quarta-feira, 4 de março de 2020

Marcha Mundial das Mulheres e STR realizam atividades em alusão ao 8M




















Na semana do Dia Internacional de Luta das Mulheres, a Marcha Mundial das Mulheres do Trairi e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais através das Margaridas do Trairi de Santa Cruz, com o apoio da FACISA, IFRN, SINTEST/RN, EMATER/RN e os coletivos JUREMA PRETA, SEVERO e DANDARA realizaram, no dia 3 março, um dia de atividades com duas rodas de conversa cujo tema foi: "O QUE REPRESENTA O 8 DE MARÇO?".

As rodas ocorreram em dois turnos, no auditório do STR, contando com a presença de mulheres do campo e da zona urbana. O debate se desenvolveu abordando os vários tipos de violência contra a mulher, a história real do 8M, dia marcado por muitas lutas, tragédias e conquistas das mulheres, desconstruindo a ideia romântica, criada pelo capitalismo e sociedade patriarcal, que apresenta o 8M apenas como data comemorativa.

As atividades foram encerradas a noite, com uma caminhada que saiu do STR até a Praça Coronel Ezequiel. No trajeto, foi realizado um apitaço em alerta as violências que as mulheres vem sofrendo, também objetivou lembrar a memória de diversas mulheres vítimas de feminicídio. Na praça, algumas falas foram feitas, sendo realizada uma ciranda de resistência onde as mulheres se abraçaram entoando cantos de luta e os nomes de vítimas do machismo, silenciadas pela morte.

"Companheiras me ajude
Que eu não posso andar só,
Eu sozinha ando bem,
Mas com vocês ando melhor"
































































Nenhum comentário:

Postar um comentário