Pela primeira vez na história da Confederação, foi deliberado greve geral por tempo indeterminado. Uma greve que tem um calendário de construção e que a direção do SINTE, vai fazer o possível e impossível, para que todas as unidades de ensino dos municípios e do estado façam a greve, considerando a necessidade de interrompermos as barbáries cometidas pelo governo golpista de Temer.
Duas datas são marcantes nesta construção: O dia 08/03, que haverá assembleias em todo dos/as Trabalhadores/as em Educação de todo o Brasil, para tirar o indicativo de greve para o dia 15/03/2017, quando todo o Brasil deflagrará greve geral nacional por tempo indeterminado.
A greve será conduzida pela CNTE, que em processo permanente de ação com os Sindicatos, terão condições de determinar os rumos desta histórica greve.
A pauta: A aplicação do piso salarial, Reforma da previdência, Reforma Trabalhista, reforma na educação, Privatizações, lei da mordaça, carreiras das categorias, derrubar a PEC/55 ETC. o cartaz geral será produzido pela CNTE assim como, outras peças de divulgação e mobilização. Vamos precisar de todos e todas, já podem ir colocando nos grupos, em papos de botequim, conversas com pais, aniversários, rádios comunitárias e tudo mais que puder ser usado para mobilizar a sociedade e a nossa categoria para termos a greve mais forte da história da educação nacional deste país.
Nós do RN, temos uma história de luta muito bem respeitada. A nossa tradição nos credencia a dizer que já tomamos decisões políticas em vários momentos na história, primeiro que outras entidades nacionais e isso é lembrado e reconhecido.
Temos o combustível (motivos), semelhantes ao da ditadura militar, para irmos as ruas e convencer a sociedade dos rumos que este país terá com o governo golpista. Sendo assim, cada profissional da educação, cada simpatizante a nossa luta, desde já é nosso convidado a construir o enfrentamento e derrubar a barbárie que as elites deste país querem fazer descer guela abaixo aos trabalhadores/as.
Durante o congresso foram apresentadas 12 teses- resoluções, algumas fizeram fusão, outras disputaram do ponto de vista ideológico, seus pensamentos e referenciais teóricos. Nos, surpreendeu o quanto as teses que divergem uma das outras, convergiram com o quanto, foram importantes os governo LULA E DILMA: no conjunto das ações de distribuição de renda, de mudanças na relação humana, do reconhecimento do capital humano que o Brasil construiu para os mais pobres, do legado a educação, o combate a corrupção, direito sociais da diversidade entre outros pontos.
O congresso foi vitorioso em todos os seus aspectos. Dentre do congresso da CNTE tivemos a eleição da Federação Interestadual de Educação que comtemplou o nome de Fátima Cardoso titular na diretoria de Assuntos Educacionais, e como suplente José Teixeira. A nova diretoria da CNTE, tem como Presidente Heleno Araújo de Pernambuco. Do RN, da delegação do SINTE, temos na direção: Ionaldo Tomaz e Marleide como Suplentes e José Teixeira com titular do Conselho Fiscal. Saímos do congresso mais uma vez com o reconhecimento nacional da luta sindical feita pela SINTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário