompido. E retomado, quando se constatou que não teve a ver com a vacina.

Segundo ela, contrair Covid-19 durante testes de uma vacina justamente contra a Covid-19 num momento de pandemia não é um evento inesperado e sim um fator de avaliação. O paciente pode não ter tomado a vacina e, sim, o placebo.

Médico estava na linha de frente do combate à pandemia

O voluntário que morreu era um médico, de 28 anos, que desde março estava na linha de frente do atendimento a doentes de Covid-19, em UTIs e emergências. Ele trabalhava num hospital privado e em outro da rede municipal, ambos na Zona Norte do Rio.

Ex-aluno de medicina e muito querido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se formou em 2019, ele era conhecido pela dedicação e o trabalho incansável. Nesta semana, a instituição postou em suas redes sociais uma homenagem em sua memória. Embora na linha de frente, amigos contam que estava sempre disposto a ajudar os outros e não perdia o bom humor. Era incansável.

Sua morte surpreendeu e chocou os mais próximos pois o médico, segundo eles, tinha boa saúde e não sofria de qualquer comorbidade. Ele teria recebido uma dose da vacina da AstraZeneca/Oxford no fim de julho. Adoeceu em setembro e seu quadro se agravou até vir a falecer.

Chamada AZD1222, a vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford é feita com um adenovírus símio, geneticamente modificado. Este funciona como “transporte” para uma proteína do Sars-Cov-2, a chamada proteína espícula, ou S, que o coronavírus usa para invadir as células humanas.

Esse tipo de plataforma, considerado inovador e promissor, nunca foi usado antes em vacinas no mercado. Estudos com a mesma estratégia — e vírus diferentes — fracassaram contra o HIV.

A estratégia agora é usar o adenovírus, que também foi alterado para não se replicar, para “apresentar” o coronavírus ao sistema de defesa humano que, então, produziria anticorpos para atacar a proteína S. Porém, como não tem o coronavírus inteiro, a vacina não é capaz de causar a Covid-19, o que aumentaria a segurança.

Especialistas dizem que existem, em tese, três possibilidades para explicar a morte do rapaz. A primeira é que ele pertencia ao grupo placebo, aquele que recebeu uma vacina de meningite e não o imunizante contra a Covid-19. Todos os voluntários sabem que estão sujeitos a isso. Ou seja, não foi em momento algum protegido e tinha conhecimento prévio dessa possibilidade.

Como os estudos são conduzidos no formato “duplo cego”, para garantir a idoneidade dos dados, nem pacientes nem cientistas sabem quem tomou o quê. Essas informações são mantidas em um sistema fechado. Só dessa forma é possível saber se, de fato, a vacina protegeu alguém.

Uma segunda possibilidade é que ele tenha tomado uma dose, mas esta não tenha sido suficiente para protegê-lo do desenvolvimento da Covid-19. Uma segunda dose estava sendo administrada nos voluntários justamente porque estudos mostraram que duas aplicações proporcionavam uma resposta mais robusta do sistema de defesa. Não está claro se o voluntário morto tomou uma segunda dose.

Uma terceira possibilidade é que ele não foi protegido e a Covid-19 tenha sido agravada por um fenômeno conhecido como amplificação dependente de anticorpos (ADE). Esse é um fenômeno que pode ocorrer em algumas infecções virais. Nele, anticorpos podem intensificar os efeitos da doença, ao invés de reduzi-los.

O caso mais conhecido de ADE ocorre com a dengue. A dengue hemorrágica, a forma grave e por vezes letal, acomete quem já teve dengue antes. É por isso que a vacina da dengue é recomendada apenas a quem já teve alguma vez a doença, que pode ser causada por quatro subtipos do vírus.

O Globo



SANTA CRUZ: DEPOIS DE ASSUMIREM O BOLSONARISMO, CADÊ A IMAGEM DO PRESIDENTE NA CAMPANHA DE IVANILDINHO E DO PSL?

 

Desde o orgulhoso grito de liberdade “Santa Cruz! Agora é Bolsonaro” do deputado Tomba, proferido em praça público no dia de sua vitória em 2018, que toda cúpula do executivo municipal de Santa Cruz, incluindo o prefeito Ivanildinho assumiram a bandeira do bolsonarismo sem nenhuma cerimônia. 

Nas redes sociais, sobretudo no WhatsApp, são fervorosos defensores de tudo que pratique o governo Bolsonaro

Porém, uma coisa começa a ser perguntada nas ruas de Santa Cruz: cadê a imagem do presidente Bolsonaro nos materiais de campanha do prefeito Ivanildinho e dos candidatos a vereadores do PSL? 

Até o presente momento não existe nada, absolutamente, nada. É como se Bolsonaro nunca tivesse existido por essas bandas. 

Parece que Bolsonaro não serve durante campanhas, apenas, após o resultado. Foi assim com o deputado Tomba. Será também com os prefeitos e vereadores Brasil a fora?



segunda-feira, 19 de outubro de 2020

CHEGADA DO BONDINHO DIVIDE OPINIÃO EM SANTA CRUZ. ENTRE APLAUSOS E CRÍTICAS, HOUVE DESFILE DO EQUIPAMENTO PELAS RUAS DA CIDADE.

 
Embora o grupo situacionista tente mostrar que o bondinho representará avanço econômico para Santa Cruz, desde seu anúncio, em 2012, pela então candidata Fernanda Costa, na eleição daquele ano, o Bondinho nunca foi unanimidade em Santa Cruz. 

Após se transformar em uma espécie de “novela” onde os capítulos, na boca de muitos populares, são usados para benefício político, ano, após, ano, pelo grupo que o projetou na terra santa, oito anos depois, começa a chegar os equipamentos do bondinho em Santa Cruz, porém, a conclusão do teleférico está longe de acontecer. 

Engana-se quem achava que sua chegada na cidade seria unanimidade. O que se viu foi uma população bastante dividida. Enquanto uma parte viu com bons olhos, outra, continua a questionar o custo/benefício do bondinho/teleférico. 

A cidade que vive um clamor por água já viu quase 20 milhões (recursos públicos) serem investidos no teleférico sem que tenha sido apresentado até o momento, o calendário de conclusão da obra ou a solução definitiva para a falta d´água. Estes fatores parecem ser os pontos cruciais para que haja tanta crítica à chegada do bondinho. 

Outra correlação que a população tem feito é com o fato do teleférico sempre ser usado em ano de eleição, aos olhos de muitos, como moeda eleitoral, senão vejamos:

Campanha de 2012, para prefeito, foi apresentado o projeto, depois, pouco se falou. Campanha de 2014, para deputado, o teleférico voltou a ser manchetes. Campanha de 2016, inauguraram, mesmo sem conclusão, a parte de baixo da estrutura, no dia seguinte o espaço foi fechado novamente, permanecendo fechado até hoje. Campanha de 2018, para deputado, só se ouvia falar no teleférico em Santa Cruz. Eleição suplementar de 2019, mais uma vez o teleférico foi usado com força pela candidatura da situação. Fora dito, inclusive, que o bondinho já estava a caminho de Santa Cruz, depois, comprovou-se que não era verdade. Chega a campanha de 2020 e, lá vem o bondinho.







Fotos: Página Tomba Farias

Bolsonaro diz que não dá para continuar a pagar o que ele nunca quis pagar

 

Diante da pressão que começa a surgir no Congresso para prorrogar o auxílio emergencial por mais três meses, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse a eleitores nesta segunda-feira (19) que não é possível manter por muito mais tempo a ajuda e que é preciso ter responsabilidade.

Sei que os R$ 600 [que atualmente é de R$ 300] é pouco para quem recebe, mas é muito para o Brasil, dá R$ 50 bi por mês. Tem que ter responsabilidade para usar a caneta Bic aí. Não dá para viver, ficar muito tempo mais com este auxílio porque, realmente, o endividamento nosso é monstruoso”, disse Bolsonaro a apoiadores que o aguardavam na entrada do Palácio da Alvorada.

O vídeo da conversa foi divulgado por bolsonaristas.

Como a Folha mostrou na sexta-feira (16), com a dificuldade do governo em cortar recursos para acomodar o Renda Cidadã no Orçamento, congressistas têm defendido a extensão por mais três meses do decreto de calamidade pública, que vence em 31 de dezembro.

Redação com Folha



DESDE QUE SAIU DA PRISÃO DOMICILIAR, SANTA CRUZ É O PRIMEIRO DESTINO DE HENRIQUE ALVES, EM APARIÇÃO PÚBLICA











Ao lado do deputado TOMBA, da prefeita cassada Fernanda Costa e de dezenas de correligionários do grupo situacionista, Henrique Eduardo Alves, apareceu em Santa Cruz para comemorar a chegada do BONDINHO. 

Essa foi a primeira aparição pública do ex-deputado Henrique Alves, desde que deixou a prisão domiciliar em julho de 2018, depois de ter sido preso na operação Manus, em 2017, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em investigação de desvios na construção da Arena das Dunas. 

Henrique Eduardo Alves, sempre foi um grande apoiador do deputado Tomba e de seu grupo político em Santa Cruz. Ele é considerado o segundo “pai” do bondinho, o primeiro, é o próprio Tomba. 

Só não deu para ver se o ex-deputado Henrique, estava sorrindo, pois desfilou o tempo todo de máscara. 




















Fotos: Página Tomba Farias



SANTA CRUZ: GLAUBER E GALO RURAL TEM CANDIDATURAS NEGADAS PELA JUSTIÇA.

 

A justiça eleitoral da 16º Zona, indeferiu, ou seja, negou o pedido das candidaturas a vereador de Glauber Bezerra e Edmilson Silva (Galo Rural) ambos do PSDB da cidade de Santa Cruz.

O indeferimento se baseou em condenações passadas sobre prestação de contas. Inclusive, esse foi o motivo que levou a perda do mandato de Galo Rural, em 2019.

Os inelegíveis podem recorrer, mas a situação de ambos parece não ser nada boa. Com a palavra, as instâncias superiores, é ou não é?

Blog do Elinho



sábado, 17 de outubro de 2020

Lara Bianck esclarece e recorre de indeferimento da sua candidatura a Vereadora pelo PSOL no município de Santa Cruz/RN.


Na manhã desta sexta feira dia 16 de Outubro circulou em vários grupos e Blogs da cidade de Santa Cruz/RN, uma Sentença de foi indeferimento da candidatura de Lara Bianck, em texto publicados na página de Lara diz: "Que a sentença ainda não é definitiva de forma que possa impugnar uma candidatura de uma mulher trans, LGBTIQIA+, de origem popular , filha de um mecânico, defensora dos direitos humanos e classes menos favorecidas que disputa uma vaga na câmara municipal por um partido de esquerda para ser a voz representativa de muitas pessoas que são injustiçadas invisibilizadas pelo próprio sistema politico em uma cidade conservadora, elitista dominada pelo coronelismo.

Sobre o processo N° 0600077-47 2020.620.0016, a qual condenava a candidata por captação ilícita de sufrágio, em vídeo Lara Bianck diz: Que o processo a qual ela sofreu de forma injusta desta da época de 2016, por acompanhar seus apoiadores de campanha em atividades de prevenção as ISTs/AIDS com distribuição de preservativo.

Já foram dados vários depoimentos a justiça na época, onde a mesma relatou não ter realizado nenhum tipo de atividade de prevenção de forma direta e que mesmo assim a justiça não considerou suas justificativas, com todas as apresentações de provas que mostra o contrário e a justificativa do Advogado da época que em sua defesa questionava a ausência de material concreto da própria justiça para a condenação de um ato injusto. 

No ano de 2016 a justiça eleitoral analisou que o ato a qual a candidata à vereadora de Santa Cruz/RN estava sendo julgada implicaria apenas na aplicação de multa como condenação do processo, esta multa só foi liberada para pagamento total ou parcelado em 2017, mas que só foi negociada para ser paga em 2018 quando a própria justiça anexou no processo o pagamento de uma das parcelas da multa e que a própria justiça eleitoral concedeu e assinou um documento quitação eleitoral permitindo com que a mesma pudesse disputar as eleições de 2018 concorrendo ao cargo de Deputada Lara Bianck pelo PSOL. 

Em 2020 quando a justiça eleitoral solicita novamente o envio dos comprovantes de pagamentos das parcelas da multa, a candidata Lara Bianck que disputa novamente o cargo de vereadora nas eleições do corrente ano, o seu advogado encaminha os comprovantes solicitados e mesmo com todas as documentações dos comprovantes encaminhados a justiça eleitoral que lhe havia condenado apenas com o pagamento de multa em 2016 esta mesma justiça eleitoral entra como pedido de impugnação da sua candidatura.

Lara através seu advogado já estão recorrendo de tal decisão que vai apresentar as falhas e equívocos por parte da justiça deste do inicio do processo até seu andamento , por endenter que a justiça agiu de forma injusta para com a mesma.

Questionam a condenação, a má interpretação equivocada da justiça que condena uma candidata por compra de votos com preservativo para uma quantidade de 63 votos em 2016 que foram e são insuficiente para eleger um(a) vereador (a) em Santa Cruz/RN a ser caracterizado compra de votos por um mero preservativo que não gera nenhum tipo de poder de influência de votos. 

Ora venhamos e convenhamos que parece até piada ou comédia uma situação dessa em que a justiça estar condenando uma candidata a vereadora por compra de votos de preservativo , enquanto candidatos apoiados por vereadores que foram cassados por comprarem votos de forma verdadeira com utilização de recursos públicos e distribuição de medicamentos, estão pela cidade realizando suas atividades de campanha e dispostos a praticarem a mesma irregularidade de compra de votos verdadeira, a justiça comete uma injustiça ao querer condenar uma mulher Trans simples ,de origem popular, filha de um mecânico de motos, militante das diversas causas sociais que disputa uma vaga de vereadora no município de Santa Cruz/RN.

Em recurso o Advogado de Lara pretende rediscutir a condenação 2016, demostrando que o não ostentava gravidade suficiente para condenação , assim como também irá questionar que a própria justiça eleitoral em suas falhas equívocos evidentes na condenação, pois se no ano de 2018 a própria justiça eleitoral lhe concedeu um documento quitação eleitoral permitindo com que com a mesma pudesse participar do processo de campanha em 2018 e como é que agora em 2020 a justiça eleitoral quer dar indeferimento da sua candidatura ?.

Com toda essa situação podemos dizer que em terminada situações a justiça pode ser falha e contraditória em suas decisões como nesse caso especifico.

Lara Bianck já acionou seu advogado que apresentará recurso recorrendo da decisão judicial e manterá suas atividades de campanha até ultima instância que lhe for permitida.

E encerrra: "Sei o quanto uma pessoa Trans e LGBTQIA+ na politica incomoda bastante, por este motivo digo e afirmo que continuo e continuarei na luta e não será ninguém que vai me calar! "



quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Senador que escondeu dinheiro nas nádegas diz que 'não tem envolvimento com qualquer ato ilícito'














Nunca me envolvi em escândalos de nenhum porte”, afirmou o senador Chico Rodrigues

O vice-líder do governo de Jair Bolsonaro no Senado, Chico Rodrigues (DEM-RR), que foi encontrado com dinheiro vivo nas nádegas, disse, em nota, que confia na Justiça e que irá provar que não tem envolvimento com qualquer ato ilícito.

Tenho um passado limpo e uma vida decente. Nunca me envolvi em escândalos de nenhum porte. Se houve processos contra minha pessoa no passado, foram provados na Justiça que sou inocente”, acrescentou.

Na vida pública é assim, e, ao logo dos meus 30 anos dentro da política, conheci muita gente mal intencionada com o intuito de macular minha imagem, ainda mais em um período eleitoral conturbado, como está sendo o pleito em nossa capital.

Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 14. A polícia encontrou dinheiro vivo escondido entre as nádegas do senador.

O parlamentar foi revistado em operação da Polícia Federal (PF) deflagrada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). Os mandados foram cumpridos em Boa Vista, capital de Roraima. Chico é suspeito de promover desvios de recursos públicos destinados ao combate à pandemia da Covid-19.


Brasil 247




quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A CAMPANHA ELEITORAL EM SANTA CRUZ TEM RESPEITADO O ISOLAMENTO E DEVIRIA SERVIR DE EXEMPLO PARA OUTRAS CIDADES DO RN.


Como já era esperado, muitas candidaturas a prefeitos de Norte a Sul do Rio Grande do Norte, não estão nem aí para a pandemia da Covid-19. Os candidatos, os correligionários, como também o vírus, tem feito a festa. As aglomerações sem o mínimo de prevenção têm sido gigantescas não importando o tamanho da cidade. 

Um dos poucos exemplos positivo vem da cidade de Santa Cruz/RN. Os candidatos da maior cidade da região Trairi, desde as convenções, até aqui, pouco mais de duas semanas de campanha não realizaram evento de rua, se atendo as redes sociais. A cidade vive um silêncio nunca visto antes, pelo menos em ano eleitoral. 

A pouca zoada tem agradado a população que espera ir assim até o fim da campanha, dia 15 de novembro. 

Neste quesito, palmas para as candidaturas a prefeito de Ivanildinho, Jojó, Marcio e Gean, bem como para as candidaturas dos vereadores. 

Acreditem! Santa Cruz que vive nas páginas com escândalos deu um bom exemplo. 

Não parece, mas já morreram 150 mil brasileiros de Covid—19, tudo que o povo não precisa, neste momento, é de festa eleitoral. 



Governo do Estado deposita primeira parcela do salário do mês de outubro nesta quinta-feira
























O Governo do Estado deposita a primeira parcela do salário do mês de outubro nesta quinta-feira (15). O adiantamento respeita o compromisso firmado entre gestores estaduais e representantes de classe dos trabalhadores no início do ano. Serão aplicados na economia do Rio Grande do Norte mais de R$ 234 milhões. Quase 100 mil servidores serão beneficiados com o adiantamento.

Mais de 39 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas que ganham até R$ 4 mil (valor bruto), terão o salário integral depositado já no início da manhã. E ainda 30% adiantado para outros 32,3 mil trabalhadores do Estado que recebem acima desse valor. Também recebe o salário integral toda a categoria da Segurança Pública.

O Governo liquida o pagamento de outubro, num total de quase R$ 460 milhões, no próximo dia 30. Os servidores que ganham acima de R$ 4 mil receberão os 70% restantes e o funcionalismo lotado em pastas com recursos próprios terá seu salário integral depositado nesta data.

Blog do BG



INESQUECÍVEIS FATOS DAS DÉCADAS DE 60, 70 E 80: NEST: INÍCIO E DIPLOMAÇÃO (1985)


Formatura de Dinamérico em Letras (UFRN),
em fevereiro de 1985.
Todos os dias, que não são todos feriados, obviamente, mas que, para mim, são todos santos, acordo e, naturalmente, abro os olhos, agradeço a Deus pelo dia que passou e pelos dias que virão.

Incontinenti, descortino a janela do mundo, particularmente do meu universo de lembranças e sentimentos, na retroação do tempo não demoro, de repente, no vislumbre dos anos iniciais da década de 80, aterrisso no inconcluso Campus Universitário da Caiçarinha, com a bagagem lotada de sonho e esperança, flutuando na imaginação. 

Do interior da nave condutora, simultaneamente, desembarcaram os passageiros na mesma destinação. Homens e mulheres, na sua maioria, todos convergentes dos mesmos fins e intenções: estudar, fazer um curso superior; era meta comum a todos, sem exceção. 

Depois de um curto tempo de pouso, nem bem nos aclimatamos, fomos compelidos a deixar o local de concentração. O inverno e a intensificação das chuvas, às pressas, remeteram-nos ao centro da urbe, capital da nossa região. 

Lembrei-me de uma reunião pública no Trairi Clube, quando solicitei, presencialmente, por escrito, do Governador Lavoisier Maia, a construção da ponte sobre o rio Inharé, que, na época, ligaria a sede original do Campus local, ante o problema da acessibilidade, agravado pelo intensificado das chuvas, neste município e em toda a região. 

Foi dito, ainda, que as denominadas obras d’artes (ponte, bueiro etc.) seriam de vital importância, não somente do ponto de vista específico, mas, também, das possibilidades aventadas de alavancagem do desenvolvimento das regiões Trairi e Potengi, respectivamente, na multiplicidade de seus aspectos e potencialização.

Da esquerda para a direita: Zé da Luz, 
Gilson Andrade e esposa (Maria José Macedo), 
Rizomar, Tetê, Dinamérico e Nailson Costa.
A receptividade de tal solicitação superou a expectativa, no tocante à aclamação. 

Nada poderia ser mais emocionante que a reação positiva, esboçada pelos presentes, inclusive a do Chefe do Executivo Estadual, que prometera estudos de viabilização. Não foi possível, imaginemos, acredito, mas registro à posteridade o fato, para conhecimento público, sem ressentimento e/ou indignação. 

No entanto, ele jamais deixará de ter a minha gratidão, pelas muitas outras ações inesquecíveis de seu governo, na tarefa que lhe fora confiada, no seu período de Gestão. 

Voltemos ao tema na sua especificação. Entrementes, naquele clima de incertezas e dúvidas perceptíveis, contudo, foram concluídos os cursos de Letras e Pedagogia, quando me deram a honra de ser indicado orador único no evento de colação de grau das turmas pertinentes; realizado em 09 de fevereiro de 1985, no Trairi Clube, numa empolgante noite pomposa e digna de historicidade para Santa Cruz. Quanto à colação de grau da turma de Ciências Contábeis, a diplomação fora realizada em outra data, acordada pela UFRN, com justificada razão. 

A propósito, reiteramos aqui, que a nossa solidariedade, em relação à consolidação do Campus Universitário de Santa Cruz, não cessou com a nossa conclusão. 

