quarta-feira, 27 de junho de 2018

Governo do RN lança resultados de estudo de gênero realizado no RN

No dia 28 de junho, o projeto Governo Cidadão apresenta em Natal o estudo “Plantando Sementes de Empoderamento – Expandindo a atuação feminina por meio da inclusão produtiva nas áreas rurais do Nordeste do Brasil”. Na ocasião, serão lançados, além dos resultados preliminares da pesquisa, vídeos, animação e exposição fotográfica sobre o processo de preparação e avaliação. A iniciativa teve apoio do Banco Mundial e aporte financeiro do fundo internacional UFGE (Umbrella Facility for Gender Equality). O evento será a partir das 8h30, na Escola de Governo, Centro Administrativo.
“O Rio Grande do Norte foi escolhido pelo Banco Mundial para desenvolver o trabalho, que será replicado em outras áreas onde a instituição realiza projetos”, comenta o secretário da SETHAS e coordenador do ProjetoGoverno Cidadão, Vagner Araújo.
O estudo e as oficinas abrangeram 16 associações de produtores rurais em todo o estado. No total, 508 membros, entre homens e mulheres, participaram do processo, que incluiu a aplicação de questionários e a capacitação de na temática de gênero, tanto com mulheres como com os homens participantes dos investimentos e do processo de capacitação. Nesta, foram realizadas dinâmicas baseadas na cartilha Um Dia… e no documentário A Força das Mulheres, que inspiraram a criação de outros quatro vídeos e uma animação para futuras atividades e sensibilização de outros grupos sobre o tema.
“É importante estimular a reflexão sobre as questões de gênero e sobre a importância dos papéis de cada um, tanto no âmbito das organizações de produtores, como das famílias”, explica a gerente do projeto no Banco Mundial, Fatima Amazonas. “Todo o processo, metodologia e ferramentas adotadas – vídeos, cartilhas, desenhos – possibilitaram a participação de forma criativa e aberta favorecendo a compreensão para alguns aspectos que antes não davam atenção – a exemplo da jornada tripla para as mulheres. Adicionalmente, as ótimas ferramentas produzidas e depoimentos dos participantes poderão ser bastante úteis em ações futuras, tanto com fins pedagógicos como para disseminação dos resultados e da experiência para outros beneficiários do projeto, tanto no Rio Grande do Norte como em outros estados e países onde o Banco Mundial atua”, afirma.
Participantes
Todas as pessoas que participaram do estudo são beneficiários do Edital do Governo do Estado para apoio aos subprojetos de Empreendimentos Econômicos Solidários e da Agricultura Familiar, que conta com recursos do Acordo de Empréstimo financiado pelo Banco Mundial. Ao todo foram selecionadas 16 associações comunitárias.
“Sabemos que esse tipo de capacitação deixa sementes, mesmo neste curto espaço de tempo. Prova disso é ver como homens e mulheres se enxergaram nas situações apresentadas durante a capacitação, por meio da cartilha e do vídeo. Houve a percepção da necessidade de maior aprofundamento no tema para transformar suas realidades”, relata a coordenadora do Núcleo Social do projeto Governo Cidadão, Nísia Souza, que acompanhou o trabalho nas associações.
Desde 2015, especialistas de diversas áreas visitaram as associações de agricultores familiares potiguares para ouvir sobre a atuação feminina no meio rural. A conscientização sobre a importância da participação das mulheres nas atividades produtivas foi o principal objetivo do estudo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário