sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CUT lança ''Aposentômetro'' em parceria com o Dieese.


















Calculadora da aposentadoria demonstra que a classe trabalhadora será prejudicada se Reforma da Previdência passar no Congresso.

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) lançou o “Aposentômetro”, uma calculadora para ajudar trabalhadores e trabalhadoras a descobrir com qual idade se aposentarão se for aprovada a Reforma da Previdência do governo ilegítimo de Michel Temer. Seu projeto quer aumentar a idade mínima para 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres, do campo e da cidade; e quer aumentar o tempo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Esse conjunto de medidas traria tantas dificuldades e restrições que a aposentadoria se tornaria inacessível para grande parte da classe trabalhadora..
Como disse o presidente da CUT, Vagner Freitas, "Temer não quer reformar a Previdência, quer acabar com a aposentadoria dos trabalhadores".
Com o mote “Reaja agora ou morra trabalhando”, a CUT deu inicio a um movimento que pretende tomar as ruas do país pela preservação da aposentadoria, um direito histórico da classe trabalhadora. O “Aposentômetro” é uma das ações que contribuirão para dar aos trabalhadores argumentos para combater essa reforma e foi elaborado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos). E por falar em ocupar as ruas, temos atos marcados para os dias 8 - Dia Internacional da Mulher -; e, 15 de março - Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma da Previdência. A CUT (Central Única dos Trabalhadores) já está nas ruas, nos locais de trabalho, nas Câmaras Municipais e entidades de classe debatendo os prejuízos que esta reforma provoca, conscientizando a sociedade e convocando a população para a ir às ruas contra o fim da aposentadoria.

Utilizar a calculadora é muito fácil, basta informar: gênero, data de nascimento. e tempo de contribuição para o INSS.

O "Aposentômetro", a partir de suas informações, calcula quanto tempo você ainda tem de trabalho até a aposentadoria, conforme as regras atuais, e como seria se a Reforma da Previdência for aprovada pelo Congresso Nacional.

Para acessar a calculadora, clique aqui.

Casa de Cultura Popular de Santa Cruz RN realizar HOJE (24) o 2º Cortejo Cultural.

Venha brincar o carnaval na Casa de Cultura! Nesta sexta - feira (24), acontece o 2° cortejo cultural, vamos percorrer as ruas de Santa Cruz com muita arte, cultura, alegria. Vista sua fantasia, seu abadá e caia na folia. Concentração à partir das 16h em frente a casa de cultura.


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Silêncio tem preço: Moreira Franco será o responsável por liberar verba publicitária para mídia.

Depois que o Supremo Tribunal Federal permitiu que Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) não só fosse ministro como conquistasse o direito de ter foro privilegiado, agora ele terá a função estratégica de cuidar da área de Comunicação. O que se comenta no Palácio do Planalto é que a ordem do presidente Michel Temer é para  Moreira liberar “verbas mais poupadas” para grandes jornais e TVs.
Com a mídia sob controle, o núcleo palaciano entende que se poderá passar mais facilmente a reforma da Previdência, o primeiro tema a ser cuidado por Moreira.

De acordo com informação da colunista Mônica Bergamo, um grupo liderado por Moreira fará o relacionamento com os meios de comunicação. “Fazem parte integrantes de órgãos como a Secom (Secretaria de Comunicação), agências de publicidade e até profissionais que trabalharam na campanha de João Doria a prefeito de São Paulo no ano passado. A TV Brasil também dá a sua contribuição, embora seja, em tese, uma emissora pública, independente do governo federal”, escreveu a jornalista.




A indicação de Moreira foi recebida com entusiasmo – e até aplaudida – pelos grandes grupos de comunicação que entendem que este é o momento de capitalização financeira em troca de apoio ao Governo do presidente Temer.

Divulgação favorável ao governo nos conteúdos jornalísticos, principalmente telejornais, seria a contrapartida a ser cobrada em troca de mais investimentos em publicidade.

7° ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS DO BAIRRO PARAÍSO CONTA COM A PRESENÇA DO VEREADOR PAULO CÉSAR BEJÚ


Nesta ultima, quarta-feira (22), aconteceu na capela de São João Batista, no Bairro do Paraíso a celebração do sétimo aniversário do terço dos homens Nossa Senhora de Fátima. A celebração foi conduzida pelo diácono Cícero que externou a felicidade daquele momento e aproveitando, fez referência a presença do vereador Paulo César Bejú "quero aqui, registrar a presença do nosso irmão e agora, vereador Paulo César Bejú, muito nos alegra, tê-lo conosco".


Com a palavra o vereador Paulo César Bejú fez questão de agradecer e dar graças, por aquele momento de celebração, disse ele:
"quero antes de mais nada, agradecer a Deus pelo dom da vida e por estarmos unidos nesse momento. Quero agradecer a presença dos irmãos dos outros bairros, dos irmãos do Bairro Paraíso, bem como, agradecer a presença de familiares e amigos que se encontram aqui. Somos irmãos na fé é muito me orgulha integrar esse grupo, buscando, através da fé, fazer um mundo melhor. Continuem contando conosco".

Será que é agora? Lobistas do PMDB se tornam alvos da Lava Jato.

Na manhã desta quinta-feira, 23, a Policia Federal (PF) emitiu o mandato de prisão dos lobistas do PMDB, Jorge Luz e Bruno Luz, acusados de operar propina para o partido no exterior. Além dos lobistas, serão cumpridos mais 15 mandatos de busca e apreensão e dois mandados te prisão preventiva no Estado do Rio de Janeiro, etapa da Lava Jato que recebeu o nome de Operação Blackout.
Jorge Luz e Bruno Luz foram identificados como sendo responsáveis por contas na Suíça e nas Bahamas que vinham sendo utilizadas no esquema de corrupção na Petrobrás. Ambos são suspeitos de repassar a propina para agentes públicos de alto escalão, além de intermediar compras fraudulentas de navios-sonda pela Petrobrás com a empresa Eletroengenharia. Pai e filho, respectivamente, são investigados por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Os lobistas se encontram fora do país e possuem dupla cidadania, o que implica na aplicação de leis internacionais para o cumprimento das sentenças, podendo assim serem extraditados ou não de acordo com a legislação de cada país.
A investida da Lava Jato sobre o PMDB se acentua a medida que o Governo Temer mostra sinais de debilidade. A impugnação da chapa Dilma-Temer se torna cada vez mais atrativa para o Judiciário conforme o governo patina na queda de seus ministros e na dificuldade de aplicação das reformas contra os trabalhadores do país. Com a saída de José Serra do Ministério das Relações Exteriores, se abre um período de reorganização no governo golpista visando acima de tudo a estabilidade, fato visto como uma oportunidade para os membros do Poder Judiciário sobressaltarem seu poder arbitrário e autoritário no jogo da política nacional.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ATENÇÃO! Dívida de IPTU prescreve em cinco anos.

A 1ª Vara de Execução Fiscal Municipal e Tributária da Comarca de Natal sentenciou e a 3ª Câmara Cível do TJRN manteve a extinção de créditos tributários, de um contribuinte do IPTU, relativos aos anos de 1997 a 2001, na forma do artigo 156 do Código Tributário Nacional, ante à ocorrência da prescrição, que é a perda do direito de cobrar, por causa de lapso temporal.
A decisão também considerou, entre outros pontos, o artigo 174, parágrafo único, inciso I, do Código Tributário Nacional, o qual dispõe que a cobrança de crédito tributário prescreve em cinco anos.
Como a execução foi proposta 20 de dezembro de 2002, os desembargadores consideraram correta a sentença em considerar os créditos prescritos, já que a citação válida do executado somente veio a ocorrer após o comparecimento espontâneo da parte executada (contribuinte) em maio de 2009, decorridos, portanto, mais de cinco anos da constituição definitiva dos créditos.
A decisão no TJRN ainda ressaltou que a única forma de interromper o prazo prescricional é com a citação válida do devedor, o que não ocorreu no devido tempo e sem qualquer falha do Judiciário.
Fonte: TJRN

VEREADOR PAULO CÉSAR BEJÚ DEFENDE A GREVE DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE.






















Desde sexta (17) diversos profissionais da área da saúde do município de Santa Cruz atendendo um chamado do SINDSAÚDE estão em greve. A reivindicação é por garantia salariais e melhorias nas condições de trabalho. A prefeita Fernanda Costa (PMDB) tem sido relutante, não demonstrando interesse em atender as reivindicações da categoria e assim, o empasse continua. Para se ter uma ideia da gravidade, Santa Cruz continua a pagar o salário de R$ 720,00 sendo que, o atual em vigor no país é de R$ 932,00.

