Como este blogueiro postou anteriormente, a fala do ativista político sociocultural Marcos Silva sobre o bairro Paraíso, durante o Podcast “Conte-me Tudo” merecia um capítulo à parte. Então, vamos lá.
Para Marcos Silva, é preciso que todos em Santa Cruz “discuta o Paraíso com a grandeza que ele tem.” Marcos cita que o Paraíso, fora Santa Cruz, é maior do que todas as outras cidades do Trairi, tanto eleitoralmente, quanto populacionalmente, e que isso não pode ser ignorado por ninguém.
Perguntado pela apresentadora do Podcast, Josy Carvalho, sobre o que Marcos espera de mudança do Paraíso para o futuro, disse ele: espero sempre coisas boas, mas a mudança verdadeira do Paraíso, depende muito da mudança de atitude de quem mora na comunidade. Se não houver essa mudança, o Paraíso continuará sendo o que é, infelizmente, respeitado por uns, maltratados por outros e usado por muitos.
Em outro trecho forte da fala de Marcos Silva, sobre o Paraíso, ele chama atenção para algo importante “cuidar do Paraíso, é responsabilidade de toda Santa Cruz.” Para Marcos, com um Paraíso forte, Santa Cruz fica mais forte. Com um Paraíso grande, Santa Cruz será ainda maior.
Questionado sobre o preconceito que ainda existe contra a comunidade, Marcos disse: tem diminuído, não na velocidade que deveria, mas há uma leve mudança. É importante que as pessoas antes de julgar vão conhecer a comunidade para puder fazer um juízo de valor mais preciso. Se você não vai no Paraíso, não conhece a comunidade, será só mais um preconceituoso burro e ignorante. Quer conhecer o Paraíso? Vá para dentro da comunidade.
Ao falar da união do Paraíso, Marcos Silva afirma que quando a comunidade diz “é nós, é nós mesmo”, porém, precisa dizer isso com mais frequência, sobretudo na política.
Continuando a fala sobre o Paraíso, Marcos afirma que a comunidade tem um potencial gigantesco, inclusive por contar com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), todavia, a comunidade será realmente gigante, quando seu povo resolver ser gigante. Para Marcos é importante que esse sentimento vá tomando conta de cada um cidadão.
Sobre a ausência do poder público na comunidade, ele diz: sem a presença do poder público toda comunidade sofre com a falta de serviços essenciais. É evidente que o poder público é para todos, mas é para quem mais precisa. Muitos não gostam quando eu falo, mas o Paraíso é sim a periferia de Santa Cruz. Nós que moramos lá, não podemos ter vergonha de dizer isso, pelo contrário, quando a gente se reconhece, a gente pode cobrar ainda mais a presença do poder público, que é ausente em nossa comunidade.
Ao ouvir a fala de Marcos Silva fica evidente que ele tem propriedade para falar sobre o Paraíso, comunidade que ele faz questão de conhecer, abraçar e defender. A frase abaixo sintetiza isso.
Diz Marcos, durante a entrevista: o Paraíso é MARAVILHOSO!
Abaixo, trechos da fala de Marcos Silva, sobre o Paraíso, no Podcast “Conte-me Tudo” com Josy Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário