Ao contemplar a foto dos Professores da E. E. Professor Francisco Ribeiro, Ensino Fundamental e Médio, denominação anterior, atualmente EITE- Escola Integral em Tempo Integral de Ensino Médio, mantedora da mesma designação, ou seja, da denominação original, deveras, retroagi no tempo e, naquele momento, juntei simultaneamente, ao frontispício do prédio em fase inicial de restauração, resgatei a imagem de um templo que me recebia há mais de 3 (três) décadas, como ponto de partida de uma modesta porém, consequente carreira profissional, cuja implacabilidade do tempo, não foi suficientemente capaz de apagar da memória a destacada receptividade dos meus futuros colegas de trabalho, à época, alguns dos quais já viajaram à eternidade, tais como: Roberto Sérgio ( Beto Rokefeller), Terezinha de Jesus Silva, Terezinha Cury, ex-diretora, todos de saudosas recordações, a minha eterna gratidão.
Não esqueci, no ato, daquele que empreendera viagem, também, com destino ao Céu, por convocação divina, do ex-colega do magistério estadual, e, de classe, dos bancos da faculdade de Letras da UFRN, para concessão de Licenciatura Plena, no período compreendido de 1981 a 1984, sequencialmente.
Trata-se do Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, que, infelizmente, não chegou a concluir o curso, tendo viajado em 15 de agosto de 1984, às vésperas da colação de grau, acontecida em 9 de fevereiro do ano seguinte (1985).
Com certeza, na viagem, na sua bagagem, conduziu considerável parte do seu acervo de notórios conhecimentos intelectual e prático, deixando-nos o restante para incorporarmos à bela história de Santa Cruz, em especial da educação, que por reconhecidos méritos, tornou-se patrono da escola em reformulação.
A propósito, valho-me da oportunidade para felicitar a EETI “ Francisco Dias Ribeiro”, bem como o seu corpo docente, alunos e, por extensão, a Equipe da 7ª Regional, tendo à frente a Coordenadora Pedagógica da DIREC, Profª Regiane Martha, assessora da escola em referenciação, uma vez que, para a alegria de todos, a EETI de Santa Cruz apresentou um índice de desempenho escolar de 7.10 (ilustração anexa), o que representa um bom desempenho de seus alunos, e um consequente e expressivo avanço no processo de ensino-aprendizagem.
Tal estágio, no caso, resulta do Sistemático Acompanhamento realizado pela Equipe de SEECRN, responsável pela implantação do Integral das escolas do estado, em parceria com a Assessoria do ICE ( Instituto de Corresponsabilidade de Educação), cuja entidade, sem fins econômicos, criada em 2009, por um grupo de empresários, motivados a conceber um novo modelo de escola, e a resgatar o padrão de excelência do ensino, objetivando contribuir à melhoria da qualidade da educação básica, na perspectiva de uma auspiciosa atuação.
Parabéns! Que continuemos determinados nessa direção.
Dinamérico Augusto de Medeiros
Diretor – 7ª Direc