terça-feira, 31 de agosto de 2021

Planalto fez reuniões oficiais com organizadores do 7 de Setembro investigados por atentar contra democracia

 


Investigados por organizar manifestações que defendem golpe de estado e fechamento do STF no 7 de Setmbro, apoiadores de Jair Bolsonaro contam com o apoio do governo para as ações antidemocráticas. Os extremistas de diversos segmentos que organizam os atos tiveram duas reuniões oficiais no Palácio do Planalto em agosto.

Segundo reportagem do portal UOL, as audiências ocorreram na Secretaria Especial de Articulação Social, que funciona no quarto andar do Planalto e é subordinada à Secretaria de Governo, hoje comandada pela ministra Flávia Arruda (PL-DF). Ambos os encontros estão registrados na agenda oficial da secretária de Articulação Social, Gabriele Araújo, nos dias 10 e 11 de agosto. Os encontros foram na semana anterior à operação da Polícia Federal que mirou, entre outros nomes, o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).

A primeira dessas reuniões, no dia 10, aparece na agenda de Araújo com a pauta "Movimento Brasil Verde e Amarelo". Trata-se de um grupo formado por sindicatos e associações rurais que convocou, no final de maio, uma manifestação em apoio a Bolsonaro em Brasília. Entre as bandeiras do ato estava a proposta do voto impresso, rejeitada pela Câmara em agosto.

Na ocasião, a secretária recebeu Antonio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) e um dos investigados no Supremo. No último dia 23, após ser alvo de buscas e apreensões, Galvan foi depor à PF em Sinop (MT) acompanhado de um grupo de ruralistas, que chegaram ao local em um comboio de tratores.

Em nota enviada à reportagem, a Segov afirma que "é obrigação da Secretaria Especial de Articulação Social receber todas as organizações da sociedade civil que solicitam atendimento". Questionada sobre qual foi o tema tratado na reunião, a secretaria respondeu que "foram discutidas pautas de interesse dos solicitantes", mas não deu detalhes.

A agenda da secretaria com os extremistas foi intensa. No dia seguinte ao encontro com Galvan, a secretária Gabriele Araújo recebeu outros três ativistas que seriam alvo da PF dias depois: Turíbio Torres, Juliano Martins e Marcos Antônio Pereira, conhecido como Zé Trovão. Os três, segundo a agenda, estavam acompanhados de Rafael Dal Bó, chefe de gabinete do deputado Nelson Barbudo (PSL-MT).

Brasil 247



Auxiliar de Rosalba vai depor hoje na CPI da Arena das Dunas

O ex-secretário extraordinário da Copa do Mundo Demétrio Torres será o interrogado de hoje na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Arena das Dunas.

Ele foi o principal auxiliar da então governadora Rosalba Ciarlini na formatação do contrato de construção do estádio de Natal no mundial de 2014.

A CPI se baseia na auditoria realizada pelo Governo do Estado que apontou prejuízos que ultrapassam R$ 421 milhões aos cofres públicos.

Demétrio é também dos denunciados pela Operação Mão na Bola que investigou o pagamento de R$ 16 milhões em propinas.

Blog do Barreto



Fake: A armação do ministro potiguar para dizer que o Brasil é o país que mais vacina

 

O perfil do instagram ‘Desmascarando’, que diariamente faz um balanço comentado das notícias, principalmente dos assuntos mais escabrosos, revela hoje a armação que o ministro das Comunicações, o potiguar Fábio Faria, fez nas redes sociais para dizer que o Brasil é o país que mais vacina no mundo.

Não é.

O Brasil está na rabeira.

Confira a invenção.

Thaisa Galvão


SANTA CRUZ: DESCASO NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO DO PARAÍSO, PREOCUPA USUÁRIOS.

Foto: Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Idosas, usuárias do Centro de Convivência do Idoso do Bairro Paraíso, Santa Cruz/RN, procuraram o blog denunciando a precariedade das ações, bem como do espaço. Segundo as idosas, o centro está funcionando com horário bastante reduzido e com poucas atividades, se resumindo a jogos de baralho, dominó, dama e exercício corporal.

Outra grande preocupação é que a merenda não está sendo servida todos os dias. Faltam mesas, toalhas, cadeiras... Até a água de beber tem sido limitada.

As idosas falaram que o centro está funcionando na Casa da Família, por ter sido anunciada uma reforma no prédio situado na Avenida 3, Paraíso, porém, segundo as idosas não tem reforma alguma acontecendo lá.

Segundo uma das usuárias, no passado ressente, ao reclamar da precariedade, ouviu da coordenadora a seguinte frase "se não estão satisfeitos fiquem em casa." Por óbvio, em se confirmando tal frase, é grave e requer das autoridades hierarquicamente acima desta funcionária, medidas cabíveis.

Do Blog
Estamos abertos para quaisquer esclarecimentos por parte do Centro de Idoso e/ou da Secretaria de Assistência Social, a quem cabe a coordenação geral destes espaços.



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

MP confirma que acompanhou tomada de preços do Governo com hospitais

 

O Ministério Público do RN (MPRN) se manifestou, por meio de nota, sobre as declarações do Controlador Geral do Estado Pedro Lopes, que em entrevista ao Bom Dia RN de hoje (26), rebateu os argumentos da Polícia Federal e Controladoria Geral da União a respeito de suspeitas de corrupção na contratação dos Hospitais João Machado e Pedro Germano (da Polícia) para prestação de serviços para pacientes acometidos pela covid-19.

De acordo com o MP, no primeiro contrato, que tratou de dez leitos de UTI Covid no Hospital da Polícia, o processo de tomada de preços foi acompanhando pelo Ministério Público Estadual. “Quem fez toda a pesquisa mercadológica foi a equipe de compras dos Ministério Público Estadual. Não há como compreender que houve direcionamento”, argumentou.

Na nota, o MP confirma que acompanhou os contratos firmados pelo Governo com os hospitais e que servidores do órgão se voluntariaram para realizar cotações de preços para a compra de itens e equipamentos. “entre os auxílios oferecidos, houve a disponibilização voluntária de servidores do Setor de Compras do MPRN para ajudar em cotações de preços. Em alguns casos, houve cotações de preços em mais de 50 fornecedores em todo o país para apenas um único item”, destaca a nota.

Confira a nota na íntegra

NOTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN

Nota de esclarecimento sobre declarações do controlador geral do Estado

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) esclarece que:

1 – em abril de 2020, única e exclusivamente com o objetivo de auxiliar no combate ao avanço da Covid-19 em nosso Estado, disponibilizou estruturas de pessoal e equipamentos ao Comitê Governamental de Gestão da Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus, conforme noticiado à época (https://www.mprn.mp.br/portal/inicio/noticias/10618-mprn-disponibiliza-estruturas-de-pessoal-e-equipamentos-para-comite-estadual-de-combate-ao-coronavirus);

2 – entre os auxílios oferecidos, houve a disponibilização voluntária de servidores do Setor de Compras do MPRN para ajudar em cotações de preços. Em alguns casos, houve cotações de preços em mais de 50 fornecedores em todo o país para apenas um único item;

3 – essas cotações de preços foram feitas rigorosamente com base nos itens e condições definidos unilateralmente pela própria Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), não tendo a equipe do MPRN tecido indicativos sobre quais deveriam ser adquiridos e/ou contratados;

4 – o Setor de Compras do MPRN não participou de qualquer decisão sobre a aquisição e/ou contratação dos itens e as análises das cotações e dos fornecedores, limitando-se a tão somente fazer as cotações de preços.

Diretoria de Comunicação

Blog do Barreto



Conversa de Lula com Walter e Garibaldi passou longe de uma definição de chapa

 

Assim que emergiu dos bastidores a informação de que o ex-presidente Lula seria recebido pelo ex-senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves, ambos do MDB, em um jantar logo surgiram as especulações de que seria ali definida uma chapa com um dos dois sendo o vice da governadora Fátima Bezerra (PT) ano que vem.

Só fumaça da imprensa.

A definição de uma chapa passou longe da conversa. O assunto foi a viabilização de uma aliança com o PT sem necessariamente tratar de chapa.

Os Alves estavam mais interessados na ocupação de espaços no governo Fátima que lhe garantissem fortalecimento no interior.

Os objetivos apresentados para 2022 foram bem mais modestos do que o traçado pela imprensa potiguar. Os Alves querem mandatos federais. Primeiramente mantendo a cadeira de Walter. Depois vendo outras possibilidades.

Não teve formação de chapa. Essa é a síntese da conversa.

Blog do Barreto



Os entendimentos da nota do MP que confirmou declaração do Controlador Pedro Lopes

A nota do Ministério Público reafirmando o que declarou o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, que voluntariamente fez cotação de preços com empresas prestadoras de serviços à Secretaria de Saúde do Estado, ganhou versões e versões ao bel prazer de quem quis entender como queria.

A nota foi emitida após entrevista de Lopes, que não disse, em nenhuma frase, que o Ministério Público havia escolhido ou indicado.

Pedro Lopes disse que o MP, “gentilmente”, cotou…

Confira:


Na nota que emitiu, o Ministério Público se pronunciou fazendo referência à declaração do Controlador e confirmou que voluntariamente fez a cotação, e que enviou 50 emails para empresas de todo o Brasil.

O MP diz na nota que não escolheu a empresa.

Mas o Controlador Pedro Lopes não disse isso.

Então…

A notícia é e vai ser sempre que o MP confirmou a declaração do Controlador.

Não se desmente o que não foi dito.

Thaisa Galvão



quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Gasolina a sete reais motiva pedido de impeachment de Bolsonaro na própria Record, de Edir Macedo

 


Nem mesmo a Record, de Edir Macedo, que é um dos grupos de comunicação mais bolsonaristas do País, consegue esconder a realidade da revolta da população brasileira diante da alta de preços. Uma reportagem sobre a gasolina acima de sete reais levou uma cidadã a pedir o impeachment de Bolsonaro, enquanto a apresentadora disse que o jeito agora é andar de bicicleta. 

Confira:


Brasil 247



VÍDEO: Homem saca arma e ameaça manifestantes movimento Marcha das Mulheres no Alecrim

 

O movimento Marcha das Mulheres, realizou uma manifestação na tarde desta quarta-feira (25), no bairro do Alecrim, zona leste de Natal, fechando uma das vias na altura do bairro. O protesto causou congestionamento em um dos sentidos da via.

A passeata acontecia em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher. O protesto foi pacífico. Durante o ato, um homem que estava em uma moto, impedido de transitar e tentava passar pela via, sacou uma arma e apontou para os manifestantes.


Não houve disparo, mas as pessoas que estavam no protesto ficaram assustadas. Logo após a ação, o homem, que está de camisa vermelha e bermuda, retoma à motocicleta e consegue passar pelo bloqueio. Ninguém foi detido.

Blog do BG



Governo do RN lança auxílio de R$ 500 para órfãos da pandemia da Covid

 

O Governo do Rio Grande do Norte vai instituir um programa de proteção social a crianças e adolescentes pobres em situação de orfandade decorrente da covid-19, seguindo o mesmo modelo do Nordeste Acolhe, lançado oficialmente nesta quarta-feira 25 na Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, realizada no Centro de Convenções de Natal.

O programa, que será adotado pelos nove estados da região, prevê a concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 500 mensais até o contemplado completar 18 anos de idade. O benefício é destinado aos órfãos bilaterais ou em caso de família monoparental, em situação de vulnerabilidade, vinculado ao incentivo à Educação, às ações de proteção à saúde e à preparação dos jovens para o trabalho.

Compreende-se como orfandade bilateral a condição social na qual se encontra a criança ou adolescente em que ambos os pais, biológicos ou por adoção, morreram durante a pandemia, sendo pelo menos um deles, em razão da covid-19. Já a monoparental é a que a criança ou adolescente integra família formada por somente um dos pais, biológico ou por adoção, e este faleceu em razão da covid-19.

A governadora Fátima Bezerra defendeu a concessão do benefício, lembrando dos efeitos devastadores da pandemia. Levantamentos elaborados pelas pastas de assistência social dos estados estimam em 1.681 o total de jovens nessa situação no Rio Grande do Norte; 26.543 no Nordeste e 130 mil no Brasil.

O que nós, governadores do Nordeste, estamos fazendo hoje não é caridade, mas um dever de Estado e uma ação de cidadania. É a visão de uma região, cujos gestores e gestoras têm sensibilidade social, que sabem que governar é, principalmente, cuidar das pessoas, especialmente dos mais necessitados. Fico feliz por ter sido aqui, no Rio Grande do Norte, o lançamento do programa, que é mais uma lição de cidadania”, afirmou a governadora.

Trata-se de um momento significativo por expressar o compromisso dos governadores, da governadora, e dos gestores da região, no sentido de ampliar a proteção social por meio de medidas urgentes, diante da situação de grave crise social”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste.

É impossível ter democracia sem direitos sociais. O Nordeste, que é a região do turismo, da natureza, agora é a região da democracia, dos direitos sociais e do programa Nordeste Acolhe. Viva Fátima Bezerra, viva o Rio Grande do Norte”, comemorou o governador maranhense, Flávio Dino. O Maranhão foi o primeiro estado a instituir o programa. “Governar é ter a lucidez, um coração repleto dessas sensibilidades, de cuidar dos que mais precisam. Estamos dando uma lição de humanismo com o Nordeste Acolhe”, reforçou Fátima.

Controle Social

O programa prevê a criação de um Conselho Gestor, um colegiado intersetorial formado por secretarias de Estado e instituições da sociedade civil de controle externo. Caberá a esse conselho fixar diretrizes para a implementação de ações de proteção social no campo da política pública de assistência social integrada, sobretudo, às de saúde, educação e trabalho.

Falar de um programa como o Nordeste Acolhe como direito, como política pública, como ação continuada não é muito importante num país em que a proteção aos pobres vai se tornando, cada dia mais, um retrocesso”, afirmou a secretária de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/RN), Iris Oliveira.

Também participaram do lançamento do programa o vice-governador Antenor Roberto; os governadores João Azevedo (Paraíba) e Renan Filho (Alagoas); as vice-governadoras Luciana Santos (Pernambuco) e Eliane Aquino (Sergipe); senador Jean-Paul Prates, deputada federal Natália Bonavides, deputada estadual Isolda Dantas, representando a Assembleia Legislativa, vereadores Divaneide Basílio, Brisa Bracchi e Hermes Câmara; o secretário Executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, além de secretários de assistência social dos estados nordestinos; secretários estaduais do RN – Júlia Arruda (Semjidh), Aldemir Freire (Seplan), Gustavo Coelho (SIN), Alexandre Lima (Sedraf), Getúlio Marques (SEEC), João Maria Cavalcanti (Semarh), Carlos Eduardo Xavier (Tributação) e Socorro Batista (adjunta do GAC). E mais: José Carlos Martins, do Conselho de Secretários Estaduais de Assistência Social, e Marcus Vinícius, da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte.

Agora RN



VÍDEO: Controlador Pedro Lopes explica transparência de contratos investigados e diz que um deles foi elaborado com aval do Ministério Público

 

Controlador geral do Estado, Pedro Lopes foi entrevistado na manhã desta quinta-feira no Bom Dia RN da InterTV Cabugi.

E explicou sobre os contratos que foram alvo de uma operação nesta quarta.

Segundo Lopes, contratos que foram firmados com transparência, sendo um deles elaborado com aval do Ministério Público.

Thaisa Galvão



quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Inflação no Brasil chega a 9,30 % ao ano

 

A conta de luz mais cara, novamente, tem puxado os índices de preço. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, ficou em 0,89% em agosto, acima dos 0,72% registrados no mês anterior. Com isso, o acumulado dos últimos 12 meses bateu 9,30%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dos nove grupos de produtos pesquisados, oito registraram altas nos preços no mês, mostrando uma pressão ampla dos preços.

Vale ressaltar que a meta de inflação para o ano é de 3,75%, com tolerância até 5,25%, o que mostra uma aceleração acentuada no acumulado, apesar da desaceleração no mês. No ano, o indicador registra alta de 5,81%. A estimativa do mercado financeiro é que o IPCA feche o ano em 7,11%, o que deve pressionar ainda mais a taxa básica de juros e ligar durante a retomada da economia.

O IPCA-15 considera a variação de preços na primeira quinzena do mês de referência e na última do anterior e por isso é chamado de prévia da inflação. O indicador divulgado nessa quarta capta tem grande efeito da crise hídrica. A alta dos preços da energia elétrica em julho, com o reajuste da bandeira tarifária vermelha 2 de 6,24 para 9,49 a cada 00 kWh consumidos, e o reajuste tarifário de concessionárias aplicado em agosto, que subiram o preço da energia em algumas capitais como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belém, também registraram aumento de tarifa. Segundo o IBGE, o aumento registrado pelo IPCA-15 foi de 5%, maior impacto individual para o mês. O grupo habitação, no qual a energia elétrica faz parte, acelerou 1,97%, também influenciado por altas no gás de botijão (3,79%) e do gás encanado (0,73%).

Dos nove grupos de produtos pesquisados, oito registraram alta no mês. A segunda maior contribuição, após habitação, veio dos transportes, com aumento de 1,11%, seguida por alimentação e bebidas, em 1,02%. Os transportes foram pressionados pela alta dos combustíveis, que subiram 2,02% após marcarem 0,38% em julho. A principal contribuição veio da gasolina (2,05%), cuja variação acumulada nos últimos 12 meses foi de 39,52%. Também subiram os preços do etanol (2,19%) e do óleo diesel (1,37%), enquanto o gás veicular registrou queda de 0,51%.

No caso dos alimentos, o clima seco e as ondas de frio prejudicaram plantações país a fora. A alimentação no domicílio, por exemplo, passou de 0,47% em julho para 1,29% em agosto. Contribuíram para essa aceleração as altas do tomate (16,06%), do frango em pedaços (4,48%), das frutas (2,07%) e do leite longa vida (2,07%).

No mês, apenas o grupo de saúde e cuidados pessoais registrou deflação, com queda de 0,29%. Isso se deve sobretudo à queda nos preços dos itens de higiene pessoal (-0,67%), produtos farmacêuticos (-0,48%) e plano de saúde (-0,11%).

Veja



Bolsonaro: obesos e apavorados morrem mais de covid

 

O presidente Jair Bolsonaro declarou na 6ª feira (20.ago.2021) que as pessoas obesas e apavoradas são as principais vítimas da covid. Durante entrevista ao Canal Rural, liberada apenas nesta 3ª, ele voltou a condenar os lockdowns decretados por governadores e prefeitos por seus impactos sobre a economia do país.

Estatisticamente, os mais afetados pela pandemia, que foram a óbito, 1º foram os obesos; 2º, os que estavam apavorados”, afirmou o chefe de Estado, que se notabilizou durante a pandemia por recomendar o uso de medicamentos para prevenir a covid sem embasamento em estudos científicos.

Uma pessoa apavorada tem seu sistema imunológico afetado e sofre mais quando acometida de uma doença. Com o vírus, não é diferente”, acrescentou Bolsonaro, ao responder a uma pergunta sobre a retomada da economia em um ambiente de juros, inflação e desemprego elevados.

Blog do BG



Senador Styvenson escancara decepção com Bolsonaro














É um governo turbulento desde o início. Bolsonaro prometeu ser diferente de todos os outros (presidentes), mas não é o que estamos vendo”. Com uma avaliação negativa, o senador potiguar Styvenson Valentim (Podemos) reafirmou sua profunda decepção e descontentamento com a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a quem chamou, recentemente em entrevista ao Agora RN, de mentiroso e dissimulado.

Capitão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte desde 2003, Styvenson foi alçado à fama instantânea no Estado quando coordenou com afinco a Operação Lei Seca na Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), entre os anos de 2012 e 2016. Famoso por sua rigidez no exercício da função, ele acredita que o casamento da gestão Bolsonaro ao bloco do “Centrão” minará a força e independência do governo federal.

No Brasil, o que há de verdade, é uma grande manobra para atender aos interesses dos políticos que formam o Centrão. A tendência é um governo federal ainda mais frágil e refém de alguns políticos. As reformas, tão prometidas pelo presidente Bolsonaro e seus aliados durante a campanha eleitoral, estão praticamente paradas, e com essa estagnação, a economia, infelizmente, não irá melhorar”, afirmou.

Styvenson também falou sobre a decepção com a anulação, por suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, dos julgamentos que condenaram o ex-presidente Lula.

São decisões vergonhosas. Vivenciamos, há pouco tempo, a esperança trazida pelas várias operações da “Lava Jato”, de que a corrução estava sendo, pela primeira, vez, combatida aqui no Brasil. Hoje, observamos que toda aquela luta foi por água abaixo. Sem falar no histórico “manto protetor” de autoridades que se chama foro privilegiado”, lamentou.

Agora RN



PAULO CÉSAR BEJÚ COMEMORA INAUGURAÇÃO DA QUADRA POLIESPORTIVA NO PARAÍSO.

 


Após um intenso processo de fiscalização do Vereador Paulo César Bejú, desde que assumiu seu primeiro mandato em 2017, a tão sonhada quadra poliesportiva do Paraíso, foi inaugurada. O vereador não deu sossego a gestão municipal quanto a essa obra que se encontrava totalmente abandonada. Por diversas vezes o vereador fez inúmeras denúncias, levando a prefeitura a retomar a obra.

Em novembro de 2017, Paulo César Bejú, visitou e fez a primeira denúncia contra a paralisação desta obra. Na ocasião, o vereador chamou atenção para o custo da obra, no valor de quase R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) mas que se encontrava naquela oportunidade abandonada e sem cumprir o prazo de entrega que, pasmem, era para ter sido em 2016, um ano antes do vereador assumir seu mandato.

Em 2018, o vereador voltou a visitar a obra, cobrando mais uma vez providências por parte da prefeitura. Após comunicar que daria entrada em um processo no Ministério Público, solicitando averiguação do paradeiro dos recursos, a prefeitura reiniciou muito timidamente a obra, mas reiniciou: primeira vitória do vereador.

Em 2019, o vereador visitou mais uma vez a quadra para averiguar de perto o andamento dos trabalhos.

Hoje, 05 anos depois do prazo de entrega e da intensa luta do vereador Paulo César Bejú, a quadra foi inaugurada.

Por questão de justiça, o vereador deveria participar da inauguração, concordam? Não foi convidado.

Sem o aperto dado pelo vereador Paulo César Bejú, a obra sairia? Dizem que perguntar não ofende.

Em conversa com o blog Paulo César Bejú, disse: muito feliz por essa obra está sendo entregue a nossa população. Quase meio milhão de reais envolvidos e, que, na condição de vereador, não poderia deixar para lá. Desde que assumi meu mandato procuro exercer meu papel de fiscalizador com responsabilidade. Nossos desportistas merecem este espaço. Quero dizer também que é uma justa homenagem ao Sr. Manoel Borges Neto, que leva o nome da referida quadra.

Abaixo, links das denúncias do vereador sobre o abandono da quadra em tela:





terça-feira, 24 de agosto de 2021

Ex-presidente Lula: “Fátima Bezerra é uma das melhores governantes do país”

 

Em entrevista exclusiva ao Agora RN, o ex-presidente Lula falou sobre a situação nacional, alianças políticas, respondeu sobre soberba e disse que o eleitorado vai entender as dificuldades de Fátima.

Agora RN – Presidente, o senhor acredita que há espaço hoje no Brasil para um golpe militar a ser protagonizado pelo presidente Bolsonaro?

Lula – Eu acho que nem no Brasil, nem no mundo, faz o menor sentido discutir ou pensar em algo assim. Não há espaço nenhum. O Brasil já está isolado do mundo por causa do Bolsonaro, com uma imagem péssima no exterior, e algo assim só aumentaria a falta de perspectiva de futuro, o isolamento do país, o desemprego, o alto preço dos combustíveis e alimentos que causaram a volta da fome no nosso país. O Bolsonaro está desesperado e ao invés de governar, de cuidar dos problemas e do país, porque ele é incapaz de fazer isso, fica divulgando mentiras, inventando problemas e arrumando confusão, que são as especialidades dele.

Agora RN – A aliança com o MDB Nacional está cada vez mais perto de sua formalização. O partido deverá indicar seu vice?

Lula – Eu nem decidi se vou ser candidato, o que só devo fazer no fim desse ano ou começo do ano que vem, então não tem hoje nenhuma discussão sobre vice. Já inventaram na imprensa mais de dez vices para mim, acho que já estão em uns 16 vices, uns 10 ministros da Fazenda, uns cinco coordenadores de campanha e não tem nada disso hoje. E não estamos discutindo ainda formalização de aliança com outros partidos. Eu não discuti com o MDB nacional nenhuma aliança, e acho que alguns partidos, que não tem a identidade nacional que o PT tem, vão ter muita dificuldade de ter a mesma posição em todos os estados do país sobre a eleição para presidente, porque muitos partidos são mais cooperativas de deputados que propriamente partidos. E eu não estou conversando com outras forças políticas sobre alianças. Estamos conversando sobre a situação grave que o Brasil vive hoje, sobre a necessidade de se defender a democracia, de se combater a fome. E não estou conversando só com quem concorda comigo ou só com quem estará com o PT em 2022. Estou conversando porque acho importante as pessoas retomarem o diálogo nesse país, inclusive entre aqueles que pensam diferente, retomar uma prática civilizada das pessoas conversarem e aprenderem umas com as outras.

Agora RN – O que o senhor acha do ex-senador Garibaldi Filho, que foi ministro no Governo do PT, ser o candidato a vice-governador na chapa da governadora Fátima Bezerra?

Lula – Garibaldi é um político experiente, foi governador, senador, ministro da Dilma. A Fátima tem um vice hoje, o Antenor Roberto, e a discussão de como a Fátima irá disputar a reeleição é um debate dela, do PT do Rio Grande do Norte e dos partidos que compõem a base do governo dela. Eu estou no Rio Grande do Norte também para ouvir e saber mais da situação política e social no estado.

Agora RN – As pesquisas recentes mostram que o senhor está com quase o dobro das intenções de votos de Fátima no RN. O que o senhor pensa em fazer para convencer seu eleitorado a votar em Fátima?

Lula – A Fátima pegou o governo do Rio Grande do Norte em uma situação muito difícil, com quatro folhas de pagamento do funcionalismo atrasada. Tem as dificuldades de governar com Bolsonaro na presidência, discriminando todo o Nordeste, brigando com os governadores do país inteiro o tempo todo. E teve a pandemia, o Covid, com um impacto imenso no mundo e na economia. E, mesmo nesse cenário difícil, ela vem desde o primeiro dia lutando, como guerreira que é, para colocar a situação do governo estadual em ordem, enfrentar a pandemia e melhorar a vida do povo. Eu acho que conforme o governo e o partido forem explicando isso para a população, e ela for compreendendo tudo que tem sido feito, eles vão entender que a Fátima é uma das melhores governantes do país, é uma mulher muito forte, porque pegar o estado na situação que ela pegou, com uma oposição feroz, e ir colocando as coisas em dia, em meio a pandemia do coronavírus, é um feito extraordinário. Ela está resolvendo, em meio a uma grave crise, problemas que outros governadores criaram quando não tinha crise. O povo vai entender isso.

Agora RN – Em recente evento em Recife, o senhor afirmou, “quando eu ganhar” a eleição. O senhor não teme que a soberba possa atrapalhar e o salto alto possa prejudicar sua campanha? Afinal, ninguém ganha ou perde de véspera.

Lula – Eu já disputei cinco eleições presidenciais, eu tenho um pouco de experiência nesse assunto. Em todas as eleições presidenciais da Nova República, desde 1989, foram oito eleições, e o PT foi ou o primeiro ou o segundo colocado em todas elas. E o que eu estava falando era justamente isso, sobre a possibilidade de ganhar a eleição, do que fazer, caso seja candidato e ganhe a eleição, quando voltar ao governo. Eu já fui presidente duas vezes e quando assumi, em 2003, o Brasil vinha de uma situação difícil: desemprego alto, falta de energia, nenhuma reserva internacional, devíamos para o FMI. E nós, junto com a sociedade brasileira, com muito trabalho e governando para todos, mas com mais atenção a quem precisava mais, conseguimos colocar o Brasil no seu melhor momento da história. Com as pessoas comendo três refeições ao dia, tendo emprego, oportunidade de o jovem estudar, a melhor imagem do Brasil no exterior em sua história, muita esperança e projetos para o futuro. O golpe contra a Dilma e o Bolsonaro tem demolido tudo isso. E o Brasil precisa agora retomar um projeto de desenvolvimento e de carinho com as pessoas, o Brasil precisa recuperar o seu caminho para o futuro. As pessoas precisam de emprego, paz e comida, não das fake news, do coronavírus e das armas que o Bolsonaro distribui pelo país. Então, se eu decidir ser candidato, quando eu decidir, vou fazer isso sem salto alto e com muita responsabilidade com o futuro dos brasileiros, porque eu sei que a gente precisa parar esse governo de destruição, fogo e morte do Bolsonaro. E se eu voltar para a presidência, tenho obrigação, comigo mesmo e com o povo brasileiro, de ser um presidente melhor do que eu fui nos meus mandatos anteriores, melhorar a vida do povo brasileiro, para esse país voltar a ser feliz e as pessoas viverem em paz.

Agora RN



Fábio Faria sai da linha ao adotar tom conciliatório e desperta ira dos bolsonaristas

 

O ministro das comunicações Fábio Faria (PSD) acabou indo parar nos trending topics do Twitter após dar entrevista à 98 FM de Natal em que defendeu que é “hora de baixar as armas” ao se referir a crise envolvendo o presidente Jair Bolsonaro e os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Quando você tem uma briga de casal, em que o marido está brigando com a esposa, se um só decidir voltar atrás e o outro continuar dobrando a aposta, não resolve. É um momento de todos recolherem as armas. É o momento de todos, em nome do Brasil, do País, de um projeto maior (recolherem as armas). O governo Bolsonaro e os ministros passam, e o Brasil fica. Todo mundo tem de ser grande nesse momento. Não só o presidente. Todos precisam voltar atrás”, disse.

E olhe que Fábio colocou a culpa pela crise no ministro Alexandre de Moraes. “Todos esses movimentos (decisões de Moraes) fizeram com que os apoiadores ficassem cobrando dele uma resposta em relação a isso. Todo mundo tentou intermediar as conversas, mas eu acredito que foram ações e reações dos dois lados”, declarou.

Os perfis bolsonaristas detonaram o ministro:

Fabio Faria é o apaziguador que alimenta um crocodilo esperando ser o último a ser devorado. Será q tá rolando um china in box ali tb?”, provocou Paula Marisa que tem 342 mil seguidores.

O Ministro @fabiofaria está sabotando o Presidente @jairbolsonaro ao falar de um possível recuo no pedido de impeachment de Alexandre de Moraes.Os ataques, ofensivas e perseguições contra o Presidente e seus apoiadores só crescem e Fábio Faria propõe “acordo”. Um “acordo” chinês?”, postou J. Sepúlvida que possui 143 mil seguidores.

O que seria um “recuo”do Presidente? permitir ações do Poder Judiciario que não respeita mais a própria Constituição e invade outros Poderes?Não responder a críticas e MENTIRAS divulgadas por Ministros? Deixar o povo continuar sendo perseguido por ações ditatoriais? Não entendi”, criticou o perfil “Mita Guimarães que tem 160 mil seguidores.

Após a reação negativa, Fábio disse que foi mal interpretado e que defendeu que ambos recuem e não só o presidente.

Blog do Barreto



Em Natal, Lula discute política, cultura, saúde e desenvolvimento regional; confira agenda

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Natal para agendas com a governadora petista Fátima Bezerra e encontros políticos para debater a conjuntura nacional. Até esta quarta-feira (25), Lula se reúne com movimentos culturais, sociais e políticos e participa de encontro do Consórcio de Governadores do Nordeste.

Para evitar aglomerações, a assessoria de imprensa informou que não estão sendo realizados eventos de grande público na agenda do ex-presidente pelo Nordeste e nem todas as agendas poderão ser abertas à imprensa, devido à capacidade de público.

Na manhã de terça (24), o ex-presidente tem encontro com a governadora e secretários no palácio de governo, em agenda fechada à imprensa. Às 10h, ele visita obras do Museu da Rampa, importante equipamento turístico da capital potiguar. Fotógrafos e cinegrafistas terão acesso ao local com credenciamento junto ao governo estadual ao PT. O credenciamento pode ser feito pelo e-mail lulanorn@gmail.com.

Inaugurado em 2018, o Museu da Rampa destaca a história da aviação e da participação do Rio Grande Norte na Segunda Guerra Mundial. Natal foi a primeira base militar dos Estados Unidos na América do Sul, com pouso de hidroaviões norte-americanos que cruzavam o Atlântico. Foi nesse local que o presidente Getúlio Vargas recebeu o americano Franklin Roosevelt, em 1943, para tratativas relacionadas à participação brasileira na guerra. À tarde, a partir das 16h30, Lula tem encontro com movimentos sociais e culturais. Ele também se reúne com a equipe do filme Sideral, que concorreu em Cannes.

Veja a agenda de Lula no RN

Terça-feira, 24

8h: Encontro com a governadora e secretários de governo (restrito)

10h: Visita a obra do Museu da Rampa (com acesso a fotógrafos e cinegrafistas credenciados)

A partir das 14h: Encontros com governadora e lideranças políticas (restrito)

A partir das 16h30: Encontro com a equipe do filme Sideral e reunião com os movimentos sociais e culturais (aberto à imprensa credenciada), no Hotel Holiday Inn.

Quarta-feira, 25

A partir das 9h: Entrevista coletiva à imprensa e reunião com o Consórcio do Nordeste, no Hotel Holiday Inn.

Blog do BG



Governo do Estado decreta ponto facultativo no dia 6 de setembro

 

O Governo do Rio Grande do Norte decretou ponto facultativo para os trabalhadores do Poder Executivo estadual. Em decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira 24, o dia 6 de setembro será de ponto facultativo. O dia 6 de setembro é uma segunda-feira, véspera do feriado de 7 de setembro.

Pelo decreto, o ponto facultativo fica estabelecido no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado, mas não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não podem ser paralisados ou interrompidos.

Agora RN



sábado, 21 de agosto de 2021

Entre discussões a respeito do peso de caixas de cotonetes e questionamentos sobre contratação de empresas que entregaram documentação completa, oposição se perde na CPI

Foto: João Gilberto

A CPI da Covid na Assembleia Legislativa começou recheada de expectativas, afinal de contas o velho chavão político adverte: “CPI a gente sabe como começa, mas não como termina”.

Mas ao final da segunda semana a governadora Fátima Bezerra (PT) pode respirar aliviada. Nenhuma bomba foi revelada e até mesmo a mídia que lhe faz oposição passou a tratar do assunto com menos interesse.

Se na primeira semana a discussão foi sobre a gramatura de sapatilhas, nesta o tema principal foi o peso das caixas dos cotonetes. Apesar do nervosismo dos depoentes, pessoas pouco afeitas aos holofotes, ficou esclarecido que não houve corrupção a ponto do próprio presidente da CPI Kelps Lima admitir que o foco das investigações é averiguar improbidade administrativa. “Quem tem estrutura para analisar corrupção é o Ministério Público e a Polícia Federal”, argumentou durante as oitivas.

O deputado Tomba Farias (PSDB) chegou a perguntar o porquê de sempre as empresas que enviaram a documentação completa vencerem as concorrências.

Nessa hora fiquei a me perguntar: e era para vencer quem entregou a documentação incompleta?

Quem acompanhou os trabalhos pela Agência Moscow tratou de levar o assunto na chacota. “É a CPI dos cotonetes”, disse um dos que assistia as transmissões.

A CPI é um instrumento importante para a oposição, mas ainda assim poucos deputados oposicionistas demonstraram interesse em participar das discussões.

Praticamente só Tomba e Kelps estão tendo uma atuação de fato na CPI enquanto os demais deputados adversários da governadora se dedicam a outras atividades.

Políticos são espertos e sabem que daquele mato não sai coelho e que se passar do ponto podem se queimar com os servidores da saúde e ainda fazer de Fátima Bezerra uma vítima. Para eles é melhor esperar algo que renda mais dividendos eleitorais do que se envolver em picuinhas e questões burocráticas.

Quem assiste a CPI no Senado e viu a da Assembleia percebe a diferença. Enquanto lá em Brasília se tratam de assuntos cabeludos aqui se discute o peso da caixa de cotonetes, gramatura de sapatilhas e contratos que passaram pelo crivo dos órgãos de controle.

Se não aparecer nenhum Cabo Domenghetti a CPI da covid na Assembleia Legislativa nem ao menos em pizza vai acabar.

Blog do Barreto



sexta-feira, 20 de agosto de 2021

FOTO E VÍDEO: Imagem de bebê entregue a um soldado no muro do aeroporto de Cabul, em meio aos arames farpados, choca, emociona e viraliza

 

No aeroporto de Cabul, os cidadãos afegãos mostram-se desesperados para abandonar o país e recorrem a todos os meios para alcançarem a segurança das suas famílias, após a chegada ao poder dos talibãs.

O vídeo de um bebê a ser entregue a um soldado norte-americano no exterior do aeroporto de Cabul viralizou nas redes sociais, não deixando ninguém indiferente.

No vídeo vê-se uma multidão de pessoas a entregar a criança, junto a um muro de arame farpado, na esperança que seja retirada do atual ambiente de guerra no Afeganistão. Os soldados norte-americanos no topo do muro, puxam a criança para o interior do aeroporto de Cabul.

Segundo o jornal The Independent, as famílias afegãs desesperadas atiram bebês para o interior do aeroporto. “As mães estavam desesperadas, estavam a ser espancadas pelos talibãs. Gritavam, ‘salvem o meu bebé’ e atiravam-nos os bebés. Alguns deles caíam sobre o arame farpado. Foi horrível o que aconteceu. No final da noite, não havia entre nós um homem que não chorasse”, diz um oficial do Regimento de Paraquedistas.

Blog do BG




Polícia Federal cumpre mandados contra acusados de planejar atos contra democracia e cantor Sérgio Reis é um dos alvos

 


Cumprindo mandado judicial pedido pela Subprocuradora-Geral da República, Lindora Araújo, a Polícia Federal fez buscas e apreensões nas casas do cantor Sergio Reis e do deputado carioca Otoni de Paula (PSC).

A ação contra os dois e mais 11 investiga incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

Os 13 mandados foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes e inclui outros endereços do cantor e o gabinete de Otoni na Câmara

Confira quem são os alvos:

-Sérgio Reis
-Otoni de Paula
-Alexandre Urbano Raitz Petersen
-Antônio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil)
-Bruno Henrique Semczeszm
-Eduardo Oliveira Araújo
-Juliano da Silva Martins
-Marcos Antônio Pereira Gomes, o Zé́ Trovão
-Turíbio Torres
-Wellington Macedo de Souza

Agentes da Polícia Federal (PF) foram a 29 endereços no Distrito Federal (1), além dos estados de Santa Catarina (6), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1), Ceará (1) e Paraná (1).

O objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento do crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes”, afirmou a PF, em nota.

A operação investiga indícios de ameaças a ministros do STF, a senadores e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Os alvos, de acordo com a operação, ficam proibidos de se passar por áreas menos de um quilômetro da Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde ficam o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Esse ponto não inclui Otoni de Paulo, que como deputado segue tendo acesso ao Congresso.

O ministro Alexandre de Moraes também determinou que os investigados não participem de redes sociais, tenham seus perfis bloqueados, não se comuniquem com manifestantes e não participem de eventos em ruas e próximos a monumentos do Distrito Federal.

Thaisa Galvão