O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), concluiu o processo licitatório para contratação de mais 30 leitos de terapia intensiva que serão disponibilizados para pacientes com a Covid-19. O ato está publicado na edição desta quinta-feira, 7, no Diário Oficial do Estado (DOE).
A empresa contratada fará a implantação e gestão de 20 leitos de UTI no Hospital João Machado, em Natal, e dez leitos de UTI no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba. O contrato emergencial terá duração de seis meses, podendo ser prorrogado de acordo com a duração da emergência em saúde.
A vencedora foi o Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde – Avante Social, por apresentar a melhor proposta de preço, no valor total de R$ 10.731.410,70, e atender a todos os critérios do edital de Chamamento Público Emergencial COVID 19 02/2020, incluindo a comprovação de experiência na gestão de serviços de Urgência e Emergência.
Para a governadora Fátima Bezerra, “a ação é mais uma conquista do Governo no combate à pandemia, que trabalha dia e noite para salvar vidas e minimizar o impacto causado pelo novo coronavírus”.
“Com a publicação do resultado, temos o trâmite processual para recursos e, ocorrendo tudo dentro do previsto, assinaremos o contrato no início da próxima semana com a empresa vencedora, que terá um prazo de 15 a 20 dias para implantação dos leitos. Essa contratação se insere dentro do programa de expansão assistencial, contido no Plano de Contingência da Covid-19 no RN. Estamos buscando enfrentar de todas as formas os gargalos para a implantação dos leitos, principalmente no que se refere à questão dos respiradores e EPIs e estamos contando com parcerias e colaboração por parte dos outros poderes e da sociedade”, disse o secretário Cipriano Maia.
A abertura de novos leitos tem sido um esforço constante na gestão da Saúde, de forma a desenvolver o Plano de Contingência estadual para a contenção da pandemia do coronavírus. Em Mossoró, por meio de parceria com a prefeitura local, serão instalados 35 UTIs e 65 leitos de enfermaria no Hospital São Luiz, geridos pela Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim).
Em parceira com a Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer, serão instalados 60 novos leitos, sendo 40 deles - 20 UTIs e 20 de enfermaria - na primeira etapa. O Governo também deverá reativar a UTI do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, localizado na capital, com mais 10 leitos, estes voltados para as crianças acometidas pelo novo coronavírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário