quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Atreva-se Emite Nota de Repúdio Contra Padre Vicente pelos seus posicionamentos Transfobicos as vésperas de Natal.

 

A Atreva-se (Associação de Travestis e Transexuais Encontrando a Valorização e Atuação e a Atuação na Sociedade) vem manifestar seu total repúdio contra os posicionamentos e discursos transfobicos do Reverendíssimo Sr. Padre Vicente, que na manhã desta quarta feira dia 23 de Dezembro no Programa Semeado a Esperança da Rádio Santa Cruz AM, ao terminar de ler a passagem bíblica do nascimento João Batista (Lucas 1,57-66), o Padre começou a proferir um discurso totalmente transfobico e preconceituoso fugindo um pouco do contexto da passagem bíblica que foi lida durante o programa de Rádio que também foi transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube, Padre Vicente em sua fala diz: "Alguns homens que querem ser mulheres, que nunca vão ser mulheres, mulher é mulher e homem é homem! Por que nunca vão ter a graça, mesmo que mude a performance de aumentar os seios, de aumentar outras partes do corpo, de deixar o cabelo grande, mas nunca vai gerar, o homem nunca vai gerar querendo ele ser uma mulher, não é!? Nunca vai gerar, como também a mulher quando quer ser homem, por mais que mude o seu físico, por mais que tenha barba, que fique musculoso, mas nunca vai ter um órgão que possa fecundar em outra mulher. Por quê? Por que mulher é mulher e homem é homem. Mulher é mulher, homem é homem! A essência que Deus coloca em nossa vida é essa. Por mais que alguém não aceite, por mais que alguém critique. Por mais que alguém, mas homem é homem, mulher é mulher!" Dentro dessa realidade Isabel vai gerar..."

Um discurso de punho transfobico, preconceituoso, desrespeitoso e totalmente excludente. Onde neste momento de vésperas de festejos natalino em que o verdadeiro amor de Deus e a inclusão a todas as pessoas trans na religiosidade católica era pra acontecer de acordo com os ensinamentos de Jesus de a exemplo da passagens Biblicas "Amar o próximo como a ti mesmo" (Matheus 22:39). Para Deus não há acepção de pessoas. (Romanos 2:11). 

Ao contrário de tudo isso falta o amor do próprio cristo no coração desse Padre que ao invés de vivenciar a prática do espírito natalino faz um discurso transfóbico, delegitimizando a identidade de gênero das pessoas trans em seu programa na Rádio Santa Cruz AM. 

Essa postura e fala com punho preconceituoso vinda do Sr. Padre Vicente não é a primeira vez que isso acontece no município de Santa Cruz/RN. O que o padre sempre foi contra mão das orientações e ensinamentos do Papa Francisco que orienta a igreja católica a praticar o respeito, inclusão e acolhimento das pessoas LGBTQIA+ na igreja católica. Tendo em vista que este tipo de discurso reforça o preconceito e estigma e violência contra as pessoas Trans na sociedade.

É lamentável que em pleno século 21, ainda tenhamos um Padre com esse tipo de discurso totalmente preconceito e transfobico que contribui para o aumento da violência e estatísticas de mortes das pessoas trans em nosso brasil.

Padre Vicente em uma das suas falas diz: "O homem nunca vai gerar querendo ele ser uma mulher, não é!? Nunca vai gerar, como também a mulher quando quer ser homem, por mais que mude o seu físico, por mais que tenha barba, que fique musculoso, mas nunca vai ter um órgão que possa fecundar em outra mulher. Por quê? Por que mulher é mulher e homem é homem!" Talvez o próprio Padre não tenha se dado conta que a leitura em questão, trata-se da existência de uma mulher estéril como a própria Isabel que só pode dar a luz a seu filho que se chamaria João Batista devido a um milagre do Espirito Santo. Que trazendo a realidade bíblica para o nosso contexto humano vamos ter várias mulheres e vários homens estéreis. Exemplo: Mulheres que terão problemas de útero e irão precisar de retirar por questões de saúde, homens com problemas em seus testículos e pênis e que em alguns casos são amputados por questões saúde e ambos não terão como gerar levando em conta esses fatores (isso quando esses problemas de saúde não acompanhe a pessoa desde do seu nascimento) e não terá milagre que der jeito, mas continuaram sendo homens e mulheres mesmo sem a funcionalidade dos seus órgãos genitais reprodutores.

Desta mesma forma o equivoco na fala do Padre que tenta transmitir ao público e fiéis que apenas o homem e a mulher que mantém o padrão biológico cisgênero podem engravidar ou gerar filhos, pois o mesmo estar muito enganado por que é possível que pessoas trans e LGBTQIA+ possam engravidar e gerar filhos de forma natural e serem felizes sendo quem são sem precisar esconder sua orientação sexual e identidade de gênero, por exemplo: Um casal formado por um homem trans e uma mulher trans podem gerar filhos, um casal formado por um homem trans e um homem gay cisgênero podem gerar filhos, um casal formado por uma mulher trans e mulher lésbica cisgênera podem gerar filhos entre outros exemplos. A partir dessa lógica o discurso preconceituoso e transfobico do Sr. Padre Vicente é totalmente descontruído.

O próprio Padre deveria ter a consciência de que muitas pessoas trans e LGBTQIA+ já sofrem preconceito e discriminação na nossa sociedade e várias dessas pessoas nesse período natalino necessitam de uma mensagem de amor, carinho e acolhimento, pois nesse momento de final de ano, nem todos e todas tem suas famílias para acolherem e se confraternizarem durante as datas de Natal e Réveillon, quando a maioria das pessoas passam essas datas com suas famílias, pois muitas pessoas trans foram expulsas de suas casas e famílias justamente pela não aceitação da orientação sexual e identidade gênero, sem falar que nesse período a situação de vulnerabilidade social e carência alimentar das pessoas trans aumenta bastante principalmente durante essa pandemia de COVID 19. 

Enquanto temos o Padre Vicente sem senso de humanidade e amor no coração no município de Santa Cruz/RN e que distancia as pessoas LGBTQIA+ da igreja com seus discursos Transfobicos e preconceituosos em outras localidades do Brasil a fora vamos ter o Padre Júlio Renato Lancellotti em São Paulo que tem todo um trabalho e ação social que busca incluir as pessoas trans e demais grupos de minorias seus discursos e ações sociais principalmente que ele desenvolve, O Padre Fábio de Melo sempre transmitindo o amor ao próximo em suas falas e mensagens de reflexão, A própria Paroquia de Santa Luzia do município de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte que fez um lindo registro de inclusão e acolhimento da Trans Bia Beatriz durante o novenário de Santa Luzia, onde a propria paróquia publicou em sua página do Facebook e diversos outros exemplos a ser seguido pelo Brasil a fora.

Desta forma diante da falta de respeito para com as pessoas trans, onde o Padre Vicente deixa seu o ódio contra as pessoas trans tomar de conta de sí contrariando os ensinamentos de Jesus Cristo, é que lamentamos e manifestamos nosso total repúdio a esse tipo de atitude e desserviço religioso.

#PadreVicente
#MaisAmorEMenosódioPorFavor

Atreva-se
Santa Cruz/RN, 24 de Dezembro de 2020





Nenhum comentário:

Postar um comentário