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça, se fez presente, uma comissão do sindicato e externaram aos parlamentares a situação calamitosa. Ao tomar conhecimento da luta, o vereador Paulo César Beju se solidarizou com a causa, afirmando:

" O Sindicato, os profissionais da saúde pode contar com nosso mandato.  A causa é justa e necessária, não se pode admitir que o direito de ter um salário mínimo esteja sendo negado. Como se não bastasse isso, ainda tem a precariedade das condições de trabalho. Ontem, na sessão, ao votar favorável ao projeto do magistério, fiz um apelo a prefeita, para também, sanar a demanda da saúde. É papel nosso e da sociedade em geral, defender uma luta que busca a garantia de direito e melhorias de trabalho. Estamos juntos, nessa luta".


Senado aprova Alexandre de Moraes para a vaga de Teori no Supremo Tribunal Federal.

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (22), por 55 votos a 13, a indicação de Alexandre de Moraes para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 81 senadores, 13 não votaram.
Com a aprovação, Moraes assumirá a cadeira deixada por Teori Zavascki, que morreu no mês passado após o avião em que ele viajava de São Paulo para Paraty (RJ) cair no litoral do RIo de Janeiro.
Agora o Senado enviará um comunicado ao presidente Michel Temer, que vai assinar a nomeação do novo ministro do STF. Depois disso, o tribunal tem 30 dias para marcar uma data para a cerimônia de posse de Moraes.

Cunha negado novamente!

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido feito pela defesa do ex-deputado Eduardo Cunha para que ele fosse transferido do Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, para a carceragem da sede da Polícia Federal (PF) na capital paranaense.
Ao negar a suspensão da transferência, Fachin ressaltou que, ao ter o mandato cassado pela Câmara dos Deputados, Cunha perdeu a prerrogativa de foro no STF, não cabendo mais à corte apreciar os pedidos do ex-deputado.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Projeto Casa das Palavras chega a Santa Cruz.

Santa Cruz receberá nesta terça (21) e quarta-feira (22) o projeto Casa das Palavras. A ação, patrocinada pela COSERN, visa levar cultura e formação cultural para a população da região Trairi.
O projeto chega a Santa Cruz com várias atividades culturais: Cordel, Mamulengo, Música, Palestra, Teatro e Poesia.  As atividades são desenvolvidas com artistas da cidade e convidados de outros municípios para haver uma interação cultura.
Participarão do evento os poetas Antônio Francisco e Edcarlos Medeiros, o Grupo Caçuá de Mamulengo,  a Banda Filarmônica de Cruzeta, com regência do maestro  Bembem Dantas, o Grupo de Poesia de Santa Cruz (Apoesc), o grupo Teatral Facetas e a Banda de Música mestre João Roberto Paz e União. As apresentações irão acontecer na Praça Coronel Ezequiel, a partir das 19 horas.

Sesc oferece 460 vagas para curso preparatório do Enem por R$ 20 no RN.

Começam nesta terça-feira (21) as inscrições para os cursos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), oferecidos pelo Sesc no Rio Grande do Norte. Serão oferecidas 460 vagas a uma taxa de R$ 20 mensais. Serão destinadas 130 vagas a Natal, 130 a Mossoró, 100 a Caicó e 50 a Macaíba e 50 a Assu. As inscrições seguem até quinta-feira (23).
O candidato precisa se inscrever nas centrais de relacionamento das unidades Sesc de cada cidade, com exceção de Assu, onde deve-se ir à unidade do Senac. Destinado exclusivamente a comerciários e seus dependentes, o curso disponibiliza aulas e materiais didáticos referentes às disciplinas abordadas no Exame – Línguas Portuguesa e Estrangeira, Artes, História, Geografia, Ciências da Natureza, Química e Matemática e suas tecnologias.
Como o número de alunos nos cursos é limitado, será feito um cadastro de reserva para preenchimento de possíveis vagas remanescentes nos dias 2 e 3 de março, nos mesmos locais das inscrições.
Para se inscrever, é preciso levar cópias dos documentos de identidade (RG e CPF), incluindo dos pais ou responsáveis em caso de menores de idade, comprovante de residência, histórico escolar do Ensino Médio ou declaração de que está cursando o Ensino Médio e cópia do cartão de associado Sesc RN (categorias comerciário ou dependente de comerciário).
A lista com os selecionados será divulgada dia 24 no site do Sesc RN, e as aulas acontecem entre os dias 9 de março e 31 de outubro, pela manhã e à noite, nas unidades Senac da Zona Norte e Zona Sul (Natal), de Mossoró, de Macaíba e de Assu, exceto em Caicó, onde os alunos assistirão às aulas no Colégio Universitário de Caicó (CUCA).

Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades chega à Santa Cruz com distribuição de lâmpadas.

Somente em 2016, a Caravana de Serviços Cosern nas Comunidades passou por 16 municípios do RN, distribuindo mais de 30.000 (trinta mil) lâmpadas e fazendo a troca de 1.925 geladeiras usadas por novas e mais eficientes, além de levar ações de eficiência energética e segurança, orientações sobre o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, distribuição de kits educativos e troca de geladeiras com o Selo Procel. O Projeto segue as diretrizes da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável.
A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia, regulado pela ANEEL, chega à Santa Cruz com distribuição de lâmpadas LED, kits com jogos educativos e cartilhas informativas com orientações sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, além de uma vasta programação cultural patrocinada pela Cosern na cidade durante os dois dias de permanência do caminhão na sede do município, estacionado na Praça Ezequiel Mergelino, no Centro.










Critérios para participar do programa:
Distribuição de lâmpadas:
  • Estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou ser cliente residencial morador de comunidade popular;
  • Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, receberá três lâmpadas LED;
  • Caso nos últimos seis anos o consumidor já tenha recebido um total de oito lâmpadas LED doadas pela COSERN, em uma mesma conta contrato, ele não poderá ser beneficiado novamente.
Documentos Necessários
  • Conta de energia do último mês paga;
  • Documentos pessoais (RG e CPF).
(*) Entende-se por comunidade popular ou de baixa renda, os bairros com renda média mensal per capita até R$794,66, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE 2010

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CLUBES DESAFIAM GLOBO, MAS JOGO É SUSPENSO.















O clássico paranaense entre Atlético e Coritiba poderia marcar o início de uma revolução no futebol brasileiro, com a primeira transmissão pelo Youtube, e não pela Globo; no entanto, por determinação da Federação Paranaense de Futebol, aliada à emissora, o jogo foi suspenso, sob protesto de jogadores e torcedores, que tiveram que abandonar o estádio; Globo mostrou seu domínio sobre o futebol nacional, mas a reação pode crescer; “Eu queria explicar para as duas torcidas: Atlético e Coritiba não venderam seus direitos por essa esmola que a RPC e a TV Globo quiseram nos pagar. É um direito nosso”, disse o diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann.

Deu chabu no Atletiba. O jogo entre Coritiba e Atlético foi suspenso neste domingo (19), em Curitiba, e terminou em protesto das duas torcidas contra a Globo.
O diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann, em entrevista, acusou de “arbitrárias” a RPC/Globo e a Federação Paranaense de Futebol que proibiram hoje a transmissão do clássico Atletiba pelo Youtube.
“Eu queria explicar para as duas torcidas. Atlético e Coritiba não venderam seus direitos por essa esmola que a RPC e a TV Globo quiseram nos pagar. É um direito nosso”, fuzilou o dirigente.
A turma do prefeito de Curitiba Rafael Greca não perdeu a oportunidade para espezinhar o conselheiro Ivan Bonilha: “foi coisa da Tribunal de Contas do Estado!”
Não foi o TCE.
O judiciário concedeu liminar contra a transmissão no Youtube atendendo a FPF e a Globo.
Os dois times deram às mãos no centro do campo ao anunciar a suspensão do jogo.
As torcidas de ambas as equipes aplaudiram os atletas.
Assista à confusão (a partir de 29 minutos):

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Presidente da Atreva-se Santa Cruz/RN Pulica em sua página poema em resposta ao poema elaborado pelo professor de Jaçanã que ofende os LGBTs.


" Digo não á intolerância, preconceito, ódio e discriminação" 


Pois vivemos em mundo diversificado onde a boa convivência para o respeito ao próximo deve prevalecer. Não obrigação de ninguém aceitar , mas sim respeitar. pois o mundo e a coisas a nossa volta evolui. Se você não consegue evoluir em carácter e respeito desista desse mundo e vá para outro planeta que esse aqui não é o lugar.



Sou de um tempo que não importa se o padre usa roupa ou batina sua figura será a mesma onde quer que esteja.

Do tempo em que não importa se o médico usa branco ou qualquer outra cor, o que importa é que exerça sua função com competência, dedicação, carinho e amor.

Digo não para os padrões e rotulações.
" Digo não á intolerância, preconceito, ódio e discriminação", 
Pois não devemos tolerar essas atitudes de ignorância completamente sem noção.

Dois machos em união merece mais que aplausos, sim aplausos de admiração e respeito por que assumir uma orientação sexual e demostrar seu amor ao próximo em meio a tanto ódio e preconceito na sociedade não é nada fácil. 

Casamento de sapatão é mais que ousadia e revolução é ter muita coragem de ir em busca da felicidade, pois no amor não se faz distinção e o que vale é o sentimento que vem de dentro do coração.

Modernagem é aprender a conviver e respeitar as diferenças.
E para aqueles que insiste em dizer que tudo isso é viadagem. Eu digo que tudo isso é desejo reprimido de quem quer sair do armário e não tem coragem.

Esse tipo opinião com discurso de ódio e discriminação não pode ser tolerado.


Por isso que eu Lara Bianck - Presidente da Ong Atrea-se Santa Cruz que luta em defesa LGBTs com atuação no município de Santa Cruz, Trairy, Rio Grande do Norte e Brasil a fora. 
Não permitirei que atitudes e posturas como essas que prega o ódio e preconceito aconteça,e como a comarca de Jaçanã também pertence a nossa jurisdição de Santa Cruz, em nome da Atreva-se irei entrar com uma ação e pedido afastamento de sala de aula de tal educador que se intitula "Poeta do Povão" e que nem se quer sabe o verdadeiro significado da palavra "Povão" ao fazer um poema ridículo que mais trata de exclusão.

Ao município de Jaçanã tudo que se espera é evolução, e que assuntos como esses seja pautas para discussões no desenvolvimento de ações de conscientizações de combate ao preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero possa ser encaminhadas a atual gestão do Prefeito Oton Mário II que também por situações de preconceito passou devido ao espaço que conquistou lutando com muito amor e carinho por todos que nesse acreditou!

Por uma Jaçanã com #MenosÓdioEMaisAmor 

Santa Cruz 19/02/2017

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

VEREADOR PAULO CÉSAR BEJÚ VISITA A EXPOTEC DO IFRN/CAMPUS SANTA CRUZ.






















Desde a última quarta-feira (15) acontece no IFRN/Campus Santa Cruz uma intensa programação da EXPOTEC - Exposição Científica, Tecnológica e Cultural que faz parte do calendário acadêmico do IFRN e visa apresentar, ao público em geral, uma mostra dos trabalhos produzidos por alunos e servidores nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão.

A exposição recebeu nesta sexta, a visita do vereador PAULO CÉSAR BEJÚ o mesmo, demonstrou estar encantado com os resultados apresentados pelo instituto, onde se mostra toda importância e eficiência da entidade.





















“Nosso mandato tem o proposito de estar junto ao povo e as instituições, portanto não poderia deixar de vir prestigiar essa atividade que, mostra com muita clareza, a importância do IF não só, para nossa cidade, mas para a região”. Completa: 

“Acompanhar enloco e conversar com alunos, servidores e direção é fundamental, para fortalecermos cada vez mais, a necessidade da existência do instituto em nossa região” e finaliza agradecendo “quero aqui, agradecer a acolhida dos alunos, servidores e da Sra. Diretora do Instituto Samira Delgado”.  




A GREVE CHEGOU! A SAÚDE DE SANTA CRUZ EM GREVE.


O SINDSAÚDE/RN Regional de Santa Cruz comunica a toda população Santa-cruzense e cidades adjacentes que fazem uso dos serviços de Saúde Pública deste Município que os Trabalhadores em Saúde irão parar.
A gestão municipal sem se preocupar com a qualidade dos serviços ofertados a população, congelou o salário dos seus servidores efetivos “concursados”, prejudicando diretamente os trabalhadores e usuários.

Congelou o salario Base, a gratificação por função, subsidiariamente prejudicou as demais vantagens que compõe a sua remuneração (Adicional noturno, Insalubridade e Adicional por tempo de serviço) Pedimos encarecidamente a população o apoio a nossa luta. Por diversas vezes tentamos entrar em acordo, mas o silêncio e a indiferença foram as únicas respostas que obtivemos. Sem diálogo, sem salário a única solução que nos resta é parar!

DIA 21 DE FEVEREIRO INICIAREMOS A GREVE.
Sem Salario não há trabalho, chega de sofrimento, reajuste já!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

VÍDEO: Pesquisa mostra liderança de Lula em todos os cenários eleitorais.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional do Transporte, se a eleição fosse hoje, Lula venceria nos dois turnos, em todos os cenários. A pesquisa também mostra que a rejeição do governo Temer aumentou.


Advogado de Aécio vira Ministro da Justiça de Temer.






















Temer continua utilizando dois critérios básicos para escolher seus ministros, como já deixou explícito seu braço direito, Eliseu Padilha, sem um pingo de pudor: votos no Congresso e blindagem contra investigações de aliados.
Foi o que norteou a escolha de Carlos Velloso para o ministério da Justiça: a intenção é matar dois coelhos com uma cajadada só.
Por trás da respeitável fachada de ex-presidente do STF, apresentada como uma espécie de salvo conduto, Velloso é um advogado em exercício, cujo escritório defende Aécio Neves na Lava Jato.

Com uma canetada, Temer pretende promover o defensor de um investigado na Lava Jato a chefe do ministério ao qual se subordina a Polícia Federal, que toca as investigações da Lava Jato.

E que conhece de cor e salteado os meandros e os ministros do STF.
Não há como não suspeitar que Aécio vai receber, por intermédio de Velloso, informações privilegiadas acerca do andamento das investigações a seu respeito, seja da Polícia Federal, seja do Supremo. Tal como o escritório de Velloso do qual, é obvio, vai se desligar formalmente. Ou o escritório que vier a substituir o dele nessa causa – afinal, manter as aparências faz parte do jogo.
O conflito de interesses é evidente, menos para Aécio, que o indicou, para Temer e Padilha que aprovaram a indicação e para Velloso, que aceitou.

Do ponto de vista político é um conchavo perfeito tanto para o presidente do PMDB quanto para o presidente do PSDB: consumada a nomeação, Aécio não terá como deixar de apoiar qualquer proposta do Planalto, por mais lunática que seja.

Para os deputados e senadores tucanos significa a obrigação de se alinhar com Aécio e com Temer mesmo nas propostas mais anti-populares, como a da Previdência, o que poderá redundar em fracasso eleitoral nas próximas eleições.
Do ponto de vista ético é mais um degrau escada abaixo no processo de destruição moral do Brasil.
Afundar o pais e o PSDB são preocupações que passam ao largo dos conchavos de Temer e de Aécio.
Falta combinar com os eleitores.

E AGORA JOSÉ, DE QUEM SERÁ? Polícia Federal apreende avião com 430 kg de cocaína em Minas.

Tabletes de pasta base de cocaína e um pacote de folhas de coca foram apreendidos nesta quinta-feira (16) em uma aeronave de pequeno porte no aeroporto de Pará de Minas, interior do estado.
A droga foi apreendida após denúncias de que um avião de pequeno porte fazia manobras arriscadas na região.
A PM foi até o local e encontrou o Cessna 210, prefixo PR-GHM que teria chegado à cidade por volta de 18h de quarta-feira (15).
Dentro dele havia 415 tabletes de pasta base de cocaína (o equivalente a 430 quilos) e um pacote de folhas de coca.
A Polícia Federal foi acionada e o piloto do avião, que não teve a idade informada, foi preso em um hotel em Belo Horizonte. Segundo a Polícia, a droga foi trazida da Bolívia.
Caso seja condenado pelo crime de tráfico internacional de drogas, ele poderá cumprir até 25 anos. Permanecerá à disposição da Justiça Federal de Divinópolis.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Diretor da Granero inocenta Lula na cara de Sergio Moro, que fica enfurecido; assista!






















A Lava Jato alega que o armazenamento do acervo presidencial de Lula é, na verdade, um crime disfarçado.

Os procuradores dizem que a prova disso é o contrato feito pela transportadora Granero, onde os objetos guardados são descritos como “material de escritório”.



Mas o diretor da Granero desmentiu os procuradores quando depôs ao juiz Sergio Moro, assumindo toda a responsabilidade pela redação do contrato. Segundo ele, não há nada de errado com o documento, que é um modelo-padrão usado pela empresa. Ele só não podia imaginar que um dia iriam tentar usar isso contra o ex-presidente Lula. VEJA O VÍDEO!


IFRN campus Santa Cruz realiza hoje (15) a 6ª edição da EXPOTEC.

O campus Santa Cruz do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realiza a partir de hoje a sexta edição da Exposição de Tecnologia, Ciência e Cultura do instituto, a EXPOTEC.
Reunindo centenas de trabalhos de alunos e oferecendo minicursos gratuitos a população, a  feira tem como objetivo principal apresentar a população o que é produzido pelo campus ao longo do ano letivo.
A exposição é composta por mostras de experimentos, palestras, exposições de trabalhos, minicursos, oficinas, apresentações culturais entre outros eventos, compõe a programação da EXPOTEC 2017.
A feira científica acontece anualmente na instituição e serve como uma prestação de contas a comunidade, através da produção dos estudantes, as pessoas podem conhecer os trabalhos que são desenvolvidos ao longo do ano.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Celso de Mello valida a nomeação de Moreira Franco mencionado 34 vezes em uma única delação, como ministro de Temer.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello decidiu nesta terça-feira 14 liberar a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria Geral da Presidência, recriada por Michel Temer no início do mês para abrigar um de seus principais aliados, alvo da Operação Lava Jato.  
Em sua decisão, Mello considerou que não houve desvio de finalidade na indicação por parte de Temer, ou seja, que ele não indicou Moreira Franco para conceder a este status de ministro. "A nomeação de alguém para o cargo de Ministro de Estado, desde que preenchidos os requisitos previstos no art. 87 da Constituição da República, não configura, por si só, hipótese de desvio de finalidade", afirma o ministro em sua decisão.
Mello não considerou a decisão de Gilmar Mendes que impediu a posse do ex-presidente Lula como argumento para barrar a nomeação de Moreira Franco.  Aproveitou ainda para elogiar o voto anterior de seu colega, "decisão essa cujo conteúdo mostra-se impregnado do brilho e da profundidade de análise que são peculiares aos pronunciamentos de Sua Excelência nesta Suprema Corte."
A decisão de Celso de Mello deve encerrar a guerra de liminares judiciais contra Moreira Franco. Na manhã da quinta-feira 9, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, derrubou decisão proferida pela primeira instância, que barrou o peemedebista.
No mesmo dia, duas liminares, uma assinada por um juiz do Amapá e outra por uma magistrada do Rio de Janeiro, voltaram a cancelar a posse. Ambas as decisões foram revertidas na segunda instância, mas o TRF da 2ª Região, entendeu que o ministro não deveria ter direito à prerrogativa de foro.
Com o novo status de ministro de Estado, Moreira Franco, o “Angorá” das planilhas da Odebrecht, só pode ser investigado com autorização do Supremo Tribunal Federal. Está livre, portanto, da jurisdição do juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. A Secretaria Geral da Presidência da República havia sido extinta em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff.
Antes da mudança anunciada por Temer, Moreira Franco era secretário-executivo do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), que continuará sob os cuidados de sua nova pasta, também responsável pelas secretarias de comunicação e administração, além do cerimonial da Presidência. 
A medida foi anunciada por Temer na mesma semana em que o STF homologou 77 colaborações premiadas de executivos da Odebrecht. Na pré-delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira, o promovido ministro Moreira Franco foi citado mais de 30 vezes, acusado de ter recebido dinheiro para defender os interesses da empreiteira no setor aeroportuário. 
O documento, revelado pela mídia em dezembro de 2016, detalha o papel desempenhado pelo peemedebista. Confira a íntegra das declarações feitas por Melo Filho:
“Michel Temer atua de forma muito mais indireta, não sendo seu papel, em regra, pedir contribuições financeiras para o partido, embora isso tenha ocorrido de maneira relevante no ano de 2014, conforme detalharei adiante. Esse papel de “arrecadador” cabe primordialmente a Eliseu Padilha e, em menor escala, a Moreira Franco”, diz o texto. 
Melo Filho afirma que seu relacionamento com Moreira Franco é antigo, fruto de “parentesco distante”. Um dos temas tratados com “Angorá”, segundo o delator, foi uma “demanda da Odebrecht para que fosse mantido o modelo de concessões de aeroportos, que inibia o monopólio”. Na sequência, descreve uma série de encontros com ele para tratar de favorecimento à empreiteira em contratos no setor aeroportuário. 
Prossegue o delator: “Acredito que há uma interação orquestrada entre ele e Eliseu Padilha para captação de recursos para o seu grupo do PMDB, pois Moreira Franco me solicitou um apoio de contribuição financeira (relatada no Anexo Legislativo n. 4.1), mas transferiu a responsabilidade pelo recebimento do apoio financeiro para Eliseu Padilha”. 
À época, Moreira Franco negou qualquer irregularidade: “jamais falei de política ou de recursos para o PMDB com o senhor Claudio Melo Filho”. 
"Moreira Franco não é Lula"
Em meio à guerra de liminares contra a nomeação do peemedebista, a Advocacia Geral da União evocou um curioso argumento. Para a defesa do governo Temer, a situação de Moreira Franco é radicalmente distinta da vivenciada por Lula em março de 2016, quando foi impedido de assumir a Casa Civil do governo Dilma, após uma decisão monocrática proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.

As gravações que complicaram o ex-presidente foram consideradas nulas pelo relator da Lava Jato, o falecido ministro Teori Zavascki, pois foram interceptadas fora do período autorizado judicialmente. Mas, segundo a AGU, elas “ainda eram legais” quando Mendes analisou o caso do ex-presidente.


"Quando o ministro Gilmar Mendes, no mandado de segurança 34.070, admitiu as 'gravações' como fundamento para a concessão da ordem, o fez forte no fato de que as citadas gravações eram provas válidas, porquanto autorizadas judicialmente. Não eram provas ilegais. Só posteriormente o saudoso ministro Teori Zavascki as declarou ilegais", sustentou a AGU, ao pedir a anulação de uma das liminares contra Moreira Franco.
A argumentação não resiste aos fatos. No mesmo dia da divulgação das conversas, nas quais Dilma combinou a entrega de um termo de posse a Lula, o jornal Folha de S.Paulo e o portal UOL divulgaram que o juiz Sergio Moro havia mandado suspender as interceptações telefônicas antes do horário em que a Polícia Federal gravou o diálogo. Era de conhecimento público as circunstâncias em que a conversa foi grampeada.
Temer encaminhou ao STF um documento com explicações sobre a nomeação de Moreira Franco. O texto enfatiza que “não houve qualquer má intenção do Presidente da República em criar obstruções ou embaraços à Operação Lava Jato” e insiste na comparação com o caso de Lula: “as provas usadas contra o ex-presidente, à época, tinham a presunção de validade, visto que autorizadas por ordem judicial".
Segundo o advogado Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional da PUC de São Paulo, a gravação "era e sempre foi uma prova nula". "A intercepção extrapolou o período autorizado pelo juiz Sergio Moro (da 13ª Vara Federal de Curitiba) e, portanto, a gravação era absolutamente nula de pleno direito. Não é preciso haver reconhecimento de algum juízo para considera-la nula. O ministro Teori Zavascki reconheceu isso mais tarde, mas o próprio Gilmar Mendes poderia ter feito a mesma coisa."
Serrano argumenta, porém, que não há nada que impeça o presidente da República de nomear réus ou investigados. "Impedir a nomeação de ministros de Estado, que não estejam impedidos por decisão judicial terminativa de ocupar cargos públicos, é uma flexibilização inaceitável da presunção de inocência. E também uma intromissão indevida do Judiciário na competência do Poder Executivo, sem nenhuma base jurídica plausível."