segunda-feira, 18 de março de 2019

MARCÍLIO: SAUDADE E LACUNA NÃO DEMOVIDAS PELO TEMPO

Neste ultimo domingo, 17 de março de 2019, completou 32 anos do falecimento do amigo e conterrâneo JOSÉ MARCÍLIO DE MEDEIROS FURTADO, com apenas 48 horas de antecedência do dia do SANTO que tem o seu nome, 19 de março, dia de São José, esposo de Nossa Senhora e Patrono da Igreja Católica, da qual Marcílio era um de seus seguidores.

Não obstante os anos decorridos, mesmo assim, o tempo, como se sabe, na sua implacabilidade, não fora suficientemente capaz de abolir de nossa memória, a lembrança, a imagem daquele que, pelos seus méritos pessoais, profissionais, notoriamente, constitui-se num verdadeiro ícone da história de Santa Cruz, terra que lhe serviu de berço.

Todo esse tempo sem Marcílio decorreu do seu prematuro embarque para a vida eterna, com destino ao Céu, lugar onde todos querem, um dia, desfrutar do privilégio de morar, contudo, tal viagem, paradoxalmente, todos pedem a Deus para indeterminadamente retardar.

Marcílio Furtado, sinônimo de honestidade, trabalho e lealdade. Repetidas vezes eleito Deputado Estadual, cujos mandatos foram por ele, deliberadamente, transformados em verdadeiros instrumentos, colocando-os a serviço dos mais nobres e legítimos interesses dos seus conterrâneos.

Reiteramos, justificadamente, a nossa homenagem IN MEMORIAM ao ilustre filho desta terra, José Marcílio, enaltecendo suas qualidades humanas e de representante desta região, na condição de cidadão e agente político, na legitimidade de seus propósitos.

Na verdade, são inúmeras obras e realizações existentes em Santa Cruz e na Região do Trairi, resultantes da sua eficiente ação parlamentar, enquanto Deputado Estadual, em várias legislaturas. São ações que estão presentes nos diversificados campos de atividades, as quais estão espalhadas por todos os municípios do Trairi. Na Saúde, na Infraestrutura Viária, no Social, principalmente quando nos reportamos às dezenas de empregos destinados às famílias mais carentes da região, em especial Santa Cruz, quando contabilizamos um expressivo número de pais de família que colocam nas suas mesas o pão nosso de cada dia, com dignidade, fruto da sua ação humanitária e parlamentar.

Na área educacional, foram muitas as realizações que se podem facilmente identificar. No entanto, aqui, obviamente, daremos ênfase a uma das mais importantes, qual seja, a vinda do Campus Avançado da UFRN para a região, com sede em Santa Cruz, resultado de uma luta inconteste de Marcílio, junto ao seu amigo/irmão, como ele o considerava, Professor Diógenes da Cunha Lima, Magnífico Reitor, à época, cujo trabalho acompanhamos de perto, inclusive, participando ao seu lado da inauguração daquele importante empreendimento: o NEST – Núcleo de Ensino Superior do Trairi, com muito júbilo e emoção.

Foi, deveras, um momento de rara singularidade, histórica até, vivenciado em nossa cidade.

Em resumo, falarmos da vida e da positividade das ações de Marcílio Furtado, na multiplicidade dos seus aspectos, teríamos que escrever um livro com espessura e volume consideráveis de páginas, meritoriamente.

Todos os cargos exercidos por Marcílio, em nível de RN, tanto eletivos quanto profissionais, foram indubitavelmente dignificados pela sua reconhecida competência, pela honrosa conduta e proficuidade do seu trabalho. Tanto como Deputado, quanto como Secretário de Indústria e Comércio do Estado.

Ele era culto, inteligente, grande orador, discurso eloquente e exímio debatedor. A propósito, o saudoso Monsenhor Raimundo Gomes Barbosa, ex-Pároco de Santa Cruz, declarou-nos, reiteradas vezes, o seguinte: “Quando escuto um discurso do Dr. Marcílio, eu acrescento alguma coisa a mais ao meu aprendizado.”

Enfim, sua Cadeira na Assembleia Legislativa, de fato, continua vazia, reclamando a sua ausência, justificadamente.

Somos, porém, fiéis à sua memória, e seus exemplos e suas lições hão de continuar a ser a nossa bússola na luta pelo bem-estar de nossa terra. Sua coragem, lealdade e prudência nunca desmentidas procuraremos cultivar.

Dinamérico Augusto de Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário