Moradores e agricultores da comunidade Umbuzeiro localizada a 8km da sede do município de Santa Cruz estão reclamando bastante da atual situação do aterro controlado localizado naquela comunidade, o aterro que deveria servir para aterrar o lixo da cidade, está virando na verdade um verdadeiro lixão a céu aberto, quando na verdade tem como premissa evitar este tipo de situação.
Os aterros controlados, são lugares onde o lixo é disposto de forma controlada e os resíduos recebem uma cobertura de solos. No entanto, eles não recebem impermeabilização do solo nem sistema de dispersão de gases e de tratamento do chorume gerado, ou seja, são uma categoria intermediária entre o lixão e o aterro sanitário, sendo geralmente uma célula próxima ao lixão, que foi remediada, recebendo cobertura de grama e argila.
Com o lixo a céu aberto a fedentina toma conta do lugar, os urubus e outros animais começaram a virar moradores definitivos do lugar e devido a questão econômica que nosso país vive, catadores quebraram cercas e começaram a frequentar o lugar, situação que acontecia apenas no antigo lixão.
Além de tudo isso que já foi citado, o prejuízo dos agricultores da localidade também é enorme, principalmente os criadores de animais, os sacos que voam do lixo e invade as propriedades rurais acabam sendo ingeridos pelos animais, fazendo que vários deles morram ou tenham sérios problemas de saúde devido a ingestão destas sacolas.
Michel Pontes
VEJA O VÍDEO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário