quinta-feira, 20 de julho de 2017

MANTENDO O SILÊNCIO: ASSIM, FOI O COMPORTAMENTO DOS RÉUS NA AUDIÊNCIA COM A JUÍZA ELEITORAL, EM SANTA CRUZ.

Já diz o ditado popular: quem cala, consente!

O blog ontem (19) trouxe a informação do exato momento em que os réus no processo eleitoral, instaurado pelo Ministério Público Eleitoral, para apurar possível abuso de poder econômico na eleição de 2016 (chapa eleita) no município de Santa Cruz/RN, estavam sendo ouvidos, pela magistrada Dra. Giselle Priscilla Cortez Guedes, juíza eleitoral. 

Até aí, tudo normal, o fato que chama atenção é os réus, todos, terem optado por ficar calados, sem darem um pio, nada, nenhuma vírgula. Embora seja um direito constitucional, não sendo obrigados a produzir provas contra si mesmo, mantendo o direito de ficarem calados, ficam no ar algumas perguntas: por que em juízo você em vez de se defender, prefere o silêncio? Não seria o momento para você mostrar, provar tanto a justiça, quanto a opinião pública que, as acusações que pesam sobre você são infundadas? 

Hum! Quem tem as respostas, não se sabe, mas o fato é que se aproxima o prazo para as alegações finais, o que deve deixar os réus tensos e apreensivos, sobre uma possível condenação. Vale lembrar que, qualquer que seja a decisão do juízo de primeira instância, como é o caso, as partes, devem recorrer a segunda instância (TRE) e posteriormente, a terceira instância (TSE), ou seja, muita água deve correr por debaixo dessa ponte. 

Segue Abaixo, a relação dos que optaram por nada responder:

- Fernanda Costa (Prefeita);
- Ivanildo Ferreira (Vice Prefeito);
- Raimundo Fernandes (Vereador);
- Monik Melo (presidente da Câmara);
- Tarcísio Reinaldo (Vereador);
- Aninha de Cleide (Vereadora);
- Mário Farias (Vereador);
- Júnior dos bodes (ex vereador e pai do vereador Thiago);
- Genário Filho (candidato a vereador derrotado na eleição)
- Sueli Gomes Crisanto (secretária de Finanças e esposa do vereador Tarcísio Reinaldo);
- Milena Bulhões (secretária de saúde);
- Marcos Antônio Gomes (Marcos da farmácia);
- Francisca Francinete Dantas e

- José Lucas de Sales.

Registrem-se as ausências na audiência do Sr. Antônio Guedes Filho (que alegou problemas de saúde) e da Sra. Jane de Balélé (que não deu justificativa a magistrada). Diante da ausência, a fim de preservar a oportunidade de esclarecimento das partes faltantes sobre os fatos do processo, a Juíza fez constar as perguntas que seriam feitas pelo representante do Ministério Público aos mesmos (texto da audiência). 


Seria o "silêncio dos inocentes ou o medo de falar e se comprometer?"




Nenhum comentário:

Postar um comentário