A conclusão de nosso curso e a consequente diplomação em nada arrefeceram o sentimento de solidariedade à causa. Pelo contrário, continuou vivo até os idos de 1994, ano da resolução que sacramentou a extinção do nosso Núcleo de Ensino Superior do Trairi (NEST). 

Prometi, no texto anterior, que falaria sobre detalhes da prefalada portaria, bem como da repercussão sobre a notícia da eventual possibilidade de extinção do CRUTAC, na gestão primeira, salvo engano, do Reitor Ivonildo Rêgo, no período de então, além de outros detalhes da questão. No caso, adiei para a próxima edição, justificadamente.

Dona Neuza, Dona Terezinha e Dona Maroquinha 
(modelos de educadoras de nossa região)
Honrosamente, reservei este espaço conclusivo, para destiná-lo a três personalidades meritórias da Educação, independente da ordem de colocação: profª Josefa Neuza da Costa (D. Neuza), de saudosa memória, ex-chefe do 5º NURE durante quase uma década, minha especial gratidão; profª Terezinha de Jesus Silva (D. Terezinha), meu carinho e reconhecimento; e profª Maria Celestina da Silveira (D. Maroquinha), também de saudosa memória, ex-Diretora da 7ª DIREC (antigo NURE), exemplo de educadora. Coincidentemente, honrosamente, gratificantemente, e muito mais “mentes”, todas foram minhas mestras, em termos de lição de vida e de profissão. 

A memória dessas pessoas será sempre louvada, por terem sido verdadeiras benfeitoras da causa educacional, nos diversos níveis de classificação: 1º, 2º e 3º graus. Não seria justo, em nenhuma hipótese, pecar por omissão, e, muitíssimo menos, intencionalmente, afirmo-vos de consciência e todo o coração! Inesquecíveis! 

Não nos preocupemos. Há tempo para tudo. “Tempo existe para a exaustão do ar que se respira, e tempo para se respirar como se nascêssemos agora.” 

A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.” (Joseph Addison) 

Eu sempre me rendo diante da sinceridade acrescida de gentileza.” (Carpinejar) 

Obrigado! Até o próximo, se Deus quiser!


Santa Cruz/RN, 13 de outubro de 2020. 
Dinamérico Augusto de Medeiros 





terça-feira, 13 de outubro de 2020

SANTA CRUZ: PAULO CÉSAR BEJÚ, RAMON E TALITA SÃO OS CANDIDATOS A VEREADORES QUE DOMINARAM AS REDES SOCIAIS NESSE INÍCIO DE CAMPANHA.













Após um minucioso estudo e acompanhamento das redes sociais dos candidatos a vereadores de Santa Cruz/RN, observando o engajamento das pessoas e alcance das publicações podemos afirmar sem medo de errar que as candidaturas de Paulo César Bejú (PL), Ramon (PT) e Talita (PSDB) nessas duas primeiras semanas de campanha tem tido grande destaque na cidade. 

A estratégia da campanha de Ramon (PT) que tem sido quase perfeita nas redes sociais tenta mostrar que ele é o “novo” para Santa Cruz. O jovem Ramon tem feito uma campanha arrojada nas redes sociais, mostrando a força da juventude e os feitos do PT em Santa Cruz. 

Já a estratégia do candidato Paulo César Bejú (PL) foca em mostrar as conquistas do vereador durante seu mandato. Com o slogan “Esse Merece Voltar” a campanha tem sido eficiente ao mostrar a imagem positiva do candidato. Paulo César Bejú é sem dúvidas um dos mais atuante nesta legislatura, deste modo, com material bem produzido e de linguagem fácil, a campanha do candidato tem tido um bom destaque nas redes sociais. 

Por sua vez, a estratégia da candidata Talita (PSDB) que parece dispor de uma considerável estrutura de campanha tem realizado uma produção diversificada. Ela nos últimos materiais, de forma leve, para surpresa de muitos, cola na imagem do seu pai, Tarcísio Reinaldo, vereador cassado em 2018. Com o slogan “Agora é Talita” a campanha tenta mostrar a importância de uma jovem mulher, advogada, na câmara e também tem sido destaque nas redes sociais. 

A internet já vem, há anos, tendo um papel de destaque nas campanhas eleitorais, esta, por força da pandemia, mais ainda. Então, as estratégias estão postas e cada um que corra logo, pois o eleitor está atento e acompanhando tudo.