sexta-feira, 22 de março de 2019

“PREFEITO QUER DAR RASTEIRA NA SAÚDE” DIZ VER. JOÃO VICTOR SOBRE O “GOLPE” NA UPA.

O Ver. João Victor que recentemente foi escolhido líder da oposição na Câmara de Vereadores de Santa Cruz/RN, ao tomar conhecimento que a prefeitura tomou a decisão de não abrir a UPA, transformando o espaço em uma unidade básica de saúde, o parlamentar foi pra cima do Executivo Municipal, no que chamou de “rasteira do prefeito a saúde municipal.” 

Para o parlamentar é impensável imaginar que alguém possa deixar de ter em seu município uma UPA que, funcionará como média complexidade, para, depois de milhões gastos, utilizar o espaço realocando unidades de saúde básicas já existentes. 

O vereador diz não aceitar o discurso da prefeitura de que não pode arcar com a UPA, pois ao solicitá-la, sabia-se as responsabilidades de cada ente (governo federal, estadual e municipal) ou será que depois de 06 anos e de milhões investido, a prefeitura só agora descobriu suas responsabilidades? Indaga o vereador. 

Para João Victor a prefeitura jamais poderia tomar essa decisão sem esgotar todas as possibilidades, junto aos municípios da região Trairi e governo do estado, pois se tem informações, segundo João Victor de que, o governo tem interesse na regionalização da UPA. Outro fator extremamente negativo neste caso para o vereador é o fato da prefeitura em nenhum momento ter convocado a população para um diálogo. 

O vereador diz acreditar que a única preocupação da gestão não é levar saúde ao povo, mas sim, se livrar de um problema tão grande quanto não abrir a UPA, o de ter que devolver aos cofres da união, os milhões gastos na obra, com isso, faz uma meia boca e, pronto, está tudo resolvido. 

O vereador finaliza alertando a população: atentai bem, senhores! Não se enganem. Santa Cruz vai deixar de ter um espaço de saúde aberto 24h, 7 dias da semana, com equipamentos e profissionais adequados para o atendimento de média complexidade, para ter unidade básica de saúde funcionando nos moldes que temos hoje, limitadíssima. O prédio será bonito, mas não salvará vidas, nossa população continuará morrendo no caminho para Natal. Uma coisa é certa, mais cedo ou mais tarde, a conta chegará por mais essa maquiagem, caso não consigamos barrar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário