Eu havia prometido vir a público desmentir as autoridades toda vez que cometessem o ato “falho” de mentir a população de Santa Cruz/RN, sobre as medidas de combate a COVID-19.
Pois bem! Aqui estou eu para perguntar ao Dep. Tomba, onde está o HOSPITAL DE CAMPANHA de Santa Cruz que ele falou durante sessão na Assembleia Legislativa?
Santa Cruz tem um dos piores sistemas de saúde do estado do Rio Grande do Norte. Vivemos um eterno jogo de cena, maquiagem e favores pessoais, enquanto a grande maioria da população ao necessitar do sistema de saúde passa o pão que o diabo amaçou ou que ainda vai amassar.
Sou sabedor de que, diante de minhas constantes críticas ao deputado TOMBA, pode aparentar raiva, ódio, picuinha, inveja. Alguns chegam até questionar minha saúde mental, vejam só, mas posso garantir que nada mais é do que discordar da forma de fazer política da maior autoridade que temos, entendendo ser necessário alguma voz se levantar para confrontá-lo e, assim, estabelecer o contraditório.
Pelo poder que exerce a “palavra” do deputado TOMBA tem muito peso e importância. Com a imprensa local e estadual a seu dispor, Tomba tem poder para transformar verdades em mentiras e mentiras em verdade a seu bel prazer e circunstâncias. Destrói, quase sempre, seus desafetos e adversários políticos só através do poder de sua voz. Ao pronunciar algo, TOMBA sabe que seu exército absorve como verdade e, portanto, saem em missão às ruas e às redes sociais para convencer o restante da população, né assim?
Tomba sabe que não existe HOSPITAL DE CAMPANHA em Santa Cruz, aliás, ele foi ferrenhamente contra o hospital de campanha proposto pelo governo do estado. Bateu na governadora e bateu forte, lembram? Isso por si só já deveria ser motivo para o deputado TOMBA não pronunciar a existência de um hospital de campanha, concordam? Porém, Tomba joga o jogo conforme as oportunidades e, sabendo do poder de sua voz, lança o mote e quem vier atrás feche a porta.
O que o prefeito Ivanildinho fez foi transferir o atendimento de emergência e urgência do Hospital Aluízio Bezerra, para o Centro de Saúde da Família, no bairro Paraíso, espaço, inclusive, que deveria ser uma UPA mas que de forma quase criminosa será transformado em uma UBS, ficando o HORAB para atender pacientes apenas com sintomas da COVID-19. Seria isso um hospital de campanha para o deputado TOMBA? Ele sabe que não.
O QUE É E PARA QUE SERVE UM HOSPITAL DE CAMPANHA?
Hospital de campanha é uma unidade hospitalar móvel, ou seja, pode ser construída em diferentes locais e depois desmontada. Com funcionamento temporário, essas unidades cuidam de pessoas atingidas por situações de emergências e calamidades públicas, como é o caso da pandemia da COVID-19, e garante que seus pacientes possam ser transferidos para centros mais completos de saúde, caso necessário.
COMO FUNCIONA?
Nos hospitais de campanha trabalham equipes multiprofissionais da saúde, como enfermeiros e médicos, o que prevê desde atendimentos de emergência até internações mais leves, além de exames laboratoriais e de imagem. Isso significa que esses profissionais têm a sua disposição, inclusive, medicamentos necessários para o controle de sintomas e infecções oportunistas.
Geralmente, os hospitais de campanha não recebem novos pacientes, muito provavelmente, as pessoas internadas foram direcionadas para esses estabelecimentos após uma triagem em outro serviço de saúde pública, como os postos de saúde e até mesmo hospitais.
Até hoje, muitos cidadãos de Santa Cruz acreditam existir UPA pelo fato do deputado viver pronunciando em suas palestras e entrevistas. Até hoje, muitos cidadãos de Santa Cruz acham que Dra. Fernanda não cometeu crime de abuso de poder político e econômico, estava apenas ajudando os pobres coitados que não podiam comprar remédios. Pois bem! O exército já está atuando na defesa do HOSPITAL DE CAMPANHA que não existe, de quebra, com a velha estratégia de jogar a culpa na OPOSIÇÃO.
Acredite! A crise passará, mas por muitos anos ficará na mente de muitos cidadãos de que Santa Cruz construiu um hospital de campanha, quando não consegue nem garantir os EPI´s aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença, muitos, inclusive, já com problemas psíquicos, dada a pressão de trabalhar numa crise de saúde sem os equipamentos e condições adequadas, toda via, o deputado TOMBA disse que tem um Hospital de Campanha e aí de quem disser que trata-se de uma mentira.
Sei que serei atacado pelos TOMBISTAS e a bem da verdade, não falo para estes, tampouco, falo para a oposição. Busco apenas exercitar o senso de justiça e verdade, deixando a cargo de cada um, refletir sobre o que estamos, eu e o deputado Tomba lhes contando.
Até o próximo “PEGA NA MENTIRA!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário