Com a presença do Secretário Estadual de Saúde Dr. Cipriano Maia foi aberto nesta segunda-feira (26), uma unidade descentralizada da Unicat (Unidade Central de Agentes Terapêuticos) para entrega de medicamentos à população da 5ª Região de Saúde.
A nova unidade funcionará, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na Central do Cidadão do município de Santa Cruz, que fica na Rua São Félix, 189 – Conjunto Cônego Monte. A expectativa é atender uma média diária de 100 pessoas para a entrega de medicamentos que fazem parte da lista do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF).
Em conversa com o PORTAL RSantos o Dr. Cipriano falou sobre a importância da abertura dessa unidade para a região do Trairi e Potengi: "A importância é fazer com que a população tenha acesso a serviços do SUS mais próximo onde ela vive, onde ela mora reduzindo deslocamento, com custos adicionais, com risco. Então esse é um compromisso da atual gestão desde o início e do fortalecimento da regionalização da saúde de fazer com que os serviços sejam mais próximo da população e no caso aqui nós tamos oportunizando esse acesso ao medicamento especializado onde as pessoas tinham que se deslocar a Natal pra poder receber essa medicação e agora elas vão poder receber aqui tanto a população de Santa Cruz como da região mostrando esse compromisso nosso, né? De fazer com que o SUS esteja mais próximo da população. E isso se alinha com outras ações estratégicas que desenvolvemos desde o início da gestão fortalecendo a oferta de serviços em todas as regiões," disse.
O blog também falou com o farmacêutico Pedro Pereira para saber como irá funcionar o atendimento e o acesso aos medicamentos: "As pessoas que já recebem Natal tem o período de vigência. Os usuários eles já sabem como é que funciona isso. As vigências anteriormente era de de três meses agora sendo seis meses. As pessoas que já pegam em Natal, que estejam ainda dentro da vigência, vamos supor, ele esteja no segundo mês ainda da sua vigência. Ele vai completar o terceiro mês, já que se ele for na vigência de três meses e a partir daí a renovação deles vai ser por Santa Cruz ele não vai mais precisar renovar em Natal. Porém fica a critério do paciente, usuário, existe usuários que tem a opção de realmente continuar em Natal, por quê? Faz a consulta em Natal, na clínica em Natal, então por opção alguns deles prefere que dá, sai com esse Natal. Porém nosso serviço está disponível pra que ele faça essa possibilidade de fazer o resgate, o acesso do medicamento em Santa Cruz, certo? Então repetindo, quando eles concluíssem o período de vigência, ele já renova na Central Cidadão, na UNICAT Santa Cruz, não precisa mais se deslocar até Natal. Em relação ao paciente ter acesso existe um protocolo no qual se diz quais são os medicamentos que estarão disponíveis conforme o CID (Classificação Internacional de Doenças). O que seria o CID? Conforme a doença do paciente, o médico ou prescritor, certo? Ele vai preencher um um pequeno formulário no qual ele vai dizer qual é o medicamento, qual é a concentração e qual é a doença que o paciente eh está com isso ele vem até a Unicat e será feita a análise desse processo. O paciente estando todo habilitado conforme os protocolos no ministério e da SESAP ele vai ter acesso a esse medicamento. Repito, conforme o que o médico solicitar, o medicamento, a patologia. tendo, estando tudo dentro do, que é preconizado, o paciente vai começar a ter o seu acesso regularmente, mensalmente ele vai vim até a UNICAT e recebe seu medicamento." Falou.
Já a gerente da V URSAP Maura Roberta fala sobre o significado da vinda dessa unidade para Santa Cruz: Esse serviço ele é um equipamento de saúde que fica sob a gestão da V URSAP e vai atender não só a região do Trairi mas atender também a região do Potengi (21 municípios) é um grande avanço de fato está acontecendo a regionalização da saúde no território. Porque já temos os leitos de UTI, temos o hospital de São Paulo do Potengi, que é equipamento também da V URSAP e agora a UNICAT né? Outras propostas estão vindo para realmente e de fato acontecer a regionalização da saúde que serão as policlínicas que já tem a proposta, já está acontecendo em outras regiões de saúde e com certeza a nossa região também vai acontecer né? E a questão das policlínicas e dos consórcios de saúde que vai ser uma demanda que a gente tem pra o ano que vem." Disse Maura.
Lembrando que a vinda da unidade descentralizada unicat é uma articulação do deputado estadual Francisco do PT junto a secretaria de saúde: "requeremos e lutamos para viabilizar junto ao governo a unidade da UNICAT para a cidade de Santa Cruz. Tenho certeza que este é um importante avanço para a população." afirmou o Deputado
A Unicat Santa Cruz consolidará a política de regionalização dos serviços de saúde implantadas pela Sesap, trazendo a população um serviço qualificado de atenção farmacêutica e uso racional de medicamento através dos farmacêuticos que estarão na unidade de segunda a sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário