quarta-feira, 27 de março de 2024

Vereador Josemar Bezerra sustenta que a união da oposição de Santa Cruz pode derrotar o governismo









4º vereador mais votado na eleição de 2020, Josemar Bezerra acredita que a oposição tem condições de marchar unida para enfrentar a estrutura governista, “estamos trabalhando pela unidade na oposição em torno do nome do ex prefeito Péricles Rocha, tendo como vice o vereador Élcio Pontes ou sua esposa, a ex vereadora Aninha de Cleide.” O parlamentar afirma que o oposicionismo unido imprimirá uma disputa majoritária acirrada.

Josemar revela que está com filiação encaminhada para o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e que está trabalhando para consolidar a nominata de vereadores do partido.

Acerca de seu trabalho legislativo nesses pouco mais de 3 anos, Josemar faz um balanço positivo de seu mandato, afirmando que suas ações vêm recebendo o reconhecimento da população.

Um dos 4 oposicionistas no Legislativo, o edil assinala quais erros e acertos marcam a gestão do prefeito Ivanildinho “vejo como acerto da gestão o trabalho realizado na educação, enxergo como falhas a não priorização da saúde, bem como a geração de empregos, não há incentivos para os empresários instalarem indústrias no município.

O Potengi



Evento de Filiação do Psol de Santa Cruz/RN acontece com sucesso!

 


Neste último domingo dia 24 de Março foi realizado o Evento de Filiação do PSOL de Santa Cruz/RN. O evento aconteceu no Balneário Recanto dos Sonhos localizado a Rua: Raimundo Fernandes Nº 01, Bairro: Paraíso (Em frente ao Espaço do Forró do Coentão) iniciando ás 12h da tarde com a composição da mesa de autoridades e lideranças do partido, contando com a presença do Ex- Deputado Estadual e Presidente Estado do PSOL/RN – Sandro Pimentel, O Militante da Juventude e Estudante de Fisioterapia Sanitarista da UFRN/FACISA Campus Santa Cruz/RN – Matheus Lacerda, A Presidente da Atreva-se Santa Cruz- Lara Bianck e o mais novo integrante e recém filiado - Novinho Cabelos.

A Cerimonia foi conduzida pela integrante Trans e Ex- Candidata à Vereadora do Partido Eshely Carolayne que em seguida logo após as falas das lideranças que estavam compondo a mesa de autoridades seguiu com apresentação dos novos filiados ao partido e falas dos Pré-Candidatos (as) do partido.

O evento ainda contou com a realização de música ao vivo, almoço e lazer com banho de piscina para todos os presentes na atividade que contou com a participação de boa parte de pessoas da comunidade do Paraíso e Bonsucesso e demais localidades da cidade.

Durante a fala de Lara Bianck, ela anunciou a sua saída do partido, deixando a Presidência do PSOL de Santa Cruz/RN e entregando a direção do partido á nível municipal para Novinho Cabelos que irá conduzir o partido trazendo um novo quadro de filiados e novos nomes de Pré-Candidatos á Vereadores que em breve serão divulgados para toda a sociedade Santacruzense








Governo do RN decreta ponto facultativo na quinta (28)

 

O governo do RN decretou ponto facultativo para os servidores públicos do estado na próxima quinta-feira (28), véspera do feriado de Páscoa.

O decreto foi publicado neste sábado (23) no Diário Oficial do Estado e é assinado pela governadora Fátima Bezerra.

O ponto facultativo estadual abrange órgãos da administração direta e indireta do estado, além de autarquias e fundações ligadas ao governo.

Veja o Decreto:

A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, V, da Constituição Estadual,

D E C R E T A:

Art. 1° Fica declarado ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Pública Direta,
Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, no dia 28 de março de 2024, quinta-feira.

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos.

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 22 de março de 2024, 203º da Independência
e 136º da República.

FÁTIMA BEZERRA
Pedro Lopes de Araújo Neto



terça-feira, 26 de março de 2024

VÍDEO: COM DIREITO A BOLO E VELA, MARCOS SILVA CANTA PARABÉNS PARA O PREFEITO IVANILDINHO E O DEPUTADO TOMBA POR TEREM ABANDONADO O POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO PARAÍSO.

 

O ativista político sociocultural Marcos Silva, foi na manhã de hoje (25), ao "falecido" Posto de Saúde do bairro Paraíso, denunciar mais uma vez o descaso das autoridades locais com aquele histórico equipamento público.

O prefeito Ivanildinho em 2021 fechou a unidade de saúde e transferiu as equipes para o Centro de Saúde da Família. Acontece que o bairro Paraíso tem, segundo Marcos Silva, um déficit de quatro equipes de saúde da Família, ou seja, jamais o prefeito Ivanildinho deveria ter fechado a unidade e transferido as equipes. Para Marcos, o prefeito tinha de ter mantido a unidade e implementado uma nova equipe no Centro de Saúde da Família.

Achando pouco fechar o Posto de Saúde, a gestão municipal abandonou o local que se encontra totalmente depredada, prejudicando moradores da vizinhança.

Para piorar, a prefeitura paga aluguel para que funcionem alguns serviços. Ora! Se a prefeitura tem prédios públicos abandonados, como pode pagar aluguel ao invés de reformar esses espaços?

Sendo o deputado Tomba o padrinho político do prefeito Ivanildinho, Marcos Silva cantou parabéns logo para os dois.

Abaixo, veja o vídeo:




Com 454 cavernas, Workshop debaterá o futuro do turismo em Felipe Guerra/RN

 

Município de Felipe Guerra é o maior em quantidade de cavernas catalogadas no Rio Grande do Norte.

O quarto maior estado do Brasil em quantidade de cavernas, o estado do Rio Grande do Norte tem imensos potenciais turísticos para as práticas de ecoturismo, turismo de aventuras, de serras e montanhas, mas especificamente é no município de Felipe Guerra, localizado na região Oeste Potiguar, e distante da segunda maior cidade do estado, Mossoró, que o pequeno município de menos de 6 mil habitante concentra a maior quantidade de cavernas em terras potiguares.

Com 454 cavernas, a terra que já teve seu nome de Pedra das Abelhas, Felipe Guerra terá o privilégio de reunir em um dia grandes nomes para debater quatro principais temas que estão ligados diretamente ao progresso para a geração de empregos, rendas e o desenvolvimento de uma maneira mais ampla.

Com início às 09:30 hs do dia 15 de Maio de 2024 no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Felipe Guerra/RN, o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer, contará com as presença das maiores autoridades em suas respectivas áreas e repassará aprendizados e os seus maiores case de sucesso. Serão emitidos Certificados aos Participantes e aos Palestrantes e descrição da carga horária.

Objetivando apresentar soluções e caminhos para uma nova era, o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer estará apresentando ao público participante as temáticas do Turismo, Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Profundo conhecedores de cada uma dos seus temas, os nomes dos palestrantes são reconhecidos nacional e internacionalmente por cada tema que eles ou elas estarão debatendo de uma forma mais ampla.

O Workshop É Preciso Ousar Para Crescer será somente para convidados e estarão recebendo no município de Felipe Guerra, entre o seu público participante secretários municipais de turismo de várias regiões do estado do Rio Grande do Norte, gestores de turismo, empresários, lojistas, universitários, líderes, agências e operadores de turismo, comerciantes, donos de restaurantes, hotéis, pousadas e gestores municipais.

Além de contar com o patrocínio de empresas consolidadas no estado do Rio Grande do Norte, a exemplo do Grupo Ster Bom e do Grupo TCM Telecom, o evento conta com o apoio da FECOMÉRCIO/RN, SENAC/RN, ICMBIO/CECAV, Aguas Club (Felipe Guerra/RN), TOP IMPRESS (Apodi/RN), SEBRAE/RN, Pousada Recanto Alto da Serra (Portalegre/RN).

O Workshop É Preciso Ousar Para Crescer é uma realização do Projeto Lajedo do Rosário em parceria com empresas da iniciativa pública e privada.

Já na abertura do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer , o evento contará com as presenças de diversas autoridades já confirmadas, entre elas, da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, Diretor Técnico do SEBRAE/RN, João Hélio Cavalcante, além de outros nomes de autoridades municipais, regionais e estaduais.

Relação dos Palestrantes do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer

Marcelo Milito - Doutor em Turismo pela UFRN,Ganhador do premio Nacional de Turismo categoria qualificação 2018), Sirio (ganhador do premio turistech 2021) e DEL (com destinos premiados pela Green Destinations 2020, 2021, 2022 e 2023). Representando a Fecomércio/RN e Senac/RN.

Tema da Palestra: Selo internacional de sustentabilidade Turistica Green Destinations. Participantes da Rede DEL Turismo - programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN e Instituto Del, por meio do Senac podem aderir ao programa e com isso ingressar no caminho da busca de uma certificação reconhecida internacionalmente pelas principais entidades de turismo do mundo.

Stella Maris - Empresária, especializada em Administração de Empresa e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Graduada em Marketing e Vendas pela Universidade Potiguar e atuando há mais de 22 anos em telecomunicações, foi conselheira da Associação NEO TV (São Paulo) e da Associação Brasileira de Internet), atualmente é Membro Ativo do

Conselho da Associação Brasileira de Provedores de Internet (ABRINT), Ocupa o Cargo de Diretora Executiva do Grupo TCM Telecom e Redes de Rádio FM do Grupo TCM, na região Oeste do estado do Rio Grande do Norte e Diretora de Comunicação e Marketing da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL/Mossoró/RN).

Tema da Palestra: O cuidado com o meio ambiente e as suas riquezas na promoção da sustentabilidade

Diego de Medeiros Bento - Biólogo, doutor e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e coordena a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) no Rio Grande do Norte. Trabalha com cavernas desde 2006.

Tema da Palestra: O rico potencial espeleoturístico de Felipe Guerra/RN: como aproveitá-lo de forma segura e sustentável.

Juliane Salvadori - Turismóloga ,Secretária de Turismo de Bonito no Mato Grosso do Sul,com mais de 15 anos de experiência na área de Turismo, especialmente em Bonito-MS, desenvolvendo projetos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, além de realizar palestras e ações em vários estados do Brasil e em 8 países.

Foi Gestora de Projetos da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde janeiro de 2021 é Secretária Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito/MS.

Tema da Palestra: Bonito-MS e a sua experiência inovadora no turismo sustentável com visibilidade internacional.

Nuno Jorge - Bacharelado em Turismo no ramo de Marketing pela Universidade do Algarve (Portugal), Diretor Técnico das Grutas de Mira de Aire e Vice-Presidente da Associação Internacional de Grutas Turísticas.

Tema da Palestra: Grutas de Mira de Aire (Portugal), a evolução de uma vila, do têxtil ao turismo

Ênio Baracho - Graduado em Ciências da Computação e Direito, com especialização em Finanças e mestrado em Administração, funcionário de carreira do Banco do Nordeste do Brasil há 19 anos, tendo exercido diversos cargos técnicos e de gestão na instituição, onde atualmente encontra-se exercendo o cargo de Gerente da Agência de Apodi.

Tema da Palestra: O Banco do Nordeste como agente impulsionador do turismo e o desenvolvimento sustentável da região.

Wanderson Borges - Graduado em contabilidade e possui especializações, mestrado e cursos nas áreas de: Finanças, Controladoria e Tecnologia da Informação.É Presidente do Movimento Preserve Pipa em Tibau do Sul no RN e Presidente da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau. Possui mais de 20 anos de experiência em controladoria, contabilidade/fiscal e finanças em pequenas, médias e grandes empresas, nacionais e multinacionais, em todos os níveis e ramificações.

Tema da Palestra: O Movimento Preserve Pipa e a sua nova dimensão no desenvolvimento econômico e turístico de Tibau do Sul no Rio Grande do Norte.

Jodrian Freitas - Engenheiro Químico, com mestrado em Engenharia Mecânica. Especialização em Licenciamento Ambiental On Shore,Auditor com formação de Auditor Líder (ISO 9001, ISO 14001 e ISO/IEC 27001), Autor do MPE- 9000 - Programa de Apoio à Implementação da ISO 9000 na Micro e Pequena Empresa, Autor do MPE- 14000 - Programa de Apoio à Implementação da ISO 14000 na Micro e Pequena Empresa, adotado pelo SEBRAE-RN,Desenvolveu o Programa SEBRAE Turismo Melhor no RN (2003) e o Selo de Qualidade em Serviços Turísticos do Maranhão (2008).

Tema da Palestra: É Preciso Segurança para Ousar

Fotos:Diego Bento (Caverna da Catedral e Caverna dos Crotes)

Workshop É Preciso Ousar Para Crescer

Dia: 15 de Maio de 2024 09:30 às 17 horas

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social em Felipe Guerra-Rio Grande do Norte-Brasil

Os convidados deverão fazer as confirmações dos nomes via o número de telefone e WhatsApp +55 (84) 9-9614-4232



SANTA CRUZ: O ARTISTA E COMUNICADOR GABRIEL POTIGUAR TEM NOME COGITADO COMO PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR EM 2024

 

O artista e também comunicador Gabriel Potiguar em conversa com o PORTAL RSantos nesta segunda-feira (25), confirmou que esta sendo cogitado a concorrer as eleições de 2024 como pré- candidato a vereador pelo PODEMOS na cidade de Santa Cruz.

Gabriel contou que em seu caso existe a possibilidade, nada confirmado. Porém as conversas estão bem avançadas e que logo, logo assim que confirmada sua pré-candidatura anunciará para toda população. 



segunda-feira, 25 de março de 2024

Marielle: prisão dos algozes é vitória do governo Lula e pode servir à limpeza do Rio

 

O desvendamento do assassinato de Marielle Franco e a prisão dos mandantes, no domingo de ontem, é uma vitória inconteste do governo Lula. Nos primeiros dias de gestão, o presidente e o então ministro da Justiça, Flávio Dino, tomaram a decisão política de esclarecer o crime cuja impunidade, há cinco anos, depunha contra a efetividade da democracia brasileira.

A decisão tomada naquele janeiro conturbado pela tentativa de golpe, de federalizar parcialmente as investigações, permitiu que em pouco mais de um ano de trabalho sério, a Polícia Federal, ombreada com o Ministério Público estadual, conseguisse desmontar a trama do crime e de sua frustrada impunidade.

O esclarecimento é resultado do trabalho conjunto e independente das instituições de polícia e justiça contra o crime organizado mas não teria acontecido sem a decisão política do governo federal, em tudo oposta à do governo Bolsonaro, que nunca se empenhou no esclarecimento do crime. Muito pelo contrário.

A população, que tanto se ressente de respostas contra a violência, recebe com este desfecho um sinal de compromisso do Estado com o enfrentamento do crime organizado. Ninguém reclamará, desta vez, da fala do ministro Lewandowski sobre o desenlace de ontem, em que afirmou: “o crime organizado não terá mais sucesso em nosso país”.

O mais chocante em tudo foi a revelação de que a trama da impunidade foi urdida pelo então chefe da polícia civil, o delegado Rivaldo Barbosa, que está preso com os irmãos Brazão em Brasília. Ele orientou a execução do crime, ele embarreirou as investigações e foi de uma hipocrisia abjeta na relação com a família de Marielle. Logo depois do crime, fez compromisso de honra com o esclarecimento da execução e convenceu a família a não concordar com a federalização das investigações.

O esclarecimento do assassinato de Marielle e de seu motorista Anderson mostrou claramente ao Brasil como funciona a aliança do mal que vem desgraçando o Rio de Janeiro: a aliança entre o crime organizado, setores da política e da própria polícia. Que as autoridades aproveitem esta oportunidade para limpar o Rio desta mazela.

Ainda há perguntas que cobram respostas. É intrigante, por exemplo, o fato de Barbosa ter sido nomeado chefe da polícia civil na véspera do crime. Antes, ele chefiava a delegacia de homicídios. Naquele momento, o general Braga Netto chefiava a intervenção federal na segurança do Rio. Ontem ele divulgou nota afirmando que a escolha foi do Secretário de Segurança, general Richard Nunes, que ainda não se pronunciou. Como Barbosa era um enganador, pode ter sido nomeado de boa fé pelos militares, mas eles terão que se explicar sobre isso.

Que venham mais delações, mostrando conexões “para cima” e “para o lado” da grande teia criminosa que ceifou a vida de Marielle e infelicita o Rio.

Sobre Barbosa, o relatório do ministro Alexandre de Moraes nos deixa perceber que mais gente já sabia do envolvimento dele. Em 2019, segundo o relatório, uma procuradora foi ouvir o miliciano Orlando Curicica no presídio federal de Mossoró. Para desviar o foco das investigações, um certo PM Ferreirinha, que depois se soube ser ligado aos Brazão, acusou Curicica de ter sido o executor. Negando a autoria, ele disse à procuradora: “A senhora sabe que terá de mandar prender o chefe da polícia?”. Impressionante que não lhe tenham dado qualquer crédito.

Da mesma forma, não teve êxito a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, quando pediu ao STJ a federalização do caso, levantando suspeitas sobre a condução do caso pela Polícia Civil do Rio. Demorou mas aconteceu. O que faltava era vontade política de esclarecer crime tão bárbaro.

Brasil 247



sábado, 23 de março de 2024

SANTA CRUZ: ENGENHEIRO LUCAS DIEGO ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A VEREADOR PELO MDB

 

Na manhã deste sábado 23 o jovem engenheiro Lucas Diego confirmou sua pré-candidatura à vereador em Santa Cruz nas eleições de 2024.

Nascido nas humildes e alegres ruas do bairro Paraíso, em Santa Cruz/RN, onde o eco dos jogos infantis como queimada e pega ladrão ainda ressoam na memória, nossa história começa com um menino que, entre brincadeiras sob o céu aberto de Dona Benedita, começou a desenhar seu destino. Aprendeu as primeiras letras sob o teto de barro da escolinha de Tida, um marco inicial de uma jornada repleta de superação e aprendizado.

Da Escola Municipal Paulo Venâncio ao Educandário, do Oscarlina à conquista de uma bolsa de estudos no CEDAP, cada etapa foi um degrau ascendente, pavimentado pela força de vontade e a certeza de que o futuro poderia ser moldado por suas próprias mãos. A paixão pela engenharia civil o levou além, até as salas do ensino público superior, onde seu sonho tomou forma acadêmica, preparando-o para enfrentar o mundo além dos limites de Santa Cruz.

O caminho até a capital não foi fácil, mas necessário. Foi lá que, longe de casa, ele fincou suas raízes profissionais, construindo, tijolo por tijolo, uma carreira que o traria de volta à sua terra natal como engenheiro civil responsável por mais de 400 lares, marcando a paisagem de Santa Cruz com sua visão e determinação.

Hoje, esse mesmo menino, que outrora jogava na rua e sonhava sob o céu do Paraíso, se vê diante de um novo desafio: transformar Santa Cruz pela política, trazendo para a câmara municipal a voz da experiência vivida, da periferia à profissão, da luta diária pela superação. Ele se apresenta não apenas como um pré-candidato a vereador, mas como o reflexo vivo da possibilidade de mudança, da esperança de que, sim, é possível fazer diferente.

Com um coração cheio de gratidão e olhos voltados para o futuro, ele declara sua pré-candidatura a vereador de Santa Cruz. Porque conhece as dores e os sonhos de seu povo, porque viveu as mesmas lutas, e porque acredita que, juntos, podem construir uma cidade onde a educação, a saúde, a segurança e o bem-estar sejam acessíveis a todos. Ele é um de vocês, ele é a voz que entende, que escuta e que está pronta para representar e lutar por uma Santa Cruz melhor para todos.



Robson Santos é o novo colunista do portal O Potengi

 

A partir de hoje, nosso portal tem o orgulho de contar com a coluna especial do comunicador Robson Santos.

Robson Santos é um destacado comunicador da cidade de Santa Cruz e da região Trairi do Rio Grande do Norte. Seus artigos e reportagens têm impactado na vida e na política da região, sempre comprometido unicamente com os fatos e com interesse público.

O Potengi tem orgulho de anunciar a seus leitores que a partir desta sexta-feira, 22, Robson Santos faz parte de nossa equipe, que está em constante expansão, buscando alcançar todas as regiões do estado e levar a nossos leitores as informações de que eles necessitam para conhecer nosso mundo.

Com a chegada de Robson, avançamos em nosso propósito de dar voz a ideias e atores diversificados, respeitando a pluralidade de opiniões que enriquece nossa sociedade.

Bem-vindo, Robson Santos. A equipe O Potengi se orgulha por recebê-lo entre os seus!




sexta-feira, 22 de março de 2024

ELEIÇÕES EM SANTA CRUZ: JOVENS ENTRE 15 E 18 ANOS PODE TIRAR TÍTULO DE ELEITOR ATÉ O DIA 8 DE MAIO. SAIBA COMO FAZER.

 

Com as eleições de 2024 se aproximando, os jovens da cidade de Santa Cruz entre 15 e 18 anos que não possuem ainda seu título de eleitor pode tira-lo até o dia 8 de maio, prazo limite dado pela Justiça Eleitoral para que possam votar no pleito deste ano.

Para tirar a primeira via do título basta os jovens se dirigirem até o Fórum de Santa Cruz, situado as margens da BR 226, ao lado da Bodega Sertaneja, próximo ao Posto Apolo 11, das 8h, às 13h, de segunda a sexta, portando RG e um Comprovante de Residência. Lá, o jovem fará a biometria e já sairá com seu título em mãos. O processo é rápido, fácil e de graça.

Dados oficiais mostram que a cada dia aumenta o número de eleitorado jovem no Brasil. É um grupo que cada vez mais fará muita diferença no debate político.

Neste ano, o eleitorado jovem, assim como os demais eleitores, elegerá prefeito e vereadores, que conduzirão os destinos da cidade pelos próximos 4 anos.

Portanto, você, Jovem de Santa Cruz entre 15 e 18 anos, não deixe para a última hora. Procure o quanto antes o Fórum da cidade e faça seu título de eleitor, para exercer sua cidadania, ajudando a construir a cidade quer você quer.

Vale lembrar que, os jovens de 15 anos, já pode tirar o seu título de eleitor, porém, para votar nestas eleições, ele (a) precisa completar 16 anos até o dia 6 de outubro de 2024, dia do pleito.

Vale destacar que o voto aos 16 anos não é obrigatório, todavia, é importante toda sociedade, inclusive a imprensa, estimular a participação deste público no processo eleitoral, como forma de contribuir com o debate político e suas transformações.



quarta-feira, 20 de março de 2024

RN FECHA O MÊS DE JANEIRO COM SALDO DE 332 NOVOS POSTOS DE TRABALHO COM CARTEIRA ASSINADA

 

O Rio Grande do Norte registrou em janeiro de 2024 o saldo positivo de 1.457 postos de trabalho com carteira assinada, resultado de 17.836 admissões e de 16.379 demissões. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) foram divulgados nesta sexta-feira, 15 de março, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No estado, o resultado foi positivo em três dos cinco grandes setores da economia avaliados. O principal destaque potiguar foi o setor de Serviços, que terminou o mês com um saldo de 1,2 mil vagas. Apenas a área da “atividades administrativas e serviços complementares” contabilizou um crescimento de 718 vagas em janeiro. O setor de Construção fechou com saldo de 692 postos, seguido pela Indústria (+47). Os setores do Comércio (-64) e da Agropecuária (-450) registraram queda este mês no estado.

Na divisão por municípios, Mossoró reuniu o maior saldo do período. Foram 586 novas vagas com carteira assinada, o que levou o estoque na cidade a um total de 71,1 mil pessoas formalizadas. Na sequência dos cinco municípios com maior saldo em janeiro de 2024 aparecem Natal (318), Parnamirim (226), Currais Novos (110) e São Gonçalo do Amarante (92).

No estado, os novos postos de trabalho foram ocupados, em sua maioria, por pessoas do sexo masculino (+1.020). Pessoas com ensino médio completo foram os principais atendidos (+1.354) com as vagas no Rio Grande do Norte. Jovens entre 18 e 24 anos também são o grupo com maior saldo de vagas: 831.

Agora RN



terça-feira, 19 de março de 2024

BAIXA REPERCUSSÃO DO ANUNCIO DE DRA. FERNANDA COMO PRÉ-CANDIDATA A PREFEITA DE SANTA CRUZ FRUSTRA O DEP. TOMBA E SEU GRUPO.









24h, após o anuncio de Dra. Fernanda como pré-candidata a prefeita de Santa Cruz pelo grupo da situação, o sentimento do deputado Tomba e de seu entorno é de frustração pela baixa repercussão na população em geral, destaca uma fonte próxima ao deputado.

A análise que fazem, é que, o anuncio, até aqui, repercutiu com mais ênfase dentro da própria bolha, ou seja, servindo para manter a base animada e com esperança renovada, uma vez que vinha cabisbaixa tendo em vista que os nomes de Fábio Dias e Glauter Adriano, possíveis candidatos do grupo não decolaram de jeito nenhum no eleitorado, restando, portanto, apostarem as fichas na ex-prefeita cassada Dra. Fernanda.

Tomba e seu grupo, ao anunciar o nome de Dra. Fernanda esperava que a cidade não falasse de outra coisa, todavia, não foi isso que aconteceu. O que se viu foi pouca repercussão no eleitorado em geral.

Mesmo cassada e tendo sido considerada pelo Ministério Público (com provas robustas), como sendo a chefe de um grande esquema de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2016, o que lhes rendeu oito anos de inelegibilidade e processo criminal em curso, Dra. Fernanda, se apresenta como a melhor opção do grupo (acreditem se quiser), para tentar manter o poder nas mãos, aumentando para 26 anos a “dinastia Tomba” no controle total da gestão municipal.

É provável que a baixa repercussão se deva ao desgaste do deputado e de seu grupo, após mais de duas décadas à frente da prefeitura, o que tem gerado um forte sentimento de mudança na população.

Em reserva, líderes da oposição tem comemorado a baixa repercussão, o que anima o grupo para manter suas articulações a todo vapor rumo as eleições que se avizinha.

É como dizem: o jogo é jogado e lambari é pescado.

 


Lacrar e lucrar: Eis a tática do fascista que se deu mal em São Gonçalo

 


A agressão à presidenta nacional do PT ocupou amplo espaço na mídia local e até em âmbito nacional.

O blogueiro em busca de 15 segundos de fama, não é estreante no mundo do crime político-ideológico. Responde processos como reconhecido fascista que usa métodos de provocação, agressividade e lacração típicos da ORCRIM política, MBL, useira e vezeira em balbúrdias violentas em escolas e faculdades e crimes de misoginia da Ucrânia à Ilha de Marajó.

Pré-candidato a vereador, o “repórter” de fancaria furou o esquema de segurança do aeroporto, tentando um furo “jornalístico”, em ato de campanha antecipada para seu rebanho de ouvintes, em vez de se credenciar para uma entrevista que Gleisi iria conceder no Hotel Praiamar. Aproximou-se dela espalhafatosamente fazendo acusações levianas, agressões morais até de cunho pessoal e perguntas tão lacradoras quanto estúpidas, como a de que o governo Lula seria responsável pelo aumento do feminicídio de 2015 aos dias atuais, esquecendo que em 31 de agosto de 2016, Dilma, que vinha sob ataque das pautas bombas de Eduardo Cunha foi afastada do Planalto e começou a Era vampiresca de Temer, sucedido pelo pior dos machistas/misóginos da política brasileira, líder-mor dessa laia fascistoide onde se abriga o pequeno déspota escarnecido potiguar.

De 2017 a 2022, na Era Temer/Bolsonaro houve queda de 14,52% nos assassinatos de mulheres, de 4.558 para 3.980, no segundo ano da pandemia. Já os feminicídios, assassinatos pelo fato das vítimas serem mulheres, cresceram de 1.046 em 2017 para 1.410, em 2022, um crescimento de 34,79%. Em 2023, primeiro ano Lula, a tendência de alta não foi debelada e cresceu 1,6%. Nem precisa lembrar que o aumento maior foi em estados governados por bolsonaristas, como DF, Rio, São Paulo, Minas e Roraima. Sabe-se que a segurança é prioritariamente atribuição do Estado.

Além de perguntas absolutamente despropositadas, agrediu-a fisicamente com o microfone na boca. Mineiro fez o mesmo que Leão Serpa na defesa de Vera Magalhães. Arrebatou-lhe a arma do crime.

Gleisi vai processá-lo como Zanin fez com o fascista que o agrediu no banheiro do aeroporto de Brasília e Lewandowski fez com o advogado que o agrediu num avião.

Os que defendem o agressor de Gleisi, aplaudiram quando Zambelli saiu correndo com uma pistola em perseguição a um homem que respondeu a uma agressão dela. Um segurança dela ainda fez um disparo. Aplaudiram Bolsonaro ao tentar tomar o celular do influenciador Wilker Leão por uma pergunta sobre delação premiada e aplaudiram Augusto Nunes quando esbofeteou no ar, Gleen Greenwald.

Tudo gente da lacração, da baixaria e do pensamento ditatorial, que segue aquele italiano que disse que tinham que fazer a cabeça do filósofo Gramsci parar de pensar. Lembremos: até Cristo perdeu a fleuma contra vendilhões do templo.

Agora RN



GESTÃO IVANILDINHO PAGARÁ QUASE 500 MIL REAIS DE CACHÊS PARA ATRAÇÕES MUSICAIS DURANTE A FESTA DE MAIO. POPULAÇÃO SE DIVIDE ENTRE A FAVOR E CONTRA.

 


Consta no Portal da Transparência do Município de Santa Cruz/RN, o valor de R$ 415.000,000 (Quatrocentos e Quinze Mil Reais), que serão pagos de cachês as atrações Dorgival Dantas, Amazan, Gafith, Kamarguinho, Arnaldinho e Taty Girl, para abrilhantarem a festa de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade, nos dias 16,17 e 18, de maio.

Essas atrações foram anunciadas com pompas e circunstâncias pelo prefeito Ivanildinho que, claro, não disse a população quanto iria custar aos cofres públicos essa brincadeira.

O blog foi atrás da informação dos valores e como mostrado acima será um total de quase meio milhão de reais só de cachês fora outros possíveis custos adicionais como, por exemplo, hospedagem, alimentação...

Tendo em vista que Santa Cruz sofre com a precariedade de serviços essenciais como saúde, abastecimento de água, iluminação pública, alagamentos, falta de calçamento em diversas comunidades, esgoto estourado, lixo tomando conta da cidade, os moradores se dividem entre os que aprovam e os que repudiam tanto dinheiro público investido em festas.

A população de Santa Cruz está acostumada com a estratégia política do grupo que domina a cidade há 22 anos, quando deixam para fazer tudo, ou quase tudo, no ano eleitoral, porém, esse ano, possivelmente devido ao desgaste do grupo na opinião pública, o prefeito Ivanildinho inova, indo fundo na política do “pão e circo. ”

O púbico festeiro está comemorando o anúncio das atrações, já os que sofrem quando procuram o serviço de saúde, quando tem suas casas invadidas por esgoto, quando andam na lama, por falta de calçamento, estão revoltados, é o que se observa nas redes sociais.

Pelo que se ver, pode faltar muita coisa na prefeitura de Santa Cruz, menos dinheiro.

E você, leitor (a)! O que acha de tudo isso?

Abaixo, confira o valor do contrato publicado pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz.



segunda-feira, 18 de março de 2024

Marcus Vinícius se filia ao PP e confirma pré-candidatura a vereador em Natal

Foto: Reprodução










O servidor público Marcus Vinícius, deu um passo significativo em sua carreira política ao se filiar ao Progressistas e confirmar sua pré-candidatura a vereador em Natal nas eleições municipais de 2024.

A filiação Marcus Vinícius ao partido liderado pelo deputado federal João Maia, e pelo presidente da Câmara Municipal, Ériko Jácome, aconteceu neste sábado (16), em grande evento no bairro Dix-Sept Rosado. O evento também foi prestigiado pelo pré-candidato a prefeito, Paulinho Freire e marca o compromisso que visa atender às necessidades da população natalense.

Com uma trajetória de sucesso marcada pelo atendimento às pessoas mais carentes nos bairros e comunidades da capital, através do Projeto Mais Saúde, ao lado médico e deputado estadual Dr.Bernardo Amorim, a pré-candidatura de Marcus Vinícius, pretende amplificar à melhoria das condições de saúde na cidade.

Minha filiação ao Progressistas e a confirmação da minha pré-candidatura a vereador pelo PP são passos importantes na minha missão de representar, com dedicação, as necessidades da população de Natal. Agradeço a Deus primeiramente, todos e todas pelo sucesso do evento, pelas pessoas incríveis que nos acompanharam e pela confiança em mim depositada. Ao Partido Progressistas, por nos acolher e receber tão bem, por confiar a grande missão de fazer parte do Diretório Municipal do Partido na capital. Ficamos muito honrados e a cada dia mais felizes por ver tanta gente participando de um projeto Meu compromisso é com a construção de um ambiente político que verdadeiramente reflita os valores de inclusão, oportunidade e bem-estar para todos os cidadãos”, afirmou Marcus.






















sábado, 16 de março de 2024

DEPUTADO TOMBA FARIAS QUER, MAS PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR PELA SITUAÇÃO NÃO QUEREM SE FILIAR A PL









Se tem uma coisa que anda tirando o sono de muito pré-candidato forte a vereador pela situação, é a insistência do Deputado Estadual Tomba Farias em querer fazer a principal nominata para vereadores, no PL, Partido Liberal, o mesmo de Bolsonaro.

O medo deles é uma nacionalização da questão partidária e que eles possam acabar sendo atingidos de forma indireta por toda essa polarização, principalmente em uma cidade onde Lula ganhou com ampla maioria de votos.

Os pré-candidatos tem medo que ao anunciarem seu número começando com 22, as pessoas rejeitem e acabem não votando.

E sabe de uma coisa? Estão cobertos de razão! 

Michael Pontes



sexta-feira, 15 de março de 2024

Freire Gomes ameaçou prender Bolsonaro caso seguisse ideia de golpe

 


O general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, ameaçou dar voz de prisão ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) após ele sugerir a possibilidade de um golpe de Estado.

De acordo com a CNN, o brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, detalhou a declaração de Freire Gomes em depoimento à Polícia Federal (PF) em 23 de fevereiro, que durou cerca de 10 horas, sobre a trama golpista.

Baptista Júnior presenciou o embate entre Freire Gomes e Bolsonaro durante uma reunião no Palácio do Alvorada, em Brasília (DF), quando foi apresentada a chamada “minuta do golpe”.

O brigadeiro afirmou que, após Bolsonaro “aventar a hipótese de atentar contra o regime democrático, por meio de alguns institutos previsto na Constituição” — GLO, Estado de Defesa ou Estado de Sítio —, Freire Gomes disse que, “caso ele tentasse o tal ato, teria que prender o presidente da República.”

Posição de Freire Gomes teria “impedido” golpe de Estado

Para Baptista Júnior, a posição contundente do ex-comandante do Exército foi responsável por impedir outro golpe de Estado no Brasil. Ele disse aos investigadores que, “caso o comandante tivesse anuído, a possível tentativa de golpe de Estado teria se consumado”.

Ainda durante o depoimento, o ex-comandante da Aeronáutica relatou que tentou fazer Bolsonaro desistir da ideia de decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO), de Estado de Defesa ou de Estado de Sítio.

Em ambos depoimentos à PF, obtidos pelo Metrópoles, Freire Gomes e Baptista Júnior afirmaram ser contra a trama golpista, enquanto o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha, teria se colocado à disposição do então presidente da República.

Metrópoles