Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (5/9) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa ao Palácio do Planalto, com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 31%.
No levantamento anterior, Lula tinha 44%, contra 32% de Bolsonaro. Dessa forma, a distância entre os candidatos líderes das pesquisas oscilou para baixo, em 1 ponto dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Esta é a terceira rodada da pesquisa desde que as candidaturas à Presidência foram oficializadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os dados são da pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. O levantamento ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios de todo o país.
Veja o resultado completo:
- Lula: 44% (44% na anterior)
- Jair Bolsonaro: 31% (32% na anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na anterior)
- Simone Tebet (MDB): 4% (3% na anterior)
- Felipe D’Avila (Novo): 1% (1% na anterior)
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (0% na anterior)
Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Roberto Jefferson (PTB) foram citados, mas não somaram pontos.
Brancos e nulos são 6% (eram 7% na pesquisa anterior). Não sabem ou não responderam são 5% (antes, eram 6%).
Desde o último levantamento, Jair Bolsonaro participou de sabatina na RedeTV, enquanto Felipe D’Avila, Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke foram sabatinados na CNN.
Segundo turno
O instituto também questionou as intenções de voto em um eventual segundo turno entre os dois candidatos que mais pontuaram na pesquisa. Nesse cenário, Lula também aparece na dianteira, com 52% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 36%.
Na pesquisa anterior, Lula tinha 50% contra 37% de Bolsonaro. Brancos e nulos eram 9%, enquanto quem não sabia ou não respondeu somava 4%.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula tem 42%, contra 30% de Bolsonaro. Na sondagem anterior, o petista pontuou 40%, e Bolsonaro, 31%.
Também pontuaram Ciro Gomes (com 5% na atual pesquisa e 4% na pesquisa anterior) e Simone Tebet (2% na pesquisa atual, 2% na pesquisa anterior).
Brancos ou nulos são 13%, contra 9% no último levantamento. Não sabem ou não responderam são 7%, contra 14% da última pesquisa.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022.
Rejeição
O instituto também questionou eleitores sobre os níveis de rejeição a cada candidato. O presidente Bolsonaro lidera o ranking, com 49% (na pesquisa anterior, era 47%). Em segundo lugar, está Lula, com 36% (ante 36% no último levantamento).
Ciro Gomes tem 17% de rejeição (antes era 16%). Não sabem ou não responderam são 7% (na pesquisa anterior, 8%).
Avaliação do governo Bolsonaro
Sobre o atual governo, a reprovação e a aprovação seguem no mesmo percentual registrado na pesquisa anterior. São 57% que desaprovam, enquanto 38% aprovam e 5% não sabem.
Questionados sobre a atual administração, 43% julgam ser ruim ou péssima, enquanto 30% acreditam que é ótima ou boa — um ponto a menos que a última pesquisa, mas dentro da margem de erro.
A avaliação regular foi de 24% para 25%; e os que não sabem passaram de 2% para 1%.
Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário