segunda-feira, 15 de outubro de 2018

HOMENAGEM AOS (ÀS) EDUCADORES(AS)


























Felicitamos todos os educadores (as) da nossa Jurisdição, de todos os cargos e funções, tanto da rede estadual quanto da municipal, jurisdicionados à 7ª Regional de Educação (7ª DIRED), com destacada e merecida distinção.

Nesta data, 15 de outubro, dedicada aos profissionais da educação e do saber, neste término de ano letivo e, coincidentemente, de final de Gestão à frente desta instituição regional de ensino, dirigimo-nos a todos com votos sinceros de felicitação e, ao mesmo tempo, com reconhecido sentimento de gratidão, pelo apoio recebido nos momentos mais fáceis, bem como, nas horas de dificuldades da nossa Gestão.

Aproveitamos, então, este espaço, para reiterarmos a nossa confiança na Proposta Educacional vigente no Estado, nos seus múltiplos aspectos, principalmente, no trabalho realizado nos últimos 3 (três) anos, e nas benéficas ações em andamento, nos níveis estadual e regional. O esforço demonstrado pelas equipes, respectivamente, estadual e regional nos faz acreditar piamente num futuro auspicioso para nossa educação e à do Rio Grande do Norte.

Caros(as) colegas,

Atravessamos um tempo em que se constata, infelizmente, uma considerável inversão de valores. É preocupante, muito preocupante mesmo, assistirmos, por esses tempos, que o estágio de formação humana e o de educação básica passaram, ambos, a ser responsabilidade só da escola, e não um dever, sobretudo, da família. Tal fato, de um modo geral, tem prejudicado muito nossos professores em sala de aula, quase que frequentemente.

A inexistência de uma parceria objetiva e necessária entre a escola e a família tende a dificultar ainda mais a difícil, porém nobre, tarefa de ensinar, de educar.

Às vezes, em determinadas situações (conflituosas), os pais são chamados a intervirem, no entanto, ocorrem omissões, fogem de suas responsabilidades originais, atribuindo-as, equivocadamente, como dever e obrigação somente da escola. O que, certamente, é prejudicial ao professor, até no desempenho de suas tarefas diárias.

Contudo, façamos da manifestação da competente Psicopedagoga Aline Tayná de Carvalho, a seguir, a nossa também:

“Nós, enquanto sociedade, precisamos valorizar o professor, porque ele não é apenas transmissor de conteúdo, mas formador e referência para o senso crítico, o respeito mútuo e o desejo de fazer a diferença na sociedade.

Assim como o aluno precisa de conhecimento para avançar no processo de aprendizagem, o professor precisa de motivação para não desistir nunca de sua bela vocação: transmitir conhecimento e formar cidadãos conscientes de seu papel na coletividade.”

Em tempo: pela paz, por gentileza! É preciso dar esperança!

Feliz Dia do Professor!


Dinamérico Augusto de Medeiros
e demais professores da 7ª DIREC




Nenhum comentário:

Postar um comentário