sexta-feira, 27 de outubro de 2023

COM BOA PRESENÇA DE POPULARES, FRENTE JUNTOS POR SANTA CRUZ DEBATE PROPOSTAS PARA A SAÚDE DO MUNICIPIO.

 


Na noite de ontem (26), no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro da cidade, a Frente Popular Juntos Por Santa Cruz deu início a uma série de debates que pretende realizar ao longo dos próximos meses, visando debater com os seguimentos e população em geral os problemas da cidade.

O seguimento de ontem foi a SAÚDE, tema muito caro a gestão atual tendo em vista o caos que vive a saúde do município.

Além da palestra de Dr. Petrônio Spinelli, exímio conhecedor de saúde pública, o encontro contou com a participação de profissionais de saúde e de um bom número de populares, elevando o debate a um nível extremamente satisfatório, é o que relata um dos líderes do movimento.

Dr. Petrônio Spinelli, com profundo conhecimento teórico e prático, deu uma aula de como dever ser o serviço de saúde pública no município.

Petrônio chamou atenção para o fato de que “é de responsabilidade do município” ofertar a saúde aos munícipes.

Ainda durante sua fala, Dr. Petrônio deixou claro que para melhorar o serviço de saúde, o município precisa fazer duas coisas: investir maciçamente na atenção primaria e fazer pactuações. Na visão de Petrônio, sem isso é impossível avançar e os problemas só irão se agravando.

Ao longo do debate com as falas dos profissionais de saúde, das lideranças do movimento e dos populares presentes, diversas propostas surgiram, as quais destacamos: instituir o plano de cargos e carreiras da saúde; ampliar a oferta de medicamentos, insumos e EPI´s; melhorar e humanizar o serviço de transporte da saúde; humanizar o atendimento e a assistência; voltar com as cirurgias eletivas, criar o CEO (Centro Especializado de Odontologia); fortalecer o controle social; realizar capacitação dos profissionais; realizar concurso público.

Sobre o fato de Santa Cruz ter um enorme déficit de equipes de PSF´s, contado com apenas 12 equipes, desde o ano de 2012, o que é considerado um absurdo, o senhor Valdo Teodósio, profundo conhecedor da saúde pública local, informou que a gestão municipal de Santa Cruz foi notificada pelo governo do presidente Lula, a aumentar as equipes de PSF, no mínimo para 20, sob pena de ter recursos bloqueados. Trocando em miúdos, significa dizer que em breve Santa Cruz terá mais 08 (oito) equipes de Saúde da Família, mas não porque a gestão municipal tenha se esforçado ou quisesse implantar, isso vai se dá por força de intervenção do governo federal. Que fique registrado nos anais da história.

Com um debate de saúde pública em alto nível, a Frente Popular Juntos Por Santa Cruz se consolida como movimento democrático e participativo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário