Os/as trabalhadores/as em Educação decidiram por acatar a proposta do Governo do Estado para correção do Piso Salarial 2019. A aprovação foi decidida em Assembleia da Rede Estadual convocada pelo SINTE/RN e ocorrida na manhã desta quarta-feira, 20 de março.
A proposta aprovada prevê o seguinte:
Ativos: reajuste de 4,17% a partir de abril/2019, com o retroativo pago em três parcelas nos meses de abril, maio e junho.
Aposentados: reajuste de 4,17% a partir de maio/2019; retroativo de janeiro pago em junho; e retroativo de fevereiro a abril pago em seis parcelas de 2,085% ao longo dos meses de julho a dezembro/2019.
Essa foi a terceira proposta apresentada pelo Governo e, apesar de não ser considerada ideal pela coordenação do SINTE e nem pelos profissionais da educação, pois descumpre o princípio de isonomia entre os servidores, optou-se pela aprovação visto que a assembleia entendeu ser a proposta possível e compatível com o momento de calamidade financeira vivenciado pelo Estado. Ademais, a Assembleia levou em consideração o fato dos recursos para o pagamento salarial advirem de fontes distintas para ativos (FUNDEB) e aposentados (Tesouro Estadual).
A direção do SINTE/RN destaca a solidariedade demonstrada pelos servidores ativos com os aposentados, rejeitando as duas propostas anteriores do Executivo Estadual que diluía em mais parcelas e postergava ainda mais a correção devida aos aposentados.
A Assembleia da Rede Estadual realizada na Escola Estadual Wiston Churchill tratou ainda de encaminhamentos e chamou atenção para a participação da categoria nas atividades do dia 22 de março – Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência.
AGENDA
Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e contra as MP´s 871 e 873
Programação em Natal 08h30: Debate no Auditório do SINTE/RN sobre Proposta de Reforma da Previdência e MP contrária aos Sindicatos (873/19). 14h: Ato com concentração em frente ao INSS (rua Apodi) seguido de caminhada.
CONTATO:
Av. Rio Branco, 790, Centro / Natal-RN
(84) 3211 4434
contato@sintern.com.br
Por SINTE/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário